quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mesquita realiza 4ª Conferência da Cidade neste fim de semana

A Prefeitura e o Conselho da Cidade de Mesquita realizam neste fim de semana, nos dias 26 e 27 de fevereiro, a 4ª Conferência da Cidade. A abertura acontece na sexta, às 18 horas, no Auditório Municipal Apolônio de Carvalho, que fica na Avenida Coelho da Rocha 1426, no bairro Rocha Sobrinho.


Já no sábado, a partir das 8 horas, acontecem os debates dos quatro eixos temáticos propostos. São eles a criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores em níveis Federal, Estadual, Municipal e no Distrito Federal; a aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; a integração da política urbana no território: política fundiária, habitação, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana; e a relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a Política de Desenvolvimento Urbano.


“Um dos assuntos mais esperados é a criação e implementação de conselhos das cidades. Acredito que esse é um dos temas que deve gerar mais interesse entre os presentes”, prevê Carla Neves, secretária de Urbanismo de Mesquita. “Além disso, questões relacionadas ao PAC e Minha Casa, Minha Vida merecem bastante atenção. Muitas pessoas não compreendem exatamente como essas ações são realizadas no município”, acrescenta ela.


O lema deste ano, proposto pelo Governo Federal e pelo Conselho Nacional das Cidades, através do Ministério das Cidades, é “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social”, com o tema “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”. As conferências municipais e estaduais propõem diretrizes à Política de Desenvolvimento Urbano, que será debatida em conferência de âmbito nacional e marcada para acontecer entre os dias 24 e 28 de maio. O objetivo é definir políticas para o desenvolvimento urbano através de gestão compartilhada entre governo e sociedade.

Mesquita realiza audiência pública para construção de galpão de reciclagem

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza no próximo dia 3 uma audiência pública para apresentar o projeto de construção do Galpão de Coleta Seletiva Solidária, em um terreno localizado na Rua Magno de Carvalho, na Chatuba. A reunião acontece na igreja Assembléia de Deus, na Rua Coronel França Leite 290, na Chatuba, às 15 horas. Já confirmaram presença no evento o prefeito Artur Messias e a secretária de Meio Ambiente do município, Katia Perobelli.


Será o segundo galpão de coleta seletiva construído pelo município de Mesquita. O primeiro, o galpão Chico Mendes, foi inaugurado em março de 2008, na Avenida Coelho da Rocha 2500, em Rocha Sobrinho. O espaço possui 1000 m² e tem capacidade para comportar 10 toneladas de material por dia, o que representa cerca de 200 toneladas por mês.


O galpão Chico Mendes faz a triagem dos materiais recicláveis coletados por catadores do Programa Coleta Seletiva Solidária, desenvolvido na cidade desde 2005. Com isso, 35 toneladas de lixo deixam de ser jogados, por mês, nos aterros. Com a construção de mais um galpão, a cidade de Mesquita e o meio ambiente só têm a ganhar, já que mais material será recolhido, auxiliando na limpeza e higiene do município e no desafogamento dos aterros sanitários. Isso sem contar com a possibilidade de aumenta na renda dos catadores que participam do projeto.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Paz e alegria marcaram Carnaval de Mesquita





A Paz marcou os quatro dias de Carnaval na Cidade. O clima familiar estava presente em todos os dias. Pelo menos, 50 mil pessoas, participaram dos bailes de rua, organizados pela prefeitura, em quatro bairros do município. A abertura oficial aconteceu no dia 13 (sábado), às 19h, na Praça Secretária Elizabeth Paixão (Centro), com a festa do reinado de momo. O Rei da Folia, Rodrigo Nunes que estava acompanhado da Rainha, Mônica Patrocínio e da Princesa Danny Nascimento, recebeu do prefeito Artur Messias as chaves da cidade e comandou a festa.

A organização pode ser vista desde o início da Praça Secretária Elisabeth Paixão, com barracas padronizadas, presença da Defesa Civil, profissionais da Secretaria de Saúde, Secretaria de Transportes e da Guarda Municipal, que deram suporte para um carnaval seguro para população. Acompanhado de sua mulher, secretária municipal de Assistência Social, Cássia Valéria Furtado; do vice prefeito, Paulinho Paixão e da Subsecretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Braga, comentou: “A nossa meta é proporcionar aos mesquitenses uma festa melhor a cada ano”, disse.

Além do Centro,onde o Carnaval foi animado pela banda Nova Show, os bairros: Chatuba, Santo Elias, BNH e Vila Emil também tiveram quatro bailes de Carnaval. O Rei Momo, a Rainha e a Princesa visitaram todos os pontos de folia. Para o folião, José Carlos Freitas, de 32 anos, o Carnaval de Mesquita é sinônimo de tranqüilidade. “Sempre participei do Carnaval aqui na cidade. Venho fantasiado e na companhia da minha esposa e da minha filha, Tayssa, de 10 anos. A cada ano a organização está melhor. Aqui a gente ainda encontra o bom e tranqüilo carnaval de rua”, afirmou.

Mesquita terá UPA 24h e Maternidade



Nesta sexta, dia 19, Mesquita recebeu a visita do secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes, que visitou os terrenos fornecidos pela Prefeitura do município para a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Maternidade na cidade. O Secretário foi acompanhado pelo vice-prefeito de Mesquita, Paulinho Paixão, pelo secretário municipal de Saúde, Alexandre Olivares, e pela secretaria de Urbanismo, Carla Neves.

A UPA 24h começa a ser montada na próxima semana, em terreno de 3 mil metros quadrados, localizado em Edson Passos, e sua inauguração está prevista para abril deste ano. Já a Maternidade, que funcionará no Bairro Maria Cristina, possuirá espaço de 9 mil metros quadrados, sendo feita a limpeza e urbanização do local, também na próxima semana. A inauguração da maternidade está prevista para julho deste ano. Os espaços foram escolhidos principalmente por serem planos e de fácil acesso para a população. Esta realização é fruto de uma parceria feita entre a prefeitura e o Governo Federal e Estadual, que custearão os equipamentos e construção de cada unidade.

Segundo o secretario municipal de Saúde, Alexandre Olivares, o principal beneficio da implantação da Unidade de Pronto Atendimento e da Maternidade em Mesquita será o desafogamento dos hospitais da região, principalmente o de Saracuruna e da Posse, aumentando a capacidade de atendimento e disponibilizando mais leitos para a população. “Atualmente, o Hospital São José tem capacidade para realização de 10 partos. Com a chegada da maternidade, o número de leitos subirá para 70. Já a UPA 24h terá suporte para atender 200 mil pessoas, o equivalente ao número de habitantes total do município. Será uma grande integração das redes regionais, que prestará atendimento a toda Baixada Fluminense”, enfatiza o secretário. A inauguração da UPA está prevista para abril deste ano.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Conheça um pouco da história de Mesquita

(TEXTO RETIRADO DA PÁGINA OFICIAL DA PREFEITURA DE MESQUITA)

Há 500 anos, a cidade de Mesquita era habitada por “jacutingas”, apelido dado aos índios pelos colonizadores. Acredita-se que o nome possivelmente surgiu porque se enfeitavam com penas de jacu branco, um tipo de ave parecida com a galinha e muito comum na região naquela época.

A decadência dos jacutingas começou quando passaram a participar, junto com outras nações indígenas, de um movimento chamado Confederação de Tamoios. O motivo deste movimento foi a revolta dos índios diante da ação violenta dos portugueses, provocando mortes e escravidão.

Na língua do Tupinambás "Tamuya" quer dizer "o avô, o mais velho, o mais antigo", por isso essa Confederação de chefes chamou-se Confederação dos Tamuya, que os portugueses transformaram em Confederação dos Tamoios.

A guerra entre índios e portugueses, seguida de doenças, contraídas pelo contato com o branco, dizimou centenas de índios, que lutaram para resistir à escravidão. O bairro de Jacutinga é o único em toda a Baixada Fluminense que ainda preserva a memória dos valorosos indígenas.

Fazendo uma viagem de volta ao tempo descobriremos que nossas terras já foram verdes, laranjas: verde dos canaviais, depois a cor que passou a predominar foi a dos laranjais. Por volta de 1700 um engenho já funcionava na descida da Serra da Cachoeira, produzindo açúcar e aguardente com mão-de-obra escrava.

O engenho era situado onde hoje temos o Parque Municipal e seu proprietário era o Capitão Manoel Correa Vasques. As terras de Cachoeira passaram por vários donos, até que foram parar nas mãos de Jerônimo José de Mesquita, o primeiro Barão de Mesquita, e, mais tarde, nas mãos de seu herdeiro, Jerônimo Roberto de Mesquita, que viria a ser o segundo Barão de Mesquita.
Em 1884, quando a Estrada de Ferro chegou às terras, a parada de trem passou a se chamar Barão de Mesquita. Nessa época as fazendas começaram a não dar mais lucros, principalmente por conta da abolição dos escravos, e a fazenda da Cachoeira foi vendida e transformada em chácaras de plantio de laranjas. No início do século XX surgiram as olarias, atraídas pela qualidade do barro e por áreas alagadas da região

Durante muitos anos a paisagem de Mesquita foi formada por laranjais, olarias e poucas residências. Por volta de 1940 a população atingia cerca de 9.109 mil habitantes, mas a decadência na produção de laranjas provocou a venda das chácaras e começaram a surgir os primeiros loteamentos, entre o pé da Serra e a Estrada de Ferro.

Pouco a pouco as olarias também deram lugar aos loteamentos e, em 1950, a população triplicou para 28.835 mil habitantes.

No final da década de 40 e início dos anos 50 começaram a se estabelecer, em Mesquita, fábricas que ajudaram a impulsionar a economia da região: BRASFERRO, metalúrgica de grande porte, a IBT, também metalúrgica e a PUMAR, indústria de sombrinhas. Começava o período de industrialização que iria empregar centenas de moradores mesquitenses.

Histórias de lutas, alegrias e tristezas são contadas pelos viajantes e moradores mais antigos que passaram ou viveram nessas terras. Pessoas que foram testemunhas de uma Mesquita rica em florestas, de residências grandes e arejadas; que escutaram o apito da locomotiva pela primeira vez e viram fábricas serem erguidas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da Baixada Fluminense.

Leia a nova edição do Mesquita Informe Online

Para acessar, basta clicar aqui.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Vagas para cursos em Edson Passos

O Centro Vocacional Tecnológico - CVT/Faetec, localizado na Avenida Getúlio de Moura, 1282, em Edson Passos, abre neste mês inscrições para os cursos de Construção Civil e Informática. Os interessados devem ir ao local entre 22 e 25 de fevereiro, das 8 às 21 horas, para concorrer às vagas de Eletricista Predial, Apontador de Obras, Armador, Carpinteiro de Forma, Ladrilheiro e Informática. O CVT também oferece cursos de Bombeiro Hidráulico, do dia 15 a 18 de março e Pedreiro, de 22 a 25 do mesmo mês.

Mais informações pelo telefone 2697-4963.

Curso gratuito de Informática na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Mesquita, localizada na Praça João Luis do Nascimento, conhecida popularmente como a Praça da Telemar, s/n°, tem inscrições abertas para as aulas gratuitas de Informática. As vagas para o Curso Básico de Informática são limitadas e as inscrições acontecem na própria Biblioteca.

Mais informações pelo telefone 3763-4310.

Mesquita Inaugura biblioteca municipal com telecentro integrado




A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer inaugurou na última quarta-feira a Biblioteca Municipal de Mesquita. O espaço fica Salão de Leitura Poeta João Prado, localizado na Praça João Luiz do Nascimento, no Centro da cidade, em frente à estação ferroviária. A biblioteca tem 200m² e conta com espaço infantil e um vasto acervo literário, totalizando 8 mil exemplares. Além disso, ali funciona també mais um Centro de Inclusão Digital, o sexto telecentro comunitário instalado no município. Com 10 computadores novinhos e modernos, o espaço vai garantir à população acesso gratuito à Internet, além de cursos e oficinas de Informática.

O grande diferencial da biblioteca é a sala destinada ao público infantil. Com objetivo de estimular a imaginação e aprimorar o aprendizado, a Gibiteca é um espaço onde as crianças aprendem brincando, através de vídeos, contação de histórias e estimulo à leitura de livros, revistas e gibis.

Os benefícios foram concedidos através parcerias que a Prefeitura de Mesquita fez com os governos Federal e Estadual, através do Programa Modernização de Bibliotecas Públicas, da Fundação da Biblioteca Nacional e do Ministério da Comunicação. Ao todo, os governos Estadual e Federal doaram para a instituição cerca de 2 mil livros, que foram somados aos 6 mil que o município já possuía.

Participaram do evento o prefeito Artur Messias; seu vice-prefeito, Paulinho Paixão; a subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Braga; o coordenador de Tecnologia da Informação, Paulo Renato; a superintendente da Leitura e do Conhecimento do Estado, Vera Saboya; e os vereadores Eduardo Costa, Marcelo Biriba e Robson do Nazareno.

De acordo com o prefeito Artur Messias, a modernização da biblioteca é de grande valia para a população. “É muito gratificante vivenciar esse feito para a cidade de Mesquita. Nosso objetivo é estimular cada vez mais o acesso à cultura na região. Além de termos 8 mil livros disponíveis em nosso acervo, contamos com um telecentro integrado ao local. A informática e a literatura proporcionam a interação com o mundo”, enfatizou.

Os interessados em usufruir dos empréstimos de livros deverão comparecer à sede da biblioteca e efetuar o cadastro. Para isso, basta levar ao local um comprovante de residência e documento de identidade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Jiu-Jitsu mesquitense no topo mundial




Os atletas Eduardo Clementino, Nicolas Silva, Junior Lima e Renan Lopes, que fazem parte da Equipe PH de Jiu-jitsu, já são motivos de orgulho em Mesquita. O grupo tem alcançado destaque nos tatames de competições, conquistando desde títulos municipais a mundiais. Os rapazes pretendem conquistar o 1º lugar no evento da Federação Estadual de Jiu-jitsu Olímpico, que será realizado no dia 21 de Março, no Estádio Canto do Rio, em Niterói, e também no Campeonato Brasileiro, previsto para Maio. Logo após, participarão da 2ª Copa de jiu-Jitsu de Mesquita, pioneira da Baixada Fluminense e do Mundial, também previsto para este ano, que acontecerá na Bahia.

Segundo Eduardo Clementino, 18 anos, campeão mundial de 2009, acreditar e alcançar um sonho é a melhor recompensa que ele pode receber. “Quando praticamos o jiu-jitsu, passamos a ter uma vida regrada. Para participar do campeonato Mundial, enfrentei vários obstáculos que foram válidos após conseguir ser campeão juvenil. Rifei um quimono, que ganhei em uma competição, para poder ir a São Paulo. Tudo por amor ao esporte”, conta o atleta.

Para Junior Lima, 24, 3º lugar do Ranking 2009 na categoria adulto, a prática do esporte trouxe grandes benefícios para sua vida: “Com o esporte, nós aprendemos disciplina. Ele tem o poder de tirar os jovens das ruas, preenchendo o tempo ocioso”, ressalta o rapaz, com sorriso no rosto. A equipe PH possui três sedes em Mesquita, sendo a principal localizada no bairro Cosmorama e as demais filiais em Edson Passos e Vila Emil. Juntas, elas totalizam mais de 100 atletas.

De acordo com o coordenador técnico da equipe PH de Jiu-Jitsu, o professor Norberto Gonçalo, faixa preta 4ºgrau, além da conquista de prêmios, a maior gratificação é a vitória dos atletas na vida. ”Receber um abraço amigo e saber que eles estão vencendo não só no esporte, mas também na vida, é de grande valia e se torna uma felicidade sem preço”, comenta o técnico, emocionado. Quem também apoia e fica feliz com o desempenho dos atletas é o diretor de Esportes de Mesquita, Ulisses Sampaio, que acredita no potencial dos rapazes, orgulhando-se e torcendo para o sucesso dos meninos. “Temos mais de mil jovens inscritos em várias modalidades esportivas no município e não abrimos mão disso. Nossos atletas de Jiu-jitsu já começaram a ter destaque mundial”, disse o diretor Ulisses.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Biblioteca Municipal de Mesquita terá oito mil publicações

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer,inaugura, nesta quarta, dia 10 de fevereiro, às 10 horas, a Biblioteca Municipal da Cidade. O espaço de 200 metros quadrados, localizado na Praça João Luiz do Nascimento, popular Praça da Telemar, em frente à estação ferroviária, tem um acervo de 8 mil livros, espaço infantil e um Centro de Inclusão Digital, equipado com 10 computadores, proporcionando acesso gratuito à internet.

Mesquita elege sua Corte Momesca





O município de Mesquita elegeu, no último sábado, dia 6 de fevereiro, seu Rei Momo, sua rainha e princesa do Carnaval. A cerimônia aconteceu no Tênis Clube de Mesquita e foi embalada pela bateria do G.R.E.S. Chatuba de Mesquita. O juri, composto por profissionais ligados ao samba e à cidade, coroou pela segunda vez o auxiliar administrativo Rodrigo Nunes, de 32 anos, que parte para mais um Carnaval como Rei Momo. O rapaz foi vitorioso ao dado da rainha Mônica Patrocínio e da princesa Danny Nascimento. “Cabe agora a eles entenderem que são a cara do Carnaval de Mesquita. Esses três representam a folia de Mesquita”, valorizou o vice-prefeito, Paulinho Paixão, presente na festa.


Rodrigo Nunes é estudante de Direito e mora em Mesquita desde que nasceu. Apaixonado por samba, ele desfila na Beija-Flor. Mônica também sai na escola de Nilópolis, como passista, mas também é destaque na Chatuba de Mesquita e sempre sonhou ser Rainha do Carnaval da cidade. Já Danny desfila no grupo especial pela Grande Rio e voltou ao Brasil recentemente, depois de uma longa temporada na América do Sul junto com uma companhia de dança paulistana.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SEMCTEL inaugura Biblioteca Municipal e Telecentro comunitário

A próxima quarta-feira marca mais um passo dado por Mesquita na valorização da Cultura no município. Está marcada para o próximo dia 10 a inauguração da Biblioteca Municipal e Telecentro comunitário. O espaço fica na Praça João Luís do Nascimento, s/nº, no Centro de Mesquita. O evento começa às 10 horas.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Escolas Municipais de Mesquita voltam às aulas




Começaram hoje nesta quarta, dia 3, as aulas para cerca de 12 mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino de Mesquita. Ao todo, a cidade possui 30 escolas, mas devido a reformas, seis unidades (Rotariano Arthur Silva, Dr. Manoel Reis, Professor Marcos Gil, Lourdes Ferreira de Campos, Expedito Miguel e Hélio Mendes do Amaral) só darão início ao ano letivo na próxima segunda, dia 8, juntamente com as unidades de Educação Infantil.

Uma das novidades deste ano é a inauguração da Escola Municipal Ernesto Che Guevara, localizada no bairro da Chatuba. As atividades começam no dia 8 e a instituição já tem 154 crianças, entre 4 e anos, matriculadas para a Educação Infantil. Mesquita também municipalizou a Escola Márcio Caulino Soares, localizada na Rua Aracaju 61, na Coreia, que pertencia ao Governo do Estado. A unidade também iniciará as aulas na próxima segunda, com 374 estudantes matriculados nos turnos da manhã e da tarde.

De acordo com a Secretaria de Educação de Mesquita (Semed), são esperadas 16 mil matrículas para o ano de 2010 nas 30 escolas municipais.

Mesquita realiza formatura de turmas do PlanSeQ – Próximo Passo

O município de Mesquita realizou na última terça, dia 2 de fevereiro, a cerimônia de formatura de suas duas primeiras turmas do Curso do Programa PlanSeQ – Próximo Passo. No total, 47 alunos receberam seus certificados por terem concluído as aulas de Almoxarifado para a Construção Civil. Presente no evento, o prefeito Artur Messias fez questão de injetar esperança em todos os formandos, prometendo, inclusive, enviar uma lista com o nome dos alunos para as empresas que atuam na cidade. “Agora, é a hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho. Espero que vocês estejam cada vez mais aptos a concorrerem às vagas”, discursou.


Além de Artur, participaram da comemoração a subsecretária de Assistência Social e Trabalho do município, Márcia Brandão; a superintendente da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Isabel Goidinho; o vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Trabalho, Wellington de Oliveira; e a representante da Ação Comunitária do Brasil, Isabel Correia. Além de parabenizar os alunos, Márcia pediu ajuda na divulgação do curso, já que outras 18 turmas serão montadas no município. “É claro que todos os programas assistencialistas são importantes, mas o curso de formação possibilita uma mudança real na vida do cidadão. Essa inclusão produtiva forma um trabalhador, que gera renda e se sustenta com dignidade”, valorizou.


O PLANSEQ é o Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para os Beneficiários do Programa Bolsa Família. A ação está articulada com as obras do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento e visa atender à demanda de mão-de-obra qualificada para as vagas criadas pelo crescimento econômico e implementar um modelo unificado de ações complementares que ampliem as oportunidades de inclusão ocupacional dos trabalhadores beneficiários do Programa Bolsa Família. Os cursos de qualificação profissional são adequados às demandas de mão-de-obra regionais, tomando como base a evolução da oferta de postos de trabalho e estimulam a articulação entre os setores de trabalho e assistência social não só no âmbito municipal, mas também no estadual e federal.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Paloma Bernardi é madrinha de campanha social em Mesquita




Paloma Bernardi passou a manhã deste domingo em Mesquita, na Baixada Fluminense. Madrinha da campanha Mesquita Sem Manchas, em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase, a atriz ajudou as equipes de Saúde locais a explicar as formas de combate e prevenção à população.

Infelizmente, Mesquita ainda apresenta casos de endemia de hanseníase, segundo dados do Sistema Nacional de Notificações de Agravos (Sinan) do Ministério da Saúde, por isso o empenho de Paloma em instruir os moradores e visitantes. Vale lembrar que a hanseníase é uma doença transmitida por bacilo e que seus sintomas são manchas dormentes na pele, dormência sem manchas, caroços e inchaços no rosto e orelhas e perda de força nas mãos e nos pés. O tratamento dura entre 6 e 12 meses, sendo padronizado e gratuito em Mesquita.

Mesquita realiza 1ª Conferência de Defesa Civil




A Prefeitura de Mesquita realizou nesta sexta-feira (29/01), a 1ª Conferência de Defesa Civil. O evento aconteceu no Auditório Apolônio de Carvalho, que fica na Avenida Coelho da Rocha, nº1426, Rocha Sobrinho, das 8h às 17h, e contou com a presença do prefeito, Artur Messias; do secretário municipal de Defesa Civil, Capitão Sebastião Alves; do comandante da Guarda Municipal de Mesquita, Major PM Sergio Barbosa; e de cerca de 100 pessoas da sociedade civil e de lideranças comunitárias.
O objetivo da conferência foi reunir autoridades ligadas as questões da Defesa Civil, em conjunto com a sociedade, para que juntos avaliem diretrizes para a reorganização das ações de defesa civil, dando ênfase aos princípios da prevenção e da assistência humanitária.

Durante o encontro os participantes assistiram palestras sobre Prevenção e Assistência Humanitária; Desafios Para Efetivação da Defesa Civil no século XXI; Políticas Públicas de Atenção Integral ao Cidadão; e Mobilização e Participação da Sociedade na Prevenção e no Controle Social Sobre a Efetivação da Política Pública de Defesa Civil. Em seguida, foram compostos grupos para debater propostas sobre possíveis melhorias no ramo da Defesa Civil em Mesquita.

Após a plenária para avaliação dos trabalhos, foi realizada uma eleição de delegados que irão compor a Conferência Estadual de Defesa Civil, que por sua vez, será uma das etapas para a Conferência Nacional, prevista para acontecer entre os dias 24 a 27 de março.

Mesquita recebe comissão técnica das Olimpíadas da Baixada





Membros da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel) receberam hoje (01/02), a comissão técnica das Olimpíadas da Baixada. A reunião aconteceu na sede do Tênis Clube de Mesquita, localizado na Arthur de Oliveira Vecchi, nº 260, às 10h, e os presentes debateram sobre a participação de Mesquita nas competições em 2010.

Participaram do encontro a subsecretária da Semctel, Marcia Braga, o diretor de Esporte de Mesquita, Ulisses Sampaio, o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Romulo Massacesi, os representantes do Instituto Ary Carvalho (pertencente ao Grupo O Dia), Lúcio Macedo e Antônio Carlos Prazeres, além de consultores do Comitê das Olimpíadas da Baixada.

Os fiscais vistoriaram as quadras esportivas e a piscina do Tênis Clube de Mesquita, considerada o melhor parque aquático da Baixada Fluminense. O objetivo da reunião foi debater sobre os requisitos necessários para que Mesquita, seja sede das modalidades de natação e vôlei. “Esporte é inclusão, e dada a oportunidade de Mesquita participar dos jogos, serão grandes os benefícios, tanto para a área esportiva, quanto para a educacional e cultural da cidade”, afirmou Marcia Braga.

Já o representante do Comitê das Olimpíadas da Baixada, Lúcio Macedo, enfatizou sobre a importância dos jogos na vida dos jovens que participam das competições. “As Olimpíadas da Baixada, representam para uma cidade muito mais do que simplesmente esporte, é uma nova dimensão social que agrega e deixa legados para o município participante, beneficiando toda a população e futuramente gerando novas competições esportivas. Além de que os atletas e profissionais são estimulados a competir cada vez mais”, disse.