terça-feira, 24 de julho de 2012

Milhares de pessoas aproveitam o I Arraiá em Mesquita

Fotos: J.C.Marinho
A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), realizou no último domingo, 22 de julho, seu I Arraiá em Mesquita. A festa começou às 19 horas, no Paço Municipal – em frente à sede da prefeitura da cidade –, com a apresentação do Balé Municipal Dança Para Todos. Além disso, o público conferiu barracas de comidas e bebidas típicas de festas juninas, artesanato, apresentações de dança de rua e quadrilha e, para encerrar a comemoração em grande estilo, show do Grupo Pixote. Tudo de graça, atraindo milhares de mesquitenses e até mesmo moradores de municípios vizinhos. “Vim com duas amigas que moram em Rocha Sobrinho. Acho legal porque a baixada já foi um local de tradição de festas caipiras, mas parece que isso se perdeu ao longo dos anos”, valorizou a professora Carolina Silva, de 32 anos, moradora de São João de Meriti.

De fato, resgatar a tradição dos “arraiás” foi uma das intenções da secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município, Márcia Braga. “Nos anos 70, Mesquita tinha a Rua Dois, em Santa Terezinha, atual Rua Alberto Lopes de Lima, que foi pioneira em festas juninas na cidade. E essa é uma oportunidade de juntar famílias de diversos bairros para se divertirem juntas. Esses eventos promovem uma interação maior entre os mesquitenses”, lembrou Márcia, que foi à festa caracterizada de caipira. O evento contou com a participação também do subsecretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ulisses Sampaio, e do próprio prefeito Artur Messias, que fez questão de conferir o show do Grupo Pixote.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

IV Encontro para Reciclagem dos Saberes

Foto: Luiz Alan

Cerca de 120 profissionais da educação aproveitaram o período das férias escolares para se reciclarem sobre os hábitos de uma alimentação saudável. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar (SANE) realizou nos dias 17 e 18 de julho, no auditório da Escola Municipal Rotariano Artur Silva, o IV Encontro para Reciclagem dos Saberes.

As nutricionistas do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar, Simone Souza, Priscila do Carmo e Marise Fontes, a estagiária de Nutrição do 6º período da UERJ, Karine Skanci, a gerente de Projetos da Semed, Sheila Suzane e o coordenador de Educação Ambiental, Leonardo Azeredo apresentaram as palestras. O encontro, que está na sua quarta edição, realizado sempre durante o recesso das Unidades Escolares é voltado para as merendeiras e auxiliares de merenda ou cozinha das Escolas e Creches da Rede Municipal de Ensino. Além disso, cada participante que cumprir a carga horária de 180 horas do curso receberá um certificado de conclusão.

Durante o encontro foram abordadas boas práticas de manipulação, orientações técnicas, higienização de alimentos, recolhimento, estoque, controle de gás e leitura de rótulos. Segundo a merendeira, Francisca Maria de Souza, de 41 anos, o curso possui uma grande contribuição para a vida profissional e pessoal, os cuidados com o preparo da alimentação é essencial. Ela também destacou a importância de todas as informações passadas pelas nutricionistas responsáveis pelo Projeto.
O Programa que existe desde 2005, possui o objetivo de suprir todas as necessidades dos alunos, auxiliando no crescimento e desenvolvimento saudável, além de contribuir no rendimento escolar. De acordo com a Gerente de Alimentação Escolar, Simoni Souza dos Santos, a formação atualiza o conhecimento das merendeiras, para facilitar o desenvolvimento da alimentação escolar, suprir as carências nutricionais enfrentadas pelos alunos e proporcionar uma alimentação de boa qualidade para toda a Rede de Ensino.

Prefeitura promove I Arraiá em Mesquita

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel) realiza no dia 22 de julho (domingo), a partir das 19h o I Arraiá no município. O evento, que ocorrerá no Paço Municipal na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro, é gratuito e contará com a participação do Grupo Pixote.

A estimativa é que a festa julina de Mesquita reúna cerca de quatro mil pessoas e ofereça a população muita alegria, entretenimento e lazer. Além da animação dos pagodeiros do Grupo Pixote, haverá apresentações de dança e balé, concurso de quadrilhas e as tradicionais barraquinhas com comidas típicas. Através de uma ação conjunta com outras secretarias e órgãos públicos, será organizado um esquema de segurança especial. E para maior comodidade e conforto do público, banheiros químicos estarão espalhados em pontos estratégicos no espaço do evento.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Professores de Mesquita participam de palestra sobre alimentação

Profissionais da área de Educação da Prefeitura de Mesquita participaram, na última quarta-feira (11), de palestras sobre Alimentação Saudável. O evento aconteceu no Colégio Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado Filho, localizada na Rua Carlos Frahia, 101, no Bairro Cosmorama, através de uma parceria entre, a Secretaria de Estado do Ambiente e curso Elos de Cidadania/ Agenda 21 Escolar, ministrado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O curso que está em sua segunda etapa, teve como objetivo capacitar os profissionais de educação para os cuidados com uma alimentação mais saudável, oferecida aos alunos, a população e até mesmo em suas próprias casas. A primeira etapa do curso de extensão certificado pela Uerj, abordou o tema Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P), sobre o incentivo as ações ambientais na administração pública. A terceira etapa que acontecerá no segundo semestre, irá tratar sobre a saúde. O curso tem como finalidade, também, criar soluções coletivas que estimule a participação dos estudantes, professores e a população no ambiente em que vivem.

A palestra para os profissionais da área de Educação foi realizada através da nutricionista, Rute Rocha, da Uerj. Estiveram presentes diretores, coordenadores, professores, supervisores e merendeiras. Todos que participam do curso de formação de agentes ambientais, de extensão e atualização da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, serão certificados. Os estudantes recebem certificados de agentes ambientais mirins.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental, e representante da Semed, Leandro Azeredo, o curso iniciou em setembro de 2011 com apenas três escolas participando: Deoclécio Dias Machado Filho, Ernesto Che Guevara e Vereador Américo dos Santos. Hoje, são oitos unidades participantes, mais duas municipais: Presidente Castelo Branco e Rotariano Arthur Silva e três do Estado. O curso tem duração de 180 horas para profissionais de Educação e 60 horas para alunos.

Mesquita oferece 120 vagas para curso de libras

A Prefeitura de Mesquita cria oportunidade a favor da pessoa com deficiência. O Centro Cultural Oscar Romero, através do projeto Inclusão pela arte recebe inscrições até o dia 21 de julho (sábado), para o curso gratuito de libras (Língua Brasileira de Sinais) através do email amigosbcor@gmail.com. O projeto oferece ao todo 120 vagas, divididas em dois módulos: básico (90) e avançado (30).

A iniciativa visa a capacitação de educadores da Baixada Fluminense e pessoas diretamente envolvidas com o deficiente auditivo. No ato da inscrição via email, o aluno deve indicar o módulo que deseja cursar e informar nome completo, endereço e telefones para contato.

O curso será ministrado na sede do Centro Cultural Oscar Romero à Rua Elpídio, 530, Centro. As aulas acontecerão uma vez por semana, as terças-feiras ou sábados, durante quatro meses. O início do curso está previsto para o dia 14 de agosto. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 2697-8257 ou 2796-4862.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mesquita realiza festa julina para Terceira Idade


Fotos: Zaqueu Batista

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas), realizou hoje, dia 11, a festa junina para os alunos das cinco turmas do Pólo de Natação e Hidroginástica de Santa Terezinha que fazem parte do programa Ativa Idade.

O evento reuniu 200 alunos para uma tarde bem descontraída, com muita comida, danças e quadrilhas. Para a administradora do espaço, Rosilene dos Santos, essas festividades aumentam a auto-estima dos alunos da terceira idade. “Aqui eles brincam, esquecem os problemas de saúde e conhecem os alunos de outras turmas.” afirma. 

O Programa Ativa Idade funciona desde 2005 e já possui 16 polos espalhados pelo município, com aulas de com hidroginástica, yoga, ginástica localizada, dança de salão, entre outras atividades que ajudam a melhorar os problemas musculares e também, problemas de depressão. Para a aluna, Maria Socorro, de 71 anos, fazer atividade física melhorou sua vida. “Eu sentia muitas dores no corpo, já faço hidroginástica há 1 ano e sinto meu corpo bem melhor. Além da oportunidade que tenho de fazer novas amizades” comenta.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Inscrições abertas para 522 vagas de Informática

Mesquita caminha a passos largos na luta contra a exclusão digital. A Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (CDTI) abriu na segunda-feia, dia 9 e vai até 13 de julho, as inscrições para 522 vagas de informática, nos Telecentros Biblioteca Municipal, Casa Brasil, Sala Verde e Biblioteca Osmar Romero.

Os mesquitenses interessados devem procurar o Telecentro de sua preferência, das 9h às 17h, para realizar sua inscrição. Para participar dos cursos é preciso ter no mínimo 12 anos, e os menores de 14 devem ir acompanhados do responsável, portando duas fotos 3x4, cópia da Identidade ou da Certidão de Nascimento, e comprovante de residência. De acordo com o coordenador do CDTI, Paulo Renato de Souza, é fundamental ter conhecimento em informática para os que se candidatarem para as oficinas avançadas. Os cursos terão duração de três meses, com início no dia 16 de julho.

Serão oferecidas no Telecentro Biblioteca Municipal, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), 110 vagas no Linux; distribuídas em 70 para o Básico I (de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, das 10h às 12h, das 13h às 15h, e das 15h às 17h, e no sábado das 8h às 12h); e 40 vagas para o Básico II, de segunda a quinta-feira, nos mesmos horários. As inscrições serão realizadas na Avenida União, s/nº, Santa Terezinha, no Tênis Clube de Mesquita. Para mais informações ligue para o telefone 2696-2650.
No Telecentro Casa Brasil, na Praça Professor Darcy Ribeiro, s/nº, em Edson Passos, serão oferecidas 192 vagas; 40 para o Linux Básico I, e 80 para o Básico II; 36 para o Básico I, e 36 para o Básico II, no Windows, de segunda a quinta-feira, das 8h às 10h, das 10h às 12h, das 13h às 14h, e das 15h às 17h. Na sexta-feira haverá turmas de Linux Calc, das 8h às 10h e das 15h às 17h; e Linus Writer, das 10h às 12h, e das 13h às 15h. Mais informações pelo telefone 3763-8950.

O Telecentro Sala Verde, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam), na Rua Mister Watkins, 142, Centro, ofertará 100 vagas, sendo 60 para o Linux Básico I, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, das 10h às 12h, das 13h às 15h, e das 15h às 17h; e 40 para o Básico II, nos mesmos horários, de segunda a quinta-feira.

No Telecentro Biblioteca Oscar Romero, na Rua Elpídio, 530, Vila Emil, as vagas são para 120 no Windows, distribuídas em 100 para o Básico I, de segunda a sábado, das 8h às 10h, das 10h às 12h, das 13h às 15h, e das 15h às 17h; e 20 vagas para o Básico II, no horário das 15h às 17h, de segunda e quinta-feira. Outras informações pelo número 2697-8257.

Mesquita nas Olimpíadas Escolares

Dedicação e empenho nos treinos dos alunos de Mesquita! Confira a rotina e a expectativa desses jovens atletas na reportagem realizada pela Rede Globo, no  RJTV 1ª edição de hoje (11).

http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/t/edicoes/v/fim-de-semana-sera-de-competicao-das-olimpiadas-escolares/2035750/

Mesquita oferece aulas passeio para alunos do Mais Educação

Alunos das escolas públicas de Mesquita que têm bom comportamento, desempenho escolar e é assíduo, através do Projeto Passagem Legal, acumulam créditos que servem como moeda de troca para passeios culturais promovidos pelo Programa Mais Educação.

O projeto é realizado em todas as unidades escolares do município que possuem o Programa Mais Educação. As aulas passeios são desenvolvidas através de uma parceria entre a Prefeitura de Mesquita, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Governo Federal e consiste em atividades externas idealizadas pelos professores do ensino regular da escola e os coordenadores e monitores do Mais Educação. Sendo assim, os locais onde acontecem os passeios são vinculadas às aulas que o professor aplica aos seus alunos no decorrer do ano letivo.

Para participar os alunos devem fazer parte do Programa Mais Educação, terem boa frequência, disciplina e bom desempenho na escola que resultarão em moedas de troca na qual os alunos utilizam para comprar aulas passeio.

Para a professora Luana Gomes, coordenadora do Programa Mais Educação em Mesquita, “A iniciativa é um importante instrumento não só para que as crianças entrem em contado direto com o que estão aprendendo na teoria de todas as disciplinas, como também trazem uma vivência para a sala de aula, o que facilita a aprendizagem e tem elevado a auto-estima dos alunos”.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Mesquita forma 300 alunos em curso de informática

Fotos: Zaquel Batista
A era digital está presente em Mesquita. A prefeitura, que sempre investe em cursos de qualificação e alfabetização digital, através da Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (CDTI), e das secretarias de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel) e Meio Ambiente (Semuam), realizou hoje, dia 6 de julho, a formatura de mais 300 alunos dos cursos de informática oferecidos nos Telecentros Biblioteca Municipal, da Biblioteca Osmar Romero, Casa Brasil e Sala Verde.

Estiveram presentes no evento a secretária da Semctel, Márcia Braga; o coordenador da CDTI, Paulo Renato de Souza; do representante da Semuam, Jorge Peruá; além dos instrutores de informática dos Telecentros e amigos e familiares dos formandos, que lotaram o auditório da prefeitura.

O coordenador do CDTI, informou que o curso evita a exclusão digital e ajuda na inserção no mercado de trabalho. “Os alunos aprendem como ligar o computador, até à criação de planilhas e gráficos. Nós temos alunos de todas as idades. As aulas são democráticas”, afirma ele.

Após a finalização dos cursos de Informática Básico I e II, que duram em média três meses, os alunos são orientados a continuar frequentando as aulas em oficinas avançadas de montagem e manutenção de micros, ministradas no espaço do Telecentro Casa Brasil, em Juscelino.

De acordo com a formanda Maria Lírio de Azevedo, de 58 anos, a calma dos instrutores foi o diferencial para que ela aprendesse a usar as ferramentas de um computador. “Eu não sabia nada. Hoje, tenho um perfil no Facebook e estou pensando em fazer cartões e convites para minha igreja”, disse ela, que concluiu o módulo Básico I. Já Willian Douglas, de 16 anos, está se formando pela segunda vez. “Estou muito feliz. Aprendi muita coisa nos cursos que fiz, como navegar na Internet e a criar planilhas, gráficos e editar fotos”, declara.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Mesquita registra primeiros bebês do Hospital da Mãe


Foto: Zaqueu Batista

Através de uma parceira entre o governo do Estado, Prefeitura de Mesquita e o 1º Cartório Civil da cidade, todos os novos mesquitenses que nascem no Hospital Estadual da Mãe, inaugurado no bairro de Maria Cristina há quase um mês, já estão recebendo alta com a certidão de nascimentos. Os registros dos cinco primeiros bebês começaram a ser feitos essa semana.


Um dos primeiros a receber o registro foi o pequeno João Vitor de Lima Nascimento, que nasceu no último dia 2, com pouco mais de 3Kg. Emocionada, a mamãe, Daniele Santos de Lima, de 29 anos, moradora do bairro de Edson Passos, comemora a iniciativa. “Como mãe de primeira viajem ainda estou me adaptando a essa nova fase. Essa proposta de já sair da maternidade com a certidão nas mãos facilita muito a vida das novas mamães, já que poupa nosso tempo. E tempo agora é tudo que preciso para cuidar direitinho do meu anjinho”, disse. Segundo boletim médico os dois receberam alta hoje (5) e já estão em casa.


De acordo com o tabelião responsável pelos registros no 1º Cartório Civil de Mesquita, Cláudio Almeida, um anexo do cartório está sendo instalado dentro do Hospital da Mãe para facilitar a emissão das certidões de nascimentos. “Essa proposta já funciona em outras maternidades do Estado com sucesso. A ideia é minimizar os índices de crianças nascidas sem certidão. O Rio de Janeiro hoje tem uma média de 5% de bebês sem registros, sendo a grande maioria nascidos em hospitais públicos. Essa parceira entre estado, município e os cartórios é fundamental para zerar esse índice”, afirma o Cláudio, ressaltando que é preciso que os pais levem para maternidade documentos de identidades originais, comprovante de residência e certidão de casamento, no caso de serem casados legalmente.

Os partos começaram a ser feitos no último dia 30 de junho com o nascimento de uma menina, de parto normal. De lá para cá outros quatro já foram realizados, sendo três normais e uma cesariana. Segundo a direção do hospital, todas as mães atendidas já chegaram em trabalho de parto e não fizeram o pré-natal na unidade. Os partos agendados com mães encaminhadas pelas unidades básicas de saúde começam a ser realizado a partir do dia 15 de julho.


Hospital atenderá nove mil consultas ao mês

O Hospital da Mãe possui capacidade para realizar nove mil consultas e cerca de 700 partos por mês, sendo metade da capacidade de atendimento destinada às moradoras de Mesquita e a outra metade as grávidas de outros municípios da Baixada Fluminense. O hospital possui ainda a Clínica da Mãe Cássia Valéria Marques Furtado, uma homenagem do governador Sérgio Cabral a Primeira Dama da Cidade, mulher do prefeito Artur Messias, que morreu de câncer há dois anos. Nela as gestantes recebem todo atendimento pré-natal, com exames clínicos e ultra-som, além de cursos e palestras para gestantes.

Com acompanhamento completo das grávidas, desde o pré-natal até o parto, a nova unidade tem 70 leitos de internação e oito leitos de UTI neonatal, além de centros cirúrgicos e 12 salas para pré-parto, parto e pós-parto, chamadas de PPP. Lá, a gestante é encaminhada quando já está prestes a dar à luz, junto com um acompanhante e tem acesso a métodos que vão ajudá-la na hora do parto, como bola de fisioterapia, rede, entre outros. Quando chega a hora, a cama se transforma em mesa cirúrgica de parto normal e o acompanhante pode ver de perto a chegada do bebê. Quando existe a necessidade de um parto cesariano a mãe é transferida para o centro cirúrgico.

A unidade está preparada para atender casos de baixa e média complexidades. Já as grávidas de risco estão sendo encaminhadas para o Hospital da Mulher, em São João de Meriti.

Mesquita inaugura sua primeira UPA


Foto: Luiz Alan

A população de Mesquita ganhará no próximo dia 10 de julho (terça-feira), às 11h, a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24h, que servirá como mais um reforço na área de saúde do município. Essa será a 49ª unidade criada pelo Governo do Estado. A construção da UPA, orçada em R$ 4,5 milhões, é uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, onde o prefeito Artur Messias cedeu o terreno de três mil metros quadrados, no bairro Edson Passos, para a introdução da unidade médica.

O evento contará com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do vice-governador e coordenador Executivo dos Projetos e Obras de Infraestrutura, Luiz Fernando de Souza Pezão; secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes; prefeito de Mesquita, Artur Messias e seu vice Paulinho Paixão; do secretário Municipal de Saúde, Alexandre Olivares, dentre outras autoridades.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a unidade disponibilizará serviços de pediatria, odontologia e urgências clínicas, além de exames laboratoriais e salas de raios-x, gesso, medicação e nebulização. As UPAs contam ainda com uma unidade de cuidados intensivos, com quatro leitos, além de unidades semi-intensivas adulta e infantil, totalizando 13 leitos. A UPA conta também com duas salas de observação individual, para que pacientes com doenças infectocontagiosas como tuberculose e meningite possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital. A UPA de Mesquita terá uma ambulância e cinco consultórios. A equipe contará com cerca de 250 profissionais.


A Unidade de Pronto Atendimento de Mesquita será administrada pelo Estado via Organizações Sociais. Essa nova forma de administração tem como objetivo reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. As organizações sem fins lucrativos administram bens e equipamentos das unidades, utilizando modernas técnicas de gestão e estabelecendo uma relação de parceria entre o Estado e a sociedade. A UPA de Mesquita será uma das primeiras da rede a receber o modelo, mas o controle de fiscalizar e garantir a eficiência das políticas públicas de saúde continua sendo do Governo do Estado.

Segundo o secretário de Saúde de Mesquita, Alexandre Olivares, a UPA da cidade está localizada em um ponto estratégico e atenderá moradores de cidades vizinhas como Nilópolis, Queimados, Belford Roxo e Nova Iguaçu. “Essa é uma unidade regional, instalada em um ponto estratégico, que faz fronteira com várias cidades vizinhas. Certamente, a UPA de Mesquita será a de maior atendimento de toda rede do Estado”, disse o secretário, que espera realizar uma média de 700 atendimentos, por dia. A UPA Mesquita fica na Avenida Presidente Costa e Silva (antiga Getúlio de Moura), s/nº, em Edson Passos.


Mesquita garante grande melhoria na saúde

Um dos maiores destaques das políticas públicas desenvolvidas em Mesquita está na área da Saúde. Em 2005, o município tinha apenas seis equipamentos que ofereciam serviços de forma precária para uma população de 160 mil habitantes. Hoje, são 40 postos de atendimento de gerência da prefeitura, que cobrem 100% do território da cidade.

São 14 Unidades Básicas de Saúde; uma Policlínica, que atende 17 especialidades médicas; um Centro de Especialidades Odontológicas; um Centro de Atenção Psicossocial; além de uma unidade de urgência e emergência de baixa complexidade; três farmácias populares e postos de atendimento do Programa Saúde da Família, que nesse caso, nem existia na cidade e hoje atende mais de 15 mil famílias.

Os números são expressivos. Os seis equipamentos que o município herdou da administração anterior foram reformados e outros 34 foram adquiridos. Uma das maiores intervenções foi na unidade Dr. Mário Bento, que depois de três anos fechada, cumpre com qualidade a missão de atendimento de urgência e emergência de baixa complexidade em clínica médica e pediatria. Um diferencial da Unidade de Saúde Dr. Mário Bento é a presença do laboratório que realiza exames para diagnósticos de casos de dengue. Os pacientes que chegam com suspeita da doença passam por exames, que ficam prontos em até 40 minutos. A unidade ainda é equipada com 20 leitos que hospedam pacientes por até 48 horas.

Outros destaques são os dois polos de fisioterapia. Um está localizado no bairro de Santa Terezinha e o outro em Jacutinga e se tornaram referência em tratamentos de para o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Mesquita é hoje a única cidade da Baixada Fluminense a disponibilizar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) novas técnicas alternativas de tratamentos como acupuntura, ariculoterapia, terapia de grupo, RPG e massoterapia. Os serviços são oferecidos gratuitamente pela rede municipal desde 2008 e atendem cerca de dois mil pacientes por mês.

Me acidentei há mais de um ano e perdi os movimentos das pernas. Todo meu tratamento está sendo feito aqui, na Policlínica de Mesquita. Tenho exames, consultas e sessões de fisioterapia, tudo de graça. Estou muito satisfeito e sei que vou voltar a andar, graças à atenção e excelente cuidado que recebo aqui “, garantiu Fábio Júlio Pinto, de 31 anos, que mora na cidade há 20 anos.

Até o final de 2012, a prefeitura vai inaugurar seu 41º equipamento de saúde. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e drogas. A nova unidade será a primeira da região metropolitana do Rio de Janeiro e funcionará 24 horas. Localizado no bairro Vila Emil, o espaço contará com leitos de internação e será implantado com apoio do governo federal.

Com a inauguração da UPA, Mesquita, terá um total de 43 postos de atendimentos médicos. Isso porque a cidade tem ainda o Hospital da Mãe, que assim como a UPA, é gerenciada pelo governo do estado em parceria com a prefeitura. Ao todo, a cidade mais jovem da Baixada Fluminense conta com 40 leitos de internação de urgência e emergência.

Casa Abrigo de Mesquita ganha nova sede


Foto: Luiz Alan

Pioneiro no acolhimento de adultos e idosos em situação de risco, que tiveram seus vínculos familiares e sociais rompidos, Mesquita iniciou as obras da nova sede da Casa Abrigo Andréa Guimarães, que é o único abrigo da Baixada Fluminense, inaugurado em 2009.

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a Prefeitura de Mesquita realizou nesta quarta-feira, dia 4 de julho, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova casa de acolhimento, que ficará localizada no bairro Maria Cristina, próximo ao Hospital da Mãe.

Entre as autoridades presentes se destacaram o prefeito Artur Messias; o vice-prefeito Paulinho Paixão; a secretária da Semas Márcia Brandão; o secretário da Semosp Giovanni Guidone; além de moradores e funcionários da Casa Abrigo e a população civil.

A obra foi orçada em R$1,3 milhões e está prevista para ser inaugurada em dezembro, com capacidade para atender até 45 pessoas. As novas instalações da casa terão dormitórios femininos e masculinos, refeitório e banheiros, assim como a antiga sede. A novidade é que o novo abrigo vai receber uma quadra poliesportiva, além de um jardim e uma área de triagem. O vice-prefeito Paulinho Paixão iniciou a cerimônia destacando a iniciativa da secretária da Semas, Márcia Brandão. “Essa obra é de grande colaboração para o desenvolvimento da cidade, pois é um investimento na pessoa e demonstra todo nosso respeito com o cidadão”, afirma.

Pensando no bem estar dos moradores do abrigo, todos os acolhidos passam por exames gerais patológicos, para que doenças transmissíveis possam ser diagnosticadas. “Acolhemos pessoas que moravam nas ruas. Quando eles chegam, não sabemos nada sobre o seu histórico de saúde. Essa área de triagem existe para que possamos garantir o bem estar do próximo. Somente após a realização de todos os exames, eles passam para a convivência coletiva. Nossa ampliação prioriza um atendimento de qualidade”, garante Márcia Brandão, que sempre recebeu elogios do Ministério Público pelo serviço prestado na Casa Abrigo Andréa Guimarães.

A Casa Abrigo Andréa Guimarães funciona em uma casa alugada (Rua Júpiter, nº785, no Centro) e não possui estrutura adequada para o atendimento segundo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, a população abrigada recebe moradia por até nove meses. As equipes de psicólogos e assistentes sociais da unidade buscam a reintegração dos moradores com suas famílias, dando acompanhamento psicossocial, tendo como meta a reintegração ao convívio familiar e social.

Os moradores da Casa Abrigo Andréa Guimarães também são encaminhamento para programas de alfabetização de jovens e adultos (EJA), cursos e oficinas de geração de trabalho e renda, visando à qualificação profissional para o alcance da autonomia dos abrigados. Segundo o morador Adriano de Souza, o atendimento que recebe na casa é excelente. “Eu era considerado uma pessoa derrotada por todos da comunidade. A construção desse abrigo é um exemplo de amor ao próximo. Sou grato a todos que estão comprometidas a fazer o bem”, conta o jovem que sofre com distúrbios mentais.


Mesquita abre 69 vagas para cursos técnicos

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), abre 69 vagas para o curso gratuito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC). A iniciativa é um lançamento do Governo Federal em parceria com as instituições de ensino profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro (IFRJ).

Serão oferecidos os cursos de capacitação como Operador de Computação (30), Mecânico de Manutenção de Motor Ciclo Otto (20), Instalador e Reparador de linhas e Sistema de Telefonia (19). As aulas serão ministradas no polo da Dinâmica, localizado na Avenida Coelho da Rocha, n° 1426 em Rocha Sobrinho, onde também serão realizadas as inscrições das 9h às 17h, até o dia 10 de julho. Outras turmas serão disponibilizadas no Senai, localizado na Avenida Gerson Chernicharo, n° 1.321, Bairro da Luz, em Nova Iguaçu.

Os interessados devem ter concluído ou estar cursando do 6° ao 9° ano na rede pública de Mesquita, ter entre 16 e 59 anos, ser beneficiário dos programas de transferência de renda. No dia da inscrição é preciso levar CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Mais informações pelos telefones: 6711-1502 ou 3763 -9763.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mesquita realiza 5° Marcha para Jesus


Milhares de pessoas lotaram o Paço Municipal durante a última edição da Marcha para Jesus realizada no ano passado.
A Prefeitura de Mesquita, através do Comitê Executivo Cristão de Mesquita, realiza neste sábado, dia 7 de julho a 5° Marcha para Jesus. O evento reúnirá, a partir das 16h, fiéis evangélicos de diversas congregações da cidade e municípios da Baixada Fluminense, com o objetivo de demonstrarem publicamente seu amor por Jesus e de conquistar a integração igreja com sociedade.

Segundo os organizadores são esperadas mais de três mil pessoas. A concentração para o evento será feita em cinco pontos de Mesquita: Avenida São Paulo com a rua Sergipe, em Juscelino; rua Inácio Serra, em frente à Igreja Batista Nova Jerusalém, na Chatuba; Praça do Cosmorama, em frente à Igreja Metodista Ebenézer; Praça do Povo – Vila Bela, em Banco de Areia; e na Praça do “S”, em Santo Elias.

Os grupos marcharão até o ponto central da adoração, no Paço Municipal, no Centro, onde, a partir das 18h acontece as apresentações de bandas gospel, clamores e orações.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mesquita realiza Festa Caipira nas escolas

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Mesquita através da Secretaria Municipal de Educação realizará durante todo mês de julho as tradicionais festas julinas nas escolas da rede municipal. A “Festa Caipira” acontecerá todos os sábados do mês e promete animar alunos, pais e toda comunidade com danças, quadrilhas, barracas com comidas típicas e diversas brincadeiras.

As festiv...idades, com entrada gratuita, acontecerão a partir deste sábado, dia 7, em 20 escolas e no dia 14 de julho em outras 10 unidades. Para informações sobre horários e endereços das escolas pelo telefone 9763-9701.

No município as festas juninas deram inicio no dia 16 de junho, na escola CEMEI Paulo Freire. No dia 30 de junho, outras duas escolas participaram das atividades.