quarta-feira, 6 de junho de 2012

Mesquita recebe prêmio Prefeito Amigo da Criança pela segunda vez

Foto: Marcos Silva/Divulgação

Pela segunda gestão consecutiva o Prefeito de Mesquita, Artur Messias, ganhou o prêmio "Prefeito Amigo da Criança", na categoria Reconhecimento Pleno 2009/2012. Oferecido pela Fundação Abrinq, o prêmio foi criado em 1989 é hoje considerado como uma das maiores honrarias concedidas as instituições governamentais e não gove...rnamentais em reconhecimento as iniciativas voltadas para crianças ( 0 a 6 anos), gestantes e parturientes nas áreas de saúde, assistência social e educação.


Na primeira gestão (2005/2008), Artur Messias já havia sido homenageado com o prêmio na categoria Destaque Nacional. Para o prefeito, esse é o resultado das iniciativas aplicadas na cidade ao longo dos últimos anos voltadas para melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e gestantes. "Esse é o prêmio mais importante que um prefeito pode conquistar, porque aponta que a administração focou ações na proteção a infância e adolescência. Por alcançar esse reconhecimento duas vezes, já valeu a pena ser prefeito", disse emocionado Artur Messias.

Ao todo 1.566 municípios de todo Brasil se inscreveram, sendo escolhidos apenas 182 como os vencedores nas categorias: Boas Práticas, Reconhecimento Pleno e Destaque Nacional. Em Mesquita, entre os projetos que ganharam destaque estão o Guarda Mirim, desenvolvido pela Defesa Civil com objetivo de incentivar crianças e jovens com noções civismo através de aulas e palestras sobre legislação brasileira, prevenção a incêndio e acidentes domésticos e o projeto Guarda Cidadã, aplicado pela Guarda Municipal para desenvolver ações sócios educativas e esportivas nas comunidades e escolas. "Todos os anos enviamos relatórios detalhados dos projetos e ações que estão sendo realizadas em Mesquita. A analise da Abrinq é criteriosa e só são indicadas as cidades que realmente praticam com sucesso essas ações. Mesquita tem orgulho de estar incluída como Amiga da Criança", afirma Cristiane Pelinca, articuladora municipal do programa Prefeito Amigo da Criança/Abrinq.

Os relatórios passam uma análise junto a Abrinq que atribui a seleção em quatro etapas até o reconhecimento dos vencedores: critérios de participação, leitura e análise das informações, análise do Comitê Técnico, formado por especialistas e visitas técnicas aos municípios.

A entrega das premiações acontecerá no dia 27 de junho, no Palácio do Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião os vencedores recebem uma estatueta, diploma e a faixa de participação Prefeito Amigo da Criança.

0 comentários:

Postar um comentário