terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mesquita ganha primeira Risp da Baixada

O prefeito de Mesquita, Artur Messias fez hoje (17) a doação oficial de um terreno de 1.500 m2 para a Secretaria de Segurança Pública do Estado. No local, onde funcionava a antiga 53º DP (Mesquita), Rua Paraná, no Centro, já demolida, será construída a primeira Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que concentrará as duas esferas da segurança pública estadual com as polícias Militar e Civil, integrando o trabalho de segurança e interligando os batalhões da PM e delegacias civis.      
Foto: JC Marinho / PMM
 
A entrega foi realizada durante uma visita técnica ao local com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública, através da superintendente de infra-estrutura, Jussara Zúniga, do 3º DPA (Departamento Geral de Policiamento de Área), representando por André de Oliveira, o comandante do 3º CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Danilo Nascimento, o comandante do 20º BPM, Marcos Borges, Giovanni Guidone, secretário de Obras de Mesquita, além do vice-prefeito de Mesquita, Paulinho Paixão, engenheiros da Secretaria de Segurança Pública e técnicos da Emop (Empresa de Obras Públicas), que será responsável pelas obras.
De acordo com o governo do Estado, a previsão para o início das obras na Risp da Baixada é para o primeiro semestre de 2013. “Estamos em fase de licitação e analise orçamentária, mas existe um grande interesse por parte do governo do Estado em inaugurar o quanto antes a Risp Baixada, para facilitar e ampliar o trabalho de segurança na região. Com a parceria da prefeitura em doar o terreno, o processo foi agilizado e com isso acreditamos que até 2013 o núcleo seja entregue”, disse Jussara Zúniga.
A Risp é um espaço físico que uni os comandos Militar e Civil. Através delas as ações de combate ao crime são feitas de forma compartilhada, tornando-as mais eficazes com um monitoramento tático constante. Na estrutura o comandante do 3º DPA será o delegado e o comandante do 3º CPA, o coronel. Ao todo o Estado possui sete Risp, Centro, Campo Grande, São Gonçalo, Volta Redonda, Campos, Três Rios e agora, na Baixada.   
Para Artur Messias, a chegada da Risp aumentará a sensação de segurança na região. “A Risp da Baixada em Mesquita já era uma ideia que estava sendo trabalhada entre o Estado e a prefeitura. Mas, com os últimos acontecimentos de violência nessa região, esse processo foi acelerado e isso, felizmente, está gerando mais segurança entre a população e mostrando que houve uma resposta imediata contra a criminalidade”, disse Artur Messias.  

0 comentários:

Postar um comentário