terça-feira, 24 de abril de 2012

Educadores de Mesquita participam de visita guiada em pontos históricos da cidade


Os profissionais de rede de Educação de Mesquita vão conhecer a cidade a fundo. Através do projeto Circuito Histórico Cultural, os professores coordenadores pedagógicos (PCPs) e docentes participam de uma aula guiada em locais que marcaram a história da cidade. O projeto está em sua terceira edição e é organizado pela secretaria de Educação (Semed). O objetivo é proporcionar os profissionais da rede um pouco mais de conhecimento sobre o município onde trabalham.

Durante o circuito histórico, que acontecerá nos dias 4 de maio (sexta-feira) e 22 (terça-feira), serão visitados locais que guardam a memória da cidade e informações importantes da história local, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo. As aulas em formato de passeios proporcionarão aos profissionais uma melhor compreensão da realidade dos seus alunos, através da história local e da interdisciplinaridade.

Os educadores conhecerão locais que fizeram parte do desbravamento das terras dos indígenas que viviam no território mesquitense, além de lugares habitados por imigrantes portugueses que desejavam colonizar as terras, e que possuem uma forte presença dos negros africanos que contribuíram com sua mão-de-obra e para erguer uma empresa colonial.

As aulas serão ministradas às 07h30 e às 13h30. O planejamento do roteiro conta com a visitação do Paço Municipal, espaço urbano que abrigou na década de 40 a metalúrgica de grande porte BRASFERRO que contribuiu para o desenvolvimento fabril, e onde atualmente abriga a Praça dos Três Poderes do município. A estação ferroviária de Mesquita, inaugurada em 29 de março de 1858 e que transportou nessa ocasião o Imperador D. Pedro II; a Antiga Capela da Fazenda da Cachoeira, fundada antes de 1731 por Manuel Corrêa Vasques, proprietário do engenho de açúcar da Cachoeira; além da Gleba Modesto Leal, localizada em uma área verde com 1.100 hectares de Mata Atlântica, que em junho de 2004 foi oficializado como primeiro geoparque do Brasil. O local abriga um antigo casarão que foi sede da fazenda no século XIX.

Fotos: Divulgação/Semed

0 comentários:

Postar um comentário