terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mesquita sediará cursos para gestores públicos do Estado

Mesquita sediará a primeira fase do projeto “Escola Itinerante”, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. A atividade visa capacitar servidores municipais em gestão pública, e abrangerá as 17 cidades da Região Metropolitana.

As aulas terão início no dia 5 de março, no Auditório da Prefeitura de Mesquita, que fica na Rua Arthur de Oliveira Vecci, nº120, Térreo, Centro. Os cursos oferecidos são de Licitações e Contratos Administrativos; Gestão de Pessoal; Controle Interno; Lei de Responsabilidade Fiscal com Ênfase em Orçamento Público; Prestação de Contas, Tomada de Contas, Tomada de Contas Especial e Gestão de Convênios, além de uma palestra. As aulas serão ministradas por professores da Escola de Contas e Gestão (ECG), das 9h às 17h.

As inscrições estão abertas no site da ECG (http://www.ecg.tce.rj.gov.br/).  Mais informações sobre os procedimentos para as inscrições podem ser obtidas através dos telefones: (21) 2729-9531, (21) 2729-9532 e (21) 2729-9506. 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Curso de panificação em Mesquita recebe inscrições até terça

FOTO ARQUIVO CCS


As inscrições acontecem até dia 31 de janeiro (terça-feira). Interessados devem comparecer na Avenida Coelho da Rocha, nº1426, em Rocha Sobrinho, das 9h ás 16h, e levar cópia da identidade, CPF e comprovante de residência.
As atividades terão duração de três meses (120 horas/aulas) e iniciam no próximo dia 6 de fevereiro (segunda). As aulas serão realizadas duas vezes por semana, sendo segundas e quartas-feiras, ou as terças e quintas, no período da manhã (8h às 12h) ou da tarde (13h às 17h).

Para participar do curso, é necessário ser morador de Mesquita e ter mais de 16 anos. Os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo, terão prioridade.
Chegou a hora de aprender um ofício e mudar de vida. Em Mesquita, a prefeitura abriu 80 vagas para o curso gratuito de panificação, oferecido no espaço da “Padaria Escola”.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mesquita abre vagas para Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Mesquita (CMSM) está recebendo inscrições para candidatos a novos membros até o dia 20 de fevereiro (sexta-feira). Serão 17 membros escolhidos que farão parte da gestão durante o biênio de 2012 até 2014.
Os interessados devem fazer parte de entidades e movimentos sociais de Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ou serem profissionais de saúde ou prestadores de serviços que atuam no setor de assistência à saúde. Para participar da eleição é necessário comparecer na Secretaria Executiva do CMSM, que fica na Avenida União, nº 673, em Santa Terezinha, das 9h às 17h, portando a documentação descrita no Capítulo V do Edital, que pode ser consultado no site da prefeitura de Mesquita, através do endereço www.mesquita.rj.gov.br.
As vagas serão definidas entre as entidades de usuários, profissionais e prestadores de serviço no dia 3 de março, das 10h às 13h, em local a ser definido.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Mesquita abre 50 vagas para curso de Agente de Defesa Civil Mirim

Jovens e crianças com idade entre 12 a 16 anos que desejam participar do curso de Agente Mirim da Secretaria de Defesa Civil de Mesquita já podem se inscrever. Estão sendo oferecidas 50 vagas para alunos que estejam matriculados na Rede de Ensino pública ou particular do município.
 Os interessados devem comparecer à sede da SEMDEC, na sede administrativa da Dinâmica, na Avenida Coelho da Rocha, 1426, Rocha Sobrinho, das 9h às 17h, levando os seguintes documentos: original da Certidão de Nascimento, uma foto 3x4, e documento de identidade do responsável.
As aulas serão realizadas às terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, no turno da manhã, com início previsto para o dia 20 de março. O Curso tem por finalidade capacitar jovens de ambos os sexos, para o enfrentamento de situações de emergência como: combate e prevenção contra incêndios e noções básicas de primeiros socorros. Haverá também aulas sobre transportes, meio ambiente e cidadania.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mesquita abre 422 vagas para cursos de informática

A Prefeitura de Mesquita, através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CDTI), abriu 422 vagas para cursos gratuitos de informática. As atividades serão realizadas na Casa Brasil (214), secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel) (112) e Sala Verde (96). As inscrições começam a partir do dia 6 de fevereiro e se encerram no dia 10.

As vagas oferecidas são para cursos básicos e avançados, com duração de três meses. As oficinas acontecem duas vezes por semana nos turnos da manhã, tarde e noite. E para quem já sabe utilizar as ferramentas básicas de um computador, a prefeitura também abriu turmas para manutenção e montagem de micros, edição de texto, digitação, além do uso liberado de internet. As turmas avançadas serão disponibilizadas as sextas-feiras.
 
Os interessados devem comparecer nos locais das atividades. O Telecentro Casa Brasil fica na Praça Darcy Ribeiro, s/nº, em Edson Passos; Semctel, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 260, no Centro, ou na Sala Verde, localizada na Rua Mister Watkins, 142, também no Centro, sempre das 9h às 17h. É necessário levar duas fotos 3x4, comprovante de residência e no caso de menor de idade, documento de identificação.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Programa Renda Melhor beneficiará mais de 30 mil em Mesquita


 Fotos: J.C.Marinho


O prefeito de Mesquita Artur Messias e o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, assinaram hoje, dia 17, o convênio para ampliação dos benefícios do Bolsa Família na cidade através do programa Renda Melhor. Cerca de cinco mil pessoas lotaram o Mesquita Futebol Clube.

O projeto atingirá 5.700 famílias de Mesquita com renda inferior a R$ 100 e que já são atendidas pelo Bolsa Família, ampliando a renda familiar do benefício em mais R$ 90. O evento também contou com a presença da secretária de Assistência Social e Trabalho de Mesquita, Marcia Brandão, do vice-governador, Luiz Fernando Pezão e de representantes da sociedade civil. De acordo com Márcia Brandão o valor oferecido pelo Renda Melhor em Mesquita foi estabelecido pelo Governo do , tendo como base a renda per capita do município. O cálculo e o repasse da renda são feitos pela Secretaria de Assistência Social e Direito Humanos do Estado (SEASDH). Em Mesquita, as famílias começam a receber a partir do próximo mês. “Esse valor, com certeza representará para as famílias uma grande melhora. Dará uma outra dinâmica para que as famílias de baixa renda possam ampliar e investir mais na qualidade de vida, além de representar para a cidade a valorização da economia local”, explicou a secretária.

A nova distribuição de renda será feita automaticamente para as famílias cadastradas no Cadastro único do Governo Federal e acompanhadas pelos sete Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Mesquita. A inclusão do valor será feita a partir do pagamento do mês de fevereiro e todas as famílias beneficiadas receberão, em casa, um novo cartão social.

O programa Renda Melhor é uma ampliação dos benefícios oferecidos pelo Programa Brasil sem Miséria, do Governo Federal, que pretende beneficiar e incluir mais 16 milhões de pessoas nos próximos anos. A inclusão do Renda Melhor será feita inicialmente na Região Metropolitana, identificada pela SEASDH como a que mais possui famílias na condição de estrema pobreza. Além do Renda Melhor, o plano de erradicação da pobreza extrema do Estado do Rio de Janeiro inclui também Programa Renda Melhor Jovem, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, que oferecerá incentivo financeiro para o jovem se mantenha no fluxo regular de ensino e conclua o Ensino Médio. Em Mesquita, o Renda Melhor Jovem será implementado ainda este ano.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Justiça Itinerante inicia suas atividades 2012 em Mesquita


FOTOS: LUIZ ALAN


O ônibus do projeto Justiça Itinerante, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ), reiniciou hoje, dia 9, suas atividades de atendimento ao público de Mesquita. Até o dia 10 de dezembro de 2012, sempre as segundas-férias, das 9h às 15h, a população mesquitense poderá esclarecer suas dúvidas com orientações jurídicas e dar entrada em pequenas ações na justiça.

O ônibus do Poder Judiciário ficará estacionado no Centro de Mesquita, na Praça Secretária Elizabeth Paixão, em frente à Estação de Trens, na Estrada Feliciano Sodré. O trabalho tem como objetivo principal dar acesso e orientação jurídica à população em locais onde ainda não existam Fóruns, ou em municípios com grande demanda e densidade demográfica. Atualmente o Projeto atende a oito municípios, proporcionando-lhes a possibilidade de resolver até no mesmo dia o seu conflito nos segmentos de Direito de Família, Infância e Juventude, Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Registro Civil de Pessoas Naturais - RCPN e outros. “É muito mais fácil poder contar com a justiça perto de casa do que ter que ir a outro município. Precisava de informações sobre direitos trabalhistas e rapidinho consegui. É uma grande oportunidade para nós como população ter esse projeto na cidade enquanto não é construído nosso fórum”, afirma a vendedora Rafaele de Souza, de 31 anos, moradora do bairro de Santo Elias.

Em todo Estado o Projeto dispõe de quatro ônibus equipados com computadores, materiais e mobiliário próprios, funcionando de forma online, como cartórios móveis, com um juiz, promotor de justiça, defensor público, servidores da Justiça e estagiários de Direito..

Não haverá atendimento nos períodos: semana do Carnaval, de 16 a 31 de julho, para manutenção do veículo; de 17 a 31 de dezembro de 2012 a 06 de janeiro de 2013, recesso judicial e manutenção e nos feriados municipais, estaduais e nacionais. Para mais informações sobre o calendário do projeto em todo Estado pelo site www.mesquita.rj.gov.br.

Programa Renda Melhor beneficiará mais de 5 mil em Mesquita


A Prefeitura de Mesquita em parceria com o Governo do Estado iniciará a partir de fevereiro a ampliação do programa Bolsa Família através da integração de um novo programa, o Renda Melhor. O projeto atingirá 5.700 famílias de Mesquita com renda inferior a R$ 100 e que já são atendidas pelo Bolsa Família, ampliando a renda familiar do benefício em mais R$ 90. A assinatura oficial do programa será feita no próximo dia 17, a partir das 15h, no Mesquita Futebol Clube, no Centro.

O evento contará com a presença do prefeito, Artur Messias, do governador do Estado, Sérgio Cabral, Márcia Brandão, secretária de Assistência Social e Trabalho de Mesquita, representantes da sociedade civil, entre outras autoridades. A cerimônia será aberta ao público. No mesmo dia haverá ainda a assinatura do mesmo programa em outras três cidades da Região Metropolitana. De acordo com Márcia Brandão o valor oferecido pelo Renda Melhor em Mesquita foi estabelecido pelo Governo do Estado tendo como base a renda per capita do município.

O cálculo e o repasse da renda são feitos pela Secretaria de Assistência Social e Direito Humanos do Estado (SEASDH). “Esse valor com certeza representará para as famílias uma grande melhora. Dará uma outra dinâmica para que as famílias de baixa renda possam ampliar e investir mais na qualidade de vida, além de representar para a cidade a valorização da economia local. A nova distribuição de renda será feita automaticamente para as famílias cadastradas no Cadastro único do Governo Federal e acompanhadas pelos sete Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Mesquita. A inclusão do valor será feita a partir do pagamento do mês de fevereiro e todas as famílias beneficiadas receberão, em casa, um novo cartão social. Renda Melhor

O programa Renda Melhor é uma ampliação dos benefícios oferecidos pelo Programa Brasil sem Miséria, do Governo Federal, que pretende beneficiar e incluir mais 16 milhões de pessoas nos próximos anos. Dessa forma, o Governo do Estado do Rio criou o “Renda Melhor””, que consiste em acrescentar de R$30 a R$ 300 reais a mais no Bolsa Família. A inclusão do Renda Melhor será feita inicialmente na Região Metropolitana, identificada pela SEASDH como a que mais possui famílias na condição de estrema pobreza.. Além do Renda Melhor, o plano de erradicação da pobreza extrema do Estado do Rio de Janeiro inclui também Programa Renda Melhor Jovem, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, que oferecerá incentivo financeiro para o jovem se mantenha no fluxo regular de ensino e conclua o Ensino Médio. Em Mesquita o programa deverá implementado ainda este ano.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MESQUITA EM ALERTA

A chegada do verão aumenta o risco de desastres naturais decorrentes ao grande volume de chuvas. Mas a cidade de Mesquita está em alerta. A secretaria Municipal de Defesa Civil traçou um plano de emergência que visa evitar tragédias como deslizamento de terra e enchentes.

No último dia 28 de dezembro, o prefeito Artur Messias (PT), participou no Palácio Guanabara, da apresentação do Plano para Prevenção de Tragédias, que monitorou através do Serviço Geológico do Estado, 31 municípios do Rio de Janeiro. A reunião foi liderada pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão, que é coordenador de infraestrutura do Estado, e contou com a presença de diversos prefeitos, secretários e agentes de Defesa Civil.

De acordo com o balanço apresentado, foram identificadas em todo Estado 7.680 casas e 32 mil pessoas que vivem em áreas que podem ocorrer desastres. Em Mesquita, o estudo foi realizado em toda área de encosta, que percorre do bairro da Chatuba até Juscelino, onde foram identificadas 56 moradias e 233 pessoas que vivem em risco.

Segundo o diretor de Minimização de Desastres da secretaria de Defesa Civil de Mesquita (Semdec), Paulo Roberto Delgado, todas as áreas de risco identificadas pelo Governo do Estado estão sendo monitoradas diariamente. “Nossa equipe conta com 20 agentes de Defesa Civil. Além disso, funcionários de diversos setores da prefeitura de Mesquita como Guarda Municipal, vigilância sanitária, assistentes sociais e da secretaria de Meio Ambiente estão nos auxiliando na fiscalização”, explica. A Semdec funciona 24h e pode ser acionada de qualquer telefone através do número 199.

Mas o trabalho de prevenção deve ser feito por toda população. O governo do Estado está oferecendo palestras em todas as cidades para os agentes de Defesa Civil e líderes comunitários, que ensinam como se deve proceder em casos de chuva forte. “Aprendi que educação ambiental previne muitas tragédias. Não adianta nada o governo e a prefeitura investir em planos de prevenção se a população continua jogando lixo nos rios. Vou passar esse conhecimento aos meus vizinhos”, disse Luiz Simplício, líder comunitário no bairro Chatuba, após ter participado de uma palestra no Corpo de Bombeiros, nesta quinta, 5.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Prefeito Artur Messias participa de reunião com vice-governador que apresenta o plano para prevenção de tragédias durante o período das chuvas de verão.

Confira através do Link:

http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/t/bom-dia-rio/v/plano-de-emergencia-pretende-evitar-tragedias-com-as-chuvas-de-verao/1747871/