quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MESQUITA FAZ MOSTRA DE CINEMA NEGRO

Abertura da 1ª Mostra de Cinema Negro de Mesquita, realizada em 1 de setembro de 2009. Na foto, o representante do Movimento Negro de Mesquita, Luiz Bruno; a coordenadora da Compir, Rose Torquato; a atriz, Maria Ceiça, o prefeito, Artur Messias; o cineasta, Zozimo Bulbul; e o vice-prefeito, Paulinho Paixão.


A atriz Maria Ceiça e o prerfeito de Mesquita, Artur Messias.


Zozimo Bulbul.



(FOTOS:ZAQUEU BATISTA)

Até o final do mês de setembro, a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Mesquita estará promovendo a II Mostra de Cinema Negro, Mocineme, do município. A programação que teve início no último dia dois, na sala de Cinema Popular Zelito Viana, com a exibição do curta metragem, Memórias da Chibata, de Marcos Manhães Marins, estará acontecendo em diversos espaços da cidade como clubes, igrejas e quadra de samba.

“A Mostra é resultado das aspirações de grupos culturais e da Compir que se apresentam como co-gestores na efetiva transformação ao abordar o negro na sua condição de protagonista e formador de opinião pelo recorte da arte da cinematografia, bem como suas possibilidades de expressão e registro dentro de uma perspectiva afro centrista”, assegura a coordenadora da Promoção da Igualdade Racial, Rose Torquato. Segundo ela, o evento tem como objetivo, resgatar a imagem do negro enquanto protagonista social, por meio da expressão cinematográfica; fortalecer a auto estima dos indivíduos negros e mestiços na cidade e adjacências e criar e fortalecer grupos de interesse no exercício da liguagem áudio visual, como via de expressão e registro da identidade e história local, com abordagem afro descendente.

“Mesquita, por sua configuração histórico geográfica, tem uma assinatura indelével da raça negra na construção da identidade. Tanto pela presença deste segmento nos 3 ciclos econômicos da história da região, a Cana-de-açúcar, café e laranja, como pelo marco da entrada das religiões de matrizes africanas na Baixada Fluminense”, salienta Torquato.

Programação:

10/09 – Filme: Mississipi em Choque

Média Metragem: 56 min

Local: Clube do Proletário 20h

15/09 – Filme: Kiriku e a Feiticeira

Longa metragem: 70 min

Local: Auditório do América14h30

18/09 – Filme: Infância Roubada

Longa Metragem: 96 min

Local: Rua Manoel Pereira Reis, s/nº – Casa da Magnólia (MAGUI)

19 h

25/09 – Filme: Reggae na Praça

Curta Metragem: 15 min

Local: Setor BF (embaixo do Viaduto de Mesquita – entrada pela Baronesa de Mesquita) 18h

Debatedor: Isaías José de Souza Neto – Zazá

27/09 – Filme: Carolina

Curta metragem: 15 min

Local: Assembléia de Deus – Pastor Moura (ver com Americano) 19h

0 comentários:

Postar um comentário