sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mesquita ganha Companhia Integrada de Segurança Pública


FOTOS: JC Marinho
O prefeito de Mesquita Artur Messias (PT) participou hoje (28), em companhia do Secretário de Segurança do Estado José Mariano Beltrame , o comandante geral da Polícia militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho e da Chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha da inauguração da 5ª Companhia Integrada de Segurança Pública no bairro Chatuba. Ao Toto, 136 policiais militares, com 16 viaturas sob o comando do Tenente Marcelo de Carvalho Conde, vão atuar no novo posto, fazendo o patrulhamento em toda comunidade, habitada por cerca de 40 mil pessoas.

- A presença permanente da PM no bairro coloca um fim no estado de tensão que os moradores viviam - disse Artur Messias assegurando que a construção da sede definitiva da companhia está inserida no projeto que a prefeitura está elaborando para instalação do Parque Natural de Mesquita na área cedida através do Exército.

Ao lado do bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, Beltrame disse que a instalação da 5ª Companhia da PM é uma “solução intermediária”. Segundo ele, não há logística para instalação de uma UPP na Baixada Fluminense. “As companhias integradas estão dando certo e funcionando bem em Niterói e Macaé e vamos implantá-la em Madureira também”, afirmou o secretário de Segurança.
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mesquita comemora 13º aniversário com recorde de público


Nem a chuva e nem o frio tiraram a animação do público que esteve presente no Paço Municipal de Mesquita, no Centro, durante os cinco dias de festividades em comemoração ao aniversário de 13 anos de emancipação política da cidade. Com recorde de público, mais de 20 mil pessoas curtiram com total segurança os shows nos mais diversos estilos musicais misturando samba, pagode, gospel, sertanejo, entre outros.
O evento, promovido pela Prefeitura de Mesquita através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), foi realizado entre os dias 21 a 25. Para garantir a segurança, durante os cinco dias a Guarda Municipal de Mesquita manteve de plantão um efetivo de 23 homens e contou com o reforço da Polícia Militar e agentes da Defesa Civil. Não houve registro de tumultos.
No primeiro dia de festa (21), a cantora Preta Gil animou a noite com uma mistura de carnaval, funk e muita MPB. Um dos pontos alto foi à participação do Mc Duh Marinho. Nascido e criado em Mesquita, no bairro de Juscelino, o cantor dividiu o palco com Preta em um espaço dedicado ao funk. “Amo essa cidade e poder cantar para meus amigos, meus vizinhos e meus pais é muito legal. Estou com Preta há cerca de três anos, mas hoje é sem dúvida uma noite mais que especial”, disse o ilustre mesquitense.  
Durante o intervalo dos shows o segundo palco recebeu nos cinco dias de evento apresentações de mais de 30 cantores e bandas locais. Para a estudante Cláudia Pereira Mendes, de 27 anos, moradora do bairro da Chatuba, essa foi uma das melhores festas que Mesquita já teve. “Todos os anos participo dessa festa, e com certeza essa foi à melhor de todas. Além dos artistas principais, que foram muito bem escolhidos, as bandas que tocaram no palco dois também não deixaram ninguém parado. Queria que nunca tivesse acabado”, disse a estudante.  
Já no segundo dia (22) o pagode tomou conta do público que conferiu de perto os sucessos do cantor Alexandre Pires. No domingo (23) foi à vez do cantor católico Eugênio Jorge subir ao palco. O cantor evangélico Thalles Roberto foi à grande atração da noite do dia 24, emocionando uma multidão de evangélicos no melhor estilo musical gospel. “Eu fico muito feliz por ter sido convidado para cantar em Mesquita. A música gospel é um sentimento de amor e respeito a Deus, e só tenho a agradecer a Ele por essa oportunidade. Desejo maravilhas ao município e que Mesquita continue sendo uma benção”, disse o cantor.  





Daniel fecha com chave de ouro festa em Mesquita

Depois de receber no palco principal Preta Gil, Alexandre Pires, Eugênio Jorge e Thalles Roberto, o cantor Daniel encerrou ontem (25), os cinco dias de comemoração. O músico, que se apresentou na cidade pela 3ª vez, animou o grande público presente que mesmo debaixo de chuva não deixou de prestigiar o artista no último dia de festa.  “É sempre uma honra cantar para o público de Mesquita. Fazer vários shows nesta cidade é a prova do carinho dos fãs dessa cidade. Uma emoção especial já que no mesmo dia que a cidade comemora sua emancipação também celebro o aniversário de meu pai. Este ano a emoção é ainda maior com a comemoração dos meus 30 anos de carreira”, disse Daniel.
Depois de um mês repleto de atividades em comemoração, o encerramento oficial das festividades será no próximo dia 30, com o final do Campeonato de Clubes de Mesquita, no Estádio do America Football Club, na Rua Cosmorama, 200, Cosmorama. A entrada é gratuita.

Mesquita promove II Seminário de Educação Integrada

A Prefeitura de Mesquita iniciou hoje (26) o II Seminário de Educação Integrada, com o tema “Construindo uma Política Pública de Educação Integral”. Durante dois dias (26 e 27) profissionais da área da Educação de Mesquita e de diversos municípios da Baixada terão como meta discutir políticas públicas voltadas ao Programa Mais Educação, do governo federal e sobre como incluir o sistema de horário integral em uma educação integrada municipal.
A cerimônia de abertura, realizada no auditório da Comunidade Evangélica de Mesquita, no Centro, teve a participação do prefeito Artur Messias, Maria Fátima de Souza, secretária municipal de Educação, coordenadores do Mais Educação em Mesquita, entre outros. Os palestrantes do primeiro dia foram João Alberto Chagas e Gesuina Leclerc, consultores do Ministério da Educação (Mec), o professor da rede municipal de Belo Horizonte, Ismary Sérgio Cláudio e a secretária de Educação de Apucarana, no Paraná, Suzimara da Cruz Oláh, que falou sobre como a educação integrada é aplicada no município, único no Brasil a incluir a proposta como política pública em toda rede municipal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (Semed), o seminário tem como objetivo, além de ampliar os conhecimentos dos profissionais, elaborar um decreto para que Mesquita inclua também a educação integrada como política pública na rede municipal. “O Ministério da Educação estabeleceu como meta que até 2020 todos os municípios incluam a educação integrada na rede. Por isso estamos construindo essa discussão, para encontrar a melhor forma de adaptar o sistema nas escolas, ouvindo e debatendo com os profissionais da área, para que juntos possamos elaborar um decreto municipal. A ideia é que os estudantes tenham um currículo integrado entre as disciplinas, ou seja, em vez de contra turno, as atividades extras sejam também inseridas como avaliações junto com as disciplinas curriculares”, disse a coordenadora do Mais Educação da Escola Municipal Maria Isabel, Vanessa Gonçalves.
As atividades do seminário continuam amanhã (27), último dia, a partir das 8h. A palestrante Ana Maria Villela Cavaliere, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará o tema “Desafios para a Construção de uma proposta de Educação em tempo integral”.  Após a elaboração e aprovação, o decreto incluindo a educação integrada na rede municipal de Educação de Mesquita deverá ser encaminhado ao prefeito Artur Messias para aprovação.     
Fotos: JC Marinho


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Começam os preparativos para o 13° Aniversário de Mesquita

        
       
Foto: JC Marinho

     
      Já começaram os preparativos para o 13° aniversário de Mesquita. O palco principal com dimensões de 20x14 metros que receberá os cantores convidados já começou a ser montado. Além dele, está sendo finalizado um segundo palco com dimensões menores para as apresentações locais.


      O espaço terá 15 tendas para a venda de alimentos e bebidas e posto médico e banheiros químicos para atender melhor a população.
As comemorações começam nessa sexta-feira, 21/09 com a participação da cantora Preta Gil, no sábado, Alexandre Pires; no domingo, o cantor católico Eugênio Jorge; na segunda, o cantor evangélico Thalles Roberto e para encerrar com chave de ouro, o cantor Daniel, que realizará sua terceira apresentação no município. Para participar, é necessário levar 1kg de alimento não perecível.

Mesquita ganha primeira Risp da Baixada

O prefeito de Mesquita, Artur Messias fez hoje (17) a doação oficial de um terreno de 1.500 m2 para a Secretaria de Segurança Pública do Estado. No local, onde funcionava a antiga 53º DP (Mesquita), Rua Paraná, no Centro, já demolida, será construída a primeira Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que concentrará as duas esferas da segurança pública estadual com as polícias Militar e Civil, integrando o trabalho de segurança e interligando os batalhões da PM e delegacias civis.      
Foto: JC Marinho / PMM
 
A entrega foi realizada durante uma visita técnica ao local com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública, através da superintendente de infra-estrutura, Jussara Zúniga, do 3º DPA (Departamento Geral de Policiamento de Área), representando por André de Oliveira, o comandante do 3º CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Danilo Nascimento, o comandante do 20º BPM, Marcos Borges, Giovanni Guidone, secretário de Obras de Mesquita, além do vice-prefeito de Mesquita, Paulinho Paixão, engenheiros da Secretaria de Segurança Pública e técnicos da Emop (Empresa de Obras Públicas), que será responsável pelas obras.
De acordo com o governo do Estado, a previsão para o início das obras na Risp da Baixada é para o primeiro semestre de 2013. “Estamos em fase de licitação e analise orçamentária, mas existe um grande interesse por parte do governo do Estado em inaugurar o quanto antes a Risp Baixada, para facilitar e ampliar o trabalho de segurança na região. Com a parceria da prefeitura em doar o terreno, o processo foi agilizado e com isso acreditamos que até 2013 o núcleo seja entregue”, disse Jussara Zúniga.
A Risp é um espaço físico que uni os comandos Militar e Civil. Através delas as ações de combate ao crime são feitas de forma compartilhada, tornando-as mais eficazes com um monitoramento tático constante. Na estrutura o comandante do 3º DPA será o delegado e o comandante do 3º CPA, o coronel. Ao todo o Estado possui sete Risp, Centro, Campo Grande, São Gonçalo, Volta Redonda, Campos, Três Rios e agora, na Baixada.   
Para Artur Messias, a chegada da Risp aumentará a sensação de segurança na região. “A Risp da Baixada em Mesquita já era uma ideia que estava sendo trabalhada entre o Estado e a prefeitura. Mas, com os últimos acontecimentos de violência nessa região, esse processo foi acelerado e isso, felizmente, está gerando mais segurança entre a população e mostrando que houve uma resposta imediata contra a criminalidade”, disse Artur Messias.  

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Construção da Região Integrada de Segurança Pública (RISP)

Na próxima segunda-feira (17), o Prefeito de Mesquita, Artur Messias (PT) receberá em seu Gabinete, os representantes da Secretaria de Estado de Segurança, o coronel Alexandre de Souza; superintendente do Programa Estratégico, e a superintendente de Infraestrutura Athayde Zuniga. Na ocasião será anunciada a construção da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) em Mesquita, no espaço onde funcionava a antiga 53ª DP. A entrega oficial do espaço ocorrerá às 10h, na Rua Paraná, Centro, com a presença de autoridades locais.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mesquita comemora 13 anos com festa e shows gratuitos

O município de Mesquita completa no próximo dia 25 de setembro 13 anos de sua emancipação política. E para marcar a data, a caçulinha da Baixada preparou uma super festa para receber mais de 20 mil pessoas. O evento acontecerá entre os dias 21, 22, 23, 24 e 25 com shows gratuitos de Preta Gil, Alexandre Pires, Eugênio Jorge, Thalles Roberto, Daniel entre outros artistas. A solidariedade também estará presente nas comemorações, onde cada quilo de alimento não perecível, doado pelo público como entrada aos show, será revertido para instituições de caridade da região.



A cantora Preta Gil abre a programação da festa no dia 21
Repetindo o sucesso do ano passado, dois palcos serão montados para facilitar o acesso do público durante os shows. No palco central, que será instalado no Paço Municipal, em frente à Prefeitura se apresentarão as principais atrações, como Preta Gil, no dia 21, Alexandre Pires, 22, o cantor católico Eugênio Jorge, 23, além do show evangélico Thalles Roberto, no dia 24 e encerrando a programação, o cantor Daniel, que se apresentará pela terceira vez na cidade, subirá ao palco no dia 25.



Daniel encerra a festa no dia 25 com seu reportório romântico
Durante o intervalo dos shows o segundo palco concentrará nos cinco dias de evento apresentações de mais de 30 cantores e bandas locais, sempre a partir das 20h. No paço municipal além das barracas com comidas e bebidas, haverá barracas de artesanatos com a participação das artesãs de Mesquita que fazem parte de projetos sociais e cursos profissionalizantes promovidos pela Prefeitura. “Mesquita merece uma grande festa para marcar uma data tão importante como essa. A emancipação reafirmou a força dos mesquitenses, que ao longo desses 13 anos foram fundamentais para que o município fosse reconhecido hoje como a cidade que mais se desenvolve na Baixada em todas as áreas. Esse será meu último ano à frente do governo após oito anos de mandato e encerro com muito orgulho, como morador e como político”, disse o prefeito da cidade, Artur Messias.



Para garantir a segurança nos cinco dias de festa a Guarda Municipal manterá de plantão um efetivo de 23 homens e contará com o reforço da Polícia Militar e agentes da Defesa Civil.

Mesquita amplia Programa Escola Aberta

Mais uma novidade em Mesquita vai melhorar ainda mais a qualidade da educação na rede municipal. A Prefeitura em parceira com o governo federal e a Unesco irá ampliar o número de escolas atendidas pelo Programa Escola Aberta, que passará a atender mais seis unidades. A iniciativa começará a partir de setembro e com isso Mesquita terá 17 escolas incluídas no programa, beneficiando mais de beneficiando 3.200 alunos.

O Escola Aberta tem como principal objetivo promover ações voltadas ao incentivo do esporte e cultura. Em Mesquita o projeto foi iniciado em 2005 e atua realizando ao longo do ano atividades com oficinas de dança, jogos populares, artesanato, reciclagem, contação de histórias, artes marciais, pintura em tecido, reforço escolar, fuxico, além de Hip-Hop, desenho, teatro, entre outras.

De acordo com o coordenador municipal do Programa, Alexandre Vieira, a participação da comunidade integrando escola e família é fundamental para sucesso do programa. “Em Mesquita realizamos os projetos também aos finais de semana, a fim de realizar atividades de arte, lazer, cultura esporte, formação complementar, formação para o trabalho e geração de renda para os alunos e comunidade do entorno, já que o programa também visa contribuir para redução de violência, principalmente nas comunidades carentes, provocando uma cultura de paz”, disse.

Com a ampliação passarão a ser atendidas as escolas: Irena Sendler (Centro), Hélio Mendes do Amaral (Santa Terezinha), Ely Baiense Vailante (Centro), Lourdes Ferreira de Campos (Alto Uruguai), Ondina Couto (Coréia) e Maria Isabel (Cruzeiro do Sul). Estas duas últimas começarão as atividades já neste sábado, dia 1º de setembro. Nas outras as ações começam no dia 8 de setembro.
 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

32ª Corrida Rústica Comunitária São Xavier

Já estão abertas as inscrições para a 32ª Corrida Rústica Comunitária São Xavier,que acontecerá no dia 07 de setembro, na Praça Roque da Paraíba,Coreia. O evento esportivo é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), e a inscrição é totalmente gratuita.

Os interessados em participar da corrida devem comparecer na Vila Olímpica, localizado na Rua Baronesa de Mesquita, s/nº, Bairro Cosmorama, próximo a Estação de Edson Passos e na Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), que funciona anexo à sede social do Tênis Clube de Mesquita, das 9h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira, até o dia 6 de setembro, para a realização das inscrições. Além disso, os primeiros inscritos receberão camisas do evento. A prova terá uma hora e meia de duração, com seis quilômetros a serem percorridos. Os atletas irão partir da Rua Roque da Paraíba, com chegada na Avenida São Paulo.
O objetivo da corrida é difundir a prática do esporte e melhorar a qualidade de vida de toda a população. A concentração será às 8h, com largada às 9h, e os vencedores ganharão troféus, medalhas e prêmio em dinheiro por ordem de chegada. O primeiro lugar geral no masculino e feminino receberá R$250,00, o segundo, R$200,00 e o terceiro lugar, R$150,00.


Desfile Cívico de Mesquita homenageia Luiz Gonzaga

No próximo dia 15 de setembro o rei do baião, xaxado e forró brasileiro, Luiz Gonzaga, será homenageado por mais de 3 mil alunos de Mesquita durante Desfile Cívico Histórico e Cultural da cidade. O evento, considerado um dos maiores desfiles cívicos da Baixada Fluminense, terá como tema “Nas terras mesquitenses a gente dança Baião” e retratará o centenário de Luiz Gonzaga e a origem das famílias moradores de Mesquita. O desfile marca também as comemorações pelo aniversário da cidade, que no próximo dia 26 de setembro comemora 13 anos de emancipação. 
 
A abertura acontece às 8h30 com a presença do prefeito do município, Artur Messias, da secretária de Educação, Fátima de Souza, entre outras autoridades e convidados. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas compareçam.
Assim como nos anos anteriores, o desfile será realizado na  Avenida São Paulo, no Centro de Mesquita e terá a participação de estudantes das escolas da rede municipal, estadual e particular, das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha), Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal, Defesa Civil, entre outros. “É um orgulho para Mesquita que nosso desfile seja referência para outras cidades da região, não só pela organização, como também pela grande mobilização, empenho e participação de tantas crianças e jovens mesquitenses. Será um momento importante, onde nossos estudantes apresentarão ao longo do percurso todo um trabalho realizado dentro das escolas durante o ano letivo. O desfile de Mesquita é um marco para cidade”, afirma o prefeito da cidade. 
No dia do desfile algumas ruas do entorno serão interditadas para facilitar o acesso e a passagem das viaturas e dos estudantes. Segundo a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans) a interdição será feita na Avenida São Paulo, local do desfile, a partir das 12h do dia anterior (14 de setembro). No dia 15, as ruas Porto Alegre e Juscelino até a Romildo Souza Bastos terão o tráfego de veículos bloqueados a partir das 6h. Agentes de trânsito estarão no local para auxiliar os motoristas.