quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Paloma Bernardi visita Mesquita para alertar população sobre o combate e o tratamento da hanseníase




"Mesquita sem Manchas". Esse é o tema da campanha que a Prefeitura de Mesquita lança no próximo dia 31, em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase. O evento, promovido pela Coordenadoria do Programa Municipal de Hanseníase, acontece das 9 às 15 horas, na Praça Elizabeth Paixão, próximo à Estação Ferroviária. A atriz Paloma Bernadi, que interpreta a doce Mia em "Viver a Vida", novela da Globo, será a madrinha da campanha, que tem ações agendadas no município até 5 de fevereiro.

Quem passar pela Praça Elizabeth Paixão durante a abertura da campanha receberá panfletos informativos sobre a prevenção da doença e tratamento. Além disso, o público confere apresentação de grupos de capoeira, rodas de pagode, street dance e funk. Paloma Bernardi também confirmou presença no evento e abriu mão do seu cachê para ajudar na prevenção e no tratamento da hanseníase.

Até 5 de fevereiro, equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorrerão os bairros de Mesquita. A ideia é informar, tirar dúvidas e combater o preconceito sobre a doença entre os moradores e comerciantes locais. Isso é fundamental porque Mesquita ainda apresenta casos de endemia de hanseníase, segundo dados do Sistema Nacional de Notificações de Agravos (Sinan) do Ministério da Saúde. “É fundamental que a população saiba que a doença tem cura e que o tratamento pode ser feito gratuitamente nos postos de saúde do município”, garante Vanusa Lima, coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase.

Vale lembrar que a hanseníase é uma doença transmitida por bacilo e que seus sintomas são manchas dormentes na pele, dormência sem manchas, caroços e inchaços no rosto e orelhas e perda de força nas mãos e nos pés. O tratamento dura entre 6 e 12 meses, sendo padronizado e gratuito em Mesquita.

0 comentários:

Postar um comentário