terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mesquita realiza audiência pública

A Prefeitura de Mesquita realizou nesta segunda-feira, dia 27, a primeira Audiência Pública de Prestação de Contas de 2012. A reunião aconteceu às 17h30 na Sala Popular de Cinema Zelito Viana e foi liderada pelo secretário municipal de Fazenda, Fábio Estevão.

Entre os presentes, se destacaram o secretário de Mobilização Social e Integração Governamental, Jessé Dutra; a subsecretária de Governo, Albea Souza e a coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Neide Aparecida, além de representantes da sociedade civil.

Durante a audiência, Fábio Estevão distribuiu um quadro comparativo da receita arrecadada pelo município e de toda a despesa de 2011. Após apresentação dos gastos, foi aberto espaço para os presentes esclarecerem suas dúvidas.

Mesquita intensifica combate a dengue

 A Comissão Permanente de Combate à Dengue da Prefeitura de Mesquita promoveu no início da semana, a segunda reunião em 2012 com representantes das secretarias do município. O encontro, que tem como objetivo traçar metas e propostas no combate a dengue na cidade, aconteceu na sala de cinema Zelito Viana, no Centro. Durante a reunião foram discutidas estratégias importantes que serão tomadas em conjunto com todas as secretarias para combater o mosquito Aedes aegypti nos bairros. Entre as principais medidas debatidas está a utilização semanal do caminhão da Coleta Seletiva para remoção de todo material recolhido pelos agentes da Vigilância Ambiental que fazem o trabalho diário de limpeza dos possíveis focos do mosquito. “O caminhão já é utilizado como apoio aos sábados quando acontece o mutirão de combate nos bairros. Agora estamos analisando a possibilidade de usar também esse mecanismo durante a semana. Assim vamos poder ter mais mobilidade e agilidade no recolhimento de todos materiais, como pneus, garrafas plásticas, entre outros”, garante Wellington da Costa, coordenador da Vigilância Ambiental, órgão ligado a Coordenadoria Municipal de Vigilância em Saúde e Atenção Básica .

O encontro estabeleceu também as novas datas para o mutirão da dengue que acontecerá na próxima semana entre os dias 5 e 9 de março. O bairro de Santo Elias, onde foi detectado o primeiro caso do vírus 4 em Mesquita, será o primeiro a ser visitado (dia 5), seguido por Jacutinga (dia 6), Vila Emil (dia 7), Edson Passos (8) e Centro (9). Nesses dias, sempre a partir das 9h, os agentes irão percorrer todas as ruas fazendo o bloqueio dos focos, coleta, tratamento com aplicação de larvicida e o trabalho de orientação e prevenção junto aos moradores. A próxima reunião, será realizada no dia 5, ás 10h, na Biblioteca Oscar Romero, em Vila Emil. O evento será aberto ao público.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mesquita e Nilópolis inauguram viaduto

Mesquita e Nilópolis estão mais próximos. O Viaduto Marcel Luís Sette Fortes de Almeida, inaugurado na manhã desta quarta, 15, vai facilitar o acesso e melhorar o trânsito entre as duas cidades da Baixada Fluminense. A cerimônia de inauguração foi acompanhada por moradores dos dois municípios e contou com as presenças dos prefeitos, Artur Messias e Sérgio Sessim, Governador Sérgio Cabral, seu vice, Luiz Fernando Pezão e o ministro das Cidades, ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

O novo viaduto, que custou R$ 11,4 milhões, vai beneficiar 2,3 milhões de pessoas. “Agora haverá uma maior integração não só entre os municípios, como também uma ligação direta entre os dois lados das cidades. Esse viaduto também traz uma nova mobilidade e proporcionará a criação e novas linhas de ônibus. Além disso, vai agilizar o acesso a UPA 24h e ao Hospital da Mãe, que serão inaugurados no próximo mês”, garante o prefeito de Mesquita, Artur Messias. Também estiveram presentes ao evento o senador Marcelo Crivella, o bispo de Nova Iguaçu, Don Luciano Bergamim, o deputado federal Simão Sessim, o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, do ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Fortes de Almeida o presidente da Câmara de Mesquita, André Taffarel, deputados estaduais, Alessandro Calazans e Ricardo Abraão, além de vereadores de Mesquita e Nilópolis e secretários municipais.

O viaduto recebeu o nome de Marcel Luíz Sette Fortes de Almeida, em homenagem ao filho do ex-ministro Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Fortes de Almeida, que morreu em 2004 após sofrer um acidente de carro. Para o governador Sergio Cabral, a iniciativa em homenagear o filho do ex-ministro é também uma forma de conscientizar sobre as leis de trânsito.”O governo do Estado tem trabalhando firme nessa questão e feito uma campanha permanente de conscientização e fiscalização no trânsito com intuito de minimizar os acidentes e mortes no trânsito. Esse viaduto é também a realização de um grande anseio da população que terá mais mobilidade para conseguir chegar mais rápido até um hospital e na redução de tempo no trajeto do dia a dia mesmo”, afirmou o governador.

A construção do viaduto, é uma parceria com o Governo do Estado com as duas cidades. Com 217 metros de extensão sobre a linha férrea, o viaduto ligará a Avenida Presidente Costa e Silva, em Mesquita às ruas Carmela Dutra, Vicente Celestino, Getúlio de Moura, em Nilópolis, que receberam obras de urbanização. Além do viaduto também foi construída uma ponte de 165 metros sobre o Rio Sarapuí para facilitar a passagem de pedestres.

Fotos: Luiz Alan e J.C. Marinho

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mesquita inicia grande obra em 17 ruas de Santo Elias



Atendendo a uma reivindicação de mais de 50 anos dos moradores de Santo Elias, a Prefeitura de Mesquita iniciou hoje, dia 9 de fevereiro, uma série de intervenções no bairro, que beneficiará 17 ruas e deixará o local de “cara nova”. Até o início da próxima semana as ruas Padre Nino Miraldi, Tambu, Simara, Projetada, Tartana e Tangará receberão asfalto.
            Bairro: Santo Elias
Em seguida, as intervenções continuarão nas ruas Tambaqui 1 e 2, Verea, Marcos Schinaider, Solange Aguiar, além das Travessas Jairo, João Rodrigues, Francisco Góes, Marcos Schnaider, Santo Elias e Beco dos 40. A obra está sendo feita através de recursos financeiros oriundos de uma parceria com o Governo do Estado, através do Programa Somando Forças, com contrapartida da prefeitura no valor de R$ 1.388.488,81.

O local ganhará serviços de rede drenagem, para captação das águas da chuva, rede de esgoto separadora com tratamento previsto na estação de tratamento de esgoto (ETE Sarapuí), e serviços de pavimentação como asfalto, concreto e construção de novas calçadas. A previsão é que em cinco meses a obra seja concluída.

                                                                  Bairro: Santo Elias
Fotos: Luiz Alan

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lutador de Mesquita ganha campeonato Estadual de Jiu-Jitsu

Fotos Luiz Alan


No último dia 5 de fevereiro o município de Mesquita foi mais uma vez representado no esporte, desta vez pelo atleta Sergio Eric, o Abuse, vencedor do campeonato “Rio Open 2012”, considerada a maior competição a nível estadual de Jiu-Jítsu. As competições, que reuniram os melhores atletas de diversos municípios do Rio, foram realizadas no Clube Canto do Rio, em Niterói.
Depois de vencer três lutas, o lutador, faixa branca na categoria, levou a melhor e trouxe para cidade a medalha de ouro. “Estou muito feliz com mais essa vitória, um incentivo a mais para continuar lutando. Dedico essa conquista, principalmente ao meu mestre Ulisse Sampaio e ao prefeito de Mesquita, Artur Messias, que me apoiaram para chegar até aqui”, disse Abuse.
Lutador da arte marcial Jiu-Jitsu há apenas quatro meses, Sergio, que já é faixa preta em Karatê, já se prepara para segunda seletiva do campeonato mundial de Jiu-Jitsu, que será realizado na cidade de Abadhabi, nos Emirados Árabes. As competições classificatórias para o World Profisional Jiu-Jutsu Championship 2012 acontecem no próximo dia 3 de março em São Paulo. Na primeira seletiva Abuse ficou em terceiro lutar na classificação geral. “Será acima de tudo uma honra representar a cidade de Mesquita fora do Brasil. Estou treinando muito para conseguir mais essa conquista e mais tarde participar de campeonatos de MMA”, garante o lutador.
Com 20 anos de carreira, além de treinar para as competições, Sergio Eric, morador do bairro Caonze, coordena também junto com o mestre Bruce Hiron, o projeto social Karate de Cristo no coração. Criado há um ano, o projeto, que têm o apoio da Prefeitura de Mesquita e do governo Federal com o Mais Educação, atende hoje cerca de 300 jovens e crianças e tem como objetivo a luta contra a pedofilia e as drogas.

Os treinos são realizados na Avenida São Paulo, 710, no Centro de Mesquita. Quem quiser participar pode entrar em contato com o telefone 9584-2755. O projeto também está contratando professores e mestres em artes marciais. Os currículos dos interessados devem ser enviados para o email ou pelo email karatedecristo@yahoo.com.br.

MESQUITA PROMETE O MELHOR CARNAVAL DE RUA DA BAIXADA FLUMINENSE

FOTOS J.C. MARINHO

Mesquita elegeu no último domingo, dia 5, sua Corte Momesca para o Carnaval 2012. E nem o sol forte e o calor afastaram centenas de mesquitenses que prestigiaram os candidatos na Praça Secretária Elizabeth Paixão, no Centro do Município. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SEMCTEL) e comandado pela própria secretária Márcia Braga, o evento coroou Samuel Neves, de 23 anos, e Márcia Rosa, 41, como os novos Rei Momo e Rainha do Carnaval de Mesquita.

Márcia mora no município há cerca de 40 anos e já é figura tradicional no carnaval de rua mesquitense. Ela é princesa do bloco águia de Mesquita e também desfila como passista no Bloco Barreira de Mesquita. “Amo o samba e o carnaval e sempre quis representar a cidade onde moro”, disse a musa, que chegou a chorar ao saber que tinha vencido a eleição. Já Samuel nasceu em Mesquita e desfila no Grêmio Recreativo Escola de Samba Chatuba de Mesquita. “Ninguém vai se arrepender de me dar essa chance. Vou fazer bonito representando o meu município”, garantiu, mostrando muito samba no pé.

Como sempre, os segundos colocados na disputa foram eleitos, automaticamente, o Cidadão do Samba e a Princesa do Carnaval de Mesquita. Ficaram com os títulos o veterano Rodrigo Nunes, 34 anos, que foi por três anos consecutivos o Rei Momo da cidade, e a estudante Alessandra Coutinho, de 24 anos, que sonha desfilar no Carnaval desde pequena. Ambos levaram para casa um cheque no valor de R$ 1.100,00. Já Samuel e Márcia, o Rei Momo e a Rainha do Carnaval mesquitense, receberam como prêmio R$ 1.400,00 cada um.

A abertura oficial do Carnaval de Mesquita será no dia 18 de fevereiro, sábado, às 22h30, com a entrega das chaves da cidade para a Corte Momesca, na própria Praça Elizabeth Paixão, no Centro. Até o dia 21 (terça-feira), os bairros Vila Emil, BNH, Banco de Areia, Chatuba e Santo Elias também terão bailes de carnaval, sempre das 20 às 2 horas da manhã. Para os mais animados, o bloco Águia de Mesquita se concentrará às 14 horas no dia 18, na Praça Elizabeth Paixão e, em seguida, desfilará pelas ruas da cidade. E nos dias 19 (domingo) e 21 (terça-feira), participará da matinê aberta à população no Tênis Clube de Mesquita. São esperados 15 mil foliões por dia de evento e a prefeitura disponibilizará profissionais da Defesa Civil e Guarda Municipal com 30 agentes, além de quatro ambulâncias e funcionários da Secretaria de Saúde.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mesquita promove encontro de professores dos Cras e do Projeto Criança Cidadã

Foto JC Marinho

A prefeitura de Mesquita através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas), promoveu na última quinta-feira, dia 2, o encontro de professores das unidades dos Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da cidade e do Projeto Criança Cidadã para a elaboração de um planejamento de atividades anual.

O encontro é realizado anualmente para dá inicio as atividades socioeducativas. O objetivo do encontro é fazer com haja integração entre as equipes, e juntos possam elaborar um planejamento com sugestões de atividades para o ano que esta iniciando.

Segundo a professora do Cras Banco de Areia, Regina Marcelino, o planjamento é feito de forma lúdica e segue o calendário escolar e as datas comemorativas. "Sugerimos atividades divertidas, para que seja um reforço do que é ensinado na escola", afirmou ela.

Ano letivo começa com escola nova em Mesquita

                                                                  (Foto: J.C. Marinho)


O ano letivo nas escolas municipais de Mesquita começou hoje, dia 7 de fevereiro, e como uma grande novidade: a aquisição de uma nova escola. Com a municipalização do Colégio Estadual Professor Quirino em janeiro, a rede da cidade passa a ter 33 unidades. Localizada na Rua Luciano, nº151, em Santo Elias, a escola que antes oferecia turmas somente de anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, agora está voltada para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A carência de uma escola com turmas para educação de anos iniciais fazia com que muitos moradores de Mesquita procurassem vagas em escolas de municípios vizinhos. Mas hoje a realidade é outra. Em apenas 15 dias, mais de 320 alunos já estão matriculados. A unidade ainda possui 150 vagas para turmas do 1º ao 5º ano e 50 para EJA, mas que de acordo com a direção, serão preenchidas nos próximos dias devido à grande procura por matrículas no local. Atualmente a escola está com 15 turmas formadas, sendo duas de Educação Infantil, nove do 1º ao 5º ano e seis de EJA.

Segundo a professora Antoniele Sepúlveda, que responde temporariamente pela direção da unidade em parceria com Paula Pilar e a Secretaria de Educação (Semed), todos os 320 alunos matriculados na Escola Estadual Municipalizada Professor Quirino são novos. “Essa foi uma municipalização diferente, pois todos os antigos alunos foram transferidos para o CIEP Gelson Freitas, aqui em Santo Elias. Esses alunos são novos e o melhor, a grande maioria são moradores da Cidade, que antes estudavam longe de casa. Agora, vamos combater a evasão escolar nessa área, que acontecia por problemas de deslocamento”, explicou.

A unidade possui nove salas de aula, refeitório, pátio, uma biblioteca, que será revitalizada com o projeto Clube de Leitura e um laboratório de informática, também previsto para receber reformas durante o ano. A mais nova escola de Mesquita conta com uma equipe de 20 professores, um orientador educacional, merendeiras, inspetor, auxiliar de secretaria e secretário, todos concursados.

E a partir de maio a Escola Estadual Municipalizada Professor Quirino vai ganhar mais 150 novos alunos. Através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), cursos profissionalizantes na área da Saúde, com formação em administração e atendimento, serão oferecidas para estudantes de 18 a 29 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental. As aulas terão duração de 18 meses. As inscrições poderão ser realizadas na própria escola e na sede da Semed. As datas ainda não foram definidas, pois a Semed aguarda a publicação do programa em edital. Os prazos serão divulgados nas escolas do município e no site da prefeitura, através do endereço http://www.mesquita.rj.gov.br/.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

OFICINAS GRATUITAS CENTRO CULTURAL OSCAR ROMERO


OFICINAS GRATUITAS 2012 DO CENTRO CULTURAL OSCAR ROMERO!
Confira os dias, locais e horários das oficinas gratuitas e escolha a sua!

1- Oficina de História em Quadrinhos
Dias: SEGUNDAS
Manhã (9:30h às 11:30h) e Tarde (13:30h às 15:30h)
Duração: 4 meses
Vagas: 40 alunos

2- Oficina de Teatro (textos teatrais)
Dias: QUINTAS
Manhã (9h às 12h)
Duração: 4 meses
Vaga: 35 alunos

3- Oficina de LIBRAS
Dias: SÁBADOS
Manhã (9h às 12h) e Tarde (14h às 17h)
Duração: 4 meses
Vagas: 35 alunos

4- Oficina de Projetos Culturais
Dias e horários com agendamento.
Vagas: 10 alunos
INFORMAÇÕES: (21) 2697-8257
CENTRO CULTURAL OSCAR ROMERO // RUA ELPÍDIO, 530 // CENTRO - MESQUITA - RJ

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mesquita já está em ritmo carnavalesco

 FOTOS J.C. MARINHO


Mesquita preparou uma enorme programação para o Carnaval 2012. Eleito pelos foliões nos anos anteriores como o melhor Carnaval da Baixada Fluminense, o evento desse ano promete ser ainda melhor. A festa já começa neste domingo, dia 5, com a eleição da Corte Momesca, às 10h, na Praça Elizabeth Paixão, no Centro.

A abertura oficial será no dia 18 de fevereiro (sábado), às 22h30, com a entrega das chaves da cidade para a Corte Momesca, na Praça Elizabeth Paixão, no Centro. Até o dia 21 (terça-feira), os bairros Vila Emil, BNH, Banco de Areia, Chatuba e Santo Elias também terão bailes de carnaval, sempre das 20h às 2h da manhã.

Para os mais animados, o bloco “Águia de Mesquita” se concentrará às 14h no dia 18, na Praça Elizabeth Paixão e em seguida, desfilará pelas ruas da cidade. E nos dias 19 (domingo) e 21 (terça-feira), participará da matinê, aberta para a população, no Tênis Clube de Mesquita.

Para melhor conforto e segurança dos 15 mil foliões esperados por dia de evento, a prefeitura irá disponibilizar profissionais da Defesa Civil e Guarda Municipal com 30 agentes, além de quatro ambulâncias e funcionários da Secretaria de Saúde