terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mesquita e Nova Dutra levam alunos ao teatro


(Foto: Déborah Paixão)

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Mesquita e a Concessionária Nova Dutra mudou a rotina de pelo menos, 800 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de 22 escolas da cidade. Separados em dois turnos, a criançada foi assistir a peça teatral do Programa Estrada Para Cidadania, com personagens que fazem parte das ilustrações de livros, distribuídos aos alunos.

O palco do espetáculo foi a Comunidade Evangélica de Mesquita, Avenida Baronesa de Mesquita, nº 20, em frente à estação ferroviária. Segundo a secretária de Educação, Maria de Fátima Souza, o programa que foi iniciado no município em 2002 tem como objetivo vencer o desafio de preservar vidas, reduzindo cada vez mais os índices de acidentes no trânsito. “A iniciativa de transformar o livro utilizado nas escolas em peça de teatro,surgiu este ano em uma reunião promovida pela Nova Dutra( empresa responsável pela estrada), envolvendo os municípios que ficam a beira da rodovia”, contou a secretária.

O programa é utilizado por todas as instituições municipais de ensino de Mesquita. Para a professora da Escola Municipal Márcio Caulino Soares, Cleidmar do Couto, o projeto é oportuno. “É uma ótima maneira de ensinar questões de cidadania e questões sociais às crianças. É o primeiro ano em que trabalho com turmas do 4º ano e utilizo o livro, os alunos adoram e isso desperta muito o interesse neles”, afirmou a professora.

Os personagens principais da peça e do livro fizeram a alegria da criançada, que ficaram eufóricas em ver seus personagens pessoalmente. A aluna Taynara Silva, 10 anos, da Escola Municipal Roberto Silveira, disse que prefere aprender através da peça de teatro,do que na sala de aula, pois assim, é muito mais divertido. “Quando chegar em casa vou contar para meus pais e ensinar outros amigos onde moro”, afirmou sorridente.





0 comentários:

Postar um comentário