sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mesquita Inaugura Padaria Escola




A Prefeitura de Mesquita inaugurou no dia 21 de maio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, a Padaria Escola, a primeira da Baixada Fluminense. Trata-se de um programa de inclusão produtiva voltado para a profissionalização de jovens pertencentes a famílias vulneráveis sócio-economicamente. No espaço, serão realizadas ações de qualificação profissional na área da panificação e comércio de alimentos.



O objetivo principal é oferecer aos jovens condições de concorrência no mercado de trabalho e alternativas de geração de renda, melhorando a condição de vida de seus familiares. A Padaria Escola dispõe de uma loja onde serão comercializados os alimentos produzidos nas oficinas profissionalizantes. Espera-se, com isso, garantir a sustentabilidade do projeto e ao mesmo tempo, ofertar alimentos a preço de custo para a população da região.




O projeto é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mesquita (por meio da Semas), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a empresa MRS Logística Ltda., responsável pela linha férrea de transporte de carga que atravessa o bairro de Rocha Sobrinho. A empresa doou ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) o valor de R$ 100.000,00 para ser empregado na construção do espaço e na aquisição dos equipamentos e utensílios. Já a prefeitura de Mesquita se responsabilizou pelos profissionais e materiais necessários à rotina de atividades da Padaria.

O projeto funcionará no prédio da Dinâmica. A escolha se justifica por apoiar a implantação de um projeto social no bairro e, assim, tentar compensar, de alguma forma, os impactos causados pela exploração do terreno que ocupa na área. Por enquanto, os moradores de Rocha Sobrinho e do entorno são o público principal da primeira fase do projeto. Mas a intenção do município é, no futuro, beneficiar moradores de toda a cidade.


Entre os cursos oferecidos estão os básicos e avançados de Panificação e Confeitaria. Os beneficiários aprenderão a fazer pães, pizzas, bolos, biscoitos e outras delícias. A idéia é aumentar o número de parceiros do programa e, assim, ampliar a relação das turmas e atividades oferecidas. Inicialmente, a idéia é formar quatro turmas do curso básico de Panificação com 15 alunos em cada uma, beneficiando 60 pessoas. Cada curso terá duração média de quatro meses.


0 comentários:

Postar um comentário