terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mesquita e Nova Dutra levam alunos ao teatro


(Foto: Déborah Paixão)

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Mesquita e a Concessionária Nova Dutra mudou a rotina de pelo menos, 800 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de 22 escolas da cidade. Separados em dois turnos, a criançada foi assistir a peça teatral do Programa Estrada Para Cidadania, com personagens que fazem parte das ilustrações de livros, distribuídos aos alunos.

O palco do espetáculo foi a Comunidade Evangélica de Mesquita, Avenida Baronesa de Mesquita, nº 20, em frente à estação ferroviária. Segundo a secretária de Educação, Maria de Fátima Souza, o programa que foi iniciado no município em 2002 tem como objetivo vencer o desafio de preservar vidas, reduzindo cada vez mais os índices de acidentes no trânsito. “A iniciativa de transformar o livro utilizado nas escolas em peça de teatro,surgiu este ano em uma reunião promovida pela Nova Dutra( empresa responsável pela estrada), envolvendo os municípios que ficam a beira da rodovia”, contou a secretária.

O programa é utilizado por todas as instituições municipais de ensino de Mesquita. Para a professora da Escola Municipal Márcio Caulino Soares, Cleidmar do Couto, o projeto é oportuno. “É uma ótima maneira de ensinar questões de cidadania e questões sociais às crianças. É o primeiro ano em que trabalho com turmas do 4º ano e utilizo o livro, os alunos adoram e isso desperta muito o interesse neles”, afirmou a professora.

Os personagens principais da peça e do livro fizeram a alegria da criançada, que ficaram eufóricas em ver seus personagens pessoalmente. A aluna Taynara Silva, 10 anos, da Escola Municipal Roberto Silveira, disse que prefere aprender através da peça de teatro,do que na sala de aula, pois assim, é muito mais divertido. “Quando chegar em casa vou contar para meus pais e ensinar outros amigos onde moro”, afirmou sorridente.





PESQUISADORES PALESTRAM NA JORNADA PEDAGÓGIA DE MESQUITA


(Foto:Luiz Alan)

O Pesquisador do Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde, Jorge Careli e a professora da FIOCRUZ, Gabriela Franco Dias Lyra participaram hoje (31/08), do Ciclo de Debates sobre Violência nas Escolas, promovido através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Mesquita, na Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado, Bairro Cosmorama.
A mesa de autoridades foi composta pela secretária municipal de Educação, Professora, Maria Fátima de Souza Silva; professora, Gabriela Franco e a diretora da unidade escolar, Tereza de Oliveira. O Ciclo foi mediado pela Orientadora Educacional da Semed, Silvana Augusto. A secretária de Educação, Maria Fátima disse que os educadores devem ter uma atenção especial com os adolescentes. “Alguns jovens acabam levando para sala de aula o reflexo de situações de conflito vividas em questões externas. Enquanto educadores , precisamos refletir e debater mais esta questão”, destacou.

Alunos da Escola Municipal Governador Roberto Silveira e da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva se apresentaram, exibindo com coreografia da professora Viviane Xavier dos professores do Programa Mais Educação, Arley e Renan. O Ciclo de Debates, este ano, está inserido dentro da Jornada Pedagógica da Rede Municipal e acontecerá no decorrer de todo o segundo semestre.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MESQUITA PROMOVE CAMINHADA LILÁS EM HOMENAGEM A LEI MARIA DA PENHA



(IMAGEM:DIVULGAÇÃO)


O mês de setembro é de festa para a cidade de Mesquita, que vai completar 11 anos de emancipação no dia 25. E para celebrar a data, diversos setores da Prefeitura promoverão eventos. O primeiro será no dia três, às 9h30, onde a Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) realizará a “Caminhada Lilás”, com o objetivo de comemorar, também, os quatro anos da Lei Maria da Penha, que prevê punições para agressões contra as mulheres no ambiente doméstico e familiar.

A concentração está prevista para às 7h30, na Praça Elizabeth Paixão, no Centro, e contará com a presença do prefeito, Artur Messias, e da coordenadora da COMDIM, Judite Mendonça. Um ato ecumênico será feito em um espaço da Praça às 8h. Logo após, a caminhada seguirá para a Casa da Mulher, localizada na Rua Egídio, 1459, Vila Emil, onde ocorrerá uma ação social para mulheres, com feira de artesanato, corte de cabelo, massagens terapêuticas, limpeza de pele, emissão de carteira de trabalho, dentista e orientações sobre programas sociais. A Comdim pede aos participantes que usem roupas nas cores, lilás e branca.

CACAU SHOW INAUGURA LOJA EM MESQUITA

(Foto: Internet)


A partir desta sexta-feira, os 190 mil habitantes de Mesquita terão mais uma nova opção de consumo, com a inauguração da loja Cacau Show, prevista para dia 27 de agosto , às 16h. A franquia , de uma das maiores redes de lojas de chocolates finos do mundo, vai funcionar na Rua Prefeito José Montes Paixão (antiga Rua Emílio Guadagny), no eixo bancário, centro da cidade. O crescimento econômico e urbano do município tem atraído e despertado o interesse de várias empresas. Segundo o secretário municipal de Fazenda, Fábio Estevão, a localização da cidadeo tem favorecido. Além de fazer parte dos 13 municípios da Baixada Fluminense, um dos maiores pólos de consumo do país, Mesquita tem seus acessos de entrada e saída através da Rodovia Presidente Dutra e fica situada entre os municípios de Nova Iguaçu e Nilópolis. Outros fatores, de acordo com o secretário, são os investimentos em infraestrutura, com obras de saneamento e pavimentação em todos os bairros. O prefeito Artur Messias e seu vice, Paulinho Paixão garantiram presença na inauguração da nova loja. Artur disse que outras lojas estão “namorando a cidade”, prestes a se estabelecerem e citou as lojas Americanas, Ricardo Eletro, Casa e Vídeo e Mac Donald’s, que já começaram a procurar imóveis para funcionamento.



MESQUITA JÁ ATENDE MAIS DE 8.000 FAMÍLIAS NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

(Foto: Internet)


Reforçando seu compromisso com a inclusão social, a Prefeitura de Mesquita comemora o atendimento de 754 famílias novas no Programa Bolsa Família só em agosto. Agora, o número total de famílias atendidas pelo benefício, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas), já chega a 8.362. E mesmo não sendo liberados novos benefícios durante o período eleitoral. Para conseguir garantir esse aumento, tem acontecido a substituição dos benefícios cancelados por novos.
O Programa Bolsa Família faz parte de uma tentativa não só de inclusão social, mas também de enfrentar, gradativamente, as desigualdades sociais existentes no país. E tem se mostrado grande aliado nesta batalha, ainda mais diante de comprovações recentes divulgadas pela ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, em entrevista coletiva concedida em Brasília no último dia 10.
No encontro, Márcia mostrou que as crianças das famílias beneficiárias apresentam maiores taxas de matrículas escolares, progridem no sistema educacional e tomam mais vacinas. Segundo esses dados, as crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade do Bolsa Família têm uma taxa de matrícula e de progressão escolar 4,4% e 6% maior que as das não beneficiárias de mesmo perfil socioeconômico, respectivamente. Os resultados mostram também que o programa aumenta a busca por serviços de saúde.
As mulheres grávidas, por exemplo, tiveram em média 1,5 mais consultas pré-natal. Entre os bebês, 15% a mais receberam as sete vacinas previstas nos seis primeiros meses de vida. Uma prova de que o Bolsa Família está mudando a vida da população brasileira. “E Mesquita, é claro, não só aplaude, como também apóia e executa essa idéia”, garante a subsecretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Márcia Brandão.

MESQUITA PROMOVE SHOW DE ROCK CONTRA PEDOFILIA

Tudo pronto para o 1º Show de Rock Contra a Pedofilia, promovido através da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Mesquita. O evento acontece nesta sexta-feira (27/08), a partir das 17h. , com acesso gratuito, na Praça Elizabeth Paixão, próximo a estação ferroviária. Como atração, as bandas Stella, Alex Kid e Aurora, que prometem tocar desde Led Zeppelin ao rock brasileiro dos anos 80. “O show faz parte das atividades sócio-educativas integradas às ações de proteção à criança e ao adolescente e que têm, por mérito, auxiliar na construção de políticas públicas no âmbito do Município de Mesquita, que vai além dos muros escolares”, disse a professora, Cristiane Pelinca, membro da comissão organizadora do evento.
O show terá a participação de alunos do curso de Educação de Jovens e Edultos (Eja), de escolas municipais, estaduais e particulares, que subirão ao palco para disparar frases de conscientização. Segundo os organizadores, o objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre um crime que deve ser combatido nas famílias, escolas e instituições. “A melhor maneira de fazer a prevenção é através da educação e da informação. E a punição só acorre com a denúncia e o cumprimento da Lei”, assegura a professora Pelinca.
O prefeito Artur Messias e seu vice, Paulinho Paixão farão a abertura do evento, que também contará com a presença de representantes dos governos: estadual e federal e de instituições que atuam com Direitos Humanos. Trabalhos escolares produzidos por alunos da rede municipal contra a Pedofilia ficarão expostos na praça, durante o show, que terá a duração de cinco horas.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ATLETAS SÃO HOMENAGEADOS EM MESQUITA


Atletas de várias modalidades estiveram reunidos, no último dia 05 de agosto e foram homenageados em Mesquita, com o Certificado de Reconhecimento Público. A iniciativa partiu do Departamento de Esportes da prefeitura para contemplar os competidores que se destacaram nas XIII Olimpíada da Baixada, evento que teve a participação de atletas de toda a região. A solenidade aconteceu a noite, na sede do União Futebol Clube, no Bairro Santa Therezinha e contou com a presença do prefeito Artur Messias; seu vice, Paulinho Paixão; secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, professora, Márcia Braga e o diretor municipal deTurismo, Esportes e Lazer, professor, Ulisses Sampaio.
O evento, denominado de Dia do Atleta, também teve a presença de Professores, treinadores e pais de atletas e segundo o prefeito Artur Messias, a partir do próximo ano, fará parte do calendário esportivo da cidade. “Não é à toa que Mesquita ganhou o título de Cidade Revelação durante as competições. Nossos atletas são talentosos e surpreendentes e por isso, não vamos parara de investir em esportes”, garantiu o prefeito. Artur ainda que a Escola Municipal Vereador Américo dos Santos ganhará um ginásio coberto ainda este ano e disse que as quadras poliesportivas ao longo da Rua Baronesa de Mesquita ganharão obras de recuperação, como estímulo ao esporte.
Para o professor Ulisses Sampaio, idealizador do evento, esporte é sinônimo de dedicação, sacrifício e superação. “O grande impacto da colocação final de nossa cidade na Olimpíada, que de modestas colocações em competições anteriores, chegou em um honroso 4º lugar,embora em todo o período da competição estivemos entre os três primeiros colocados, a poucos pontos dos primeiros colocados e a frente de gigantes do esporte na Baixada, feito que lhe valeu o título de Cidade Revelação da Olimpíada. Portanto, não tinha como deixar o esforço de toda equipe passar em branco, porque no esporte, o reconhecimento é fundamental”, afirmou.
Prestigiando o evento, estiveram presente: o representando o Prefeito da Cidade de Duque de Caxias, Hermenegildo Lico; Coordenador de Esportes, representando o Prefeito de São João de Meriti), Alan Tebaldi; representantes a Empresa Artcom, Lúcio Macedo e Ivan Fortes; Superintendente de Ações Estratégicas do Gabinete do Prefeito de Nilópolis, Luis Pimenta e o representante do Instituto Ary Carvalho, Daniel Penalva.


GUARDA MUNICIPAL DE MESQUITA GANHA NOVO UNIFORME, MOTOS E CARROS

A Guarda Municipal de Mesquita, comandada através do major PM, Sérgio Barbosa, ganhou novo uniforme e novas viaturas. Os 38 agentes se apresentaram no último dia 06 de julho, em solenidade, ocorrida no Paço Municipal, com a presença do prefeito Artur Messias e do vice-prefeito, Paulinho Paixão. Eles exibiram a farda operacional, que passou a ser da cor caqui, composta por calça comprida, blusão, cinto, camiseta branca por baixo, meias pretas, cortume da mesma cor e boné branco. Na frota de veículos, dois novos carros da marca Fiat, duas motocicletas e uma pickup, S10, que serão utilizados nas rondas pela cidade.





“A Guarda Municipal é um órgão de prestação de serviço público. Quando iniciamos o governo, sabíamos das dificuldades que teríamos pela frente, em vários aspectos e a criação da Guarda Municipal era um desses desafios”, disse o prefeito em seu discurso. Hoje nossa guarda é um orgulho. Além de zelar pelo patrimônio municipal, atua na área social e atua na área de preservação ambiental “(60% do município é de área ambiental), afirmou Artur.



A diretora de Ensino da Guarda Municipal, professora, Andréa Jansen, que vestiu o novo uniforme de passeio, calça verde escuro de linho, camisa caqui de popeline, sapatos e meias pretas, iniciou a cerimônia, dando destaque à exibição dos guardas, sob o comando da agente, Viviane Lopes. Os novos guardas: Celso Cunha, Alessandro da Silva, Rudiney Souza, Sander da Silva, Gilmar dos Santos, Antonio dos Santos, Cássio Cidrona, Marcus Carvalho e Vinícius Marcelo foram apresentados as autoridades, depois do canto do Hino Nacional.





Homenageados pelos guardas municipais, major Barbosa, agradeceu a confiança e parabenizou a tropa. “A palavra de ordem hoje é agradecimento. Agradeço ao prefeito Artur Messias e o vice Paulinho Paixão pelo convite, ao Coronel Robson Batalha que me liberou para realizar este trabalho aqui em Mesquita e é claro a toda essa equipe que é merecedora por todo esforço e disciplina.



Gostaria também de agradecer a confiança ao nosso trabalho no projeto capoeira nas escolas, com as crianças da Casa Abrigo, através do Projeto Guarda Cidadã, que promove a aproximação entre a comunidade e a Guarda Municipal e desenvolve nos guardas municipais uma noção de pertencimento e cidadania, aproveitando o potencial e conhecimento de cada um ”, declarou o Major. Durante a cerimônia, o Coronel Batalha destacou a competência do Major Barbosa e ressaltou que a função da guarda é proteger o próprio municipal.



No final da cerimônia, que também assegurou a formatura dos novos guardas (nove guardas aprovados no último concurso público), o prefeito Artur Messias entregou as chaves das viaturas aos agentes.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MESQUITA ABRE CICLO DE DEBATES SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR

A secretaria de Educação de Mesquita (Semed) realizou na última segunda-feira (16/08), a primeira palestra do projeto Ciclo de Debates sobre Violência Escolar - Caminhos para uma cultura de Paz. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, às 14h. O tema abordado foi “Reflexões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente: Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes”, ministrado por Roberto de Carvalho Junior, promotor da 3ª Promotoria da Infância e Juventude de Nova Iguaçu.

Fizeram parte da mesa de abertura o prefeito, Artur Messias, a secretária da Semed, Fatima de Souza, e a orientadora educacional, Silvana Augusto. A palestra foi direcionada para professores, orientares educacionais, conselheiros tutelar, coordenadores pedagogicos, e convidados. O prefeito Artur Messias afirmou que a discussão sobre a violência escolar vem sendo tratada com muita seriedade pela secretaria de educação do municipio. ”O processo de educar, não pode ter como influência o problema da violência. Nossas ações devem ser incorporadas a uma percepção de futuro, e é necessário transmitir para as crianças o conceito de caráter, valores, princípios e perspectivas de mundo. Assim estaremos construindo um país melhor”, afirmou.


O promotor Roberto de Carvalho falou sobre a importância da família durante o processo educacional, e explicou que o papel da escola deve ser diferenciado, pois família e escola influenciam na educação, mas um não pode suprir a falta do outro. Segundo o palestrante, a iniciativa do município de Mesquita em realizar um projeto que visa melhorar a qualidade do ensino na cidade é muito importante. “ Fico feliz em ver um município que se preocupa com os direitos das crianças. A violência é uma realidade em nosso país e é necessário ações como esta da Prefeitura de Mesquita para combatê-la”, disse.

“Como educadora vejo que esta palestra nos ajuda a saber como agir nos momentos de dificuldade. Já presenciei casos de bulling na escola onde trabalho, é sempre bom saber como recorrer nessas horas”, comentou a diretora da Escola Municipal Machado de Assis, Aline Ribeiro. O Ciclo de Debates sobre Violência Escolar contará com outros quatro encontros. O próximo será no dia 31 de agosto (terça-feira) as 9h, na E.M. Dr. Deoclécio Dias Machado, na rua Carlos Frahia, nº 101, Cosmorama, é terá como tema a Violência e suas manifestações na escola, com a pesquisadora do Centro latino -americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – FIOCRUZ.



Confira abaixo o cronograma das palestras:

08/09 - Oficina Paz como se faz? Reflexões sobre o Enfrentamento da Violência – 1º Encontro – Violência na escola, da escola e contra a escola.Convidada - Silvana Augusto - Orientadora Educacional da Semed

Local: E. M. Ely Baiense Vailante (Avenida São Paulo, nº142, Coréia), às 9h.

06/10 - Paz como se faz? Reflexões sobre o Enfrentamento da Violência – 2º Encontro –Bullyng Escolar e Cyberbullyng. Convidada - Silvana Augusto - Orientadoras Educacionais da Semed Convidada - Claudia Ignácio – Núcleo de Informática Educativa da Semed.

Local: E. M. Ely Baiense Vailante (Avenida São Paulo, nº142, Coréia), às 9h.

10/11 - Paz como se faz? Reflexões sobre o Enfrentamento da Violência – 3º Encontro – Como educar para a paz? Educação em Direitos Humanos.Convidade - Silvana Augusto - Orientadora Educacional da Semed.

Local: E. M. Ely Baiense Vailante (Avenida São Paulo, nº142, Coréia), às 9h.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

REPÓRTER MIRIM ENTREVISTA ARTUR MESSIAS

Julia Leira Pereira, as vésperas de completar nove anos. Ela é filha do repórter fotográfico da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Mesquita, Luiz Alan. A entrevista foi improvisada, por vontade da pequenininha. Veja e responda: alguém tem dúvida do que ela vai ser quando crescer ?




Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=mYBnaR7H8aA