sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mesquita antecipa comemoração do Dia da Baixada

Fotos: Luiz Alan

A cidade mais nova da Baixada Fluminense saiu na frente e abriu hoje, dia 27, as comemorações pelo Dia da Baixada, celebrado oficialmente no dia 30 de abril. A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel) preparou na Praça Elizabeth Paixão, no Centro, uma exposição fotográfica de fotos antigas de Mesquita e dos 13 municípios que compõem a região, das 10h às 21h.

O evento à céu aberto também contou com apresentações de dança e de um grande baile popular com música ao vivo, que chamou a atenção de todos que passaram pelo local. Para a secretária da Semctel, Márcia Braga, celebrar o Dia da Baixada tem como objetivo festejar os valores históricos e culturais da região. “A exposição fotográfica é composta por acervos próprios da prefeitura. Essa divulgação proporciona a população mesquitense a ter acesso a esses bens culturais. Somos uma região rica e com grandes artistas por aqui”, disse. 

Morador de Mesquita há 43 anos, o aposentado Ronildo Guimarães, 73, disse que a cidade se desenvolveu muito nos últimos anos. “Temos muitos motivos para comemorar o Dia da Baixada, principalmente os jovens. Mesquita se emancipou há pouco tempo e a cidade conquistou grandes melhorias. Agora, cabe aos jovens conservarem”, comentou.

Mesquita abre 300 vagas para cursos de informática

A Prefeitura de Mesquita abriu novas oportunidades para os munícipes que procuram qualificação profissional. Através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas), estão abertas 300 vagas de cursos gratuitos de informática.

Os cursos serão ministrados nos Telecentros de Banco de Areia, que fica na Rua Bicuíba, n° 48; Telecentro Santa Rita, na Rua Almirante Batista das Neves, n° 30, na Chatuba; Telecentro Dinâmica, localizado na Avenida Coelho da Rocha, n° 1426, em Rocha Sobrinho; Telecentro de Jacutinga, na Rua Delfina Borges, n° 552 e no Telecentro Juscelino, instalado na Avenida São Paulo, n° 465.

Cada pólo disponibiliza 50 vagas para o curso básico e 10 para o chamado “básico II”, que é voltado para a formação profissional. Em cada uma das unidades também haverá turmas especiais para crianças de 10 a 14 anos e para adultos maiores de 50.

Para realizar a matrícula é necessário levar cópia do documento de identidade ou da certidão de nascimento e um comprovante de residência. Os interessados devem morar em Mesquita, ter mais de 10 anos e saber ler e escrever.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Morte de Dicró deixa Mesquita Triste e de Luto

Foto: Zaqueu Batista / Arquivo 2010


Mesquita amanheceu triste hoje (26). A morte do cantor e compositor, Carlos Roberto de Oliveira, o Dicró, 66, um dos mais ilustres mesquitenses¸ fez o prefeito Artur Messias (PT), decretar Luto Oficial na cidade por três dias. Portador de Diabetes, Dicró morreu em decorrência de um infarto, no Hospital de Magé, na Baixada Fluminense. Seu sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita.

Irreverente, Dicró nunca escondeu suas origens. Nasceu em Mesquita, no dia 14 de fevereiro de 1946, na época, distrito de Nova Iguaçu. Cresceu no Bairro Jacutinga e fez muitos amigos pela cidade, muitos, no Bairro Chatuba, citado em uma de suas conhecidas canções: “Preciso morar, num lugar onde ninguém em perturba, ah, vou morar na Chatuba”...

Desde cedo, Dicró frequentava as rodas de samba e numa delas, conheceu o compositor, Sérgio Fonseca, também mesquitense (Vários artistas gravaram composições de Sérgio Fonseca, entre eles Xuxa, Elizeth Cardoso, Jorge Aragão; Zeca Pagodinho, Alcione, Leci Brandão, Originais do Samba, Helena de Lima Mestre Marçal, Zé, Léo Jaime, Angélica, Elson do Forrogode Eliana Pittman. Mais de 200 músicas gravadas). Fonseca é o responsável pelo apelido Dicró, que o fez famoso e encheu de orgulho os moradores de Mesquita (cerca de 190 mil habitantes).

Criado em terreiro de macumba, Dicró, rapidamente tornou-se compositor e passou a integrar as alas das escolas de samba, Beija Flor de Nilópolis e Grande Rio de Duque de Caxias .Logo, foi abraçado pelos veteranos cantores: Moreira da Silva e Bezerra da Silva, formando o trio da “malandragem”.
O Filho de Mesquita marcou uma era. Suas composições alegres, mescladas de brincadeiras, não só mexeram com sogras, mas serviram de incentivo para “catucar” governantes e provocar a revitalização de uma das mais poluídas praias do Rio de Janeiro, a Praia de Ramos. Dicró fez rimas e muitas histórias.

Mesquita realiza formatura de curso do TCE

O município de Mesquita sediou na última quarta-feira, dia 25, a cerimônia de formatura dos alunos da Escola de Contas e Gestão (ECG), curso oferecido pelo Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) voltado para capacitação de servidores municipais na área de gestão pública. Ao todo, se formaram no curso 304 servidores de 17 municípios da Região Metropolitana, sendo 41 da Prefeitura de Mesquita. Antes da entrega oficial dos diplomas os participantes assistiram uma palestra ministrada pelo mestre em administração pública e analista de controle externo do TCE-RJ, Marconi Canuto Brasil, sobre “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”.

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade, no Centro e contou com a presença do prefeito da cidade, Artur Messias, o presidente da Câmara de Vereadores de Mesquita, André Taffarel, a diretora geral da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Paula Alexandra Nazareth, representando o presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho, além de João Paulo Lourenço, coordenador geral de capacitação a ECG, secretários municipais, vereadores, entre outros. Na ocasião o presidente do TCE foi homenageado pelos projetos inovadores que vem desempenhando a frente do tribunal, sendo condecorado pelo Poder Legislativo de Mesquita com o título “Cidadão Mesquitense”. Por motivos de saúde, Jonas Lopes não pode comparecer ao evento e recebeu a honraria pelas mãos do coordenador geral de capacitação a ECG.

Para o prefeito de Mesquita, o projeto oferece de forma descentralizada uma formação de qualidade para o aperfeiçoamento do serviço público. “Esse formato itinerante dos cursos disponibiliza maior mobilidade ao servidor aproximando o TCE às prefeituras. É importante ressaltar que a temática dos cursos é exatamente a vivência do cotidiano no serviço público, mostrando e aperfeiçoando na teoria o que os servidores aplicam na prática. Mesquita sempre terá as portas abertas para esse tipo de projeto, inovador, dinâmico e eficiente”, garante Artur Messias.


Mesquita foi à cidade escolhida pelo TCE para sediar as aulas da primeira etapa dos cursos 2012 da ECG. As aulas começaram no mês março e aconteceram na sala de cinema Zelito Viana, na sede da prefeitura, no Centro. Ao todos seis cursos foram oferecidos: licitações e contratos administrativos, gestão pessoal, controle interno, lei de responsabilidade fiscal com ênfase em orçamento público, prestação de contas e gestão de convênios. Agente da guarda municipal de Mesquita há 4 anos, Talita Pinho de Oliveira, de 25 anos, aproveitou a chance e conseguiu concluir cinco dos seis cursos oferecidos. “Só deixei de fazer um dos cursos porque não tinha mais vaga. Foi uma experiência muito enriquecedora tanto para minha profissão e como para minha vida pessoal, pois pude conhecer melhor o funcionamento de algumas áreas do serviço público”, disse a guarda da municipal.

Segundo o TCE, os cursos promovidos pela ECG visam além de capacitar melhor os servidores sobre os processos e normas exigidas na fiscalização, também aproximar o tribunal à realidade de cada município e facilitar o acesso aos servidores aos projetos do TCE. “Todos os docentes que ministram os cursos são os mesmo que fiscalizam as contas das prefeituras. Dessa forma, eles conhecem melhor cada município e suas necessidades e com isso, podem orientar melhor. Levar os cursos em cada região facilita o acesso dos servidores às oportunidades em fazer um curso que enriquecerá ainda mais seu desempenho do trabalho”, afirma João Paulo Lourenço.As outras etapas dos cursos da ECG serão realizadas até o final do ano nas regiões Serrana, próxima a receber o projeto, Sul Fluminense, Norte e Noroeste e por último a Região dos Lagos. Os servidores que quiserem fazer outros cursos, o TCE disponibiliza na sede da ECG, em Niterói, mais de 40 opções, todos voltadas para administração e gestão pública. Mais informações pelo site http://www.ecg.tce.rj.gov.br/


Fotos: Luiz Alan
1 - Diretora geral da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Paula Alexandra Nazareth ao lado do prefeito de Mesquita, Artur Messias, João Paulo Lourenço, coordenador geral de capacitação a ECG.

2 - Uma das formandas, Talita Pinho ao lado da diretora da ECG Paula Alexandra Nazareth e o prefeito de Mesquita, Artur Messias.










terça-feira, 24 de abril de 2012

Mesquita comemora o dia da Baixada

O dia da Baixada, celebrado no dia 30 de abril, não poderia passar em branco em Mesquita. A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel) do município preparou uma programação especial para comemorar a data. Durante todo o dia 27 de abril (sexta-feira) haverá atividades gratuitas na Praça Elizabeth Paixão, s/n, Centro. O evento se inicia às 10h com exposições de fotos da Baixada e fotos históricas de Mesquita. Às 15h haverá apresentações culturais de teatro, danças e "cosplay", na qual pessoas se caracterizam de personagens das histórias em quadrinhos. Para fechar os festejos do dia, às 18h, o evento contará com a apresentação do cantor Zelito Show.

Educadores de Mesquita participam de visita guiada em pontos históricos da cidade


Os profissionais de rede de Educação de Mesquita vão conhecer a cidade a fundo. Através do projeto Circuito Histórico Cultural, os professores coordenadores pedagógicos (PCPs) e docentes participam de uma aula guiada em locais que marcaram a história da cidade. O projeto está em sua terceira edição e é organizado pela secretaria de Educação (Semed). O objetivo é proporcionar os profissionais da rede um pouco mais de conhecimento sobre o município onde trabalham.

Durante o circuito histórico, que acontecerá nos dias 4 de maio (sexta-feira) e 22 (terça-feira), serão visitados locais que guardam a memória da cidade e informações importantes da história local, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo. As aulas em formato de passeios proporcionarão aos profissionais uma melhor compreensão da realidade dos seus alunos, através da história local e da interdisciplinaridade.

Os educadores conhecerão locais que fizeram parte do desbravamento das terras dos indígenas que viviam no território mesquitense, além de lugares habitados por imigrantes portugueses que desejavam colonizar as terras, e que possuem uma forte presença dos negros africanos que contribuíram com sua mão-de-obra e para erguer uma empresa colonial.

As aulas serão ministradas às 07h30 e às 13h30. O planejamento do roteiro conta com a visitação do Paço Municipal, espaço urbano que abrigou na década de 40 a metalúrgica de grande porte BRASFERRO que contribuiu para o desenvolvimento fabril, e onde atualmente abriga a Praça dos Três Poderes do município. A estação ferroviária de Mesquita, inaugurada em 29 de março de 1858 e que transportou nessa ocasião o Imperador D. Pedro II; a Antiga Capela da Fazenda da Cachoeira, fundada antes de 1731 por Manuel Corrêa Vasques, proprietário do engenho de açúcar da Cachoeira; além da Gleba Modesto Leal, localizada em uma área verde com 1.100 hectares de Mata Atlântica, que em junho de 2004 foi oficializado como primeiro geoparque do Brasil. O local abriga um antigo casarão que foi sede da fazenda no século XIX.

Fotos: Divulgação/Semed

Mesquita forma 263 alunos em cursos de informática

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação de Mesquita (CDTI) realizou na última sexta, dia 20 de abril, a formatura de 263 alunos nos cursos de informática dos telecentros de Inclusão Digital da Casa Brasil, Sala Verde e Biblioteca Municipal.

O projeto, que é gratuito, certificou para os módulos básico I, básico II e avançado de Windows e Linux, além de montagem e manutenção de micros. Os cursos tiveram duração de três meses e possibilitam a inclusão digital e profissional dos alunos e conta com a participação de jovens, adultos e idosos.

A cerimônia aconteceu na Sala Popular de Cinema Zelito Viana e contou com a participação do coordenador da CDTI, Paulo Renato de Souza; do secretário de Administração (Semad), Altamir Gomes, que representou o prefeito Artur Messias; a instrutora dos telcentros, Bárbara de Menezes; representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam), Débora Gusmão e como representante da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), Débora Pereira.

Na oportunidade Paulo Renato ressalta a importância da capacitação em informática e de como se sente orgulhoso pelo sucesso dos cursos. “A participação da população desperta a sensação de dever cumprido. Esses cursos, além de capacitar e incluir os alunos no mundo digital é um diferencial no mercado de trabalho", disse ele.

Para o formando, Uilton dos Santos da Silva, de 44 anos, que concluiu o módulo básico I no telecentro Casa Brasil, ter feito o curso vai possibilitar mais oportunidades. “No início foi muito difícil, mas com o passar dos dias fui me adaptando. Aprendi bastante coisa, inclusive a entrar na internet. Acredito que o curso vai me ajudar também a conseguir um emprego", afirmou com empolgação.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mesquita prorroga inscrições e prova do concurso público

A secretaria de Administração (Semad) modificou o calendário do 5º Concurso Público da Prefeitura de Mesquita. As inscrições presenciais, realizadas na sede da prefeitura, na Rua Arthur de Oliveira Vecci, nº120, Centro, agora podem ser feitas até o dia 4 de maio (sexta-feira), das 9h às 16h, e pela internet serão aceitas até o dia 6 (domingo), através do endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br/.

As alterações também se estendem para a data de pagamento da taxa de inscrição, que antes tinha vencimento dia 24 de abril, passando para o dia 7 de maio (segunda-feira). As provas objetivas foram transferidas para 20 de maio, um domingo depois da primeira data divulgada. Para o secretário da Semad, Altamir Gomes, a prorrogação foi necessária, pois muitos candidatos solicitaram um prazo maior para se inscrever. “Muitos contestaram que o prazo de inscrição estava curto e que a data de pagamento caía no fim do mês. Por isso, decidimos estender os prazos para dar oportunidade para mais pessoas participarem”, afirma.

As datas de divulgação do gabarito e do resultado final, marcadas para 21 de maio e 6 de junho, respectivamente, não foram alteradas.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mesquita sedia reunião sobre Olimpíadas da Baixada 2012

Mesquita sediou nesta terça-feira, dia 17, a segunda reunião que estabeleceu os preparativos das Olimpíadas da Baixada 2012, organizada pelo jornal O Dia. O encontro que foi liderado pelo organizador do evento, Antonio Carlos Prazeres, contou com a presença do subsecretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita, Ulisses Sampaio e de representantes dos treze municípios da Baixada Fluminense.


As Olimpíadas da Baixada 2012, que este ano completa sua 14ª edição, acontece entre 2 e 22 de julho e contará com competições de futsal, futebol de campo, handebol, atletismo, basquete, natação, voleibol e xadrez, nas categorias sub 14 e sub 17 masculino e feminino. De acordo com Ulisses Sampaio, Mesquita vai participar de todas as competições. “Ficamos em 2010 e 2011 com o terceiro lugar geral, mas esse ano vamos trabalhar para alcançar o primeiro lugar”, disse o subsecretário.



Segundo Antonio Carlos Prazeres, cerca de 2.800 atletas são esperados no evento deste ano. “Existem muitas empresas de grande porte instaladas na Baixada Fluminense que poderiam participar do projeto. Espero que nos próximos anos, com mais apoio, possamos ampliar as Olimpíadas da Baixada e assim, inserir cada vez mais jovens no universo esportivo”, concluiu ele. Mesquita sediará as competições de natação, no dia 14 de julho (sábado), na piscina do Tênis Clube de Mesquita, que fica na Rua Arthur de Oliveira Vecci, nº 290, Centro.


Foto: J.C. Marinho

Mesquita abre 461 vagas para cursos gratuitos de informática

A Prefeitura de Mesquita, através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação realiza inscrições a partir do dia 24 de abril (terça-feira) para cursos de informática gratuitos nos telecentros de Inclusão Digital. As vagas são para os módulos básico e avançado de Windows e Linux (449) e manutenção de micros (12).

Os interessados devem comparecer até o dia 27 de abril (sexta-feira) nos telecentros Casa Brasil, na Praça Darcy Ribeiro s/n Edson Passos; Biblioteca Municipal, na Rua Artur de Oliveira Vecchi, 260, Centro e na Sala Verde, na Rua Mister Watkins, 142, Centro. O atendimento é das 9h às 17h.

Para se inscrever é necessário comprovante de residência, identidade e uma foto 3X4. Os candidatos devem ter a partir de 12 anos. Os interessados em cursar as oficinas avançadas é necessário terem certificação em informática básica. As aulas começam dia 2 de maio (quarta-feira) com duração de 2 meses. Todos os alunos que concluírem o curso recebem certificado.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mesquita realiza Festival Esportivo

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel), realiza nos dias 26, 27 e 28 de abril, o Festival Esportivo. Com competições de vôlei, basquete e atletismo, o festival será realizado na Vila Olímpica de Mesquita, localizada na Avenida Baronesa de Mesquita s/n°, Cosmorama, às 8h.

Para a realização do “Festival”, as competições serão divididas nas categorias masculino e feminino sub 14 e sub 17. As disputas de atletismo abrem o evento no dia 26. No dia 27, basquete e no dia 28, as partidas de vôlei encerram as atividades.

As inscrições estão abertas para os jovens de 12 a 17 anos. Os interessados em disputar as partidas de basquete e vôlei devem se inscrever até o dia 15 de abril (domingo), já os corredores, as inscrições vão até o dia 26 (quinta-feira) na Vila Olímpica. Mais informações: 2696-2650 ou 2792- 7925.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Atores globais aderem campanha sobre autismo em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita realiza hoje, dia 9 de abril, a exibição do filme "Meu filho, meu mundo", pelo Dia Mundial de Consciência Sobre o Autismo, que é celebrado todo dia 2 de abril, visando a sensibilização do governo e da sociedade civil a uma discussão sobre a realizadade dos autistas. A causa foi abraçada pelos atores globais Rony Krivat, do elenco de Fina Estampa e Bruno Gissoni, de Malhação. Ambos confirmaram presença na campanha mesquitense.

A atividade é uma iniciativa da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mesquita (Cordef) em parceira com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel). O longa metragem de 137 minutos, conta a história do menino Raun, que quando nasceu era saudável e feliz, mas com o passar dos meses, seus pais começam a observar que havia algo estranho com ele. Um dia, receberam a confirmação de que o menino era autista. Eles então decidem entrar no mundo da criança, acreditando que somente o amor poderia salvá-lo.

A produção americana será exibida às 18h, no espaço da Escola Municipal Professor Marcos Gil, que fica na Estrada Feliciano Sobre, nº 2315, no Centro. A entrada é aberta ao público.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tribunal de Contas do Estado realiza palestra em Mesquita

Mesquita sediou nesta terça-feira, dia 3 de abril, a palestra “Regras de Final de Mandato Sob Ótica da Lei de Responsabilidade Fiscal”, ministrada pelo Inspetor Geral de Administração de Contas e Financeira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Sacramento.

A atividade foi voltada para os 270 alunos inscritos no projeto Escola Itinerante do TCE, que teve início no dia 5 de março em Mesquita. Além do prefeito Artur Messias e de todo seu secretariado, o evento teve a participação de gestores das cidades de Paracambi, São João de Meriti, Japeri, Guapimirim, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Vassouras, Queimados, Nilópolis, Miguel Pereira, Seropédica, Duque de Caxias, Carapebus e Mendes. Entre as autoridades do TCE, se destacaram o secretário Geral de Controle Externo, Gino Cardoso e o coordenador Geral da Escola de Contas e Gestão, João Paulo Lourenço.

Sérgio Sacramento abriu a palestra elogiando toda a estrutura que Mesquita preparou para receber os alunos. “Estamos fechando com chave de ouro. Fico muito feliz em ver o plenário cheio e composto por pessoas de diversas cidades. Parabenizo o prefeito Artur Messias pela excelente organização e acolhimento exemplar”, enfatizou. Para o controlador do município de Mendes, João da Silva Pinto, participar do curso é sempre interessante. “Aprendi muitas coisas novas. Já estou no ramo da administração pública há nove anos e mesmo assim sempre há algo novo a acrescentar. E para os que estão chegando agora é ainda mais importante”, comentou o aluno.

Já Neide Aparecida, que é coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mesquita, afirmou que os conceitos foram passados com grande clareza pelos professores. “As aulas foram muito dinâmicas e nada cansativas. Fiquei impressionada com a facilidade que os professores do TCE tiveram para passar o conteúdo”, explicou.

O TCE ofereceu em Mesquita cursos de Licitações e Contratos Administrativos; Gestão de Pessoal; Controle Interno; Lei de Responsabilidade Fiscal com Ênfase em Orçamento Público; Prestação de Contas, Tomada de Contas, Tomada de Contas Especial e Gestão de Convênios. As aulas acontecem até o dia 20 de abril (sexta-feira), no auditório da Prefeitura de Mesquita, das 9h às 17h. A formatura será no dia 25 de abril.

Fotos: Zaqueu Batista

Mesquita abre inscrição para concurso público

A Prefeitura de Mesquita abre na próxima segunda-feira (9), inscrições para mais um concurso público que preencherá 184 vagas para níveis médio, técnico e superior, com salários que podem chegar até R$ 2.809. As inscrições para 5º processo seletivo de Mesquita podem ser feitas pela internet, através do site http://concursos.biorio.org.br até o dia 22 de abril ou no posto de atendimento da Fundação BioRio, organizadora do concurso, até o dia 20 de abril, localizado na sede da prefeitura (no acesso ao estacionamento), na rua Artur de Oliveira Vecchi, 120, no Centro, de Mesquita, das 9h às 16h.

De acordo com o edital publicado no último dia 2 abril, o concurso prevê oportunidades para diversos cargos, como, Procuradoria Geral, Guarda Municipal, Agente de Defesa Civil, Professor de nível I (Educação Artística –Música) e nível II (Educação Especial), Advogada, Assistente Social, Pedagogia, Técnico em Contabilidade, Técnico Ambiental, Comunicador Social, Engenheiro Civil e Florestal, Arquiteto, Bibliotecário, Técnico em Informática, Técnico Tributarista, Fiscal de Obras, Fiscal de Postura, Contador, entre outros.

O edital garante ainda que 20% das vagas sejam destinadas para cota racial e indígenas e 5% para portadores de necessidades especiais. “Esse concurso será uma grande oportunidade para quem quer ingressar na carreira como servidor público de Mesquita. A previsão é de que a convocação para alguns cargos seja feita ainda esse ano, como no caso de Agente Administrativo e o restante já no próximo ano. Para alguns cargos os aprovados preencherão o cadastro de reserva e serão convocados conforme a demanda, já que o concurso tem validade de 2 anos”, garante o secretário municipal de Administração, Altamir Gomes Pinheiro.

Após efetuar a inscrição o candidato deverá imprimir o boleto bancário para pagamento de acordo com o cargo escolhido: para nível médio e técnico o valor é de R$ 30 e nível superior R$ 65. A retirada dos cartões de confirmação poderá ser feita pela internet a partir do dia 3 de maio. No caso de candidatos que fizeram a inscrição no posto de atendimento, os cartões serão enviados pelo correio, também a partir dessa data.

As provas objetivas serão realizadas no dia 13 de maio. Para cargos de Agente da Defesa Civil e Guarda Municipal, além da prova objetiva será exigida avaliação física, que será realizada nos dias 16 e 17 de junho. A divulgação do resultado final será publicada no dia 29 de junho. Durante o processo seletivo os candidatos poderão ainda esclarecer dúvidas através da Central de Atendimento pelo telefone (21) 3525-2480 das 9h às 18h ou pelos emails: mesquita2012@biorio.org.br e concursos@biorio.org.br.