sexta-feira, 17 de junho de 2011

Defesa Civil atua em sintonia com a população

Em Mesquita, a Secretaria de Defesa Civil (Semdec), além de atuar com ações preventivas, desenvolve diversos projetos sociais na cidade. Um deles é o curso de Agente de Defesa Civil Mirim, que está na sua décima edição. A atividade que é oferecida desde 2005 já formou mais de mil alunos na faixa etária dos 8 a 16 anos.


Os jovens recebem uniformes e aprendem sobre cidadania, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis (DST), acidentes domésticos, primeiros socorros e civismo. Após a conclusão do curso, todos recebem certificado em uma emocionante formatura com honras militares. As aulas são ministradas por agentes da Semdec durante o período de três meses, duas vezes por semana.

Outro projeto de sucesso, também oferecido pelos agentes de Defesa Civil de Mesquita é a Escolinha de Futebol, que foi criada com o objetivo resgatar os jovens da ociosidade. A prática do esporte e atividades alternativas, segundo os agentes, funcionam como fonte de melhoria do nível de vida, relações com a família e com a comunidade.

As aulas de futebol de campo acontecem nos turnos da manhã e da tarde. Os alunos participam de torneios no município e aqueles que apresentam um bom desempenho, são encaminhados para clubes esportivos. Participam do projeto cerca de 50 alunos, também entre 8 a 16 anos.

De acordo com o secretário da Semdec, Mauro Furtado, as atividades foram criadas para proporcionar interatividade entre os jovens. “Todos os projetos são desenvolvidos no período extra-escolar, como complemento das atividades educacionais. Nossa meta é aproximar cada vez mais a sociedade do governo, além de auxiliar na formação de cidadãos de bem”, finaliza o secretário.

Outra ação social da Semdec é a criação dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec), que desenvolvem trabalhos com grupos de voluntários da sociedade civil. Os voluntários são formados com o objetivo de detectar áreas de riscos na comunidade que vivem, para atuarem em casos de situações de desastres. No Bairro Chatuba existem dois pólos que funcionam nos espaços da Associação de Moradores ABC, que fica na Rua Marques Canário, s/nº, e na ONG Luz da Baixada, localizada na Rua Lídia, nº 357.

Os interessados em participar dos projetos devem se inscrever na sede da Semdec, localizada na Avenida Coelho da Rocha, nº 1426, em Rocha Sobrinho, das 9h às 17h, portando documento de identidade e comprovante de matrícula escolar, e aguardar convocação. Todos os candidatos devem estar matriculados em escolas.

(Fotos: J.C Marinho)

0 comentários:

Postar um comentário