quarta-feira, 2 de março de 2011






Fotos: Divulgação Semed


À volta às aulas das unidades municipais de Mesquita estão com novidades. Agora a Secretaria Municipal de Educação (Semed) inseriu aulas de música para as turmas do Ensino Fundamental. A disciplina foi incluída no currículo escolar de 2011, com aulas ministradas por professores concursados na área. Os alunos do 1º ao 9º ano serão beneficiados.

De acordo com o coordenador de Artes da Semed, professor Júpter Martins, Mesquita é o primeiro município da Baixada Fluminense a abrir um concurso específico para a disciplina de Música. “Mesquita realizou um concurso inédito e específico para professores de Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Dança. Isso é fantástico, porque os projetos serão desenvolvidos em sala de aula de acordo com a especificidade de cada professor”, concluiu o coordenador.

A iniciativa visa o cumprimento da Lei 11.769/2008, que exige o ensino da música na Educação Básica. As aulas vão ser oferecidas por um período de, aproximadamente, 45 minutos semanais. Os alunos participam de atividades gerais de musicalização básica, com a utilização da expressão corporal como ferramenta para percepção dos sons. A utilização da voz como elemento base também será trabalhada nas aulas.

A secretária de Educação, Maria Fátima de Souza, explicou a importância da nova matéria escolar. “Oferecer o ensino de Música aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos credencia para uma perspectiva de educação geral. Sempre tive a intenção realizar um concurso público para o ensino de Artes. O prefeito Artur Messias incentivou esta realização, dando apoio para que a iniciativa fosse possível”, justificou.

0 comentários:

Postar um comentário