quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mesquita criará selo de combate a violência


Foto: Luiz Alan
A Prefeitura de Mesquita realizou hoje (15) o 6º encontro com representantes do Fórum de Enfrentamento a todas as formas de violência, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde através da Área Técnica Ação Contra Violência (Atav). O evento, realizado na sede da prefeitura, no Centro, reuniu representantes de diversas entidades e ongs ligadas as causas sociais de crianças, jovens, mulheres, negros, homossexuais, idosos, entre outros, além de autoridades das polícias militar e civil e representantes de todas as secretarias municipais.

Durante o evento foi criada uma comissão que ficará responsável pela realização do concurso de desenho entre os alunos da rede municipal de ensino que escolherá o Selo de Combate a Violência. Segundo os idealizadores do fórum, a ideia é que os estudantes criem logos (desenhos) que demonstrem, no olhar de uma criança, como promover a paz. “Esse selo é uma das propos...tas do fórum, que tem como principal objetivo criar estratégicas que desenvolvam programas com ações efetivas contra qualquer tipo de violência. A parceria com as escolas da rede é fazer com que as crianças e jovens demonstrem através dos desenhos o que eles sentem e entendem sobre respeito ao ser humano”, afirma Douglas Pereira, um dos coordenadores do Fórum, criado em parceira com a Coordenadoria de Áreas Técnicas da Saúde do Idoso em Mesquita.

Na área da educação a parceira com Fórum de Enfrentamento à Violência vem promovendo também reuniões com professores da Escola Municipal Maria Dolores de Melo Porto, na Chatuba, onde são realizadas palestras de orientação e informação sobre o combate à violência.

A criação do selo e de outras ações que estão sendo realizadas pelo Fórum para promover a cultura de paz em Mesquita está inserida no projeto “Da paz e a não violência. A paz em ação”. Outra proposta do grupo foi a criação do Dia Municipal de Combate à Violência. No encontro de hoje, os participantes escolherem o dia 26 de outubro. A data será encaminhada ao prefeito de Mesquita, Artur Messias, para aprovação. Se aprovada, no próximo 26 de outubro haverá o lançamento oficial do selo. Os estudantes que quiserem participar devem procurar a secretaria de sua escola para se inscrever.

0 comentários:

Postar um comentário