segunda-feira, 26 de julho de 2010

MINISTRO DE LULA VISITA MESQUITA E ELOGIA ADMINISTRAÇÃO DE MESSIAS



O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, dedicou boa parte do tempo de sua visita (23/07), a Baixada Fluminense, à companhia do prefeito de Mesquita, Artur Messias (PT). Padilha chegou às 10 horas, de helicóptero, no pátio do 20º BPM, recebido por Messias, seu vice, Paulinho Paixão (PRB), o presidente da Câmara de Vereadores, André Taffarel (PT) e o vereador, Eduardo Costa (PRB). O ministro visitou obras desenvolvidas na cidade, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi ver de perto a construção do Hospital da Mulher, a Maternidade Municipal, uma parceria da prefeitura com o governo estadual. “Antes, o Pezão, era o melhor prefeito do Rio”, disse Padilha, referindo-se ao vice-governador, Luiz Fernando Pezão, que foi prefeito de Piraí por dois mandatos). “Agora, o melhor prefeito do Rio é Artur Messias. Dá gosto visitar Mesquita”, elogiou o ministro.
Integrado na comitiva, do prefeito, o ministro foi conhecer as instalações da prefeitura, onde ficou por mais de uma hora. Padilha conversou em particular com Messias, Paixão e vereadores, tomou cafezinho e ainda participou de uma reunião com os secretários municipais. Durante o encontro, fez novos elogios a administração de Messias e comparou Mesquita a Cidade de Diadema, em São Paulo, que antes era discriminada e hoje, uma cidade respeitada. “Diadema cresceu. Teve boas gerações de gestores, investiu em saúde, educação. Mesquita está no mesmo caminho, construindo as mesmas coisas. A cidade está tão bem em suas realizações que já tem orçamento garantido para o PAC 2, com mais obras para 2011”, afirmou o ministro.

Sem se separar de Messias, Padilha seguiu para conhecer de perto a construção de 108 unidades habitacionais (60 casas e 48 apartamentos), destinadas às famílias que vivem às margens do Rio Sarapuí, no Bairro Maria Cristina e ainda as obras de saneamento, drenagem e pavimentação de várias ruas e a construção de uma creche no mesmo bairro. A conclusão de todo o investimento, de cerca de nove milhões de Reais, vai melhorar a qualidade de vida das 27 mil pessoas que moram naquela região. “Estou muito satisfeito com a qualidade da obras. Mesquita está de parabéns”, disse o ministro. Durante a vista, o ministro fez questão de conhecer as obras do Hospital da Mulher, a maternidade municipal, também no Bairro Maria Cristina. A obra é resultado de uma parceria com o governo do Estado e tem previsão para ser inaugurada no mês de setembro. Lá, Padilha encontrou o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortês, que detalhou o projeto ao ministro. “A facilidade que Mesquita tem em se relacionar bem nas parcerias é muito boa para seu crescimento e para sua população”, afirmou Padilha, enquanto conhecia o investimento.



A maternidade está sendo construída em uma área de nove mil metros quadrados, doada através da prefeitura, localizada na Rua Meriti. A unidade terá capacidade para 72 leitos e um anexo para pré natal. A previsão é que atenda gestantes de baixo risco que dêem entrada em trabalho de parto ou que sejam encaminhadas pelos postos de saúde municipais. Os quartos das maternidades terão dois leitos e as pacientes terão direito à acompanhante. As gestantes de alto risco que necessitarem de UTI serão acolhidas e transferidas, através da Central de Regulação, para uma maternidade de alto risco, localizada no município vizinho de São João de Meriti.

Antes de se reunir com prefeitos da Baixada Fluminense, em almoço de confraternização, em uma churrascaria da região, o ministro foi até o Bairro BNH, onde conheceu a reforma do Parque Fluvial Francisco de Assis, trabalho em parceria entre os governos federal e estadual, com apoio das prefeituras da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro. O projeto teve como objetivo promover a recuperação ambiental e o controle de inundações dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, que cortam os municípios de Mesquita, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu e parte da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Só do Rio Sarapuí foram retirados cerca de quatro milhões de metros cúbicos de lixo e lama, o equivalente ao estádio do Maracanã lotado, além de 16 mil pneus. A soma dos benefícios não parou por aí, pois foram gerados 800 empregos diretos, 800 hectares de árvores e jardins plantados nas margens dos rios, além de 40 quilômetros de ruas e ciclovias asfaltadas, totalizando um investimento de R$ 561 milhões.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

COLÔNIA DE FÉRIAS EM MESQUITA REALIZA PASSEIO TURÍSTICO E OFICINAS

O prefeito de Mesquita, Artur Messias, e o vice, Paulinho Paixão, receberam na manhã desta quarta-feira (21), a visita no prédio da prefeitura do grupo de 22 crianças que estão participando da colônia de férias, realizada pela secretaria de Cultura do município. O passeio turístico nas dependências da prefeitura faz parte das atividades da colônia de férias. As crianças também participaram de oficinas de dobradura, esporte, dança, teatro, artesanato e reciclagem.Parte do grupo das crianças que estão participando da colônia de férias são do programa Criança Cidadã, desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social e Trabalho (Semas). O Criança Cidadã oferece reforço e oficinas de complementação escolar para crianças assistidas por programas sociais da prefeitura, com objetivo de ajudar não somente a formação escolar, mas também promover a sociabilização dos jovens.


“Todos estão adorando participar das atividades culturais e educativas da colônia de férias, porque está sendo não só uma forma de aprendizado como também de lazer para eles” disse Andréia Ferreira, monitora do projeto Criança Cidadã da Semas.A colônia de férias é ofereceida a todos os mesquitenses com idade entre seis à quatorze anos. As crianças interessadas em participar do projeto devem comparecer na Lona Cultural Romildo Souza Bastos, localizada na Avenida das Oliveiras, nº 537, BNH, de 9h às 17h, acompanhadas do responsavél, até dia 30 de julho, ultimo dia da colônia. Mais informações: 3763-4310.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

CURSO DE INFORMÁTICA GRATUITO DA PREFEITURA DE MESQUITA ATRAI POPULAÇÃO


A Prefeitura de Mesquita, através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação anunciou 194 vagas para cursos nos telecentros da cidade. As inscrições para os cursos básicos em informática, cursos avançados em Calc, HTML, Gimp, que tiveram início no dia 19 de julho e iriam até o dia 23 do mesmo mês, superou as expectativas e no primeiro dia de inscrição : todas as vagas foram preenchidas.As amigas e estudantes Cristiane Silveira, 20, Marli da Conceição Ferreira, 21 e Roseane da Silva, 17, não perderam tempo e correram para o Telecentro Casa Brasil em Edson Passos quando souberam dos cursos oferecidos gratuitamente através de cartazes espalhados na escola. “Combinamos de virmos juntas aproveitar essa oportunidade. ” Eu já havia feito curso de digitação, mas não me sai muito bem e desisti.
Além disso, o curso era pago e as coisas ficaram difícieis. É uma nova oportunidade para tentar enriquecer meu currículo e aprender o que não consegui antes”, declarou animada Cristiane Silveira. Já Roseane que irá fazer o curso básico de informática tudo é novidade. ”Agora vou poder aprender a manusear os principais programas do computador. Não me sentirei mais, por fora das novidades virtuais”, assegura a jovem.Segundo o Coordenador de Tecnologia da Informação, Paulo Renato de Souza, os cursos oferecidos pela prefeitura gratuitamente, tem o objetivo de capacitar alunos para o mercado de trabalho. “Hoje em dia, qualquer emprego exige o básico de conhecimento em informática além de estar muito mais competitivo. O fato das vagas terem acabado tão rápido, é mais uma prova que a população de Mesquita quer crescer e enriquecer seus conhecimentos”, afirmou o coordenador.Para quem deixou para realizar a inscrição durante a semana, o coordenador revela uma boa notícia. “Já esperando que a procura fosse grande devido à divulgação que foi feita em telejornais, mídia impressa e nas escolas, resolvemos fazer um cadastro de reserva com 14 vagas para os cursos oferecidos. Assim a pessoa que durante esta semana procurar um de nossos telecentros para realizar a inscrição, não irá sair frustrado. Eles irão preencher uma ficha e colocar numa urna onde 14 pessoas serão sorteadas para se juntar as turmas que já estão fechadas”, revelou Paulo Renato.




NOVAS VAGAS




Para os interessados no curso de Montagem e Manutenção de Micros, a notícia é que ainda 10 vagas estão abertas. Para se inscrever é necessário comparecer nos locais de inscrição das 10h às 16h, levando comprovante de residência, identidade e uma foto 3X4. Os candidatos devem ter a partir de 10 anos e menores de 14 devem ir acompanhados de responsável. É necessário ter conhecimento em informática para participar das oficinas avançadas.Confira o endereço dos Telecentros:




1 - Dinâmica (Avenida Coelho da Rocha, nº 1426, em Rocha Sobrinho)


2 - Banco de Areia (Rua Bicuíba, nº 48),


3 - Centro de Educação e Cidadania – Ceci (Avenida Feliciano Sodré, nº 2931, em Juscelino)


4 - Jacutinga (Rua Delfina Borges, nº 552)


5 - Juscelino (Avenida São Paulo, nº 465)


6 - Edson Passos (Praça Darcy Ribeiro, s/n°)


7 - Biblioteca Municipal (Praça João Luiz do Nascimento, s/nº, Centro)








Telecentro Casa Brasil


Praça Darcy Ribeiro s/nº Edson Passos (ao lado da Escola Municipal Roberto Silveira)


(21) 3763-8950 ·




Telecentro Biblioteca Municipal: Praça da Telemar, Centro de Mesquita (21) 3763-4610· Telecentro CECI Estrada Feliciano Sodré, 2931, Juscelino.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

MESQUITA REALIZA ENCONTRO DE AGENTES DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE

A Prefeitura de Mesquita, em parceria com o Ministério dos Esportes, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semectel), realizou na manhã do dia 15 de julho, encontro de 35 agentes, 30 oficileiros e 5 coordenadores do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). A reunião teve como objetivo capacitar e atualizar monitores, que trabalharam durante os seis meses de projeto implantado no município.

No total são 2.000 jovens beneficiados pelo Pelc, sendo 400 por núcleo, localizados em cinco pontos do bairro Chatuba: Praça Walter Borges, Casa da Juventude, Campo dos Camarões, Ciep Nelson Cavaquinho e ABC. Extendendo-se também nos sub-núcleos: Colégio Estadual Pierre Placher e Crêmio Recreativo da Chatuba.A elaboração do Pelc no município, é importância para os jovens mesquitenses, como enfatiza a Subsecretria da Semectel, Marcia Braga: “Com a implantação do programa na cidade, conseguimos complementar o tempo ocioso dos jovens, gerando maior oportunidade de acesso ao esporte e cultura. Qualificando assim, o tempo destes, para que tenham momentos ligados à espaços culturais e até mesmo oportunidades de emprego”, afirma ela.
As atividades culturais e esportivas são realizadas de segunda à sexta-feira, e englobam: futsal, takewodo, vôlei, handball, basquete, artes marciais, judô, capoeira, teatro, dança, hip-hop, artesanato, pintura em tecido, bijuteria, confecção de fantasias e adereços.

MESQUITA QUALIFICA 48 ALUNOS DO PROJETO PRÓXIMO PASSO

A última quinta-feira (15/06), foi de festa para os 48 formandos da oficina de Auxiliar de escritório e Almoxarifado, do Programa Nacional de Qualificação (Planseq) Bolsa Família, ‘Próximo Passo’. Ação é promovida pelo Governo Federal, em conjunto com a Prefeitura de Mesquita , através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas).

O projeto tem como principal objetivo, qualificar trabalhadores para fortalecer o desenvolvimento do país e reduzir níveis de desemprego, além de promover a inclusão social. Como enfatiza a Subsecertaria da Assistência Social de Mesquita, Marcia Brandão: “Com o acesso de aprendizado à uma profisssão, almejamos a inclusão produtiva no mercado de trabalho, que é fundamental para que as pessoas possam caminhar em busca da sua própria autonomia”, comenta ela. As oficinas tiveram aulas práticas e teóricas, totalizando 200 horas de ensino, onde no final todos os alunos recebram certificado de conclusão. A formatura, aconteceu no Centro de Referência da Economia Solidária (Cras), localizado na Rua Feliciano Sodré, 2931, Juscelino.
“Foi muito bom participar do curso, apesar de todas as dificuldades persisti até o final e hoje posso dizer que sou uma vencedora. Muitas dessistiram, mas todas que estão aqui são guerreiras ”, diz emocionada a aluna Viviane Feitosa.Podem participar do projeto de qualificação, pessoas beneficiádas pelo Bolsa Família , que tenham no mínimo a 4ª série do ensino fundamental completa e 18 anos. No início de agosto, serão abertas 35 novas vagas, e as inscrições serão efetuadas através dos CRAS de Mesquita. Mais Informações: 3763-9774, ou pelo e-mail: semas@mesquita.rj.gov.br.

KARATECA DE MESQUITA CONQUISTA TRÊS MEDALHAS DE PRATA EM CAMPEONATO MUNDIAL

O projeto de aulas gratuitas de Karatê oferecidas no Parque de Eventos da Prefeitura de Mesquita rendeu mais uma grande conquita para o município. O jovem Antonio Alves, de 19 anos, conquistou três medalhas de prata no campeonato mundial de Karatê, o 3º Word Champion for Cadets and Juniors, disputado entre os dias 8 a 11 de junho, em São Paulo.O karateca foi descoberto pelo projeto social da prefeitura, que oferece aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas no Parque de Eventos da cidade, localizado na Rua Baronesa de Mesquita, s/nº, Cosmorama, como o Karatê. “Esse atleta entrou aqui há cinco anos como inicinate, e hoje é uma grande promessa do esporte para o Brasil. Hoje ele é faixa marrom e no final do ano fará o teste de mudança de faixa, visando conquistar a faixa preta. Tenho muito orgulho de treiná-lo”, disse o mestre Dilson Moraes, responsável pelas aulas de Karatê do projeto.Antonio foi o segundo colocado nas categorias Kata individual, Kumitê em equipes, e Kumitê em revezamento.
“Fico feliz em ver meu treinamento conquistando resultados positivos. Agora vou esperar pelos campeonatos sulamericano, em setembro, e brasileiro, em novembro”, explicou o atleta que também já foi campeão estadual, e coleciona mais de quinze títulos. Mesmo com grandes conquistas no esporte, o atleta também precisa lutar contra as dificuldades que enfrenta para participar das competições. “Só tenho apoio da minha família. Para participar do mundial, fiquei durante meses vendendo cosméticos com ajuda da minha mãe. Se eu conseguir um apoio ou patrocínio, irei muito mais longe”, afirmou Antonio, que é federado pela Federação Estadual de Karatê Interestilo do Rio de Janeiro (FEKI-RJ). Atualmente setenta alunos, a partir dos seias anos, participam das aulas gratuitas de Karatê no Parque de Eventos de Mesquita.

MESQUITA FORMA NOVAS TURMAS DO CRAS DE ROCHA SOBRINHO

A Secretaria Municipal de Assistência e Trabalho (Semas), promoveu, no último dia 15, a formatura de 12 alunos que cursaram a oficina de cozinha, 19 alunos da oficina de depilação e 27 alunos da turma de pintura em tela, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Rocha Sobrinho, Av. Coelho da Rocha, 1426. A subsecretaria de Assistência Social e Trabalho, Márcia Brandão, participou da cerimônia de entrega dos certificados e destacou a importância das oficinas gratuitas para o município. “É uma grande satisfação para mim, para os professores e toda equipe envolvida. É a certeza de um trabalho concretizado.


Muitos iniciam o curso, param no meio do caminho e acabam desperdiçando a chance de receber no final das nossas oficinas um certificado que abre portas para a vida profissional. Todas as Oficinas Profissionalizantes de Geração de Renda e Trabalho oferecidas gratuitamente nos Cras têm como objetivo contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos moradores de Mesquita, que passaram a ter mais uma oportunidade de acesso ao aprendizado de uma profissão, e inclusão,” declarou a subsecretaria.


Através de um amigo, o jovem Márcio Oliveira Viana ficou sabendo da oficina de pintura em tela e mesmo sendo professor de desenho, não perdeu a chance de se inscrever. “No começo fiquei com receio de não ser bem aceito por ser professor de desenho, mas pensei bobagem. Fui muito bem recebido por toda turma e principalmente pelo professor da oficina de pintura, Jerry Luciano. Sempre estamos aprendendo a cada momento e foi em busca de aprimorar meus desenhos que fiz minha inscrição. Estou muito satisfeito com o curso onde tive a todo o momento o professor ao meu lado me dando dicas. É difícil encontrar cursos que os professores consigam dar atenção a toda turma de forma igualitária e aqui eu vi isso. Já penso até na inscrição da minha próxima oficina que será de cozinheiro”, contou entusiasmado. As inscrições para as oficinas profissionalizantes gratuitas são realizadas no Centro de Educação e Cidadania - CECI, Estrada Feliciano Sodré, 2931, Juscelino, das 9h às 17h. Para se inscrever é necessário documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

terça-feira, 13 de julho de 2010

MESQUITA FORMA ALUNOS NOS CRAS DE JUSCELINO E JACUTINGA

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Assistência e Trabalho (Semas), promoveu no último dia 07 de julho, a formatura 27 alunos inscritos no curso de cabeleireiro, manicure e pedicure, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Juscelino e a tarde, mais uma turma de 18 alunos do curso de confeitaria e 15 de oficina de bijuteria do Cras de Jacutinga.



Aluna do curso de cabeleireiro, Ingrid Caroline, 13 anos, estava radiante com a formatura. “Conheci o curso através da minha mãe que participou da turma de 2009 e gostei. Nas férias eu ia para as aulas com minha mãe e adorava. Em fevereiro quando abriu inscrição para o curso, eu logo me inscrevi. Já faço escova, faço tintura, corto o cabelo da minha mãe, da minha madrinha e até já fiz o cabelo da inspetora da escola onde estudo. Com 13 anos eu já tenho um certificado de conclusão de curso de cabeleireiro, estou muito feliz por isso”, contou a jovem.

As aulas dos cursos aplicados nos Cras são gratuitas e abertas a homens, mulheres, jovens e idosos. O aposentado Ruy Candido da Rocha ficou sabendo do curso através de um programa de rádio. Eu tenho 68 anos, há 13 estou aposentado e nunca fiquei parado, sempre procurei não ficar encostado esperando a vida passar. Fazer este curso de cabeleireiro foi ótimo pra mim, descobri que mesmo na terceira idade sou capaz de aprender ainda. Além de aprender uma nova profissão, consegui despertar o interesse em minha esposa, em fazer inscrição na próxima turma de confeitaria”, disse o único homem da turma.

A ex-aluna Maria Angélica era outra que não conseguia esconder sua satisfação. Ela fez curso de cozinha industrial e auxiliar de escritório e já está trabalhando. “Quero agradecer a Deus por essa oportunidade. Me esforcei e hoje estou trabalhando. É uma vitória”, disse. Ceridaura Rodrigues Barbosa, 38, fez dois cursos simultaneamente: confeitaria e bijuteria (que também dá noções de bordado). Ela estava na fila de espera do Cras para inclusão no Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), para receber o recurso da cesta básica. Ao ingressar nos cursos ela tomou a iniciativa de pedir que fosse excluída da fila de espera. “Com a soma do trabalho que já realizava e com a renda gerada com o que aprendeu a fazer, não precisa mais entra no programa”, contou a subsecretária Márcia Brandão. Maria Helena Garcia da Silva Medeiros assegurou que superou a depressão depois que passou a ingressar no curso de bijuteria. Atualmente, ela é instrutora do mesmo curso no projeto social da Empresa Sonoleve, em Nova Iguaçu.

Todos os alunos receberam certificado de conclusão dos cursos. A partir do próximo dia 19 de, estarão abertas novas inscrições para as oficinas profissionalizantes no Centro de Educação e Cidadania - CECI, Estrada Feliciano Sodré, 2931, Juscelino, das 9h às 17h.