sábado, 13 de março de 2010

Mesquita apresenta projeto Água Floresta

Uma parceria entre a Prefeitura de Mesquita com o Instituto Walden e o patrocínio da Petrobrás Ambiental vai deixar Mesquita ainda mais ecológica. A Cidade mais verde da Baixada Fluminense, com cerca de 60% de seu território situado em Área de Proteção Ambiental (APA), receberá no próximo dia 19 o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para o lançamento do Projeto Água Floresta. Com uma verba de R$ 1,1 milhão, o projeto visa estabelecer uma gestão compartilhada para conservação do solo e da água na APA municipal da cidade.

A cerimônia de lançamento do projeto vai acontecer no próximo dia 19, às 9h30, no salão de festas do Tênis Clube de Mesquita. Além do próprio Minc, o evento conta com a presença do prefeito Artur Messias, da secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Perobelli, da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, do gerente de Comunicação Institucional da Petrobrás, Luiz Fernando Neri, e do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino. Antes da apresentação do projeto, a prefeitura estará reinaugurando o Centro de Educação e Justiça Ambiental.

Na prática, o projeto vai formar 60 agentes do desenvolvimento local sustentável, em Curso Básico de Tecnologia Social para criação de Núcleos Autogestores, selecionados prioritariamente de moradores da APA municipal; implementar agroflorestas ciliares, em nascentes e margens de córregos em 20 estabelecimentos rurais, de forma a recuperar e conservar mananciais; e promover o aumento da renda familiar por meio da colheita de produtos não-madereiros.

A implantação de seis Unidades Demonstrativas de Conservação do Solo e Água (UDCSA), em propriedades rurais, e a participação de alunos de 14 escolas de ensino médio e fundamental para atuarem no monitoramento da qualidade da água também estão previstos no desenvolvimento do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário