domingo, 28 de março de 2010

Mesquita inaugura sua 30ª escola municipal






A Prefeitura de Mesquita continua investindo sério em Educação. Tanto que inaugurou, na última sexta-feira, dia 26, às 9 horas, sua 30ª escola municipal. Localizada na Chatuba, a Escola Municipal Ernesto Che Guevara tem área de 2.917,10 m2 e, inicialmente, funcionará em dois turnos, manhã e tarde, atendendo cerca de 600 alunos que estudarão em prédios modernos: um para ensino fundamental e outro destinado à educação infantil. A inauguração contou com a presença da diretora da nova unidade, Karen de Freitas Nunes; da secretária de Educação de Mesquita, Maria de Fátima de Souza; do prefeito Artur Messias; de um representante do Ministério da Educação, o professor Cícero Fialho; da secretária executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Marilse Alves; e do presidente da Câmara Municipal de Mesquita, o vereador André Taffarel, além de vários alunos, pais e professores da rede municipal da cidade.


Para André Taffarel, a solenidade teve um gosto especial. Criado na Chatuba, há tempos o vereador tentava fazer desta inauguração algo possível no bairro, já que trata-se de uma região com população superior a de algumas cidades e, até por isso, que demanda um cuidado maior em relação ao risco social de suas crianças e adolescentes. “Quase 50 mil pessoas moram aqui, mas não é todo mundo que se preocupa com essa área. Nunca tivemos um prefeito que fizesse tanto pela Chatuba como o Artur Messias faz. A preocupação dele com o futuro das crianças daqui precisa ser valorizada”, declarou Taffarel.


O prefeito fez questão de frisar a evolução do município em apenas 10 anos de vida. “Quando Mesquita começou, em 1999, tínhamos apenas seis escolas municipais. Agora, em tão pouco tempo, já atingimos a marca de 30”, valorizou. Além disso, o prefeito agradeceu as palavras de motivação da diretora Karen, reforçando a ideia de que é dever dos alunos e dos moradores lutar pela preservação deste novo espaço. “A educação é para o aluno. É preciso que ele entenda isso e aproveite isso para que, no futuro, possa usar o que aprendeu não só para seu sustento, no campo profissional, mas também para dividir esse conhecimento com as pessoas e usá-lo a favor da sociedade, longe da violência e do crime”, ressaltou.


Antes da inauguração, o prefeito realizou uma aula inaugural para os alunos. A ideia foi ensinar para eles quem foi Ernesto Che Guevara, famoso revolucionário que lutava contra as desigualdades sociais. “O rosto dele, estampado hoje na camisa de alguns de vocês, é a segunda imagem mais reproduzida em todo mundo. Só perde para a de Jesus Cristo”, explicou, surpreendendo as crianças.

A nova escola, construída com recursos municipais resultantes da arrecadação de impostos, tem 13 salas de aula, sendo quatro delas destinadas à educação infantil e nove ao ensino fundamental; uma sala de informática que receberá, posteriormente, 15 computadores; refeitório; clube de leitura com dois andares; quadra poliesportiva que será entregue nos próximos 45 dias; bebedouros; e um anfiteatro com 108 lugares. Nela trabalharão 27 professores. A Escola Municipal Ernesto Che Guevara fica situada na Rua Lídia 646, na Chatuba.

0 comentários:

Postar um comentário