sábado, 20 de março de 2010

Ministro lança projeto ecológico em Mesquita

"Artur Messias é o prefeito mais verde do Brasil. Tenho orgulho da gestão que ele vem fazendo em Mesquita. Falo isso em nome do presidente Lula”. A frase foi disparada hoje pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante o lançamento do Projeto Água Floresta, idealizado através do Instituto Walden e patrocinado pela Petrobrás Ambiental,no valor de R$ 1 milhão e 100 mil, no Salão Sonho de Festas, em Mesquita. O projeto será desenvolvido no município, que tem 60% de seu território em área verde. O objetivo principal é recuperar e preservar nascentes na Área de Proteção Ambiental (Apa) e matas ciliares.

O salão onde ocorreu a cerimônia de lançamento ficou lotado. Ambientalistas, secretários de Meio Ambientes de vários municípios, vereadores, deputados e estudantes foram prestigiar o evento. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos,Coordenadora de Projetos do Institurto Walden, Beatriz de Carvalho Penna e o gerente de Responsabilidade Social da Comunicação Institucional da Petrobrás, Luis Fernando Nery também ocuparam a mesa de autoridades ao lado do prefeito Artur Messias, do ministro Minc e da secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Perobelli.


Na prática, o projeto vai formar 60 agentes do desenvolvimento local sustentável, em Curso Básico de Tecnologia Social para criação de Núcleos Autogestores, selecionados prioritariamente de moradores da APA municipal; Implementar agroflorestas ciliares, em nascentes e margens de córregos em 20 estabelecimentos rurais de forma a recuperar e conservar mananciais, e promover o aumento da renda familiar por meio da colheita de produtos não-madereiros.

A implantação de seis Unidades Demonstrativas de Conservação do Solo e Água (UDCSA), em propriedades rurais e a participação de alunos de 14 escolas de ensino médio e fundamental para atuarem no monitoramento da qualidade da água também estão previstos no desenvolvimento do projeto. Entre os objetivos, a criação de um Horto Agroflorestal Municipal, construído, equipado e em pleno processo de produção com área de 90m2 s de administração, depósito de equipamentos e insumos, telheiro (área de preparo de substratos), estufa e canteiros de produção, aclimatação e recepção de mudas, que servirá como espaço de visitas educativas.

0 comentários:

Postar um comentário