segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mesquita ganha primeiro observatór​io e planetário da Baixada Fluminense


O município de Mesquita entra de vez na era tecnológica e se torna a primeira cidade da Baixada Fluminense a ter um observatório, um planetário e um prédio com energia renovável. A novidade foi anunciada hoje (29) por engenheiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) durante a apresentação do projeto arquitetônico para construção do campus Mesquita do Espaço de Ciência Interativa da IFRJ. O projeto, estimado em R$ 5 milhões, é uma parceira do governo federal com a Prefeitura de Mesquita. 

A entrega oficial do projeto aconteceu na sala de reuniões da prefeitura, no Centro e contou com a participação do prefeito de Mesquita, Artur Messias, o secretário municipal de Urbanismo, Edson Maciel e os engenheiros do IFRJ, José Ricardo Monteiro e Paulo Cezár de Souza. 
Equipado com alta tecnologia, o observatório contará com uma cúpula de observação com mais de 2 metros de altura e será construído no último andar do prédio, que terá cinco andares. O observatório será usado para estudos astronômicos e físicos por alunos do ensino médio e técnico matriculados nos cursos que serão oferecidos pelo campus e também poderá ser utilizado para visitação pública. 

 O planetário será outra novidade do campus. Instalado no quarto pavimento, ele abrigará exposições permanentes e itinerantes sobre planetas e o sistema solar através de exposições científicas, físicas e tecnológicas.  “O campus da IFRJ é um marco para Mesquita. Sua construção com tecnologias modernas proporcionará à população uma nova referência na área de ciências. Investindo na educação conseguiremos formar jovens responsáveis socialmente e integrados na sustentabilidade e no futuro ecológico, econômico e cultural do país”, disse o prefeito de Mesquita, Artur Messias, ressaltando os investimentos na área. “Quando assumimos o governo Mesquita possuía quatro escolas. Hoje, oito anos depois, a população conta com uma estrutura de 32 unidades, além dos cursos gratuitos de pós-graduação que já estão sendo oferecidos pela IFRJ desde o início do ano”, disse

O campus IFRJ/Mesquita será construído em um terreno de 4 mil m² doado pela Prefeitura de Mesquita. Localizado na Praça João Luiz Nascimento, no Centro de Mesquita, ao lado do Salão de Leitura Poeta João Prado, onde já está funcionando cursos da IFRJ em pós-graduação e Formação Continuada de Professores em Ciências Naturais, o prédio será também o primeiro da Baixada com tecnologia renovável e auto-sustentável. A meta do projeto é que o edifício seja capaz de economizar até 25% na energia elétrica e 30% de água. Para isso, serão instalados dois reservatórios, um com capacidade para 80 mil litros de água, captada das chuvas e reaproveitada na rede de esgoto, banheiros, lavatórios e jardinagem e o outro para água potável, de 40 mil litros. 

Já na parte elétrica a economia será feita através do sistema de “brises-soleil”, instalado nas janelas e que impedirá incidência direta de raios solares proporcionando a sensação de menos calor e consequentemente diminuindo o uso dos ares-condicionados.  
Para receber o novo prédio a Secretaria Municipal de Obras de Mesquita irá realizar obras de revitalização em todo entorno, com renovação do sistema de iluminação e ampliação da área de lazer, que receberá uma nova quadra poliesportiva, já que o prédio será construído no lugar da atual quadra.

O campus IFRJ/Mesquita terá total acessibilidade, com banheiros e rampas adaptáveis para cadeirantes e contará ainda com oito salas de aulas, um auditório para 100 pessoas, laboratórios de informática, química e física, além de um salão para exposições com experimentos lúdicos destinados à popularização e divulgação científica, além do Parque da Ciência, que contará com projetos ao ar livre como o Jardim Sensorial, composto por piso tátil, placas em braile, que visam estimular os sentidos dos seres humanos, além de ser uma boa oportunidade para que pessoas com deficiência utilizem as experiências.
Os cursos do ensino médio e técnico ainda não foram definidos, mas a previsão é que sejam abertas 500 vagas em cada turno (manhã e noite). O campus deverá ser inaugurado até o final do ano. 

No curso de extensão, que já está em funcionamento, às inscrições para turmas do 2º semestres serão abertas até outubro, dependendo apenas da publicação do edital. Serão disponibilizadas apenas 30 vagas. Mais informações pelo site www.ifrj.edu.br/.  

0 comentários:

Postar um comentário