sexta-feira, 6 de julho de 2012

Mesquita registra primeiros bebês do Hospital da Mãe


Foto: Zaqueu Batista

Através de uma parceira entre o governo do Estado, Prefeitura de Mesquita e o 1º Cartório Civil da cidade, todos os novos mesquitenses que nascem no Hospital Estadual da Mãe, inaugurado no bairro de Maria Cristina há quase um mês, já estão recebendo alta com a certidão de nascimentos. Os registros dos cinco primeiros bebês começaram a ser feitos essa semana.


Um dos primeiros a receber o registro foi o pequeno João Vitor de Lima Nascimento, que nasceu no último dia 2, com pouco mais de 3Kg. Emocionada, a mamãe, Daniele Santos de Lima, de 29 anos, moradora do bairro de Edson Passos, comemora a iniciativa. “Como mãe de primeira viajem ainda estou me adaptando a essa nova fase. Essa proposta de já sair da maternidade com a certidão nas mãos facilita muito a vida das novas mamães, já que poupa nosso tempo. E tempo agora é tudo que preciso para cuidar direitinho do meu anjinho”, disse. Segundo boletim médico os dois receberam alta hoje (5) e já estão em casa.


De acordo com o tabelião responsável pelos registros no 1º Cartório Civil de Mesquita, Cláudio Almeida, um anexo do cartório está sendo instalado dentro do Hospital da Mãe para facilitar a emissão das certidões de nascimentos. “Essa proposta já funciona em outras maternidades do Estado com sucesso. A ideia é minimizar os índices de crianças nascidas sem certidão. O Rio de Janeiro hoje tem uma média de 5% de bebês sem registros, sendo a grande maioria nascidos em hospitais públicos. Essa parceira entre estado, município e os cartórios é fundamental para zerar esse índice”, afirma o Cláudio, ressaltando que é preciso que os pais levem para maternidade documentos de identidades originais, comprovante de residência e certidão de casamento, no caso de serem casados legalmente.

Os partos começaram a ser feitos no último dia 30 de junho com o nascimento de uma menina, de parto normal. De lá para cá outros quatro já foram realizados, sendo três normais e uma cesariana. Segundo a direção do hospital, todas as mães atendidas já chegaram em trabalho de parto e não fizeram o pré-natal na unidade. Os partos agendados com mães encaminhadas pelas unidades básicas de saúde começam a ser realizado a partir do dia 15 de julho.


Hospital atenderá nove mil consultas ao mês

O Hospital da Mãe possui capacidade para realizar nove mil consultas e cerca de 700 partos por mês, sendo metade da capacidade de atendimento destinada às moradoras de Mesquita e a outra metade as grávidas de outros municípios da Baixada Fluminense. O hospital possui ainda a Clínica da Mãe Cássia Valéria Marques Furtado, uma homenagem do governador Sérgio Cabral a Primeira Dama da Cidade, mulher do prefeito Artur Messias, que morreu de câncer há dois anos. Nela as gestantes recebem todo atendimento pré-natal, com exames clínicos e ultra-som, além de cursos e palestras para gestantes.

Com acompanhamento completo das grávidas, desde o pré-natal até o parto, a nova unidade tem 70 leitos de internação e oito leitos de UTI neonatal, além de centros cirúrgicos e 12 salas para pré-parto, parto e pós-parto, chamadas de PPP. Lá, a gestante é encaminhada quando já está prestes a dar à luz, junto com um acompanhante e tem acesso a métodos que vão ajudá-la na hora do parto, como bola de fisioterapia, rede, entre outros. Quando chega a hora, a cama se transforma em mesa cirúrgica de parto normal e o acompanhante pode ver de perto a chegada do bebê. Quando existe a necessidade de um parto cesariano a mãe é transferida para o centro cirúrgico.

A unidade está preparada para atender casos de baixa e média complexidades. Já as grávidas de risco estão sendo encaminhadas para o Hospital da Mulher, em São João de Meriti.

0 comentários:

Postar um comentário