sábado, 20 de março de 2010

Guarda Municipal promove curso de primeiros socorros em creches da prefeitura

Funcionários das creches municipais estão se preparando para uma eventual emergência envolvendo crianças. A Guarda Municipal iniciou, durante a semana, um ciclo de palestras sobre Primeiros Socorros, na Creche Professora Marlene Peres, antiga Creche Sete Anões. O projeto tem como objetivo prevenir acidentes e ensinar como agir em casos de emergência. Apostilas sobre o tema da palestra, revisadas pelo pediatra e homeopata, Márcio Godinho, do Hospital Geral de Bonsucesso foram distribuídas para os funcionários.

A diretora de Ensino e Instrução da Guarda Municipal, Andréa Guimarães, relembrou um fato particular. Ao sair de um treinamento, acompanhada de dois guardas municipais encontrou com uma mãe aos prantos, pedindo socorro ao lado do esposo que segurava uma criança no colo. Segundo Andréa, o menino estava roxo e sem respirar. "Como havia perdido os sinais vitais, o colocamos no carro da nossa diretora para levá-lo até o hospital municipal. No caminho, iniciamos o processo de reanimação com massagem cardíaca e respiração. O procedimento teve sucesso e antes mesmo da chegada da criança ao hospital o mesmo acordou. Se não tivéssemos noções de primeiros socorros, talvez essa criança de apenas dois anos de idade, não teria sido salva. É muito comum nesses casos, os pais ficarem agitados e nervosos o que acaba atrapalhando o procedimento de socorro", relembrou Andréa que até hoje, mantém contato com a criança.


Durante a palestra, os responsáveis pela ronda escolar, Carlos Eduardo, Rogério Poty, Simone Porto, Jaqueline Gomes e também colaboradora de projetos pedagógicos sociais Renata Coutinho, demonstraram como socorrer crianças em situação de risco, como queda, engasgo, convulsão, hemorragia nasal, queimadura e também massagem cardiáca em bebês. Professores e funcionários tiveram oportunidade de simular esses atendimentos em caso de urgência, sem esquecer de não deixar de entrar em contato imediatamente com socorro médico.


Segundo a diretora da creche Professora Marlene Peres, Vilma Guimarães, esse trabalho realizado pela Guarda Municipal é de grande valor. “Não só para os profissionais da educação, mas também para os pais que ficarão mais tranquilos em saber que seus filhos estão seguros ao lado de pessoas treinadas para um atendimento em caso de emergência. "Nossa idéia é que o curso de Primeiros Socorros Infantil seja estendido aos pais já que infelizmente, muitos acidentes acontecem em seus próprios lares",destacou. No dia 13 de maio,quinta-feira, será a vez da Creche Municipal Carmem Montes Paixão receber a visita do projeto Sócio-Educativo "Guarda-Cidadã".


A Guarda Municipal de Mesquita possui uma equipe com 35 agentes que possuem formação em cursos de primeiros socorros, defesa pessoal, rapel, sobrevivência na selva, combate a incêndio e armamentos não letais, por exemplo. Os cursos são oferecidos com objetivo de treinar os guardas para que todos estejam preparados para servir a população em qualquer tipo de eventualidade.

1 comentários:

ENFERMAGEM BRASIL disse...

Aí Marinho já aderí ao blog, e coloquei seu linque no meu site: http://sites.google.com/site/walter mangueira

Da uma olhadinha lá ...abração irmão.

Postar um comentário