sexta-feira, 20 de julho de 2012

IV Encontro para Reciclagem dos Saberes

Foto: Luiz Alan

Cerca de 120 profissionais da educação aproveitaram o período das férias escolares para se reciclarem sobre os hábitos de uma alimentação saudável. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar (SANE) realizou nos dias 17 e 18 de julho, no auditório da Escola Municipal Rotariano Artur Silva, o IV Encontro para Reciclagem dos Saberes.

As nutricionistas do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar, Simone Souza, Priscila do Carmo e Marise Fontes, a estagiária de Nutrição do 6º período da UERJ, Karine Skanci, a gerente de Projetos da Semed, Sheila Suzane e o coordenador de Educação Ambiental, Leonardo Azeredo apresentaram as palestras. O encontro, que está na sua quarta edição, realizado sempre durante o recesso das Unidades Escolares é voltado para as merendeiras e auxiliares de merenda ou cozinha das Escolas e Creches da Rede Municipal de Ensino. Além disso, cada participante que cumprir a carga horária de 180 horas do curso receberá um certificado de conclusão.

Durante o encontro foram abordadas boas práticas de manipulação, orientações técnicas, higienização de alimentos, recolhimento, estoque, controle de gás e leitura de rótulos. Segundo a merendeira, Francisca Maria de Souza, de 41 anos, o curso possui uma grande contribuição para a vida profissional e pessoal, os cuidados com o preparo da alimentação é essencial. Ela também destacou a importância de todas as informações passadas pelas nutricionistas responsáveis pelo Projeto.
O Programa que existe desde 2005, possui o objetivo de suprir todas as necessidades dos alunos, auxiliando no crescimento e desenvolvimento saudável, além de contribuir no rendimento escolar. De acordo com a Gerente de Alimentação Escolar, Simoni Souza dos Santos, a formação atualiza o conhecimento das merendeiras, para facilitar o desenvolvimento da alimentação escolar, suprir as carências nutricionais enfrentadas pelos alunos e proporcionar uma alimentação de boa qualidade para toda a Rede de Ensino.

0 comentários:

Postar um comentário