terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mesquita promove II Encontro de Arte e Cultura Negra



Fotos: Zaqueu Batista

A coordenadoria da Igualdade Racial de Mesquita (Compir), realizou na última segunda-feira (29/11), às 14h, o Segundo Encontro de Arte e Cultura Negra, com o objetivo de discutir os avanços das Politicas Públicas de Promoção de Igualdade Racial no município de Mesquita. A atividade foi desenvolvida na sala de cinema Zelito Viana, localizada na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, Centro,

No encontro foi apresentado um Seminário de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, visando a integração das atividades do governo com membros de grupos de movimentos negros. O integrante do grupo Pákó, Luiz Bruno, que faz parte do movimento negro ha mais de 20 anos, foi um dos palestrantes. “Neste encontro vamos questionar as realizações da prefeitura, ver o que já foi desenvolvido e o que ainda falta ser feito através de um balanço geral”, disse Luiz Bruno.

Entre os presentes se destacaram os membros do Movimento Negro Unificado (MNU); Casa Cultural Rasta Brasil; a professora dos Agentes da Pastoral Negro (APN), Darci da Penha; e representantes do 20º Batalhão de Polícia Militar. Segundo a coordenadora do Compir, Rosilene Torquato, que liderou a atividade, a reunião viabiliza a elaboração de ações dos grupos e das secretarias de governo.“ Através desse encontro é possível integrar todos os segmentos, questionar as realizações do governo para atingir as demandas do município, que chegam até a coordenadoria por meio do movimento popular”, afirmou a coordenadora.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mesquita realiza 10º encontro do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres


(Imagem:Divulgação)

A Prefeitura de Mesquita, através da Coordenadoria Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim), realizou hoje (24/11) às 10h, o 10º encontro para elaboração do Plano Municipal de Politicas para as Mulheres. O encontro teve como tema “Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural, Cidade e Floresta, com Garantia de Justiça Ambiental, Soberania e Segurança Alimentar”.

O 10º encontro teve como objetivo promover a incorporação da perspectiva de gênero nas políticas ambientais e de segurança alimentar, favorecendo o desenvolvimento sustentável. A consultora do Plano Municipal de Politica para Mulheres, Daise Rosas, esteve presente no encontro debatendo questões sobre as moradias dignas e autonomia no espaço de decisão. “ Na verdade, esses feitos atingem a população como um todo. Criando uma politica de integração e igualdade para homens e mulheres em várias esferas públicas”, afirma a consultora.

As reuniões para a elaboração do Plano de Políticas para Mulheres de Mesquita tiveram início em junho de 2010 e será concluído em dezembro. Segundo a coordenadora da Condim, Judite Mendonça, o plano será lançado em março de 2011 para toda a sociedade civil e governo. Mesquita é o segundo municipio do estado do Rio a criar um plano de políticas públicas para mulheres e o primeiro a incluir a participação e colaboração da sociedade civil.


Mesquita realiza II encontro de Arte e Cultura Negra

A coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Mesquita (Compir), realizará na próxima segunda-feira (29/11), o II encontro de arte e cultura negra. O evento será ás 14h, na sala de cinema Zelito Viana, localizda na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, Centro.
A reunião contrará com a apresentação do Seminário de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, que marca o encerramento da VI edição do Mês da Consciência Negra. O obejtivo da atividade é aprofundar a integração das secretarias do município, promovendo uma melhor elaboração das políticas públicas, gerando maior qualidade de vida para a população. A expectativa é de que mais de 100 pessoas compareçam ao encontro, que é gratuito e aberto para a população.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Documentário Nova Igayçu será exibido em Mesquita

(Imagem:Divulgação)
Mesquita exibirá na próxima sexta-feira (26/11), às 18h, o documentário “Nova Igayçu”. O filme do diretor Helio Vianna será apresentado no auditório da prefeitura, localizado na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 1º andar, nº120, Centro, com entrada franca. O evento estará inserido no projeto da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel), “Fim de Sexta”.

Após o documentário, haverá um debate com o diretor do média metragem; com o presidente e vice da Associação de Gays e amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (Aganim), Neno Ferreira e Marisa Justino, respectivamente; e Julio Fernandez, proprietário da Boite Site Clube de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) de Nova Iguaçu.

De acordo com Helio Vianna, a cidade de Nova Iguaçu foi pioneira na militância LGBT no Estado do Rio de Janeiro. O filme aborda a presença homossexual no município da Baixada Fluminense, apontando questões como os problemas sociais enfrentados por transexuais, paternidade gay, homofobia, a lógica da parada LGBTS, e a visão empresarial sobre entretenimento noturno voltado para o público gay.

Com 38 minutos de duração, o documentário tem como foco os cidadãos heterossexuais. “Tentamos aproximar os dois universos através da sensibilização, que a própria fala dos entrevistados sugere. E, com isso, mostramos que o universo gay não é tão homogêneo quanto podem pensar, pois há muita diferença mesmo entre os homossexuais”, explica Helio Vianna.

O filme Nova Igayçu foi lançando dia 21 de outubro de 2010 no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu. Existe uma previsão de lançamento por distribuição independente em DVD para o próximo ano. O documentário foi rodado em junho de 2010, e contém arquivos das Paradas LGBT de Nova Iguaçu nos anos de 2007 a 2010, da Parada LGBT de Mesquita de 2010, e da manifestação pela criminalização da homofobia, realizada em maio de 2009, em Ipanema, com presença de líderes e militantes da Baixada Fluminense.

Guarda Municipal de Mesquita reúne 180 alunos em roda de capoeira

Os guardas Rogério Poty (Mestre Cobra Mansa), Wander Motta, e Simone Porto.

Cerca de 180 alunos da rede municipal de Ensino de Mesquita se reuniram na última sexta-feira (19), no Tênis Clube de Mesquita, às 16h, para o último encontro de 2010 do projeto “Guarda Cidadã – Capoeira nas Escolas”, promovido por agentes da Guarda Municipal da cidade.

O projeto que teve início esse ano nas Escolas Municipais Irena Sendler, Expedito Miguel, Machado de Assis, e Ernesto Che Guevara, conta com turmas de 45 alunos por unidade, em aulas ministradas duas vezes por semana, pelos guardas Rogério Poty, também conhecido como mestre Cobra Mansa; Simone Porto; e Wander Motta. O projeto Guarda Cidadã visa aproximar a comunidade da instituição, e desenvolver um trabalho de aproveitamento do potencial dos guardas municipais.

A reunião contou com a distribuição de lanches para os alunos, após participarem das rodas de capoeira. O Mestre Cobra Mansa fez questão de jogar com todos os grupos. O comandante da guarda de Mesquita, major PM Sérgio Barbosa, também participou do encontro. “Essa atividade é um sucesso graças ao interesse dos alunos. Agradeço a cada um pelo engajamento. Ano que vem, continuaremos com o projeto, e faremos com que fique cada vez melhor”, disse o comandante.

O encerramento contou com uma competição de bananeira, que é um movimento da capoeira que demonstra força e equilíbrio do atleta. Cada escola elegeu um representante. O vencer foi o aluno da Escola Municipal Expedito Miguel, David Antônio Oliveira, de 9 anos, que permaneceu na posição por 34 segundos. O recordista foi premiado com um berimbau.


Rogério Poty jogando capoeira com aluna.
Alunos do projeto Capoeira nas Escolas.

BIA BEDRAN ABRE MOSTRA LITERÁRIA EM MESQUITA

A cantora, compositora e educadora, Bia Bedran abriu no dia 22 (novembro), a V Mostra Literária Cultural de Mesquita, promovida através da Secretaria Municipal de Educação da cidade. O evento que estará acontecendo também nos dias 23 e 24, das 8h às 22h, no Paço Municipal (área em frente ao prédio da prefeitura), Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro, aborda o tema Africanidades,com entrada gratuita.
A feira literária acontece desde 2006 e faz parte do calendário escolar municipal e da Jornada Pedagógica, de forma que capacita os educadores e alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A quinta edição destacará as culturas e costumes da África, dando continuidade e fortalecendo os projetos pedagógicos desenvolvidos através das unidades escolares no decorrer do ano letivo, contribuindo para a aplicação da lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da África nas escolas.
A estrutura da mostra literária contará com stands para exposição de trabalhos das escolas do município, editoras, livrarias, artesanato do Programa Escola Aberta, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), oficinas pedagógicas, contação de histórias, laboratórios de informática, mostra de cinema, palco e auditório para apresentações artísticas, exibição do Balé Municipal, além de um espaço de convivência com praça de alimentação.
Durante V Mostra Cultural Literária será apresentado o Prêmio Bem-Te-Vi, que contempla alunos que produziram trabalhos literários em sala de aula, e o FESTEJA, que é a comemoração anual da EJA. O encerramento será marcado pela formatura dos estudantes do Programa Brasil Alfabetizado.


Programação:


22 de novembro
13 h – Espaço Mama África (Tenda de Apresentações Culturais e Atividades). Abertura – Banda Municipal de Mesquita com a regência do Maestro Chiquinho: execução do Hino Nacional.
14 h – Show Bia Bedran – “Histórias de um João de Barro”.
19h – IV FESTEJA: Festa Anual da Educação de Jovens e Adultos.
23 de novembro
8h – Espaço Mama África. Espetáculo Infantil “Comedores de Palavras” – Cia Jovens Griôts.
9h – Apresentação de Maracatu do Programa Mais Educação do CIEP Pe. Nino Miraldi.
9h às 17h – Sala de cinema Zelito Viana. Mostra Kirikou de cinema negro – exibição de filmes com temáticas africanas.
10h – Apresentação de Bandas Estudantis (Unidades Escolares Municipais e Estaduais).
11h – Espetáculo Infantil “Comedores de Palavras” – Cia Jovens Griôts.
13h – Espaço Mama África. Apresentação do Balé Municipal Dança para Todos.
14h – Roda de Capoeira do Programa Escola Aberta CIEP 431 – Pe. Nino Miraldi e E.M. Ver. Américo dos Santos.
15h – Mostra de Bandas Estudantis (Unidades Escolares Municipais).
16h – O Informal e a linguagem em Macedo Griot – “Contos Africanos”.
19h – O Informal e a linguagem em Macedo Griot – “Contos Africanos”.
20h – Palestra “Currículo na EJA” – Prof. Dr. Ênio Serra (UFRJ)
24 de novembro
08h – Espaço Mama África. Espetáculo “Festa no céu” e “Menina Bonita do Laço de Fita”, da Cia Cochicho na Coxia.
09h – Resultado do concurso “Alunos Contadores e Escritores de Histórias – Prêmio Bem-te–vi”.
11h – Apresentação de Hip-Hop do Programa Escola Aberta da E.M Genair Ramos Gabriel.
13h – Coral Canto e Voz Sabiá – Projeto Toque... E Se Toque.
14h – Apresentação de Dança Afro da E.M Dr. Deoclécio Dias Machado Filho.
15h – Grupo de Cultura Popular da E.M Prof. Carneiro Felipe – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
16h – Mostra de Dança e Ritmos – Grupo Cultural AfroReggae.
18h – Formatura do Programa Brasil Alfabetizado.


Assista o vídeo do evento



Ou acesse: http://www.youtube.com/watch?v=k76Yo_15F9w

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mesquita forma 210 alunos no curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas


Mais 210 alunos de Mesquita receberam o certificado do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ministrado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado na manhã da última quinta-feira, dia 18, no Tênis Clube de Mesquita, no Centro do município. As crianças, estudantes das Escolas Municipais Ely Baiense Vailante e Dr. Deoclécio Dias Machado Filho, aprenderam lições importantes sobre os efeitos que as drogas ilícitas e lícitas causam não só no organismo, mas também na sociedade.

Sara Rodrigues Lopes, de 12 anos, aluna da Escola Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado Filho, era uma das mais animadas. A menina foi a escolhida para formalizar, em nome de todos os alunos e também com a ajuda deles, o juramento de levar adiante os conhecimentos aprendidos durante as aulas. “É importante que todos se comprometam porque não adianta ensinarem agora e, depois, a gente não lembrar isso”, comentou, orgulhosa, com seu certificado na mão.

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro desde 1992, com objetivo de orientar os jovens sobre a importância da prevenção às drogas e a violência. Os policiais trabalham com a auto-estima e instruem sobre as causas que levam o indivíduo ao uso de substâncias tóxicas e suas consequências. O Proerd é realizado em Mesquita desde 2005 e escolas diferentes são escolhidas a cada semestre para receberem o curso.


(Fotos:Luiz Alan)

Mesquita forma 40 alunos como Agentes de Defesa Civil Mirim

9ª Turma de Agente de Defesa Civil Mirim

Aluna Heloá e Coronel Bombeiro Vinícius Mynssen

A secretaria de Defesa Civil de Mesquita (Semdec) encerrou hoje (18/11) as atividades da 9ª turma de Agente de Defesa Civil Mirim. A formatura aconteceu às 15h, na sede da Semdec e contou com a presença do secretário, Sebastião Alves; do coordenador do curso, Paulo Delgado; do Coronel Bombeiro Comandante do CBA Baixada, Vinícius Mynssen; do capitão PM, Ricardo Oliveira; da presidenta do Conselho Tutelar de Mesquita, Erika Gabriel; e do secretário de Turismo de Nilópolis, Almir Pires.

O curso de Agente de Defesa Civil Mirim é oferecido pela Prefeitura de Mesquita desde 2005. As aulas tem duração de três meses. O principal objetivo é capacitar jovens para enfrentamento de situações de emergência e oferecer orientações de questões ambientais e sociais, fazendo com que se tornem multiplicadores das informações no âmbito familiar e comunitário. Durante o curso, os alunos aprenderam a contribuir para a redução de acidentes, combate a incêndios, salvamento, noções de saúde, higiene, civismo, cidadania, drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

Durante a certificação dos 40 alunos, o destaque foi dado para Heloá Benedita, de 10 anos, que tirou o primeiro lugar. “Adorei participar do curso e sei que com o que aprendi aqui vou poder ajudar além da minha família, outras pessoas”, disse a pequena agente de Defesa Civil. Em seguida, os alunos apresentaram uma peça teatral, organizada pela equipe de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde. O espetáculo de cunho educativo, abordou os sintomas e prevenção da dengue e da leptospirose, com paródias de músicas populares, como “Samba Lelê” e “Razões e Emoções”, da banda NX Zero. O encerramento contou com uma simulação de socorro de urgência, combate a incêndio e acidente doméstico.

Simulação

(Fotos:J.C MARINHO)
Assista o vídeo da formatura




Ou Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=fdasKTlSz1w

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mesquita sediará competições da XVI Olimpíada da Cidadania



Mesquita sediará no próximo fim de semana (20 e 21/11), ás 8h, as modalidades de Karatê, Natação e Tênis de Mesa, da XVI Olimpíada da Cidadania. As competições serão realizadas no Tênis Clube de Mesquita, que fica na Avenida União, s/nº, Centro.

O evento é uma parceria da ONG Sublime com a Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel). A atividade é gratuita e aberta para comunidade. As inscrições podem ser feitas até dia 19/11, das 9h às 17h na Semctel. Todos os participantes receberão uma camisa do evento e lanche no dia das modalidades.

Ainda no sábado acontecerá o Campeonato Nacional de Basquete, evento que conta com a participação de atletas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia e Rio de Janeiro, que será representado pela equipe de Mesquita. As disputas de basquete serão no Centro Educacional Rakel Rechuem, localizado na Rua Professor Rakel Rechuem, nº 98, Vila Emil. No domingo (21), as competições terão inicio às 9h.

Cooperativas de reciclagem de Mesquita ganham verba para compra de equipamentos


Foto: Arquivo Semuam

As cooperativas de reciclagem Coopcarmo e Associação Esperança, apoiadas pela Prefeitura de Mesquita, foram selecionadas pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para receberem R$200 mil cada uma, para compra de equipamentos.

A verba será liberada ano que vem e utilizada para compra de caminhões baú, prensa, e carrinho de movimentação de fardos, que irão auxiliar a ampliação da Coleta Seletiva na cidade. Os recursos são do governo Federal, que destinou R$9 milhões para a implementação de projetos de coleta e reciclagem de materiais, contemplando 450 cooperativas em todo Brasil.

A prefeitura de Mesquita desenvolve desde 2005 o projeto Coleta Seletiva Solidária, com o intuito de apoiar catadores de material reciclável além de ser uma solução para a problemática do aumento da produção de lixo na cidade, que cresceu juntamente com a população. Cerca de 10% das residências da cidade já aderiram ao programa. Com a aquisição dos novos equipamentos, haverá aumento da capacidade de logística, e as cooperativas terão mais autonomia para que a coleta seja realizada em mais residências da cidade.

Talento mesquitense do futebol brilha no Paraná Clube


Foto: Arquivo pessoal

Paixão, determinação e garra, são sentimentos que traduzem o que o mesquitense Marcos Alexandre Peres Costa Filho, de 16 anos, construiu pelo futebol. O Jovem foi contratado pelo Paraná Clube em junho deste ano e irá participar do Campeonato Brasileiro sub 17, que será disputado em Joinville, entre os dias três e 13 de dezembro. Apesar da pouca idade, Marcos possui um grande currículo na caminhada como goleiro. A paixão pelo futebol teve início em uma simples partida de futebol no Tênis Clube de Mesquita, onde foi convidado para ser goleiro. “Era apenas uma pelada de domingo. Mas foi brincando que descobri meu talento e o esporte se tornou paixão na minha vida,” contou. A partir daí, o talento do rapaz passou a crescer ainda mais. Aos sete anos jogou futsal no Botafogo, onde permaneceu por dois anos. Depois passou a jogar no Esporte Clube Iguaçu, seguindo para o Bangu Atlético. Com nove anos, deixou o futsal e passou a atuar no campo. Foi então que começou a jogar no Futebol Clube de Nova Iguaçu.

Marcos já participou de mais de 80 jogos. O goleiro afirma que a jornada de um atleta é difícil, mas é importante não desistir. “Muitas pessoas acham que a carreira no futebol é fácil, mas não é bem assim. Você tem que dividir o tempo. Eu, por exemplo, estudava de manhã, treinava a tarde e a noite aproveitava para revisar algumas matérias do colégio. Para quem deseja alavancar o sonho na área esportiva, deve ter dedicação e não desistir nunca,” diz o rapaz.

Após jogar sete anos no Futebol Clube de Nova Iguaçu, Marcos foi indicado ao empresário Marcelo da Silva Brandão, presidente do Arouca Barra Clube. O Jovem então foi encaminhado para um treinamento teste. O resultado foi satisfatório e Marcos logo foi contratado pelo Paraná Clube. A felicidade é imensa e o rapaz deixa claro seus objetivos nessa nova etapa da vida. “Pretendo construir uma maravilhosa carreira na área esportiva. Quero conquistar muitos títulos para o Paraná Clube e me profissionalizar. Um dia pretendo construir carreira também no exterior.” Afirma o jovem goleiro, com um ar confiante.

Mesquita promove V Mostra Cultural Literária


Mesquita realizará a V Mostra Cultural Literária nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Paço Municipal, que fica na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, Centro, das 8h às 22h. A abertura contará com show de Bia Bedran, às 14h, que é cantora, educadora, compositora, e atualmente uma referência em arte e educação.

A atividade é desenvolvida pela Secretaria de Educação (Semed) desde 2006 e faz parte do calendário escolar municipal e da Jornada Pedagógica, de forma que capacita os educadores e alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A edição 2010 abordará o tema “Africanidades”, dando continuidade e fortalecendo os projetos pedagógicos desenvolvidos pelas Unidades Escolares no decorrer do ano letivo de 2010 de forma que contribui para a aplicação da lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da África nas escolas.

A estrutura do evento contará com stands para exposição de trabalhos das escolas do município, editoras, livrarias, artesanato do Programa Escola Aberta e dos Centros de Referência da Assistência Social, oficinas pedagógicas, contação de histórias, laboratórios de informática, mostra de cinema, palco e auditório para apresentações artísticas, além de um espaço de convivência com praça de alimentação. A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel) participará com o balé municipal “Dança para Todos”.
Durante V Mostra Cultural Literária será realizado o Prêmio Bem-Te-Vi, que contempla alunos que produziram trabalhos literários em sala de aula, e o FESTEJA, que é a comemoração anual da EJA. O encerramento será marcado pela formatura dos estudantes do Programa Brasil Alfabetizado.

Confiram a programação:

22 de novembro

13 h – Espaço Mama África (Tenda de Apresentações Culturais e Atividades). Abertura – Banda Municipal de Mesquita com a regência do Maestro Chiquinho: execução do Hino Nacional.
14 h – Show Bia Bedran – “Histórias de um João de Barro”.
19h – IV FESTEJA: Festa Anual da Educação de Jovens e Adultos.

23 de novembro

8h – Espaço Mama África. Espetáculo Infantil “Comedores de Palavras” – Cia Jovens Griôts.
9h – Apresentação de Maracatu do Programa Mais Educação do CIEP Pe. Nino Miraldi.
9h às 17h – Sala de cinema Zelito Viana. Mostra Kirikou de cinema negro – exibição de filmes com temáticas africanas.
10h – Apresentação de Bandas Estudantis (Unidades Escolares Municipais e Estaduais).
11h – Espetáculo Infantil “Comedores de Palavras” – Cia Jovens Griôts.
13h – Espaço Mama África. Apresentação do Balé Municipal Dança para Todos.
14h – Roda de Capoeira do Programa Escola Aberta CIEP 431 – Pe. Nino Miraldi e E.M. Ver. Américo dos Santos.
15h – Mostra de Bandas Estudantis (Unidades Escolares Municipais).
16h – O Informal e a linguagem em Macedo Griot – “Contos Africanos”.
19h – O Informal e a linguagem em Macedo Griot – “Contos Africanos”.
20h – Palestra “Currículo na EJA” – Prof. Dr. Ênio Serra (UFRJ)

24 de novembro

08h – Espaço Mama África. Espetáculo “Festa no céu” e “Menina Bonita do Laço de Fita”, da Cia Cochicho na Coxia.
09h – Resultado do concurso “Alunos Contadores e Escritores de Histórias – Prêmio Bem-te–vi”.
11h – Apresentação de Hip-Hop do Programa Escola Aberta da E.M Genair Ramos Gabriel.
13h – Coral Canto e Voz Sabiá – Projeto Toque... E Se Toque.
14h – Apresentação de Dança Afro da E.M Dr. Deoclécio Dias Machado Filho.
15h – Grupo de Cultura Popular da E.M Prof. Carneiro Felipe – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
16h – Mostra de Dança e Ritmos – Grupo Cultural AfroReggae.
18h – Formatura do Programa Brasil Alfabetizado.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Missa de Sétimo Dia

O Prefeito Artur Messias e familiares de Cássia Valéria Marques Furtado, Secretária de Assistência Social e Trabalho, comunica que a Missa de Sétimo Dia será realizada na próxima quinta-feira, dia 18/11, às 20h, na Igreja de São José Operário, situada a Praça João Luiz do Nascimento, nº 220, em Mesquita.

Mesquita comemora Dia da Consciência Negra


(Imagem Divulgação)


Mesquita promoverá uma série de eventos na próxima sexta-feira (19/11), em comemoração ao Dia da Consciência Negra. As atividades acontecerão no espaço da lona cultural Romildo Souza Bastos, localizada na Avenida das Oliveiras, nº537, BNH, a partir dàs 10h.

O evento mais aguardado é o concurso “Beleza Negra Mesquita – 2010”, ás 18h. Os interessados devem ter 15 anos ou mais, e se inscrever na sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), localizada na Avenida União, s/nº, Centro, das 9h às 17h, até o dia 18 (quinta-feira). É necessário levar carteira de identidade e cópia, e comprovante de residência. Candidatos menores de idade devem preencher a ficha acompanhados do responsável. O ganhador será premiado com brindes e faixa.

Durante o dia 19, a lona cultural de Mesquita irá oferecer oficinas gratuitas de artesanato, capoeira, dança de rua, percussão, além de diversas apresentações culturais. O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil em 20 de novembro, pois foi neste dia que morreu o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. A data foi inserida no calendário nacional em janeiro de 2003 e serve como um momento de conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mesquita realiza exame de faixa preta de Karatê

(Imagem: Divulgação)

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel), em parceria com a Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) realizará o exame de faixa preta de Karatê amanhã (12/11), às 19h, no parque Municipal de Eventos. Ao todo 25 atletas prestarão o exame, sendo 19 mesquitenses e 6 da cidade do Rio de Janeiro.

Esta é a segunda vez que a FKERJ escolhe a Cidade para a realização da atividade, depois de mais de uma década. O exame de faixa representa o conhecimento e o amadurecimento já adquirido pelo karateca. Os praticantes que passam no exame recebem a comprovação oficial de que se encontram dentro das condições físicas, técnicas, mental e espiritual exigidas para adquirir a faixa preta.

Para o presidente da FKERJ, Fernando Gomes, o evento será feito em Mesquita através de um pedido dos professores na Baixada Fluminense, tendo em vista que todos os exames eram realizados em municípios do Rio de Janeiro. De acordo com o subsecretário da Semctel, que também é diretor jurídico da FKERJ, Ulisses Sampaio, a realização do exame de faixa em Mesquita dará mais visibilidade para o esporte. “É uma grande honra trazer o evento depois de tantos anos para o município. O nosso objetivo é popularizar a prática do Karatê aqui”, conclui.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mesquita promove seminário para guardas municipais sobre como proceder com deficientes

Valéria de Oliveira palestrando aos 48 guardas municipais presentes no seminário.

A Coordenadoria dos Direitos da Pessoa Com Deficiência de Mesquita (Cordef), realizou nesta quarta-feira (10/11), o segundo Seminário de Formação Continuada em Serviço, que tem o tema “Trocando experiências: Vivenciando as diferenças por uma sociedade equânime”. A atividade foi direcionada para guardas municipais, onde participaram os 37 agentes de Mesquita, além de sete guardas de São João de Meriti, e quatro do Rio de Janeiro.

A reunião teve início às 8h no auditório da prefeitura, e foi liderada pela pedagoga e coordenadora do programa Rompendo Barreiras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Valéria de Oliveira Silva. Além de lições teóricas sobre legislação dos direitos da pessoa com deficiência, os agentes participaram de várias dinâmicas em grupo, onde deficiências como cegueira, surdez, paraplegia, amputamento, e paralisia cerebral e motora foram simuladas.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Mesquita, Major PM Sérgio Barbosa, a experiência foi surpreendente. “Fiz a simulação de cegueira e percebi a importância de conduzir a pessoa com confiança, de maneira que não se sinta perdido. Este seminário está nos ensinado a maneira correta de atender e os cuidados que temos que tomar com os deficientes”, explicou. Já o guarda municipal do Rio de Janeiro, Marcio Vinícius, de 39 anos, afirmou que o curso lhe ajudará no dia a dia. “Sou guarda municipal há 18 anos e sempre me deparei em situações que precisava auxiliar um deficiente, e tinha dúvidas sobre como atender corretamente. Agora me sinto qualificado, concluiu.

A Cordef realiza desde 2007 ações de sensibilização, com objetivo de atender com respeito as pessoas com deficiência, e que a legislação vigente seja aplicada. De acordo com a coordenadora da Cordef, Neide Aparecida, Mesquita assinou em 23 de agosto de 2010 o termo de adesão ao compromisso nacional pela inclusão das pessoas com deficiência, que faz parte da convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2006.


Major Barbosa simulando cegueira, e o guarda municipal de Mesquita, Antonio Carlos Cruz, simulando amputação de uma perna.


(Fotos: J.C Marinho)

Mesquita realiza terceira Feira da reciclagem e sustentabilidade


A Prefeitura de Mesquita realizará a terceira Expo Reciclagem nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. O evento que será gratuito e aberto ao público acontecerá no Paço Municipal, localizado na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, Centro, de 10h às 18h. A Feira da Reciclagem e Sustentabilidade contará com palestras, exposições, oficinas e atividades culturais.

Repetindo a exeperiência dos anos de 2005 e 2007, a terceira Expo Reciclagem de Mesquita tem como objetivo mobilizar moradores e empresários da Baixada Fluminense sobre questões de redução do consumo de bens, reaproveitamento de materiais, conservação dos recursos naturais, consumo consciente e sustentabilidade. A feira será composta por uma tenda com 36 stands e 72 expositores de ongs, poder público, e empresas, que irão mostrar as últimas novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade. O público poderá participar de oficinas de artesanato, móveis e vestuários; palestras e seminários com autoridades do setor ambiental; e de apresentações sobre as novidades em equipamentos e tecnologias.

Mesquita é engajada em questões ambientais e realiza políticas públicas buscando benefícios para a população. Um exemplo é o projeto “Coleta Seletiva Solidária”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semuam) desde 2005, que tem gerado empregos e renda para sociedade, além de diminuir o lixo da cidade, que é transformado em material reciclável.

Alunos da rede pública de ensino da Baixada Fluminense participarão das atividades, possibilitando a sensibilização dos estudantes e professores. Os estudantes da rede municipal de ensino de Mesquita apresentarão trabalhos sobre reciclagem. A terceira Feira da Reciclagem e Sustentabilidade é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente de Mesquita, em parceria com o Instituto Walden, com patrocínio da Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Sebrae, Haztec Sindirrefino, Rede JB, Fetranspor e TransÔnibus.

Projeto Agente Defesa Civil forma 40 alunos em Mesquita e abre 100 vagas


(Fotos: Arquivos CCS)

A secretaria de Defesa Civil de Mesquita (Semdec), realizará no próximo dia 18 de novembro (quinta-feira), às 14h, a formatura de 40 jovens com idade entre 11 e 16 anos do projeto “Agente de Defesa Civil Mirim”. O programa implantado desde 2005 pela Semdec, têm duração de três meses. A formatura acontecerá na sede da Semdec, que fica na Avenida Coelho da Rocha, nº 1426, em Rocha Sobrinho.

O curso visa capacitar os jovens para enfrentamento de situações de emergência, orientação sobre questões ambientais e sociais, fazendo com que se tornem multiplicadores das informações no âmbito familiar e comunitário. Os agentes aprenderam a contribuir para a redução de desastres, combate a incêndios, além de assistirem palestras sobre salvamento, noções de saúde, higiene, drogas e doenças sexualmente transmissíveis, educação no trânsito e identificação das placas de sinalização, meio ambiente, civismo e cidadania. Todos receberam certificado de conclusão.

Os interessados em cursar o projeto devem comparecer na sede da Semdec a partir de janeiro de 2011, de 9h às 17h, levando cópia da certidão de nascimento, uma foto 3X4, e declaração escolar que comprove que a criança esteja matriculada. Serão disponibilizadas 100 vagas. As inscrições só poderão ser realizadas pelos responsáveis dos alunos. As atividades terão início no mês de março de 2011.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mesquita inicia dia 16 a Pré-Matrícula para ano letivo de 2011

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Educação (Semed), iniciará no próximo dia 16 de novembro (terça-feira) os procedimentos para ingresso e rematrícula de alunos na Rede Municipal de Ensino, repetindo o sistema de pré-matrícula dos anos anteriores.
A matrícula inicial será feita em duas fases: pré-matrícula e matrícula. A pré-matrícula para a Educação Infantil e Ensino Fundamental de alunos não matriculados na Rede Municipal acontecerá de 16 a 30 de novembro de 2010, em todas as escolas municipais de Mesquita, das 8h às 17h.
A renovação de matrícula para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Educação Especial, creches e Educação Infantil acontecerá até o dia 26 de novembro. Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a renovação será feita de 01 a 30 de dezembro de 2010 (1º quadrimestre), e de 11 a 15 de julho de 2011 (2º quadrimestre). Os alunos que forem considerados desistentes ao final do ano letivo não terão sua matrícula assegurada.
A solicitação de transferência escolar ocorrerá na própria unidade de ensino de 09 a 26 de novembro de 2010, podendo ser atendida ou não. Os responsáveis ou alunos maiores de idade devem procurar a secretaria da escola de origem para preencher as fichas de solicitação de transferência até 30 de novembro. O resultado da solicitação será divulgado de 13 a 17 de dezembro nas secretarias das Unidades Escolares. Os contemplados com a pré-matrícula receberão a notificação da Semed entre os dias 20 e 30 de dezembro.

Mesquita forma 210 alunos em curso de resistência as drogas


Fotos: Arquivos CCS

A Prefeitura de Mesquita realizará no próximo dia 18/11(quinta- feira), no Tênis Clube de Mesquita, a formatura dos alunos da rede municipal de ensino que fizeram o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ministrado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 210 crianças que estudam nas Escolas Municipais Ely Baiense Vailante e Dr. Deoclécio Dias Machado Filho, participaram do projeto. O evento que terá início às 9h.

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro desde 1992, com objetivo de orientar os jovens sobre a importância da prevenção às drogas e a violência. Os policiais trabalham com a auto-estima e instruem sobre as causas que levam o indivíduo ao uso de substâncias tóxicas e suas conseqüências.O Proerd é desenvolvido na cidade desde 2005.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CULTURA INVADE AS RUAS DE MESQUITA


(Fotos:Zaqueu Batista)

Quem passou pela Praça Elizabeth Paixão, Centro de Mesquita, na noite da última quinta-feira teve a oportunidade de assistir, gratuitamente, o projeto itinerante, Choro Aperitivo, uma parceria da prefeitura e a Light, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer . Ronaldo Cavaquinho contagiou o público, apresentando um repertório de sucesso de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Raphael Rabello, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Anacleto de Medeiros e Joaquim Callado e Pixinguinha.

No final da tarde de sexta-feira, a secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Braga puxou o Primeiro Cortejo da Cultura pelas ruas do Centro da cidade. Márcia conseguiu reunir representantes de vários segmentos culturais do município. Artistas caracterizados e estilizados de personagens caminharam cantando e dançando ao lado de um caminhão de som. Segundo a secretária, o evento teve o objetivo de valorizar e de chamar a atenção da população para atividades e projetos culturais desenvolvidos na Cidade através da prefeitura.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Samba com Dendê é atração cultural em Mesquita

(Foto: Divulgação)

As noites de quartas feiras em Mesquita ficaram mais animadas. A partir do dia 10 de novembro, o município será sede do evento cultural “Samba com Dendê”, baseado na cultura africana, como: música, culinária, vocabulário, arte e religiosidade. O evento será promovido na Rua Baronesa de Mesquita, 47, no Setor BF, embaixo do viaduto, às 19h, com entrada gratuita.

O evento visa potencializar, multiplicar e incentivar à população afro descendente da Baixada Fluminense, em especial do município de Mesquita. O evento estará acontecendo uma vez por mês. No primeiro, samba e dendê estarão dividindo o mesmo espaço. A noite contará com a participação de atrações como o grupo Samba de Raiz, Lula do Cavaco, Wilsinho Saravá e convidados, além de delícias tipicamente baianas como o tradicional acarajé e muitos outros pratos, preparados por Sônia Baiana, conhecida pelos seus quitutes típicos, vendidos no centro do Rio de Janeiro.

FECHADO POR FALTA DE MÉDICOS HOSPITAL DE MESQUITA NÃO VOLTARÁ A FUNCIONAR

O Hospital Municipal Governador Leonel de Moura Brizola (antigo Hospital São José), de Mesquita, não vai funcionar mais. Os portões foram fechados ontem (04/11) às 19h. A decisão partiu da Secretaria Municipal de Saúde em decorrência da falta de médicos para trabalhar na unidade. Segundo o secretário municipal de Saúde, Alexandre Olivares, dos 70 médicos que atuavam no hospital, apenas 14 permaneceram e foram encaminhados a outras unidades municipais. A maioria pediu demissão, alegando “baixo” o salário em torno de R$ 5 mil, pago através da prefeitura. “Era um risco funcionar sem médicos”, disse. Olivares assegurou ainda que o hospital não voltará a funcionar. A expectativa da prefeitura é a inauguração da UPA 24h, construída no Bairro Edson Passos, próximo a estação ferroviária, prevista para o mês de dezembro. Três pacientes permanecem internados, assistidos por uma enfermeira de nível superior e médicos da Samu.

A UPA de Mesquita será municipalizada e por isso, a prefeitura receberá cerca de R$ 500 mil mensalmente para administrá-la. “Não tínhamos como pagar um salário de R$ 12 mil a um médico, como os que trabalham nas UPAs estaduais. O hospital municipal não recebia repasses, funcionava apenas com recursos repassados da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Com o repasse que a UPA receberá poderemos chegar mais próximo do salário desejado pela categoria. Mas conversaremos com o Estado para estudar a não municipalização de nossa UPA”, afirmou o secretário. Alexandre Olivares lembrou que o prédio onde funcionava o hospital, na Avenida União, s/º, Bairro Santa Terezinha, deverá retornar ao seu proprietário, a partir do próximo ano. A unidade que já funcionou como hospital escola na década de 80, estava emprestada a prefeitura e pertence à Universidade de Nova Iguaçu (Unig).

Há 15 dias, a prefeitura anunciou a disponibilidade de 60 vagas, para contratação de médicos por tempo indeterminado, mas não houve procura. O hospital atendia cerca de 350 pessoas diariamente no pronto atendimento, em Clinica Geral, Pediatria, Cardiologia, Ortopedia e maternidade de baixo risco. A prefeitura administra 35 unidades de saúde e 14 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Também em construção na cidade, no Bairro Maria Cristina, o Hospital da Mãe, uma parceria entre a prefeitura e os governos estadual e federal, com inauguração prevista apara o início do próximo ano.