sexta-feira, 6 de julho de 2012

Mesquita inaugura sua primeira UPA


Foto: Luiz Alan

A população de Mesquita ganhará no próximo dia 10 de julho (terça-feira), às 11h, a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24h, que servirá como mais um reforço na área de saúde do município. Essa será a 49ª unidade criada pelo Governo do Estado. A construção da UPA, orçada em R$ 4,5 milhões, é uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, onde o prefeito Artur Messias cedeu o terreno de três mil metros quadrados, no bairro Edson Passos, para a introdução da unidade médica.

O evento contará com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do vice-governador e coordenador Executivo dos Projetos e Obras de Infraestrutura, Luiz Fernando de Souza Pezão; secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes; prefeito de Mesquita, Artur Messias e seu vice Paulinho Paixão; do secretário Municipal de Saúde, Alexandre Olivares, dentre outras autoridades.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a unidade disponibilizará serviços de pediatria, odontologia e urgências clínicas, além de exames laboratoriais e salas de raios-x, gesso, medicação e nebulização. As UPAs contam ainda com uma unidade de cuidados intensivos, com quatro leitos, além de unidades semi-intensivas adulta e infantil, totalizando 13 leitos. A UPA conta também com duas salas de observação individual, para que pacientes com doenças infectocontagiosas como tuberculose e meningite possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital. A UPA de Mesquita terá uma ambulância e cinco consultórios. A equipe contará com cerca de 250 profissionais.


A Unidade de Pronto Atendimento de Mesquita será administrada pelo Estado via Organizações Sociais. Essa nova forma de administração tem como objetivo reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. As organizações sem fins lucrativos administram bens e equipamentos das unidades, utilizando modernas técnicas de gestão e estabelecendo uma relação de parceria entre o Estado e a sociedade. A UPA de Mesquita será uma das primeiras da rede a receber o modelo, mas o controle de fiscalizar e garantir a eficiência das políticas públicas de saúde continua sendo do Governo do Estado.

Segundo o secretário de Saúde de Mesquita, Alexandre Olivares, a UPA da cidade está localizada em um ponto estratégico e atenderá moradores de cidades vizinhas como Nilópolis, Queimados, Belford Roxo e Nova Iguaçu. “Essa é uma unidade regional, instalada em um ponto estratégico, que faz fronteira com várias cidades vizinhas. Certamente, a UPA de Mesquita será a de maior atendimento de toda rede do Estado”, disse o secretário, que espera realizar uma média de 700 atendimentos, por dia. A UPA Mesquita fica na Avenida Presidente Costa e Silva (antiga Getúlio de Moura), s/nº, em Edson Passos.


Mesquita garante grande melhoria na saúde

Um dos maiores destaques das políticas públicas desenvolvidas em Mesquita está na área da Saúde. Em 2005, o município tinha apenas seis equipamentos que ofereciam serviços de forma precária para uma população de 160 mil habitantes. Hoje, são 40 postos de atendimento de gerência da prefeitura, que cobrem 100% do território da cidade.

São 14 Unidades Básicas de Saúde; uma Policlínica, que atende 17 especialidades médicas; um Centro de Especialidades Odontológicas; um Centro de Atenção Psicossocial; além de uma unidade de urgência e emergência de baixa complexidade; três farmácias populares e postos de atendimento do Programa Saúde da Família, que nesse caso, nem existia na cidade e hoje atende mais de 15 mil famílias.

Os números são expressivos. Os seis equipamentos que o município herdou da administração anterior foram reformados e outros 34 foram adquiridos. Uma das maiores intervenções foi na unidade Dr. Mário Bento, que depois de três anos fechada, cumpre com qualidade a missão de atendimento de urgência e emergência de baixa complexidade em clínica médica e pediatria. Um diferencial da Unidade de Saúde Dr. Mário Bento é a presença do laboratório que realiza exames para diagnósticos de casos de dengue. Os pacientes que chegam com suspeita da doença passam por exames, que ficam prontos em até 40 minutos. A unidade ainda é equipada com 20 leitos que hospedam pacientes por até 48 horas.

Outros destaques são os dois polos de fisioterapia. Um está localizado no bairro de Santa Terezinha e o outro em Jacutinga e se tornaram referência em tratamentos de para o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Mesquita é hoje a única cidade da Baixada Fluminense a disponibilizar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) novas técnicas alternativas de tratamentos como acupuntura, ariculoterapia, terapia de grupo, RPG e massoterapia. Os serviços são oferecidos gratuitamente pela rede municipal desde 2008 e atendem cerca de dois mil pacientes por mês.

Me acidentei há mais de um ano e perdi os movimentos das pernas. Todo meu tratamento está sendo feito aqui, na Policlínica de Mesquita. Tenho exames, consultas e sessões de fisioterapia, tudo de graça. Estou muito satisfeito e sei que vou voltar a andar, graças à atenção e excelente cuidado que recebo aqui “, garantiu Fábio Júlio Pinto, de 31 anos, que mora na cidade há 20 anos.

Até o final de 2012, a prefeitura vai inaugurar seu 41º equipamento de saúde. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e drogas. A nova unidade será a primeira da região metropolitana do Rio de Janeiro e funcionará 24 horas. Localizado no bairro Vila Emil, o espaço contará com leitos de internação e será implantado com apoio do governo federal.

Com a inauguração da UPA, Mesquita, terá um total de 43 postos de atendimentos médicos. Isso porque a cidade tem ainda o Hospital da Mãe, que assim como a UPA, é gerenciada pelo governo do estado em parceria com a prefeitura. Ao todo, a cidade mais jovem da Baixada Fluminense conta com 40 leitos de internação de urgência e emergência.

0 comentários:

Postar um comentário