terça-feira, 7 de junho de 2011

MESQUITA INAUGURA GALPÃO DE COLETA SELETIVA ZILDA ARMS




FOTOS: JC MARINHO






O prefeito de Mesquita, Artur Messias em companhia do vice-prefeito, Paulinho Paixão e da secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Perobelli, inaugurou na última sexta-feira (03/05), em clima de festa, o Galpão de Reciclagem de Resíduos Sólidos Zilda Arns, na Rua Bráulio, s/nº, esquina com Rua Cesário, no Bairro Santo Elias. Mais dois galpões serão inaugurados, sendo na próxima sexta-feira, dia 10, às 18h, o Galpão de Reciclagem de Resíduos Sólidos Secretária Cássia Valéria, na Rua Mercúrio, Centro e no dia 17, no mesmo horário, o Galpão de Reciclagem de Resíduos Solídos Doroty Stong, na Rua Magno de Carvalho, s/nº, Bairro Chatuba.

Financiados através do Ministério das Cidades e pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os novos galpões vão abrigar o Projeto Coleta Seletiva Solidária, que atende mais de seis mil residências no município. A iniciativa resultará na retirada de cerca de 200 toneladas de lixo das ruas da cidade.

O evento, que teve a participação do grupo de pagode, Nosso Querer, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador, André Taffarel e os vereadores, Eduardo Costa e Marcelo Biriba; subsecretário estadual de Meio Ambiente, Gelson Serva; padre André, da paróquia de Santo Elias; pastor Nelson Daniel dos Santos; catadores da Catadores da Coleta Solidária; a presidente da Cooperativa de Catadores de Santo Elias, Hada Rúbia e moradores do bairro. Segundo Kátia Perobelli, a implantação do Projeto Coleta Seletiva Solidária, transformou Mesquita em cidade modelo, com reconhecimento nacional. “Fazemos políticas públicas visando o bem comum, porque temos um prefeito com o coração ambiental”, disse a secretária. Artur Messias, durante a inauguração, lembrou o quanto é importante cada um fazer a sua parte. “O meio ambiente é responsabilidade de todos”, afirmou.

Segundo a secretária, Kátia Perobelli, o nome dos três galpões foram escolhidos através do catadores. Zilda Arms, Formada em medicina pela UFPR, aprofundou-se em saúde pública, pediatria e sanitarismo, visando a salvar crianças pobres da mortalidade infantil da violência seu contexto familiar e comunitário. Zilda encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe. Em maio de 2008, Mesquita inaugurou seu primeiro galpão de reciclagem: Galpão de Coleta Seletiva Chico Mendes, em Rocha Sobrinho, uma homenagem ao líder sindical e seringueiro.

Antes de implantar os galpões, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam) promoveu três audiências públicas para ouvir a opinião e sugestões dos moradores dos bairros contemplados com o projeto. Cada galpão terá capacidade para receber 20 novos catadores, que serão responsáveis pela triagem dos materiais recicláveis. Eles farão parte de cooperativas, integradas no Projeto Coleta Seletiva Solidária. Criado pela prefeitura em 2005. O projeto envolve catadores e cooperativas. O projeto, além de proteger o meio ambiente, gera trabalho, renda e estímulo à participação da comunidade. que tem o patrocínio da Petrobrás e o apoio do SEBRAE,

COLETA PREMIADA

O projeto que tem o patrocínio da Petrobrás e o apoio do SEBRAE, ganhou reconhecimento fora da cidade. A Coleta Seletiva Solidária da Prefeitura de Mesquita já foi contemplada com seis prêmios. O primeiro foi no ano de 2007, onde conquistou o primeiro lugar no 3º Prêmio CEBDS de Desenvolvimento Sustentável, entre trezentos outros projetos.A Coleta Seletiva Solidária foi eleita como melhor trabalho desenvolvido no Brasi, na categoria Administração Pública.

Em março de 2008, Mesquita foi contemplada com o prêmio Atitude Sustentável, oferecido pela Câmara do Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, e também com o prêmio de Melhores Práticas de Gestão do Dinheiro Público, oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O projeto ficou em 7º lugar entre os 10 que foram premiados.

No ano de 2009 conquistou o prêmio de Melhores Práticas da Caixa Econômica Federal, e em 2010 ganhou os prêmios Mulher de Negócios do SEBRAE, onde a primeira colocada foi a catadora Vânia Gomes da Associação Esperança de Catadores de Mesquita, e o terceiro lugar ficou com a também catadora mesquitense Hada Rúbia da Silva. O prêmio Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) foi oferecido para a Cooperativa de Catadores Coopcarmo, que tirou a primeira colocação.

0 comentários:

Postar um comentário