quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mesquita inicia VIII Jornada Pedagógica

A Prefeitura de Mesquita, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a partir de hoje, dia 8, sua VIII Jornada Pedagógica, que este ano terá como tema: Avaliação na Perspectiva de Inclusão. O principal objetivo do encontro é proporcionar aos professores e equipe técnico-pedagógica um encontro com o saber acadêmico e uma formação continuada.


Nesta edição a Jornada terá como público alvo profissionais da rede municipal de ensino, e acontece até o dia 14 de agosto em dois locais: nos dias 8, 9 e 10, o evento será realizado na Comunidade Evangélica de Mesquita (Avenida Baronesa de Mesquita, 20, Centro), em frente à estação ferroviária. Já nos dias nos dias 13 e 14 de agosto, a Jornada acontecerá na Escola Municipal Rotariano Arthur Silva (Rua Paraná, 443, centro).


A abertura do evento, às 13h, contará com a participação da palestrante Viviane Mosé, especialista em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFRJ), que abordará o tema da Jornada: Avaliação na Perspectiva de Inclusão. Viviane Mosé, psicóloga e psicanalista, apresentava o quadro “Ser ou Não Ser” no programa Fantástico, da Rede Globo, foi Consultora Sênior da equipe de reformulação curricular da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo e, atualmente, é apresentadora do programa Liberdade de Expressão, na rádio CBN. “A Jornada Pedagógica é um dos eventos mais importantes da Semed, pois oferece durante quase uma semana, atividades voltadas exclusivamente para formação continuada educacional e é a oportunidade de ampliar a qualificação dos nossos profissionais”, disse a secretária da pasta, Maria Fátima de Souza.


As inscrições podem ser feitas pelo site da prefeitura WWW.mesquita.rj.gov.br. Mais informações pelo telefone 3763-9942.


Veja a programação completa


No dia 9 de agosto, as palestras, dirigidas para os profissionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acontecerão em dois horários, 7h e 13h, com o palestrante Ivanildo Amaro, do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF / UERJ), e a secretária de Educação, Maria Fátima de Souza, como mediadora. Já no dia 10, nos turnos da manhã e tarde, a palestra será ministrada pelo professor Ivanildo Amaro, os anos finais e terá, como mediador, o professor da rede de Mesquita, Fábio Bernardo, gerente dos anos finais da Semed.


Ainda no dia 10, outras duas atividades enriquecerão o evento. Neste dia os profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão uma palestra, às 18h, com a professora Jane Paiva, doutora em Educação pela UFF e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPed) da UERJ. Na Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, acontecerá uma dinamização com a professora Ana Lúcia Rodrigues, o tema será a Educação Ambiental e Agenda 21 – Formando Elos de Cidadania e é destinado aos alunos dos anos finais que fazem o Curso na área.


No dia 13 de agosto (nos horários da manhã e da tarde), os profissionais da Educação Infantil terão uma palestra com a Adrianne Ôgeda, da UniRio e doutora em Educação pela UFF. Para encerrar a Jornada Pedagógica 2012, no dia 14, às 13h, os profissionais da Educação Especial assistirão a uma palestra com a professora Márcia Denise Pletsch, do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, da UFRRJ.





0 comentários:

Postar um comentário