domingo, 28 de março de 2010

Mesquita inaugura sua 30ª escola municipal






A Prefeitura de Mesquita continua investindo sério em Educação. Tanto que inaugurou, na última sexta-feira, dia 26, às 9 horas, sua 30ª escola municipal. Localizada na Chatuba, a Escola Municipal Ernesto Che Guevara tem área de 2.917,10 m2 e, inicialmente, funcionará em dois turnos, manhã e tarde, atendendo cerca de 600 alunos que estudarão em prédios modernos: um para ensino fundamental e outro destinado à educação infantil. A inauguração contou com a presença da diretora da nova unidade, Karen de Freitas Nunes; da secretária de Educação de Mesquita, Maria de Fátima de Souza; do prefeito Artur Messias; de um representante do Ministério da Educação, o professor Cícero Fialho; da secretária executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Marilse Alves; e do presidente da Câmara Municipal de Mesquita, o vereador André Taffarel, além de vários alunos, pais e professores da rede municipal da cidade.


Para André Taffarel, a solenidade teve um gosto especial. Criado na Chatuba, há tempos o vereador tentava fazer desta inauguração algo possível no bairro, já que trata-se de uma região com população superior a de algumas cidades e, até por isso, que demanda um cuidado maior em relação ao risco social de suas crianças e adolescentes. “Quase 50 mil pessoas moram aqui, mas não é todo mundo que se preocupa com essa área. Nunca tivemos um prefeito que fizesse tanto pela Chatuba como o Artur Messias faz. A preocupação dele com o futuro das crianças daqui precisa ser valorizada”, declarou Taffarel.


O prefeito fez questão de frisar a evolução do município em apenas 10 anos de vida. “Quando Mesquita começou, em 1999, tínhamos apenas seis escolas municipais. Agora, em tão pouco tempo, já atingimos a marca de 30”, valorizou. Além disso, o prefeito agradeceu as palavras de motivação da diretora Karen, reforçando a ideia de que é dever dos alunos e dos moradores lutar pela preservação deste novo espaço. “A educação é para o aluno. É preciso que ele entenda isso e aproveite isso para que, no futuro, possa usar o que aprendeu não só para seu sustento, no campo profissional, mas também para dividir esse conhecimento com as pessoas e usá-lo a favor da sociedade, longe da violência e do crime”, ressaltou.


Antes da inauguração, o prefeito realizou uma aula inaugural para os alunos. A ideia foi ensinar para eles quem foi Ernesto Che Guevara, famoso revolucionário que lutava contra as desigualdades sociais. “O rosto dele, estampado hoje na camisa de alguns de vocês, é a segunda imagem mais reproduzida em todo mundo. Só perde para a de Jesus Cristo”, explicou, surpreendendo as crianças.

A nova escola, construída com recursos municipais resultantes da arrecadação de impostos, tem 13 salas de aula, sendo quatro delas destinadas à educação infantil e nove ao ensino fundamental; uma sala de informática que receberá, posteriormente, 15 computadores; refeitório; clube de leitura com dois andares; quadra poliesportiva que será entregue nos próximos 45 dias; bebedouros; e um anfiteatro com 108 lugares. Nela trabalharão 27 professores. A Escola Municipal Ernesto Che Guevara fica situada na Rua Lídia 646, na Chatuba.

Cinema itinerante chega às escolas de Mesquita

Alunos da rede municipal de Mesquita têm um motivo a mais para não quererem sair da escola às quartas-feiras. Semanalmente, nos finais das aulas, nos turnos da manhã e tarde, a garotada se diverte em sessões de cinema promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), através do projeto Cinema Itinerante. O projeto teve início no último dia 24, na Escola Municipal Ondina Couto, com a exibição do filme ''Tá Chovendo Hambúrguer'' e ''Bold: O Super Cão”.

A sala de cinema é montada em poucos minutos na escola, com telão, projetor, DVD do filme escolhido e uma sala escurinha. O projeto já é exibido nos bairros, ao ar livre, quinzenalmente, com direito a rodada de pipoca. Segundo a subsecretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Braga, as sessões de cinema chegarão às associações de bairros e abrigos da cidade. “A idéia é que todos tenham acesso a bons filmes”, disse.

Mesquita faz conferência sobre Saúde Mental

A Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita promove no dia 14 de abril a I Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento tem como objetivo elaborar propostas e encaminhá-las à Conferência Estadual, programada para acontecer no dia 26 do mesmo mês, e será realizado no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, na antiga Dinâmica, na Avenida Coelho da Rocha, 1.426, em Rocha Sobrinho, das 8h às 17h. Quem passar por lá terá oportunidade de discutir sobre o tema "Saúde Mental Direito e Compromisso de todos: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios".

Emissão de Carteira de Trabalho em Mesquita não demora cinco minutos



Tirar a Carteira de Trabalho ficou mais fácil em Mesquita. No posto da Delegacia Regional do Trabalho instalado na própria sede da prefeitura, a emissão do documento pode ser conquistada em menos de cinco minutos. A facilidade tem atraído centenas de pessoas diariamente, principalmente os jovens que procura pelo primeiro emprego. “Tem épocas em que atendemos cerca de 500 pessoas por mês”, disse o chefe do posto, Jean Narciso.

O posto funciona há quase três anos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no primeiro piso da prefeitura. O endereço é Rua Arthur de Oliveira Vecchi 120, no Centro do município. Para tirar o documento, é necessário ter acima de 14 anos, apresentar o original da Carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento e levar uma foto atual, 3x4, com fundo branco. A mesma exigência vale para a segunda via. Mas, neste caso, é imprescindível apresentar a Carteira de Trabalho antiga ou um documento que tenha a sua numeração.

Outro serviço rápido oferecido através da prefeitura é a emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade. O documento pode ser obtido no Posto de Identidade do Detran, que funciona também de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, no Complexo Administrativo da Prefeitura, antiga Dinâmica, na Avenida Coelho da Rocha 1.426, em Rocha Sobrinho. Além da apresentação da Certidão de Nascimento, é exigido um comprovante de residência original. O documento também é emitido para menores de idade. Para consegui-lo, é necessário a presença dos pais e a apresentação da Certidão de Nascimento da criança.

Amiga do meio ambiente

A Prefeitura de Mesquita recebeu, no último dia 19, o Certificado Amigo do Clima 2009, entregue através da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Terra de Preservação Ambiental. Mesquita foi uma das cidades do Estado do Rio de Janeiro que participaram do plantio de 138.635 mil mudas de árvores da Mata Atlântica no ano passado, no Dia C, do Carbono Zero. Na ocasião, o município que tem 60% de seu território formado por área verde plantou 500 novas mudas de árvores em comemoração ao Dia do Clima e ao Dia Árvore.

sábado, 20 de março de 2010

Ministro lança projeto ecológico em Mesquita

"Artur Messias é o prefeito mais verde do Brasil. Tenho orgulho da gestão que ele vem fazendo em Mesquita. Falo isso em nome do presidente Lula”. A frase foi disparada hoje pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante o lançamento do Projeto Água Floresta, idealizado através do Instituto Walden e patrocinado pela Petrobrás Ambiental,no valor de R$ 1 milhão e 100 mil, no Salão Sonho de Festas, em Mesquita. O projeto será desenvolvido no município, que tem 60% de seu território em área verde. O objetivo principal é recuperar e preservar nascentes na Área de Proteção Ambiental (Apa) e matas ciliares.

O salão onde ocorreu a cerimônia de lançamento ficou lotado. Ambientalistas, secretários de Meio Ambientes de vários municípios, vereadores, deputados e estudantes foram prestigiar o evento. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos,Coordenadora de Projetos do Institurto Walden, Beatriz de Carvalho Penna e o gerente de Responsabilidade Social da Comunicação Institucional da Petrobrás, Luis Fernando Nery também ocuparam a mesa de autoridades ao lado do prefeito Artur Messias, do ministro Minc e da secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Perobelli.


Na prática, o projeto vai formar 60 agentes do desenvolvimento local sustentável, em Curso Básico de Tecnologia Social para criação de Núcleos Autogestores, selecionados prioritariamente de moradores da APA municipal; Implementar agroflorestas ciliares, em nascentes e margens de córregos em 20 estabelecimentos rurais de forma a recuperar e conservar mananciais, e promover o aumento da renda familiar por meio da colheita de produtos não-madereiros.

A implantação de seis Unidades Demonstrativas de Conservação do Solo e Água (UDCSA), em propriedades rurais e a participação de alunos de 14 escolas de ensino médio e fundamental para atuarem no monitoramento da qualidade da água também estão previstos no desenvolvimento do projeto. Entre os objetivos, a criação de um Horto Agroflorestal Municipal, construído, equipado e em pleno processo de produção com área de 90m2 s de administração, depósito de equipamentos e insumos, telheiro (área de preparo de substratos), estufa e canteiros de produção, aclimatação e recepção de mudas, que servirá como espaço de visitas educativas.

Guarda Municipal promove curso de primeiros socorros em creches da prefeitura

Funcionários das creches municipais estão se preparando para uma eventual emergência envolvendo crianças. A Guarda Municipal iniciou, durante a semana, um ciclo de palestras sobre Primeiros Socorros, na Creche Professora Marlene Peres, antiga Creche Sete Anões. O projeto tem como objetivo prevenir acidentes e ensinar como agir em casos de emergência. Apostilas sobre o tema da palestra, revisadas pelo pediatra e homeopata, Márcio Godinho, do Hospital Geral de Bonsucesso foram distribuídas para os funcionários.

A diretora de Ensino e Instrução da Guarda Municipal, Andréa Guimarães, relembrou um fato particular. Ao sair de um treinamento, acompanhada de dois guardas municipais encontrou com uma mãe aos prantos, pedindo socorro ao lado do esposo que segurava uma criança no colo. Segundo Andréa, o menino estava roxo e sem respirar. "Como havia perdido os sinais vitais, o colocamos no carro da nossa diretora para levá-lo até o hospital municipal. No caminho, iniciamos o processo de reanimação com massagem cardíaca e respiração. O procedimento teve sucesso e antes mesmo da chegada da criança ao hospital o mesmo acordou. Se não tivéssemos noções de primeiros socorros, talvez essa criança de apenas dois anos de idade, não teria sido salva. É muito comum nesses casos, os pais ficarem agitados e nervosos o que acaba atrapalhando o procedimento de socorro", relembrou Andréa que até hoje, mantém contato com a criança.


Durante a palestra, os responsáveis pela ronda escolar, Carlos Eduardo, Rogério Poty, Simone Porto, Jaqueline Gomes e também colaboradora de projetos pedagógicos sociais Renata Coutinho, demonstraram como socorrer crianças em situação de risco, como queda, engasgo, convulsão, hemorragia nasal, queimadura e também massagem cardiáca em bebês. Professores e funcionários tiveram oportunidade de simular esses atendimentos em caso de urgência, sem esquecer de não deixar de entrar em contato imediatamente com socorro médico.


Segundo a diretora da creche Professora Marlene Peres, Vilma Guimarães, esse trabalho realizado pela Guarda Municipal é de grande valor. “Não só para os profissionais da educação, mas também para os pais que ficarão mais tranquilos em saber que seus filhos estão seguros ao lado de pessoas treinadas para um atendimento em caso de emergência. "Nossa idéia é que o curso de Primeiros Socorros Infantil seja estendido aos pais já que infelizmente, muitos acidentes acontecem em seus próprios lares",destacou. No dia 13 de maio,quinta-feira, será a vez da Creche Municipal Carmem Montes Paixão receber a visita do projeto Sócio-Educativo "Guarda-Cidadã".


A Guarda Municipal de Mesquita possui uma equipe com 35 agentes que possuem formação em cursos de primeiros socorros, defesa pessoal, rapel, sobrevivência na selva, combate a incêndio e armamentos não letais, por exemplo. Os cursos são oferecidos com objetivo de treinar os guardas para que todos estejam preparados para servir a população em qualquer tipo de eventualidade.

Representantes da Estação Aduaneira de Mesquita, O Porto Seco e do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros estiveram na prefeitura durante a semana, conversando com o prefeito Artur Messias (PT). Durante o encontro, o grupo, que esteve acompanhado do secretário de Estado de Governo, Jorge Gama, demonstrou interesse em ampliar os investimentos no campo da logística em um trecho na Cidade, às margens da Rodovia Presidente Dutra. A iniciativa visa gerar empregos e tributos para o município.

sábado, 13 de março de 2010

Mesquita apresenta projeto Água Floresta

Uma parceria entre a Prefeitura de Mesquita com o Instituto Walden e o patrocínio da Petrobrás Ambiental vai deixar Mesquita ainda mais ecológica. A Cidade mais verde da Baixada Fluminense, com cerca de 60% de seu território situado em Área de Proteção Ambiental (APA), receberá no próximo dia 19 o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para o lançamento do Projeto Água Floresta. Com uma verba de R$ 1,1 milhão, o projeto visa estabelecer uma gestão compartilhada para conservação do solo e da água na APA municipal da cidade.

A cerimônia de lançamento do projeto vai acontecer no próximo dia 19, às 9h30, no salão de festas do Tênis Clube de Mesquita. Além do próprio Minc, o evento conta com a presença do prefeito Artur Messias, da secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Perobelli, da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, do gerente de Comunicação Institucional da Petrobrás, Luiz Fernando Neri, e do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino. Antes da apresentação do projeto, a prefeitura estará reinaugurando o Centro de Educação e Justiça Ambiental.

Na prática, o projeto vai formar 60 agentes do desenvolvimento local sustentável, em Curso Básico de Tecnologia Social para criação de Núcleos Autogestores, selecionados prioritariamente de moradores da APA municipal; implementar agroflorestas ciliares, em nascentes e margens de córregos em 20 estabelecimentos rurais, de forma a recuperar e conservar mananciais; e promover o aumento da renda familiar por meio da colheita de produtos não-madereiros.

A implantação de seis Unidades Demonstrativas de Conservação do Solo e Água (UDCSA), em propriedades rurais, e a participação de alunos de 14 escolas de ensino médio e fundamental para atuarem no monitoramento da qualidade da água também estão previstos no desenvolvimento do projeto.

Aulas de Basquete em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação, assina convênio no próximo dia 24, na sede da prefeitura, com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). O convênio visa preparar professores de Educação Física, através de cursos e oficinas, para aplicação de aulas práticas e teóricas sobre o esporte. A primeira oficina, Ensinando a Ensinar, será realizada nos dias 25 e 26, no Colégio Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado, Bairro Cosmorama, das 8 às 17 horas. As aulas serão gratuitas e abertas aos professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Mesquita e para todos profissionais em Educação Física com atuação nos municípios da Baixada Fluminense. Mais informações através do e-mail: educacaofisica@mesquita.rj.gov.br.

Mueu itinerante da Fiocruz chega em Mesquita

Um museu itinerante estacionou no pátio do Ciep Nelson Ramos, em Mesquita, e ganhou o assédio da garotada. O Projeto Ciência Móvel - Vida e Saúde Para Todos consiste em um caminhão (unidade móvel constituída por um cavalo mecânico e um semirreboque com 13,5 metros de comprimento) que percorre municípios da Região Sudeste. Após a montagem da exposição, o veículo é transformado em moderna sala para vídeos, minicursos, oficinas e palestras. O projeto é da Fiocruz e chegou ao município em uma parceria com a prefeitura, através da Coordenadoria de Gestão Participativa, e teve visitação disponível até o último sábado, dia 12.

O objetivo principal do projeto é promover a interiorização, nos estados da região sudeste, dos conhecimentos das ciências da vida, biomédicas e informações em saúde produzidas pela Fiocruz a partir das experiências em divulgação científica que vêm sendo desenvolvidas pelo Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / FIOCRUZ e pela Fundação CECIERJ - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de janeiro.

Prefeitura leva ação social ao BNH

A Secretaria Municipal de Mobilização Social e Integração Governamental (Semosig) de Mesquita promoveu mais uma edição do Projeto Mãos Dadas com a Cidadania, no último sábado. Desta vez, o bairro beneficiado foi o BNH, onde vivem mais de 12 mil pessoas. Em comemoração à Semana da Mulher, vários serviços direcionados ao público feminino foram colocados à disposição no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco. Emissão de documentos como Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade e CPF e as massagens terapêuticas foram os mais procurados.

Além de levar serviços à comunidade, o projeto visa também a aproximação entre governo e cidadão, já que dúvidas, sugestões e reivindicações podem ser feitas diretamente ao prefeito ou aos secretários municipais. Quem passou por lá das 9 às 13 horas pôde participar de palestras sobre Educação Ambiental, shows e atividades culturais, corte de cabelo, massagens terapêuticas, verificação de pressão arterial e glicose, feira de artesanato, emissão de documentos e escovação e aplicação de flúor para crianças. A garotada também se divertiu com uma série de brincadeiras.


A Assistente Social Denise Soledade fez questão de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela prefeitura. “A democratização dos serviços públicos é essencial ao mundo moderno. Espero que ações como esta, que visam, com prioridade, atender aos interesses da população, não acabem com a mudança de governo”, disse, enquanto percorria as barracas de serviços.

Cras do Banco de Areia forma novos alunos

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Bairro Banco de Areia, formou nesta semana 50 alunas matriculadas nos cursos de Corte e Costura, Pintura em Tela e Confeitaria. As 25 alunas do curso de Corte e Costura estavam vestidas com as roupas que elas próprias confeccionaram. A turma de 15 mulheres do curso de Confeitaria mostrou que aprendeu bem as técnicas de confeitagem exibindo bolos e doces. Já o grupo de 10 alunos do curso de Pintura em Tela realizou uma pequena exposição com seus trabalhos, chamando a atenção de quem foi ao evento.

Iniciativa da Prefeitura Municipal de Mesquita, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas), os cursos visam a capacitação profissional com a qualificação do trabalhador para disputar uma vaga no mercado de trabalho em melhores condições. Desta forma, a Prefeitura espera ainda motivar as iniciativas individuais de produção ou a formação de cooperativas, para geração de trabalho e renda, promovendo o alcance de sua autonomia financeira.


Feliz em receber o diploma, a dona de casa que cursou corte e costura, Maria Aparecida da Silva Assis, está satisfeita com o resultado. "Eu sabia um pouquinho de costura, mas aqui aprendi tudo que precisava. Eu mesma fiz esse vestido que estou usando. Agora já posso fazer as minhas próprias roupas. Estou tão empolgada que já fiz minha inscrição para o próximo curso de confeitaria", contou Maria aparecida.


A coordenadora do CRAS, Selma Rocha, ficou emocionada durante a cerimônia de entrega dos certificados. "Estou mais uma vez aqui com a sensação de dever cumprido. Foram meses de trabalho ao lado de vocês, vendo o esforço de cada uma e também observando a dedicação dos professores e funcionários dessa unidade. Somos todos vitoriosos e me orgulho de todos vocês", declarou a coordenadora.


O curso tem duração de quatro meses e as aulas acontecem duas vezes por semana. O início das aulas dos próximos cursos de Pintura em Tela, Confeitaria e Corte e Costura está previsto para a segunda quinzena de março. As inscrições para o curso de Confeitaria já estão encerradas. Os interessados devem comparecer ao Cras, localizado na Rua Delfina Borges 552, no Banco de Areia, munidos de documento de identidade e comprovante de residência. As inscrições serão encerradas quando as vagas forem preenchidas. Todo material para o curso é fornecido pela prefeitura.

Secretários e diretores discutem políticas públicas para esporte e lazer da Baixada Fluminense

Nove municípios da Baixada Fluminense estiveram representados, no dia 3 de março, durante o III Encontro de secretários e diretores de Esporte da Baixada Fluminense. A reunião aconteceu em Mesquita, na Sala de Cinema Popular Zelito Viana, e teve como objetivo discutir políticas públicas esportivas que visam a Conferência Nacional de Esporte (CNE), que estará acontecendo de 3 a 6 de junho, em Brasília. A realização da Conferência Nacional de Esporte foi deflagrada pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, que terá como tema este ano, o Plano Decenal do Esporte e Lazer.

O diretor de Esporte de Mesquita, Ulisses Sampaio ressaltou a importância da presença dos representantes dos municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, São João de Meriti, Duque de Caxias, Seropédica e Belford Roxo. "A participação de todos os municípios é fundamental para que novas idéias surjam nesse espaço de debate, formulação e deliberação das Políticas Públicas de Esporte e Lazer para a Baixada Fluminense", disse Ullisses.

Outro objetivo do encontro foi apresentar idéias para elaboração de uma carta solicitando mais investimento para o esporte em toda Baixada Fluminense, trazendo, assim, mais estrutura para o desenvolvimento na área esportiva. O IV Encontro de secretários e diretores de Esportes da Baixada Fluminense será realizado no dia 11 de março, quinta-feira, no município de Queimados.

Ministra Nilcéia Freire abre Semana da Mulher em Mesquita

A Ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire, abriu, no dia 5 de março, a Semana da Mulher em Mesquita. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores da cidade e foi marcada pela entrega do Prêmio Heloneida Studart, uma homenagem à deputada e líder feminista, que morreu em 2007, no Rio de Janeiro, vítima de parada cardíaca. A Semana da Mulher, promovida através da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher, aconteceu até o dia 12 e contou com várias atividades.

No sábado, dia 6, dentro da programação, a Secretaria Municipal de Mobilização Social e Integração Governamental (Semosig), realizou o Projeto Mãos Dadas com a Cidadania, no Bairro BNH. De 9 às 13 horas, a população pôde dispor de serviços como emissão de Carteira de Trabalho, corte de cabelo, massagens terapêuticas, verificação de pressão arterial e glicose, feira de artesanato, escovação e aplicação de flúor para crianças, palestras sobre Educação Ambiental, shows e atividades culturais.

Roda de Conversa com Gestores Municipais e a comemoração do 4º Aniversário de funcionamento da Casa da Mulher marcaram as comemorações do próprio dia 8, segunda, às 8h30, na Casa da Mulher. O espaço, localizado na Rua Egídio 1459, Bairro Vila Emil, contou com atividades até sexta, dia 12.

Mesquita vai ganhar cabine blindada da Polícia Militar

Até o final do mês, uma cabine blindada da Polícia Militar será instalada no Bairro BNH, na entrada da cidade, a 100 metros da Rodovia Presidente Dutra. A cabine é uma reivindicação antiga da comunidade - ansiosa em colocar fim nos inúmeros assaltos praticados no bairro - e resultado de uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado, através do coronel Batalha, comandante do 3º Comando de Policiamento de Área. O Bairro tem cerca de 12 mil habitantes. Entre eles estão 8 mil eleitores.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Mesquita realiza 4ª Conferência da Cidade



A Prefeitura e o Conselho da Cidade de Mesquita realizaram no último fim de semana, nos dias 26 e 27 de fevereiro, a 4ª Conferência da Cidade. A abertura aconteceu na sexta, às 18 horas, no Auditório Municipal Apolônio de Carvalho, que fica na Avenida Coelho da Rocha 1426, no bairro Rocha Sobrinho.

Já no sábado, a partir das 8 horas, aconteceram os debates dos quatro eixos temáticos propostos: criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores em níveis Federal, Estadual, Municipal e no Distrito Federal; a aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; a integração da política urbana no território: política fundiária, habitação, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana; e a relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a Política de Desenvolvimento Urbano.

O evento contou com a participação de representantes do município, do estado e até do país. Além do prefeito de Mesquita, Artur Messias, estiveram presentes o articulador institucional da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Josué Longo, representando o Ministério das Cidades; o subsecretário de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria Estadual de Obras, Vicente Loureiro; e os representantes da Ong Fases Regina Ferreira e Mauro Santos. O encontro contou ainda com o deputado estadual Rodrigo Neves, que ressaltou a importância do apoio da população nas conferências municipais. “Estamos num momento de consolidação das reformas no país. A participação da sociedade é fundamental para que esse processo seja mesmo proveitoso. Parabéns aos presentes, vocês fazem parte das quase 4 milhões de pessoas que já participaram das conferências nos últimos 7 anos”, valorizou.

O lema deste ano, proposto pelo Governo Federal e pelo Conselho Nacional das Cidades, através do Ministério das Cidades, é “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social”, com o tema “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”. As conferências municipais e estaduais propõem diretrizes à Política de Desenvolvimento Urbano, que será debatida em conferência de âmbito nacional e marcada para acontecer entre os dias 24 e 28 de maio. O objetivo é definir políticas para o desenvolvimento urbano através de gestão compartilhada entre governo e sociedade.