terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mesquita lança 2ª edição do projeto Nossas Ruas têm História

O projeto Nossas Ruas têm Historia, lançado no ano passado pela prefeitura de Mesquita, terá sua segunda edição na próxima quinta (30/09), às 18h. O local contemplado será a Rua Ambrósio, no bairro Vila Emil. O evento contará com a exposição de fotografias da rua, vídeo, mostra de plantas cultivadas na área, além da apresentação do Grupo Teatral Cochicho na Cochia, com uma peça relatando o período das olarias do século XX em Mesquita. A entrada é franca e será aberta para toda sociedade civil.

O objetivo do projeto é informar e resgatar a memória da cidade através de histórias de moradores e de pessoas que deram origem aos nomes das ruas e praças de Mesquita. De acordo com pesquisas, a origem da Rua Ambrósio surgiu a partir da história de um jovem português, que viveu no período das olarias, que ao ficar orfão, foi trazido pelo Barão de Mesquita para trabalhar na antiga fábrica Ludolf Ludolf, existente no município no século XX.

Para a coordenadora da Gestão Partcipativa, Gisela Barros, essa segunda edição é mais uma forma de preservar a identidade cultural do município. “ Mesquita é uma cidade nova, e essa é uma oportunidade das pessoas conhecerem detalhadamente sua história e assim as valorizar”, afirma a coordenadora.

Através desse projeto a Prefeitura de Mesquita foi selecionada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC), sendo uma das cidades contempladas com a produção de um livro sobre a história de suas ruas, onde a publicação do livro contará com o apoio do Governo do Estado, e será lançado em 2011.


Mesquita lança novo portal

(Foto: Divulgação)

O Portal de Mesquita está de cara nova. Através da Gestão Partcipativa, Mesquita lançou nesta segunda-feira (27/09) às 16h, na sala de cinema Zelito Viana, o novo portal da prefeitura, que foi apresentado a funcionários, secretários e coordenadores da Prefeitura Municipal de Mesquita.

O site estará muito mais dinâmico e interativo, proporcionando aos usuários mais facilidade no acesso. Segundo a coordenadora da Gestão Participativa, Gisela Barros, as mudanças surgiram como uma forma de tornar o governo mais eletrônico , buscando oferecer novos serviços online. “As mudanças ocorreram, para tornar o portal o mais leve, facilitar o acesso as informações e aumentar a interatividade com a população”, afirma a coordenadora.

Os serviços oferecidos pela prefeitura foram priorizados, tendo o acesso facilitado através do menu principal, o layout sofreu algumas alterações na divisão dos links e as cores permanecem o azul e branco, mantendo a identidade já criada. A apresentação do novo Portal foi realizada pelo jornalista responsável pelo site, Edson Vinícius, que mostrou as principais mudanças. “Além da aparência, nossa prioridade foi tornar o portal mais acessível e dinâmico, proporcionando facilidade para quem deseja utilizar o site da prefeitura e tornando possível o acesso de todos”, diz Edson. O endereço do portal da prefeitura é www.mesquita.rj.gov.br.

SHOWS DO 11º ANIVERSÁRIO DE MESQUITA ARRECADAM MAIS DE QUATRO TONELADAS DE ALIMENTOS

(Foto: J.C. MARINHO)

Os cinco shows gratuitos, promovidos através da Prefeitura de Mesquita, na área do Paço Municipal, em comemoração aos 11º Aniversário de Emancipação da Cidade deixaram um gostinho de quero mais. Pelo menos, cerca de 50 mil pessoas participaram da festa e foram ver de perto o grupo Pimenta do Reio, que abriu a série de shows se apresentando no último dia 22; o cantor gospel, David Quinlan, na quinta feira, dia 23; o pagodeiro Rodriguinho, na sexta-feira, dia 24; a Banda Titãs, no sábado, dia 25 e no domingo, dia 26, o axé de Jammil. Um quilo de alimento não perecível valeu como ingresso. Segundo informações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, foram arrecadados, quatro toneladas e 300 quilos de alimentos, que serão encaminhados às famílias cadastradas nos programas sociais da secretaria.

O grupo Pimenta do Reino atraiu o público amante do bom forró. Daniel Guerra, vocal do grupo, interagiu com a platéia e convidou vários casais para dançar no palco. O público evangélico também vibrou com o show de David Quinlan. Jovens e adultos se divertiram ao som de rock, pop e funk gospel. Rodriguinho, ex-Travessos, agitou a noite de sexta-feira em Mesquita. O cantor entrou no palco por volta das 24h e fez milhares de fãs cantarem suas músicas, como Vaga Lembrança, Ponto Final, O Amor Venceu, e também recordou antigos sucessos da época dos Travessos. Rodriguinho esbanjou simpatia e mostrou muita afinidade com o público mesquitense. "É uma grande alegria estar aqui hoje com vocês. Vou fazer todo mundo dançar e se divertir", disse o pagodeiro durante a apresentação. A jovem Tamires de Castro, de 17 anos, estava emocionada com o show. "Sou muito fã do Rodriguinho e o show dele é maravilho. Ele canta super bem além de ser muito simpático", disse a moradora da Vila Emil, que foi acompanhada de um grupo de amigos.

A noite de sábado foi de muito rock no aniversário de Mesquita. Mais de 15 mil pessoas conferiram o show dos Titãs, que começou pouco depois das 23h30 e animou o público por quase duas horas. Nem a ameaça de chuva amedrontou os mesquitenses, que lotaram o Paço Municipal, no Centro da cidade. “A gente veio aqui para trazer o nosso som para vocês. Feliz aniversário, Mesquita”, comemorou o vocalista Paulo Miklos, antes de cantar o sucesso “Epitáfio”. Além do grupo, as bandas Stella, Módulo Amarelo, Esfera, Circus Bom Voiage, Os Mais, MHZ e Dias Úteis também se apresentaram na festa. “A gente veio acreditando que o melhor da noite ia ser o show dos Titãs, mas todo mundo está mandando bem no palco”, elogiou o estudante Felipe Tavares, de 19 anos, morador do Méier, na Zona Norte do Rio, que visitou o município pela primeira vez para assistir aos shows ao lado de três colegas de colégio

Uma missa em ação de graças, celebrada, às 19h, na noite de domingo, comemorou o aniversário de 11 anos de fundação do município de Mesquita. A missa foi na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, padroeira da cidade, e contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito, Paulinho Paixão; secretária de Cultura, Turismo, Esporte, e Lazer, Márcia Braga; secretária de Meio Ambiente, Katia Perobelli; secretário de Fazenda, Fábio Estevão; subsecretário de Defesa Civil, Sebastião Alves; subsecretária de Saúde, Felisbela da Costa; subsecretário de Administração, Marcelo Zanelato, e os vereadores, André Taffarel (presidente da Cârama) e Fávio Nakan.

A abertura contou com a participação do coral de estudantes da rede municipal de ensino, Toque e se Toque, que apresentou um repertório de cirandas e músicas populares. Durante o sermão, o padre Amaury Baggio lembrou aos fiéis que a obrigação de cuidar da cidade é de todos. "Cada cidadão tem o dever de contribuir com os governantes para que possamos ter um lugar melhor para se viver", comentou. Um momento especial foi a entrada de Paulinho Paixão e Katia Perobelli, que levaram a bandeira de Mesquita ao altar, que recebeu a bênção do padre e seus ministros.

Jammil e Uma Noites encerra festa de 11 anos de Mesquita


(Fotos:Zaqueu Batista)

O show com a banda Jammil e Uma Noites, no dia 26 de setembro, fechou com chave de ouro a festa em comemoração aos 11 anos de emancipação de Mesquita. Desde de 22 de setembro a cidade veio comemorando seu aniversário com shows para agradar todo tipo de público.

Os integrantes da banda, Tuca Fernandes, Manno Góes e Roberto Espínola agitaram a noite de domingo fazendo o público de mais de seis mil pessoas cantarem a música “Sou Praeiro” que deu início a duas horas de micareta em Mesquita. Nem a chuva que caiu durante todo o dia desanimou quem estava com vontade de festejar o aniversário da cidade, como o caso da estudante Janaína Silva, de 15 anos. “Passei a tarde inteira torcendo pra chuva parar com medo do show não acontecer. Tendo show, mesmo chovendo, eu estaria aqui com minhas amigas festejando como estou. Nós também viemos para a apresentação do Rodriguinho e adoramos, mas estávamos na expectativa do show do Jammil. Eu estou muito feliz, pois essa é a primeira micareta em Mesquita e eu estou nela” declarou entusiasmada a jovem.

Durante o show, o vocalista Tuca Fernandes jogou palhetas de guitarra para o público e também toalhas de rosto com a marca da banda. Ao som do sucesso “Tchau, I have to go now”, o encerramento do show no palco um, foi um verdadeiro espetáculo. A banda se despediu de Mesquita agradecendo a empolgação do público mesmo debaixo de chuva e parabenizando a cidade pelo aniversário. No camarim, após o show, a banda fotografou ao lado dos fãs, e o baixista Manno Góes falou sobre a apresentação na cidade. “Gostamos muito da empolgação da galera de Mesquita e ficamos felizes em saber que somos a primeira banda baiana a fazer uma micareta na cidade. Fomos muito bem recebidos aqui, esperamos voltar”, afiirmou Manno que também fez elogios a apresentação da banda Alex Kids que abriu a noite.

A última noite de festejos também teve apresentações no palco dois da Banda Alex Kids com seu estilo pop rock, e do Grêmio Recreativo Escola de Samba Chatuba de Mesquita, e do do Bloco Carnavalesco Tradição Barreirense.

Missa celebra 11 anos de emancipação de Mesquita


(Fotos: Zaqueu Batista)

Um culto ecumênico celebrado na noite deste domingo (26/09), às 19h, comemorou o aniversário de 11 anos de fundação do município de Mesquita. A missa foi na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, padroeira da cidade, e contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito, Paulinho Paixão; da secretária de Cultura, Turismo, Esporte, e Lazer, Marcia Braga; da secretária de Meio Ambiente, Katia Perobelli; do secretário de Fazenda, Fábio Estevão; do subsecretário de Defesa Civil, Sebastião Alves; da subsecretária de Saúde, Felisbela da Costa; do subsecretário de Administração, Marcelo Zanelato, e dos vereadores, André Taffarel e Flávio Nakan.

A abertura contou com a participação do coral de estudantes da rede municipal de ensino, Toque e se Toque, que apresentou um repertório de cirandas e músicas populares. Durante o sermão, o padre Amaury Baggio lembrou aos fiéis que a obrigação de cuidar da cidade é de todos. "Cada cidadão tem o dever de contribuir com os governantes para que possamos ter um lugar melhor para se viver", comentou o líder da igreja católica. Um momento especial foi a entrada de Paulinho Paixão e Katia Perobelli, que levaram a bandeira de Mesquita ao altar, que recebeu a bênção do padre e seus ministros.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Titãs levam mais de 15 mil pessoas ao Centro de Mesquita








(Fotos: Luiz Alan)


A noite foi de muito rock no aniversário de 11 anos de emancipação de Mesquita. Mais de 15 mil pessoas conferiram o show dos Titãs, que começou pouco depois das 23h30 e animou o público por quase duas horas. Nem a ameaça de chuva amedrontou os mesquitenses, que lotaram o Paço Municipal, no Centro da cidade. “A gente veio aqui para trazer o nosso som para vocês. Feliz aniversário, Mesquita”, comemorou o vocalista Paulo Miklos, antes de cantar o sucesso “Epitáfio”. Além do grupo, as bandas Stella, Módulo Amarelo, Esfera, Circus Bom Voiage, Os Mais, MHZ e Dias Úteis também se apresentaram na festa. “A gente veio acreditando que o melhor da noite ia ser o show dos Titãs, mas todo mundo está mandando bem no palco”, elogiou o estudante Felipe Tavares, de 19 anos, morador do Méier, na Zona Norte do Rio, que visitou o município pela primeira vez para assistir aos shows ao lado de três colegas de colégio.

Rodriguinho agita a sexta-feira em Mesquita




(Fotos:J.C. Marinho)


A chuva não desanimou as dez mil pessoas que foram ao Paço Municipal nesta sexta-feira, 24 de setembro, assistir o show do ex-vocalista do grupo de pagode "Os Travessos", Rodriguinho. O cantor entrou no palco por volta das 00h, e fez milhares de fãns cantarem suas músicas, como "Vaga Lembrança", "Ponto Final", "O Amor Venceu", e também recordou antigos sucessos da época dos Travessos.

Rodriguinho que é um artista popular, esbanjou simpatia e mostrou muita afinidade com o público mesquitense. "É uma grande alegria estar aqui hoje com vocês. Vou fazer todo mundo dançar e se divertir", disse o pagodeiro durante a apresentação. A jovem Tamires de Castro, de 17 anos, estava emocionada com o show. "Sou muito fã do Rodriguinho e o show dele é maravilho. Ele canta super bem além de ser muito simpático", falou a moradora da Vila Emil, que foi acompanhada de um grupo de amigos.

O terceiro show em comemoração aos 11 anos de fundação da cidade de Mesquita foi marcado pela tranquilidade e ordem, já que nenhuma ocorrência foi registrada pela Defesa Civil e Guarda Municipal.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mesquita leva África para Desfile Cívico e esbanja criatividade

O percursionista, Pedro Lucas

(Fotos: J.C. Marinho)


Mesquita realizou hoje (24/09), às 9h, seu tradicional desfile cívico. Ao todo, 43 escolas municipais, estaduais, e particulares se apresentaram no evento que teve como tema “África de Todos Nós”. O espaço da Avenida São Paulo ganhou um verdadeiro banho de cultura e cores, empolgando o público que foi de 15mil pessoas.

O evento contou com a participação do prefeito e vice-prefeito, Arthur Messias e Paulinho Paixão, respectivamente, que recepcionaram todas as escolas. O secretariado municipal e os vereadores da cidade também marcaram presença. As primeiras instituições a passarem pela avenida foram as creches, onde a abertura foi com o Creche Municipal Marlene Peres Costa, que abordou a arte, culinária, e o grito de liberdade pela independência de expressão religiosa.

A secretária de Educação, Maria Fatima de Souza, interagiu durante a apresentação de todas as unidades escolares com os locutores, informando a população dados sobre as escolas e os temas que os pelotões abordavam. Todas os representantes das instituições que participaram do desfile ganharam de Maria Fatima de Souza um vaso de flores com violetas africanas. As escolas não economizaram no quesito criatividade com belíssimos figurinos. As músicas levantaram o público que dançou com as apresentações afro e de axé. Até o pop de Lady Gaga, teve vez com as bandas marciais.

Um destaque para o pequeno Pedro Lucas, de 9 anos, que desfilou na Escola Municipal Doutor Manoel Reis, com a banda de percussão afro, da Escola Municipal Venina Corrêa Torres, de Nova Iguaçu. Pedro levantou todos ao tocar seu surdo de virada, com muito molejo e rebolado. A banda faz parte do projeto Mais Educação, e participou do desfile cívico de Mesquita, a convite da Secretaria de Educação (Semed).

A Academia de Letras e Artes de Mesquita, além das secretarias de Assistência Social e Trabalho (Semas), e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), também desfilaram. Para Maria Fatima de Souza, o desfile foi um sucesso. “Conseguimos apresentar no evento muito da cultura africana. Todas as escolas estavam lindas e desenvolveram com muita competência o tema do nosso desfile”, conclui emocionada a secretária da Semed.

Mesquita promove show gospel no segundo dia de festa



(Fotos: J.C. Marinho)

A quinta-feira (23/09) foi de festa para o público evangélico em Mesquita. No segundo dia de shows que comemoram os 11 anos de emancipação da cidade, a atração principal foi David Quinlan, que empolgou mais de 1.500 pessoas, com seu rock gospel.

A noite teve início com a banda pop SL27, que tocou por meia hora e levou o público ao delírio ao cantar o hit “Clamarei”. Depois foi a vez do Ministério de Louvor da igreja Visão de Águia, que se apresentou com músicos e bailarinos proféticos. David Quinlan subiu ao palco por volta das 22h30, em uma apresentação que reuniu os grandes sucessos do cantor, que possui 18 anos de carreira. “Fico feliz em saber que houve uma grande mobilização de evangélicos para o meu show. Espero que gostem pois preparamos tudo com muito carinho”, comentou David minutos antes de entrar no palco.

As músicas mais aguardadas pela platéia foram “Águas profundas” e “Abraça-me”. Para Rosi Paiva, de 25 anos, o show foi ótimo. “Adoro o trabalho do David Quinlan, e tenho vários CD's dele. Muito bom poder assistí-lo tão perto da minha casa”, disse a jovem, que mora no Centro de Mesquita. A noite terminou com Adriano Gospel Funk, que apresentou músicas do seu novo CD, previsto para ser lançado em dois meses.

MESQUITA ABRE INSCRIÇÃO PARA CURSO DE PADEIRO

(Foto: Divulgação)


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas) da Prefeitura de Mesquita abriu 45 vagas para o curso profissionalizante de padeiro da Padaria Escola. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 1º de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da secretaria, na Avenida Coelho da Rocha, 1.426, Bairro Rocha Sobrinho.

As aulas começam no próximo dia quatro e o curso terá duração de três meses.

A Padaria Escola é resultado de uma parceria entre Semas e a empresa MRS Logísticas. Na padaria são realizadas ações de qualificação profissional, na área de panificação. Além disso, a Padaria comercializa os alimentos produzidos durante o curso, a preço de custo para a população local. Na última semana, o curso formou 35 alunos matriculados na primeira turma, com direito a cerimônia e certificado de conclusão

Pimenta do Reino abre festa em Mesquita



( Fotos: Zaqueu Batista )

O primeiro dia dos shows em comemoração aos 11 anos de emancipação de Mesquita teve início com o carisma da Banda Pimenta do Reino, que deu um clima leve e agradável ao evento desta quarta-feira, 22. Os forrozeiros subiram ao palco às 22h, e apresentaram músicas do repertório próprio, além de composições tradicionais como de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Alceu Valença, e Falamansa.

Para o líder da banda, Daniel Guerra, fazer show em Mesquta é sempre um grande prazer. “É a terceira vez que o Pimenta do Reino toca na cidade. Adoramos fazer shows na Baixada Fluminense, pois é uma região que tem muita ligação com a cultura nordestina”, afirmou Daniel, que na companhia dos demais integrantes, troxeram durante uma hora e meia de show o ritmo do nordeste para Mesquita.

De acordo com informações da Defesa Civil, nenhuma ocorrência médica de urgência foi registrada no posto móvel de saúde, instalado no espaço dos shows. A Guarda Municipal também ficará de plantão em todos dias do evento, com cerca de 15 agentes, com objetivo de estabelecer a ordem durante as atividades.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mesquita moderniza ouvidoria

Foto: Gestão Participativa

A Prefeitura de Mesquita lançou nesta quarta-feira (22/09), seu novo sistema de ouvidoria. A apresentação do serviço reformulado aconteceu na Praça Elizabeth Paixão, às 16h, com a entrega de folhetos informativos sobre o uso do instrumento, e com a presença de gestores que realizaram ouvidoria itinerante.
A novidade é que agora os munícipes farão a ouvidoria através do número do seu CPF, o que facilitará aos usuários e funcionários a visualização do andamento das solicitações, de forma que ao inserir o número, todas as ouvidorias relacionadas ao CPF em questão, aparecerão. “Agora quando uma pessoa consultar a ouvidoria, irá aparecer todo seu histórico de solicitações, seguidas do andamento de cada processo. Tal iniciativa deixará o serviço mais humanizado e personalizado, além de facilitar o atendimento”, explicou a coordenadora de Gestão Participativa, Gisela Barros. O sistema anônimo continuará sendo realizado.

A Ouvidoria da Prefeitura de Mesquita é um serviço de atendimento à população com atribuições de ouvir, encaminhar e acompanhar críticas e sugestões, que foi criada no ano de 2005. De acordo com Gisela Barros, o sistema estava precisando ser modernizado, e as adaptações foram planejadas durante seis meses, através de consultas com as secretarias e de sugestões dos usuários. Outra inovação é que o sistema foi automatizado de forma que o setor responsável pela solicitação recebe em tempo real o questionamento, e o mesmo possui um prazo de até 10 dias para responder o cidadão.

Para os gestores a grande novidade é que será encaminhado um relatório contendo o detalhamento de serviços, locais que requisitam mais pedidos, e o número de ouvidorias respondidas e pendentes. A ação facilitará o direcionamento das ações e o planejamento de cada secretaria. Durante o mês de agosto foram registradas 311 ouvidorias, sendo 104 somente para a Secretaria de Obras, que é o setor responsável pelo recolhimento de entulhos, serviço recordista de pedidos.

A ouvidoria de Mesquita pode ser acessada através do telefone 08002829260, no site www.mesquita.rj.gov.br, ou na sede da prefeitura, que fica na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº120, Centro. Segundo informações da Gestão Participativa, em outubro a ouvidoria também será realizada de forma itinerante a cada 15 dias.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mesquita promove Desfile Cívico Histórico-Cultural

Foto: Arquivo CCS

Na próxima sexta-feira (24/09), alunos e funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de Mesquita participarão do desfile da cidade. A atividade que é organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como objetivo despertar o interesse cívico e o amor à pátria, além de gerar uma grande integração entre as escolas e a comunidade. O desfile terá início às 8h, e acontecerá na Avenida São Paulo, no Centro.

As instituições abordarão o tema “África de Todos Nós”, que foi escolhido durante a Copa do Mundo de Futebol, que trouxe a África do Sul como sede da competição, e encadeou uma série de estudos e atividades nas escolas municipais sobre o continente africano. “Este é o sexto desfile cívico que Mesquita abordará na avenida marcas históricas e culturais. As unidades escolares darão uma verdadeira aula sobre cultura africana, a questão do Apartheid, e sobre a ligação entre a África e Brasil”, explicou a secretária de Educação, Maria Fatima de Souza. A secretária da Semed também afirmou que o desfile será uma aplicação prática das leis 10.639 e 11.645, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e particulares.

Os imigrantes do país africano, Cabo Verde, que se tormaram cidadãos mesquitenses através da Associação Caboverdiana de Mesquita, também desfilarão a convite da Semed, enriquecendo ainda mais o evento, que contará com a presença de diversas autoridades, como o Prefeito, Artur Messias, do seu secretariado, e de vereadores. O Desfile Cívico Histórico-Cultural de Mesquita faz parte das comemorações do aniversário da emancipação da cidade, que este ano completa 11 anos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mesquita abre 291 vagas para cursos gratuitos de informática

Foto: Luiz Alan

A Prefeitura de Mesquita, através da coordenadoria de Tecnologia da Informação, abriu 291 vagas para cursos básicos (236), avançados de informática (35), e de manutenção de micros (20). As inscrições serão realizadas entre os dias 27 de setembro a 01 de outubro, das 10h às 17h.

As atividades serão oferecidas no Telecento Casa Brasil, que fica na Praça Darcy Ribeiro, s/nº, em Edson Passos; na Biblioteca Municipal, localizada na Praça João Luiz do Nascimento, s/nº, Centro; e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Rocha Sobrinho, na Avenida Coelho da Rocha, nº 1426; Cras de Jacutinga, na Rua Delfina Borges, nº 552; e no Cras de Banco de Areia, na Rua Bicuíba, nº48.

Os interessados em participar das atividades devem comparecer nos locais de inscrição levando comprovante de residência, identidade, e uma foto 3X4. Serão oferecidos cursos básicos de informática e oficinas avançadas de HTML, montagem e manutenção de micro, criação e edição de imagens, e de planilha eletrônica. Os candidatos devem ter a partir de 10 anos e menores de 14 devem ir acompanhados de responsável. É necessário ter conhecimento em informática para participar das oficinas avançadas.

As aulas terão início na primeira semana de outubro e as turmas serão disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite. O curso que é totalmente gratuito, terá duração de 2 meses e todos os alunos que concluírem receberão certificado.

Mesquita promove Seminário de Encerramento do curso de Pró- Letramento

A Secretaria de Educação de Mesquita (Semed) realizará no dia 7 de outubro o seminário de encerramento do curso Pró-Letramento de Alfabetização e Linguagem e Matemática da turma 2009/2010.

Cerca de 60 professores da rede municipal de ensino concluirão a atividade, que acontecerá no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, localizada na Rua Paraná, nº443, Centro. O seminário será apresentado em dois horários (7h30 e 13h), e todos os professores da rede municipal interessados em assistir a palestra podem se increver através do endereço eletrônico http://jornadamesquita.blogspot.com. Apenas serão aceitas as inscrições de professores dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Educação Infantil e Especial.

O programa Pró-Letramento- Mobilização pela Qualidade da Educação, vem sendo realizado pelo Ministério da Educação (MEC), e teve a adesão dos estados e municípios visando à formação continuada de professores das series iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas, para a melhoria da qualidade de aprendizagem de leitura, escrita e matemática.Os cursos oferecidos pelo programa possuem duração de 120h, com encontros presenciais e atividades individuais, durante nove meses.


Mesquita inaugura Biblioteca Clube de Leitura

Fabio Lima (esquerda) e João Luiz Quintanilha (Direita).


Fotos: Zaqueu Batista

A Secretaria de Educação de Mesquita (Semed) inaugurou hoje (17/09), às 15h, mais uma Biblioteca Clube de Leitura, no espaço da Escola Municipal Genair Ramos Gabriel, na Chatuba. O projeto que recebeu o nome da escritora de peças infantis, Maria Clara Machado, irá beneficiar 650 alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O evento que faz parte das atividades em comemoração aos 11 anos de emancipação de Mesquita, contou com a presença do subsecretário da Semed, João Luiz Quintanilha; do diretor da escola, Fabio Lima; do vereador, Antonio Carlos Passos (Dida); além dos professores, alunos e responsáveis. Ao todo a Semed já construiu 13 Bibliotecas Clubes de Leitura, e a meta é atingir as 30 escolas do município. O projeto consiste em um espaço agradável, colorido, climatizado, e que os alunos possuem fácil acesso aos exemplares. Mesas, cadeiras, poltronas, tapetes e pufs, compõem as instalações de forma que os leitores se sintam a vontade e leiam da maneira que preferirem. Um professor capacitado em contação de história fica no local ministrando as atividades.

“A ideia é estimular a leitura de forma que o espaço seja o mais agradável possível. Os livros são colocados em prateleiras baixas, para que todos possam pegar o que quiserem ler. Estamos inaugurando a biblioteca com mais de 300 exemplares entre livros de literatura, contos, gibis, revistas e livros didáticos e pedagógicos”, afirmou Fabio Lima. De acordo com o subsecretário da Semed, a leitura deve ser inserida na vida escolar o mais cedo possível. “Oferecer um espaço como este é melhorar a qualidade de vida dos alunos. Quem sabe ler e interpretar, não passa por dificuldade em nenhuma outra matéria. Estou feliz por presenciar um passo tão importante para a educação de Mesquita”, conclui João Luiz Quintanilha.

As visitas dos alunos fazem parte do cronograma das atividades da escola, de maneira que todas as turmas passam dois tempo de aula por semana na Biblioteca Clube de Leitura. No local também há um espaço para contação de histórias, com teatro de marionete.

Mesquita forma 35 alunos em curso de padeiro

Foto: Zaqueu Batista

A Prefeitura de Mesquita realizou hoje (20/09), às 14h, a formatura de 35 alunos que fizeram parte da primeira turma do curso profissionalizante de padeiro, do projeto Padaria Escola, através da parceria entre Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas) e a empresa MRS Logísticas. A cerimônia foi realizada no auditório da Dinâmica, em Rocha Sobrinho localizado na Avenida Coelho da Rocha, 1426, mesmo endereço onde funciona a Padaria Escola.

Estiveram presentes no evento a subsecretária da Semas, Márcia Brandão, a coordenadora da Padaria Escola, Vanessa Mendonça; o professor e padeiro, Edson Barbosa; a representante da MRS Logística, Graziela Vilhena, além dos formandos e seus familiares. Todos receberam certificado de conclusão e demonstraram muita satisfação com o aprendizado oferecido pela instituição. “Adorei ter participado deste projeto da prefeitura de Mesquita que hoje se torna realidade. Me sinto honrado e acredito que abrirá várias portas de emprego, pois conquistei com muito esforço uma profissão”, disse o aluno do curso de padeiro, Vander Ramos, 49 anos.

Na Padaria Escola de Mesquita são realizadas ações de qualificação profissional, na área de panificação. Além disso, a Padaria comercializa os alimentos produzidos durante o curso, a preço de custo para a população local. Para Márcia Brandão, subsecretaria da Semas, participar da formatura destes alunos é a concretização de um projeto bem produzido. “ Espero que os alunos possam utilizar o aprendizado adquirido no curso de padeiro, e conquistem suas autonomias financeiras”, afirma a subsecretária.

Para o aluno Leandro dos Santos, 32 anos, o curso trouxe a base necessária para abrir seu próprio negócio. “Abri uma padaria junto com a minha sobrinha. Estou muito contente com a minha nova profissão. Adoro o que faço”, garantiu o aluno. Segundo a coordenadora da Padaria Escola, Vanessa Mendonça, as inscrições para as novas turmas dos cursos já foram abertas e podem ser feitas na sede da Padaria Escola, o curso terá duração de três meses.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mesquita inaugura Laboratório de Informática Educativa



Fotos: Zaqueu Batista

A Prefeitura de Mesquita inaugurou nesta quarta-feira (15/09), mais um Laboratório de Informática Educativa (Lied). O sétimo Lied foi construído no espaço da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, em Banco de Areia, e irá beneficiar cerca de 1200 alunos.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) do Governo do Estado, que está proporcionando a milhares de alunos da rede municipal de ensino o contato com computadores e internet, que por vez é uma ferramenta que auxilia na construção do conhecimento. O projeto visa promover o uso da informática nas aulas educação básica, com computadores novos, recursos digitais e conteúdos educacionais. Os professores serão capacitados e terão o apoio de instrutores de informática. O Lied da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos recebeu 36 computadores.

De acordo com o diretor Geral da unidade, Pedro Roberto, as mudanças envolvem todo o segmento da escola, sendo esse um passo importante do governo.”O prefeito Artur Messias está concluindo as propostas previstas na educação da cidade. Essa inauguração é mais um projeto de inclusão social. Muitos alunos aqui não tinham computador em casa e agora terão acesso na escola”, comemorou.

Para a secretária de Educação, Maria Fátima de Souza, é muito satisfatório poder proporcionar este projeto para tantos alunos. “Essa é uma forma de despertar interesse e o prazer nas atividades educacionais, explicou. A próxima unidade a ser beneficiada com o Lied é a Escola Municipal Genair Ramos Gabriel, no próximo dia 18 (sexta-feira), às 14h.

Mesquita promove seminário sobre inclusão de pessoas com deficiência

Fotos: Déborah Paixão

A Prefeitura de Mesquita realizou nesta quarta-feira (15/09), às 13h, o seminário “Trocando Experiência: Vivenciando as Diferenças por uma Sociedade Equânime”. Promovido pela Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cordef), o objetivo do evento foi levantar discussões sobre inclusão das pessoas com deficiência e melhorias na qualidade de vida.

A atividade aconteceu no Auditório Zelito Viana, na sede da prefeitura, e contou com a presença da coordenadora da Cordef, Neide Aparecida. O seminário proporcionou aos participantes uma visão sobre as dificuldades diárias enfrentadas por pessoas com deficiência, através uma palestrai ministrada pela professora de Linguística Especialista em Educação Especial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Valéria Silva; e pela mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, Juliana Pimentel.

O seminário foi a primeira ação do planejamento do governo municipal, elaborado na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mesquita está incluída no quantitativo de 26.469 pessoas com deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Segundo Neide Aparecida, o sucesso do evento depende da participação de todos os funcionários e secretários. “É de suma importância o envolvimento de todos os segmentos na ação, e principalmente, os setores que tem contato direto com a população”, afirmou a coordenadora que está empenhada em promover mais atividades em prol da melhoria na qualidade de vida dos deficientes.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

II Copa Mesquita de Jiu-jitsu reúne mais de 300 atletas do estado do Rio


Fotos: Zaqueu Batista

O Tênis Clube de Mesquita sediou no domingo (12/09) a segunda edição da Copa Mesquita de Jiu-Jitsu. A competição foi organizada pela prefeitura em parceria com a Equipe PH de Jiu-jitsu. A disputa reuniu mais de 300 atletas de todo o estado do Rio, a maioria deles da própria cidade.

A maratona de lutas começou às 10h e só se encerrou às 17h30, com um resultado excelente para os participantes locais. Na disputa entre as academias, o primeiro lugar ficou com a Equipe PH, que faturou 34 medalhas de ouro, 20 de prata e 15 de bronze. “O nosso maior intuito é poder mostrar para a Baixada os atletas que Mesquita tem e, quem sabe, conseguir mais apoio para eles. Temos vários lutadores bons que, por falta de incentivo e patrocínio, deixam de competir”, disse Norberto Gonçalo, coordenador técnico da Equipe PH, ao lado do diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo Esporte e Lazer de Mesquita, Ulisses Sampaio.

O campeonato envolveu as categorias pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto, master e sênior. Ao final, candidatos nas categorias acima de 18 anos faturaram o absoluto das faixas roxa, azul, e branca. Wallace Pacífico, da Equipe PH de Mesquita, levou a melhor na branca e ganhou prêmio de R$ 50. O atleta Sebastião Cardoso, também da Equipe PH, venceu na azul e embolsou R$ 100. Já Raylander Mendes, outro competidor da equipe PH, conquistou o absoluto da roxa e recebeu R$ 200.

Além dos prêmios em dinheiro, os atletas que se destacaram receberam troféus, medalhas, kimonos, e bolsas de estudo em uma escola de idiomas. “Algumas empresas ajudaram nosso evento, mas é importante que os empresários percebam que esses meninos precisam e merecem ajuda. Existem muitos atletas bons na cidade”, valorizou o diretor da Equipe PH e vice-presidente da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico, Alexandre PH. A Equipe PH fica na Rua Bernardino Borges dos Reis, nº 200, em Cosmorama. O telefone para outras informações sobre os treinos de Jiu-Jitsu e como apoiar atletas é 2792-4372.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

TITÃS, JAMMIL, RODRIGUINHO E PIMENTA DO REINO FAZEM SHOW GRATUITO NA FESTA DO 11º ANIVERSÁRIO DE MESQUITA

Pimenta do Reino - Quarta-Feira , 22/09/10 - 20h

David Quinlan - Quinta-Feira , 23/09/10 - 20h

Rodriguinho - Sexta-Feira , 24/09/10 - 20h

Titãs - Sábado , 25/09/10 - 22h

Jammil e Uma Noites - Domingo , 26/09/10 - 20h

Mesquita está em festa. A mais nova cidade da Baixada Fluminense completa seu 11º Aniversário de Emancipação Político Administrativa no próximo dia 25. Para comemorar, a prefeitura estará promovendo uma série de atividades. A banda de forró, Pimenta do Reino abre no dia 22, às 20h, os cinco dias de shows. Na quinta-feira, dia 23, às 20h, será a vez do cantor gospel, David Quinlan subir ao palco.O cantor pagodeiro, Rodriguinho, ex-integrante do grupo Os Travessos, canta no dia 24, também a partir das 20h. O rock entra em cena no sábado, dia 25, com o grupo Titãs que promete atrair milhares de fãs para o show que fará a partir das 22h. O axé da banda Jammil e Uma Noites vai encerrar a programação de shows, no domingo, dia 26, às 20h. Os shows vão acontecer no Paço Municipal,área em frente à sede da prefeitura, Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, centro.

A programação de aniversário da Cidade de Mesquita começou no primeiro dia do mês, com a exibição do Projeto Contos e Livros, na Praça Professor Darcy Ribeiro, Edson Passos e termina no próximo dia 30, às 18h, com o Projeto Nossas Ruas Têm História, na Rua Ambrósio, próximo do Estádio Nielsen Louzada, o Louzadão, estádio do Mesquita Futebol Clube. O projeto retrada a origem do nome da rua, levando cultura e lazer para comunidade. Um dos destaques da programação será o desfile cívico e histórico-cultural, promovido através da Secretaria Municipal de Educação. Alunos de 30 escolas municipais e também de escolas estaduais e particulares estarão desfilando, destacando o tema África.
PROGRAMAÇÃO:

1º de Setembro – Quarta-feira
10h – Projeto Contos e Livros em Praça Pública
Local: Praça Professor Darcy Ribeiro – Edson Passos
2 de Setembro – Quinta-feira
9h – Quinta da Exposição (fotos de Mesquita)
Local: Praça Professor Darcy Ribeiro – Edson Passos
3 de Setembro – Sexta-feira
17h – Projeto Cultural Fim de sexta-feira
Local: Prefeitura de Mesquita
Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120 – Centro –
7 de Setembro – Terça-feira
16h – Corrida Rústica Comunitária São Xavier
Local: Praça Brasil Roque da Paraíba – Bairro Coréia –
9 de Setembro – Quinta-feira
14h – Quinta na Praça – Biblioteca Itinerante
Local: Praça de Banco de Areia
10 de Setembro – Sexta-feira
18h Cine Mesquita Nos Bairros
Local: Praça Elizabeth Paixão – Centro –
12 de Setembro – Domingo
9h - II Copa Jiu Jitsu
Local: Tênis Clube de Mesquita
Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 260 – Centro
14 de Setembro – Terça-feira
14h – Inauguração Biblioteca/Clube de Lietura
Local: Escola Municipal Maria Dolores
Rua Magno de Carvalho, 2212 – Chatuba
15 de Setembro – Quarta-feira
9h – Inauguração do Laboratório de Informática – Lied -
Local: Escola Municipal Professor Samuel Souza Maciel
Rua Libânia Segunda, 86 – Bairro Cruzeiro do Sul
14h – Inauguração do Laboratório de Informática – Lied
Local: Escola Municipal Vereador Américo dos Santos
Rua Voltarie, s/nº - Bairro Banco de Areia –
16h – Lançamento da segunda fase do Programa Compra Direta
Local: Sala de Cinema Popular Zelito Viana
Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120 – Centro
16 de Setembro – Quinta-feira
9h – Inauguração da reforma e ampliação de escola
Local: Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho
Rua Carlos Fraia, 101 – Bairro Cosmorama
14h Salada Cultural
Local: Escola Municipal Ciep Padre Nino Miraldi
Rua Guarany, 200 – Jacutinga
17 de Setembro – Sexta-feira
9h – Inauguração do Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria Municipal de Educação
Local: Telecentro Casa Brasil
Praça Professor Darcy Ribeiro, Bairro Edson Passos
10h – Formatura das turmas dos curso de Cozinheiro
Cras/Chatuba e Cras/Rocha Sobrinho
Local: Auditório Apolônio de Carvalho
Avenida Coelho da Rocha – 1.426 – Bairro Rocha Sobrinho
14h – Inauguração Biblioteca/Laboratório de Informática
Local: Escola Municipal Genair Ramos Gabriel
Rua Almirante Batista das Neves, 118 – Bairro Chatuba
18 de Setembro – Sábado
17h – Colcha de Retalhos
Local: Câmara Municipal de Mesquita
Avenida União, s/nº - Centro
20 de Setembro Segunda-feira
9h – Inauguração do Estúdio de Produção Audiovisual do Projeto Zoom In
Local: Escola Municipal Vereador Américo dos Santos
Rua Voltarie, s/nº - Banco de Areia
14h – Formatura Curso padaria Escola
Local: Apolônio de Carvalho
Avenida Coelho da Rocha – 1.426 – Bairro Rocha Sobrinho
18h Recital de Primavera
Coral Voz Sabiá – Projeto Toque e Se Toque
Local: Igreja Nossa Senhora de Fátima
Rua Marechal Castelo Branco, 322 – Bairro Edson Passos
22 de Setembro – Quarta-feira
16h – Lançamento do Novo Sistema de Ouvidoria
Local: Praça Elizabeth Paixão – Centro
20h – Show com o Grupo Pimenta do Reino
Local: Paço Municipal
Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120 – Centro
23 de Setembro – Quinta-feira
20h – Show Gospel com o cantor David Quinlan
Local: Paço Municipal
Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120 – Centr
o
24 de Setembro – Sexta-feira
8h – Desfile Cívico Histórico-Cultural
Tema: África de Todos Nós
Local: Avenida São Paulo
9h – Gincana de Integração do Aniversário da Cidade
Local: Parque de Eventos (Vila Olímpica)
Rua Baronesa de Mesquita, s/nº - Bairro Cosmorama
20h – Show com o cantor Rodriguinho
Local: Paço Municipal
Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120 – Centro

25 de Setembro- Sábado
9h – I Torneio de Integração de Futebol Society Feminino
Local: Telecentro Casa Brasil
Praça Professor Darcy Ribeiro, s/nº - Bairro Edson Passos
10h – Inauguração da Praça da Liberdade
Local: Bairro Santo Elias
20h – Show com o grupo Titãs
Local: Paço Municipal
Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120 – Centro
26 de Setembro – Domingo
20h – Show com a Banda Jammil
Local: Paço Municipal
Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120 – Centro
27 de Setembro – Segunda-feira
15h30 Lançamento do novo Site da Prefeitura
Local: Sala de Cinema Popular Zelito Viana
Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120 – Centro
28 de Setembro – Terça-feira
8h – Forum Municipal da Pessoa Idosa
Local: Apolônio de Carvalho
Avenida Coelho da Rocha – 1.426 – Bairro Rocha Sobrinho
9h – Inauguração de Reforma e Ampliação de Escola
Local: Escola Municipal Professor Marcos Gil
Estrada Feliciano Sodré, 2315 – Centro
14h – Visita Escola
Municipalização de Unidade Escolar (Colocação de Placa)
Local: Escola Municipal Márcio Caulino
Rua Aracaju – 61 – Bairro Coréia
30 de Setembro – Quinta-feira
18h – Projeto Nossas Ruas Têm Histórias
Local: Rua Ambrósio – Bairro Vila Emil –

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cursistas do Proinfantil de Mesquita recebem visita de professores da UFRJ E IERP

Mesquita receberá a visita nesta sexta-feira (10/09) de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Rangel Pestana (IERP), com a finalidade de fiscalizar o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil), que teve início em julho de 2009 na rede municipal de ensino da cidade.

De acordo com a Secretaria de Educação de Mesquita (Semed), 22 educadoras e auxiliares de creches participam do projeto que é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com os estados e municípios interessados, onde é oferecido um curso de formação inicial para professores de escolas públicas que atuam em creches e pré-escola, e que não possuem a formação exigida pela legislação.

Com duração de dois anos, o curso tem o objetivo de valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento profissional aos docentes. Todo apoio pedagógico da atividade é desenvolvido por professoras da Equipe Técnica de Educação Infantil da Semed.O Proinfantil tem formatura prevista para julho de 2011.

Equipe de natação de Mesquita conquista segundo e terceiro lugar em competições




Fotos: Divulgação (IV Circuito Grande Rio de Natação, no Tênis Clube de Mesquita).

Os 27 nadadores do Centro de Fomação de Atletas de Natação de Mesquita (Cefan), estão conquistanto ótimos resultados em competições. A equipe participou no dia 04 deste mês do 28º Intercolegial, na piscina do Olaria Esporte Clube, ficando em segundo lugar no feminino. Outra grande conquista foi o troféu de terceiro lugar na IV Etapa do Circuito Grande Rio de Natação, que aconteceu no dia 29 de agosto, no Tênis Clube de Mesquita.

O Cefan é uma equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), que consiste no treinamento de jovens entre 11 e 15 anos para a prática da natação competitiva. A disputa da IV Etapa do Circuito Grande Rio rendeu ótimos frutos para a equipe, pois segundo o técnico do Cefan, Francisco Lamassa, o troféu era um sonho. “Essa foi uma grande realização para nossos jovens, pois buscávamos esse troféu desde 2009, quando a Semas criou o Cefan”, afirmou. Entre provas individuais e de revezamento, 17 nadadores do Cefan ganharam medalhas no Circuito Grande Rio.

Com o bom resultado na competição, duas atletas conseguiram vaga para defender a seleção do Grande Rio, em uma disputa nacional. Atualmente os jovens do Cefan estão se preparando para a V Etapa do Circuito Grande Rio de Natação, que será disputado em outubro.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mesquita realiza 30ª Corrida Rústica Comunitária de São Xavier

Alderir e a esposa, Aparecida

Alderir, Sérgio e Josias, os três primeiros colocados entre os homens

(Fotos:Márcio Gonçalves)

Mesquita comemorou mais um 7 de setembro com a tradicional Corrida Rústica Comunitária de São Xavier. Em sua trigésima edição, a competição foi realizada pela primeira vez pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da cidade, que antes apenas apoiava o evento. E consagrou os corredores Alderir Moreira Duarte e Selma Reis como os grandes vencedores na colocação geral masculina e feminina. "Essa é a minha segunda vez nessa disputa e, mais uma vez, saí vitoriosa", comemorou Selma, que competiu também há dois anos.


Além da realização da prefeitura, a edição deste ano contou com duas outras novidades. O prêmio subiu para R$ 200, R$ 150 e R$ 100 para os três primeiros colocados entre os homens e as mulheres. E também a inscrição, que antes era paga, passou a ser gratuita. "Isso atrai mais competidores e favorece atletas que, infelizmente, não conseguem patrocínio para a dedicação exclusiva aos treinos", valorizou Márcia Braga, subsecretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município.


Entre os homens, além de Alderir, receberam o prêmio o segundo colocado, Sérgio Alves Machado, morador de Queimados, de 40 anos, e o mesquitense Josias Nepomuceno ribeiro, de 23 anos, que atualmente mora em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Já nas concorrentes femininas, destacaram-se a cearense Francilene Araújo, de 37 anos, e a gonçalense Aparecida Andrade, de 37 anos, casada com o vitorioso Alderir. Disputar corridas, aliás, já se tornou uma rotina para o casal. "Geralmente a gente chega com uma diferença pequena", garante ela, que desta vez ficou apenas quatro minutos e 31 segundos atrás do marido. O percurso é de seis quilômetros e Alderir concluiu-o em apenas 18 minutos e 15 segundos. Além do prêmio em dinheiro, receberam medalhas os 50 primeiros que cruzaram a linha de chegada e troféus os três primeiros colocados gerais das categorias divididas por idade: até 19 anos, de 20 a 29, de 30 a 39, de 40 a 49, de 50 a 59 e acima de 60.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mesquita caminha para comemorar aniversário da Lei Maria da Penha




(Foto:Luiz Alan)

A Coordenadoria da Mulher de Mesquita (Comdim) levou hoje (03/09) centenas de pessoas vestidas de lilás pelas ruas da cidade, em uma caminhada que comemorou os quatro anos da Lei Maria da Penha. O prefeito Artur Messias abriu o evento às 9h na Praça Elizabeth Paixão (Centro), onde houve um ato ecumênico liderado pelo bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamini.

Além de diversas pessoas da sociedade civil, lideranças políticas e o secretariado da prefeitura marcaram presença na Caminhada Lilás, que seguiu até o espaço da Casa da Mulher. Durante o percurso, houve distribuição de preservativos e panfletos sobre saúde. Segundo dados da Comdim, de janeiro a agosto de 2010 a instituição registrou 288 atendimentos, onde a maioria das ocorrências está relacionada a maus-tratos domésticos.

Para a coordenadora da Comdim, Judite Mendonça, a caminhada teve como objetivo mostrar que a criação da Lei Maria da Penha foi um avanço para promoção da qualidade de vida das mulheres. “Notamos que atualmente as mulheres estão mais encorajadas e cientes de seus direitos. A união de todos os segmentos de governos, e principalmente as políticas públicas desempenhadas pelo Governo Federal, ajudou muito para que a Lei Maria da Penha fosse aplicada com eficácia no Brasil”, explicou.

Os participantes da caminhada foram recebidos com festa na Casa da Mulher, onde foi desenvolvida uma ação social com feira de artesanato, massagens terapêuticas, corte de cabelo, limpeza de pele, dentista, e orientações sobre programas sociais. Os atores, Agles Steib e Pedro Nercessian participaram do evento sem cobrar cachê.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MESQUITA FAZ MOSTRA DE CINEMA NEGRO

Abertura da 1ª Mostra de Cinema Negro de Mesquita, realizada em 1 de setembro de 2009. Na foto, o representante do Movimento Negro de Mesquita, Luiz Bruno; a coordenadora da Compir, Rose Torquato; a atriz, Maria Ceiça, o prefeito, Artur Messias; o cineasta, Zozimo Bulbul; e o vice-prefeito, Paulinho Paixão.


A atriz Maria Ceiça e o prerfeito de Mesquita, Artur Messias.


Zozimo Bulbul.



(FOTOS:ZAQUEU BATISTA)

Até o final do mês de setembro, a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Mesquita estará promovendo a II Mostra de Cinema Negro, Mocineme, do município. A programação que teve início no último dia dois, na sala de Cinema Popular Zelito Viana, com a exibição do curta metragem, Memórias da Chibata, de Marcos Manhães Marins, estará acontecendo em diversos espaços da cidade como clubes, igrejas e quadra de samba.

“A Mostra é resultado das aspirações de grupos culturais e da Compir que se apresentam como co-gestores na efetiva transformação ao abordar o negro na sua condição de protagonista e formador de opinião pelo recorte da arte da cinematografia, bem como suas possibilidades de expressão e registro dentro de uma perspectiva afro centrista”, assegura a coordenadora da Promoção da Igualdade Racial, Rose Torquato. Segundo ela, o evento tem como objetivo, resgatar a imagem do negro enquanto protagonista social, por meio da expressão cinematográfica; fortalecer a auto estima dos indivíduos negros e mestiços na cidade e adjacências e criar e fortalecer grupos de interesse no exercício da liguagem áudio visual, como via de expressão e registro da identidade e história local, com abordagem afro descendente.

“Mesquita, por sua configuração histórico geográfica, tem uma assinatura indelével da raça negra na construção da identidade. Tanto pela presença deste segmento nos 3 ciclos econômicos da história da região, a Cana-de-açúcar, café e laranja, como pelo marco da entrada das religiões de matrizes africanas na Baixada Fluminense”, salienta Torquato.

Programação:

10/09 – Filme: Mississipi em Choque

Média Metragem: 56 min

Local: Clube do Proletário 20h

15/09 – Filme: Kiriku e a Feiticeira

Longa metragem: 70 min

Local: Auditório do América14h30

18/09 – Filme: Infância Roubada

Longa Metragem: 96 min

Local: Rua Manoel Pereira Reis, s/nº – Casa da Magnólia (MAGUI)

19 h

25/09 – Filme: Reggae na Praça

Curta Metragem: 15 min

Local: Setor BF (embaixo do Viaduto de Mesquita – entrada pela Baronesa de Mesquita) 18h

Debatedor: Isaías José de Souza Neto – Zazá

27/09 – Filme: Carolina

Curta metragem: 15 min

Local: Assembléia de Deus – Pastor Moura (ver com Americano) 19h

MESQUITA PROMOVE CORRIDA DE SÃO FRANCISCO XAVIER

(IMAGEM:DIVULGAÇÃO)

Ainda estão abertas as inscrições para a XXX Corrida Rústica de São Xavier, que vai acontecer na próxima terça-feira (07/09), feriado da Independência, em Mesquita. A inscrição é gratuita e os interessados em participar devem comparecer no Departamento Municipal de Esportes, que funciona no Parque de Eventos, Rua Baronesa de Mesquita, s/nº, Bairro Cosmorama, próximo a Estação de Edson Passos e na Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), que funciona anexo a sede social do Tênis Clube de Mesquita, de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 16h. Promovida através da Semctel, a corrida de São Xavier terá largada e chegada na Praça Brasil Roque da Paraíba, Bairro Coréia. “A largada está marcada para às 16h, mas é necessários que os corredores cheguem às 15h para facilitar a organização”, disse o diretor de Esportes, Ulisses Sampaio. Os vencedores ganharão troféus, medalhas e prêmio em dinheiro. Mais informações através do telefone: 2696-2650 (Semctel).

Mesquita prepara cerimônia de juramento a Bandeira Nacional


(Foto: Luiz Alan)

Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura de Mesquita realizará uma cerimônia de juramento a Bandeira Nacional. O evento será no dia 22 de setembro (quarta-feira), às 10h, no Paço Municipal, localizado na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, Centro.


A atividade que é uma parceria entre a 158ª Junta de Serviço Militar e a 17ª Delegacia de Serviço Militar, contará com a presença do prefeito, Artur Messias (PT), do secretariado da cidade, e de autoridades militares. Cerca de 200 jovens mesquitenses que foram dispensados do serviço militar no ano de 2010, participarão da solenidade, onde além de cantarem o Hino Nacional e jurar respeito à bandeira, receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que inclui os cidadãos no excesso de contingente. A cerimônia será aberta para toda população.