sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mesquita lança projeto “Mesquita mais Segura”

Fotos: Luiz Alan
Com objetivo de ampliar a segurança e o monitoramento nas principais vias públicas de Mesquita, o prefeito Artur Messias apresentou hoje (26) o projeto “Mesquita mais Segura”. O evento, realizado no auditório da prefeitura, na sala de cinema Zelito Viana, contou com a participação de representantes das polícias civil e militar, além da Guarda Municipal de Mesquita e empresários da região.

De acordo com o prefeito, a ideia é articular uma parceria entre governo, polícia e comércio para implementar um esquema de vigilância através da tecnologia na segurança pública com câmeras de monitoramento. Durante o encontro foram apresentados as principais metas do projeto, desenvolvido através de uma parceira da prefeitura com o Gabinete de Gestão Integrada de Mesquita (GGI) e a Guarda Municipal. “Temos percebido o crescimento espontâneo dos comerciantes em instalar câmeras de vigilância dentro dos estabelecimentos. Hoje um dos principais meios de combater a violência e os assaltos é através da denúncia e das imagens obtidas com essas câmeras, por isso é fundamental que haja uma integração entre comércio, governo e polícia, para conseguirmos gerar políticas de segurança pública e ampliar esse monitoramento também das ruas e rotas de fuga dos bandidos”, disse o prefeito.

Na primeira etapa do projeto, que ainda está em fase de análise sobre qual tipo de equipamento será utilizado e a quantidade, a instalação das câmeras de monitoramento vão beneficiar áreas como o Centro, Avenida Presidente Costa e Silva, Getúlio de Moura, Avenida União e acessos de entrada e saída da Via Light. “Um grupo de estudo com membros da área de segurança pública está avaliando quais os pontos estratégicos.A partir daí será criado um banco de dados para acesso online às imagens acessadas através da internet, com total segurança”, afirmou o coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia e Informação, Paulo Renato. ´ A previsão é que as câmeras sejam instaladas dentro de quatro meses.

Outro ponto positivo do encontro foi o anúncio da construção da sede da Rispe (Região Integrada de Segurança Pública). Segundo Artur Messias, a sede será construída pela Secretaria Estadual de Segurança onde funcionava a antiga delegacia 53º DP (Mesquita), na rua Aluísio Pinto Barros, no Centro. No local ficarão concentrados os comandos da Polícia Militar e Civil unificando todos os batalhões da Baixada Fluminense e delegacias civis. “É um importante passo para que Mesquita seja uma cidade cada vez mais segura, já que a partir da Rispe o município terá um aumento significativo de viaturas policiais aumentando a sensação de segurança da população e inibindo as ações dos criminosos”, ressaltou.

Participaram da reunião o inspetor civil da 53º DP, Luiz Cláudio, o major da PM, Morais, o comandante da Guarda Municipal de Mesquita, Sérgio Barbosa, empresários, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário