sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mesquita Inaugura Padaria Escola




A Prefeitura de Mesquita inaugurou no dia 21 de maio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, a Padaria Escola, a primeira da Baixada Fluminense. Trata-se de um programa de inclusão produtiva voltado para a profissionalização de jovens pertencentes a famílias vulneráveis sócio-economicamente. No espaço, serão realizadas ações de qualificação profissional na área da panificação e comércio de alimentos.



O objetivo principal é oferecer aos jovens condições de concorrência no mercado de trabalho e alternativas de geração de renda, melhorando a condição de vida de seus familiares. A Padaria Escola dispõe de uma loja onde serão comercializados os alimentos produzidos nas oficinas profissionalizantes. Espera-se, com isso, garantir a sustentabilidade do projeto e ao mesmo tempo, ofertar alimentos a preço de custo para a população da região.




O projeto é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mesquita (por meio da Semas), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a empresa MRS Logística Ltda., responsável pela linha férrea de transporte de carga que atravessa o bairro de Rocha Sobrinho. A empresa doou ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) o valor de R$ 100.000,00 para ser empregado na construção do espaço e na aquisição dos equipamentos e utensílios. Já a prefeitura de Mesquita se responsabilizou pelos profissionais e materiais necessários à rotina de atividades da Padaria.

O projeto funcionará no prédio da Dinâmica. A escolha se justifica por apoiar a implantação de um projeto social no bairro e, assim, tentar compensar, de alguma forma, os impactos causados pela exploração do terreno que ocupa na área. Por enquanto, os moradores de Rocha Sobrinho e do entorno são o público principal da primeira fase do projeto. Mas a intenção do município é, no futuro, beneficiar moradores de toda a cidade.


Entre os cursos oferecidos estão os básicos e avançados de Panificação e Confeitaria. Os beneficiários aprenderão a fazer pães, pizzas, bolos, biscoitos e outras delícias. A idéia é aumentar o número de parceiros do programa e, assim, ampliar a relação das turmas e atividades oferecidas. Inicialmente, a idéia é formar quatro turmas do curso básico de Panificação com 15 alunos em cada uma, beneficiando 60 pessoas. Cada curso terá duração média de quatro meses.


quinta-feira, 20 de maio de 2010

CONCURSO 'MINHA RUA É UM FERVO' EM MESQUITA





Soltem suas “feras”. Um concurso escolherá a rua mais decorada para a Copa do Mundo na África do Sul, em Mesquita. O concurso promovido pela Prefeitura, através da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) visa incentivar o espírito esportivo e artístico da população, durante o principal campeonato mundial de futebol. A partir do dia 24 de maio, segunda-feira até o dia 8 de junho, segunda-feira, os mesquitenses que usarem originalidade, criatividade, arte/estética, harmonia e conjunto na decoração de sua rua irão disputar o primeiro, segundo e terceiro lugares. Os premiados ganharão troféus e medalhas além de terem os trabalhos realizados na rua divulgados em toda a mídia da cidade.

Para inscrição, é necessário que um representante da rua participante do concurso compareça na Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura , na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro, das 9h às 17h, munido de documento de identidade. Ao preencher a ficha de inscrição, o representante deverá indicar um dia para visita do fotógrafo para registrar a arte realizada na rua. Não há limite para inscrições, o que significa que eventualmente ruas de um mesmo bairro poderão ser escolhidas como as melhores do concurso.
Cada rua deverá compor uma comissão de representantes com até três membros, e na ficha de inscrição deverá constar o nome de todos os moradores que participarem da decoração.
A apuração será realizada do dia 8 ao dia 14 de junho e a divulgação dos vencedores no dia 16 de junho. Os membros da comissão julgadora atribuirão notas a cada quesito de 05(cinco) a 10(dez) pontos, ficando vencedora a rua que atingir a maior pontuação, e no caso de empate valerá a maior nota por ordem numérica dos quesitos acima mencionados.
As notas serão lacradas em envelope próprio, devidamente rubricados pela comissão julgadora e organizadora.
A decisão da comissão julgadora é soberana, não cabendo contestação.
Para concorrer os participantes terão que respeitar as seguintes normas de segurança:
É proibido, sob pena de desclassificação: danificar o meio ambiente, árvores, gramados e plantas; impedir ou prejudicar a visualização de semáforos e sinalizações públicas, como placas de trânsito, faixas de pedestres, etc; · colocar em risco a integridade física de pessoas e objetos como veículos, mobiliário urbano, etc; não será permitido patrocínio ou propaganda política, pichar ou decorar prédios públicos; pendurar ou decorar fios da rede elétrica; e pintar ou pichar fachadas de residências, sem a prévia autorização do proprietário.




quarta-feira, 19 de maio de 2010

Mesquita realiza programa de Correção de Fluxo Escolar

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início ao Programa de Correção de Fluxo Escolar na Rede Municipal, no dia 26 de abril, o objetivo da atividade é que a educação em Mesquita conquiste mais um avanço em relação ao direito de todas as crianças e jovens à alfabetização plena.

A instituição escolhida pela Semed para ministrar o programa em Mesquita entre as que foram oferecidas pelo MEC, foi a ONG Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA). A ong é uma associação civil de caráter científico, sem fins lucrativos, que visa o estudo e a pesquisa para o desenvolvimento das ciências da educação, a realização de ações efetivas, através da melhoria da qualidade do ensino.
Ao todo, quarenta profissionais da rede municipal, entre professores e coordenadores pedagógicos, foram selecionais para participarem do projeto. A equipe da SEMED estará durante toda esta semana,em horário integral, em formação para que possam, posteriormente, realizar o trabalho de alfabetização dos estudantes que, apesar de estarem nos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, ainda não leem e escrevem com autonomia.

As aulas estão acontecendo no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), localizado na Rua Antenor de Moura Raunheitti, nº 152, Bairro da Luz, Nova Iguaçu. No dia 28, a atividade contou com a participação de alunos da Escola Municipal Rotariano Artur Silva.

PADARIA QUE É UMA ESCOLA


A Prefeitura de Mesquita vai inaugurar no próximo dia 21, às 10h, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho: a Padaria Escola, a primeira da Baixada Fluminense. Trata-se de um programa de inclusão produtiva voltado para a profissionalização de jovens pertencentes a famílias vulneráveis sócio-economicamente. No espaço, serão realizadas ações de qualificação profissional na área da panificação e comércio de alimentos. O objetivo principal é oferecer aos jovens condições de concorrência no mercado de trabalho e alternativas de geração de renda, melhorando a condição de vida de seus familiares. Mas não são só os participantes da ação que se beneficiam. A Padaria Escola dispõe de uma loja onde serão comercializados os alimentos produzidos nas oficinas profissionalizantes. Espera-se, com isso, garantir a sustentabilidade do projeto e, ao mesmo tempo, ofertar alimentos a preço de custo para a população da região.

O projeto é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mesquita - por meio da Semas -, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a empresa MRS Logística Ltda., responsável pela linha férrea de transporte de carga que atravessa o bairro de Rocha Sobrinho. A empresa doou ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) o valor de R$ 100.000,00 para ser empregado na construção do espaço e na aquisição dos equipamentos e utensílios. Já a prefeitura de Mesquita se responsabilizou pelos profissionais e materiais necessários à rotina de atividades da Padaria.

O projeto funcionará no prédio da Dinâmica. A escolha se justifica por apoiar a implantação de um projeto social no bairro e, assim, tentar compensar, de alguma forma, os impactos causados pela exploração do terreno que ocupa na área. Por enquanto, os moradores de Rocha Sobrinho e do entorno são o público principal da primeira fase do projeto. Mas a intenção do município é, no futuro, beneficiar moradores de toda a cidade.

Entre os cursos oferecidos estão os básicos e avançados de Panificação e Confeitaria. Os beneficiários aprenderão a fazer pães, pizzas, bolos, biscoitos e outras delícias. A idéia é aumentar o número de parceiros do programa e, assim, ampliar a relação das turmas e atividades oferecidas. Inicialmente, a idéia é formar quatro turmas do curso básico de Panificação com 20 alunos em cada uma, beneficiando 80 pessoas. Cada curso terá duração média de quatro meses.,


Serviço:

Padaria Escola de Mesquita Lançamento: 21 de maio, às 15 horas.
Local: Sede da Dinâmica. Avenida Coelho da Rocha 1426, em Rocha Sobrinho.
Telefone para informações: (21) 3763-9774 / 3763-9760.