terça-feira, 31 de maio de 2011

Atletas de Mesquita disputam Campeonato Brasileiro Interclubes de Taekwondo


Da esquerda para direita os atletas Joni Maicon, Rafaela de Souza e Eliézer de Lima, na sede da Prefeitura de Mesquita.
(Foto: J.C Marinho)



Os atletas Rafaela de Souza, de 20 anos, Eliézer de Lima e Joni Maicon, 16, representaram o município de Mesquita no Segundo Campeonato Brasileiro Interclubes de Taekwondo, disputado na cidade de Itabira, em Minas Gerais, nos dias 28 e 29 de maio.

Os jovens que contaram com a ajuda do Prefeito Artur Messias e de amigos para participar da competição, voltaram vitoriosos. Rafaela competiu na categoria adulto e conquistou o primeiro lugar, o que lhe rendeu pontos no ranking nacional. Joni e Eliézer disputaram na categoria júnior e garantiram o primeiro e o terceiro lugar, respectivamente.

Os atletas não escondem a emoção da vitória. Os três fizeram questão de voltar para Mesquita e mostrar para o prefeito Artur Messias as medalhas que ganharam. “Somos vencedores de uma competição muito importante. Agradecemos o nosso técnico Bruno Aquino, o prefeito e a todos que nos ajudaram. O taekwondo é nossa vida, nossa paixão”, garantiram os atletas.

Música boa anima noite de segunda-feira em Mesquita

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel), realizou nesta segunda, dia 30 de maio, na Praça Elisabeth Paixão, a primeira edição do projeto “Música na Praça – Encanta Mesquita”.

O evento reuniu cerca de 70 pessoas no local, que curtiram o som do cantor mesquitense, “Claudinho”, que embalou o público ao som de MPB. A secretaria de Cultura, Márcia Braga também esteve presente. De acordo com o coordenador do evento, Jean Evelyn, a atividade foi um sucesso. “O público estava bem animado. Reunimos pessoas de todas as idades. Os moradores aprovaram e o evento foi muito aplaudido”, disse Jean.

Devido ao sucesso do projeto, a atividade será realizada mensalmente no município. A próxima edição do “Música na Praça – Encanta Mesquita”, será na Praça do Cosmorama, localizada na Rua Cosmorama, s/nº, no dia 10 de junho, sexta-feira, às 19h. A entrada é gratuita.

MESQUITA SEM HOMOFOBIA


Homossexuais e simpatizantes lotaram o lenário da câmara municipal



Neno Ferreira disse que se orgulha em trabalhar em Mesquita:"Um município sem preconceitos"



A Cidade de Mesquita aderiu na manhã de ontem a campanha Rio Sem Homofobia, que tem como objetivo combater a discriminação e a violência contra a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O programa que é promovido através da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, teve no município, o apoio da prefeitura, câmara e da Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (Aganim). Mesquita, é o primeiro município da Baixada Fluminense a sancionar, através do prefeito Artur Messias, a Lei 538/2009, que institui o dia 17 de maio, com o Dia de Luta Contra a Homofobia.

O evento, prestigiado por representantes de vários movimentos de militância pelas causas dos homossexuais, contou com a presença do Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento; os secretários municipais, Cultura, Márcia Braga e Mobilização Governamental, Jessé Dutra; presidente da Câmara, vereador, André Taffarel e vereador, Marcelo Biriba; presidente da Aganim, Neno Ferreira; entre outras autoridades. Em um discurso que durou cerca de 50 minutos, Nascimento fez questão de pontuar várias ações de políticas públicas voltadas em benefícios ao público de LGBT, desenvolvidas no Estado. “Nosso próximo passo é combater a homofobia nas escolas, que acontece em forma de bullying. No mês de julho, estaremos capacitando, inicialmente, cerca de 12 mil professores da rede estadual. Será mais uma forma de avançarmos contra o preconceito”, disse.

Neno Ferreira, presidente da Aganim, arrancou aplausos do público presente ao afirmar que “gay não é sinômino de HIV”. Integrante da equipe da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Mesquita, onde atua na promoção de eventos humanitários e culturais. “A luta da Aganim contra a homofobia já tem 22 anos. Uma luta difícil, mas que está valendo à pena. Por outro lado, me sinto muito à vontade em trabalhar na Prefeitura de Mesquita, onde participo de todos eventos sem qualquer preconceito”, garante.

Além da exibição de anúncios publicitários que integram a campanha, o evento contou com a participação e shows de artistas como: Macedo Griot de Moraes que declamou o texto “Triângulo Rosa”, de sua autoria; a cantora, Leila Maria, que interpretou a música, Somewhere Over The Rainbow), do filme O Mágico de Oz e a transformista, Jôse de Castro que emocionou com o canto do Hino Nacional.



Cantora Leila Maria emocionou...


(Fotos: J.C Marinho)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estudantes de Mesquita visitam pontos de lazer do Rio

Vários alunos de Mesquita já têm programa certo para aproveitar os dois próximos finais de semana. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Programa Escola Aberta, realiza nos dias 28 de maio e 4 de junho, passeios crianças até três pontos de lazer e cultura da capital carioca.

Neste sábado, 45 pessoas, entre professores, estudantes, coordenadores e membros da comunidade da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos vão ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio. À tarde, o grupo segue para o Jardim Zoológico. O ônibus escolar sai às 9h30 e tem previsão de chegada ao Museu às 11 horas.

Já no sábado seguinte, é a vez dos alunos da Escola Municipal Maria Dolores de Mello Porto terem a oportunidade de conhecer o Forte de Copacabana. O número de pessoas é o mesmo da semana anterior e o ônibus escolar tem previsão de saída da Chatuba às 9h30.

O Programa Escola Aberta busca repensar a instituição escolar como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, cultura, esporte e lazer para os alunos da educação básica das escolas públicas e suas comunidades também nos finais de semana. A intenção é estreitar as relações entre a escola e comunidade, contribuindo com a consolidação de uma cultura de paz. O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e secretarias estaduais e municipais de Educação.

CVT de Mesquita abre 410 vagas em cursos de construção civil e informática

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Mesquita abre 410 vagas para cursos de construção civil e informática. As inscrições acontecem nos dias 30 e 31 de maio na Avenida Getúlio de Moura, nº 1282, em Edson Passos.

As vagas disponíveis são para armador (30); apontador de obra (45); bombeiro hidráulico (60); carpinteiro de forma (45); eletricista predial básico (60); ladrilheiro (45); pedreiro (45) e informática inicial (80). Os interessados nos cursos de construção civil devem ter idade mínima de 18 anos e o 5° ano de escolaridade concluído, referente à antiga 4ª série primária. Para o curso de informática inicial é necessário ter a partir de 15 anos e ter concluído o 9° ano de escolaridade, que é a antiga 8ª série.

As atividades terão duração de 12 semanas. É necessário levar um documento com foto para fazer a inscrição. Os alunos serão selecionados através de sorteio.

Mesquita leva shows musicais para praças

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel) estreia na próxima segunda, dia 30 de maio, o projeto “Música na Praça – Mesquita Encanta”, que visa oferecer cultura, entretenimento e lazer, através do acesso e democratização da arte.

A atividade vai levar para as praças da cidade shows e apresentações musicais com artistas locais. O “Música na Praça – Mesquita Encanta” estreia com show de Lula do Cavaco e o grupo Chega Mais, às 19h, na Praça dos Sete Anões, em Santa Terezinha. Os artistas prometem uma belíssima atração regada de muito suingue, chorinho e samba de raiz. E o melhor é que é tudo de graça.

Mesquita comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Mesquita vai festejar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho, em grande estilo. Nos dias 3, 10 e 17 serão inaugurados três novos galpões de reciclagem. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam) está ampliando o projeto Coleta Seletiva Solidária, responsável pelo recolhimento de resíduos sólidos na cidade e que contribui para a diminuição do lixo despejado no município.

No dia 3 de junho será inaugurado o Galpão Zilda Arns, que funcionará na Rua Bráulio, em Santo Elias. Na semana seguinte, dia 10, o Centro da Cidade ganhará o Galpão Secretária Cássia Valéria, localizado na Rua Mercúrio, no Centro. E no dia 17, a prefeitura finaliza as inaugurações com o Galpão Doroty Stong, na Rua Magno de Carvalho, na Chatuba. As três inaugurações contarão com shows de músicos locais.

E encerrando as comemorações, no dia 28 será realizado um café da manhã com a secretaria da Semuam, Kátia Perobelli. O evento será no Tênis Clube de Mesquita, que fica na Rua Mister Watkins, nº9, Centro, às 9h. O encontro servirá para fazer um balanço das ações da secretaria nos últimos seis anos de governo.




Dados: Cerca de 60% do território de Mesquita é composto por área de Proteção Ambiental (APA) . Foto tirada no Poço da Represa.


(Foto: J.C Marinho)

Mesquita promove a 3ª Copa de Jiu-jitsu

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), em parceria com a Equipe PH de Jiu-jitsu, realizará pela terceira vez a Copa Mesquita de Jiu-jitsu. A competição será no Tênis Clube de Mesquita, no dia 5 de junho (domingo).

O evento terá início às 9h e de acordo com o organizador da Copa, Alexandre PH, são esperados mais de 300 atletas. As competições serão divididas por faixa, idade e peso e categoria. As inscrições custam R$40 reais e devem ser feitas até o dia 31 de maio através dos telefones 2792-4372, 7829-8738 ou 8506-4931.






(Fotos: Zaqueu Batista / Arquivo 2010 - 2ª Copa Mesquita de Jiu-jitsu )

Mesquita participa do Dia do Desafio




Dezenas de mesquitenses começaram a quarta-feira, dia 25 de maio, se exercitando. Isso porque a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel) promoveu o Dia do Desafio que tem como objetivo estimular a prática de atividades físicas.

Entre os participantes se destacou a secretária da Semctel, Márcia Braga. Ela que pratica musculação e caminhada incentivou a população que se exercitou durante os 15 minutos. “É importante que as pessoas percebam que praticando uma atividade física elas conseguem melhorar a qualidade de vida”, comenta Márcia Braga.

Durante toda a quarta-feira vários pontos da cidade como clubes, escolas, academias e praças participaram do Dia do Desafio. “Mesquita foi muito bem. Conseguimos atrair pessoas de todas as idades”, concluí a secretária.




(Fotos: J.C Marinho)

Prefeito participa de seminário sobre reciclagem



O prefeito de Mesquita, Artur Messias (PT), participou na última quinta-feira do seminário “A Importância da Reciclagem”, realizado em comemoração ao Dia da Indústria, festejado em 19 de maio. O evento aconteceu na sede da Representação Regional da Firjan na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, onde foram abordados os processos de reciclagem e as formas de aplicação dos materiais na produção.

Participaram do evento lojistas e comerciantes da Baixada Fluminense. O prefeito Artur Messias foi convidado para relatar a experiência do projeto Coleta Seletiva Solidária em Mesquita, que foi implantado em 2006 e que desde então se tornou referência em todo o Estado.

Artur Messias falou sobre a importância de ações que contribuem para o meio ambiente. “É fundamental que a sociedade tenha consciência ecológica. A responsabilidade é de todos. A Coleta Seletiva Solidária em Mesquita dá certo porque as famílias participam, recolhem os matérias e contribuem com a reciclagem”, comenta o prefeito sobre o projeto que é desenvolvido na cidade desde 2006.

A Secretária de Meio Ambiente de Mesquita, Kátia Perobelli também esteve presente e falou sobre a experiência do programa de Coleta Seletiva Solidária de Mesquita e a participação das empresas do comércio local. “Mesquita é uma referência. Fomos o primeiro município da Baixada a implantar o programa. No mês de junho serão inaugurados mais três galpões de reciclagem. Nossa meta é aumentar o atendimento nas residências. Hoje sete mil famílias participam do programa, mas queremos chegar a 20 mil até o fim de 2012”, afirma a secretária.

O superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria do Estado do Ambiente, Victor Zveibil, abordou sobre a lei federal nº12305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos. “Esse assunto deixou de ser tratado de forma idealista. Hoje temos diretrizes a serem cumpridas. Temos que acabar com os lixões e aumentar o tratamento dos esgotos sanitários. A coleta seletiva de resíduos é um futuro”, disse ele.




(Fotos: Luiz Alan)

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prefeito entra na fila de vacinação



Foto: Zaqueu Batista


O prefeito de Mesquita, Artur Messias (PT), 49 anos, fez questão de participar nesta terça-feira, dia 24 de maio, da vacinação contra a gripe, na sede da Prefeitura. A ação da Secretaria Municipal de Saúde vacinou funcionários e contribuintes que visitavam o prédio municipal. A vacina protege contra três principais vírus, entre eles, o Influenza A (H1N1). “A vacinação é importante e a conscientização popular também”, disse o prefeito.



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mesquita participa da 14ª Olimpíada da Baixada


A secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita, Márcia Braga, prestigiou os atletas mesquitenses que participaram da abertura da 14ª Olimpíada da Baixada, no último sábado, dia 21 de maio.

O evento, que aconteceu no Clube dos Empregados da Petrobras, em Duque de Caxias, marcou o início das competições esportivas que promovem não só a interação entre municípios da Baixada Fluminense, mas também o reconhecimento de jovens em condições de disputarem provas futuras, como as Olimpíadas de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro. “Esses jovens já são especiais pelo fato de estarem aqui, demonstrando não só a paixão pelo esporte, mas também pela sua cidade. Mesquita é o município mais novo entre os participantes. Só isso já faz de nós vitoriosos”, valorizou a secretária, que foi acompanhada do vice-prefeito de Mesquita, Paulinho Paixão.

Em 2011, cada município da Baixada sedia uma modalidade esportiva diferente. Mesquita recebe as provas de natação no próximo dia 18, no Tênis Clube de Mesquita. Ao todo, está prevista a participação de mais de 3 mil atletas nas categorias sub-14 e sub-17, que disputarão provas de atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, natação, vôlei e xadrez. “Mesquita está sempre em busca do melhor para seus jovens. Quando começamos como município, tínhamos seis escolas na cidade. Agora, esse número já subiu para 32. Vocês são o nosso futuro”, lembrou Paulinho Paixão, dirigindo-se aos times de futebol feminino e masculino sub-17 de Mesquita.

Os atletas que disputam a Olimpíada da Baixada não pagam inscrições. Participam dos jogos os municípios de Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.

E Mesquita está se saindo muito bem nas competições. Durante as provas disputadas no domingo, dia 22, a cidade mais nova da Baixada ficou com o primeiro lugar no futsal sub 17 masculino, o que garantiu o tricampeonato para o município. As meninas do futsal ficaram com o terceiro lugar e o futebol de campo subiu duas posições com relação às competições passadas, conquistando o quinto lugar. Com tantos bons resultados, Mesquita se encontra atualmente no segundo lugar geral da 14ª Olimpíada da Baixada.




( Fotos:J.C Marinho)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Obras por todo lado





O bairro Vila Emil, em Mesquita, está de cara nova. A Secretaria de Obras (Semosp) atendeu às reivindicações da comunidade do local, e investiu no recapeamento de cinco ruas. Quem passa pelas ruas Abel, Simplício, Padre Daniel, Nilza Gurgel e Mário Pedrosa, encontra os locais pavimentados e cobertos por quilômetros de asfalto novo e de qualidade. “As intervenções tiveram início no fim de abril e já estão em fase de conclusão. Assim que terminarmos as obras na Vila Emil, daremos início nas ruas do Centro da Cidade”, afirma Paulinho Paixão, vice-prefeito e secretário de Obras.



Fotos: J.C. Marinho


Carro da Coordenadoria da Mulher de Mesquita será dirigido por uma motorista profisional

Foto: J.C. Marinho







A Coordenadora Municipal do Direito das Mulheres de Mesquita (Comdim), recebeu no início do mês, através da Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, a chave de um carro 0 km, um Fiesta, doado pelo Governo Federal, com o objetivo de garantir a melhoria do trabalho realizado no município. Feliz com a conquista, Judite disse que o carro, será utilizado nos serviços desenvolvidos na Casa Municipal da Mulher, priorizando o atendimento das mulheres em situação de risco. “Já fizemos o pedido ao prefeito para que o nosso veículo seja conduzido por uma mulher, uma motorista profissional”, destaca a coordenadora que posou para foto, ao lado da prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset; deputado Rodrigo Neves; ministra, Iriny e a superintendente dos Direitos da Mulher, Cecília Soares, em solenidade ocorrida no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto Salada Cultural promove diversidade em Mesquita

No próximo dia 19, o Salada Cultural, projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, (Semctel), acontece na Escola Irena Sendler, localizada na Rua Professor Anselmo, n° 37, Centro. Os grupos apresentam cinco modalidades de dança diferentes com coreografias de dança de rua, capoeira, dança do ventre, balé e hip hop.

O projeto Salada Cultural, tem como objetivo promover a divulgação de novos talentos, através da diversidade de modalidades de dança e linguagens culturais apresentadas por grupos de jovens e adultos do município.

Os grupos culturais cadastrados na Semctel são convidados pela instituição para se apresentarem nas unidades escolares da prefeitura, de forma que, além de divulgarem seus talentos, também oferecem uma opção de entretenimento e acesso a cultura para os alunos da rede municipal de ensino. O Salada Cultural é realizado a cada 15 dias e a próxima escola a receber a atividade ainda será definida.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mesquita lança livro com sucesso


Cerca de 400 lotaram, na última terça-feira (10/05) à noite, o salão de uma casa de festas de Mesquita, no lançamento do Livro Estação Abrigo, escrito pelo pastor evangélico, Fábio Fernando. O evento, promovido através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas), contou com a presença do prefeito, Artur Messias e de vários representantes da sociedade civil. A obra aborda a história de moradores do Abrigo Municipal Andréa Guimarães, vivenciada por Fábio, na época em que coordenou a entidade.

O prefeito Artur Messias disse que o momento era de satisfação: “Sinto-me orgulhoso em ver a Casa Abrigo sendo eternizada, já que o espaço se tornou uma das marcas positivas da administração pública em Mesquita”. Para a Secretária de Assistência Social e Trabalho, Márcia Brandão, a Casa Abrigo é um trabalho desafiador e emocionante. "Através do livro fica o registro do momento de construção, das pessoas que se dedicaram e acreditaram na instituição”, destacou.

Durante o evento, foi exibido um vídeo em homenagem a memória da educadora, Cássia Valéria Marques Furtado, falecida em 11 de novembro do ano passado. Esposa do prefeito, Artur Messias, Cássia ocupou o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho durante seis anos e durante o período, desenvolveu, junto de sua equipe, vários trabalhos voltados à política social da Cidade, entre eles, o Abrigo Andréa Guimarães.

Emocionado, o autor Fábio Fernando não escondeu a felicidade e afirmou : “É muito prazeroso vivenciar esse momento. O livro narra histórias de gente como a gente. As histórias de vida que presenciei nos três anos que coordenei o espaço, me inspiraram para escrever essa obra", disse , enquanto autografava os exemplares. Entre as histórias que conheceu, Fábio cita a dos irmãos Clínio e Celinho, que gerou a poesia, As Flores do Amor. “A história é sobre o filho abandonado, único a levar flores ao enterro do pai”.

O poeta Macedo de Moraes e o músico, Ivan Machado se apresentaram durante o evento. Os vereadores, André Taffarel (presidente da Câmara), Eduardo Costa, Marcelo Biriba, Gelsinho Guerreiro, Hailé, Robson da Nazareno, Dida e Flávio Nakan, prestigiaram o lançamento. Também compareceram: secretária municipal de Cultura, Márcia Braga; secretário municipal de Mobilização Social e Integração Governamental, Jessé Dutra; coordenadora municipal dos Direitos da Mulher, Judith Mendonça; secretário municipal de Administração, Altamir Pinheiro, coordenadora de Gestão Participativa, Gisela de Jesus; secretária municipal de Educação, Maria Fátima Souza; secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Perobelli; comandante da Guarda Municipal, Major Sérgio Barbosa; coordenadora dos Conselhos Municipais, Denise Rosendo e a coordenadora municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Neide Aparecida.

Entre os convidados estavam: secretária de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, Silvia Regina Pereira de Andrade; secretário de Desenvolvimento Regional de São Gonçalo, Julio Mourão; representantes de universidades, parentes da assistente social Andréa Guimarães, que deu nome ao Abrigo; representantes de Igrejas Católicas e Evangélicas familiares do autor do livro e alunos da Brigada Mirim de Mesquita.

O livro já está à venda e custa apenas, R$ 10,00. O exemplar pode ser adquirido na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, na Rua Coelho da Rocha, 1.426, Bairro Rocha Sobrinho, prédio da antiga Fábrica de Bebidas Dinâmica, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 14h. Também pode ser comprado na Coordenadoria de Gestão Participativa, que funciona no saguão do prédio da prefeitura, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, centro. Todos os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo de Assistência Social do Município.




(Fotos: J.C Marinho)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Seminário abre Semana da Alimentação Escolar em Mesquita

Fotos: Luiz Alan


A Semana de Alimentação Escolar 2011 de Mesquita teve inicio nesta terça-feira dia 10. Um Seminário de abertura, abordando o tema “Agroecologia e Agricultura Familiar: A Cidadania Cultivada em Família” foi preparado pelas secretarias de Educação (Semed), Saúde (Semus), Meio Ambiente (Semuam) e apresentado para membros das unidades escolares do município. O evento aconteceu na Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, das 8h às 12h.



O tema deste ano foi escolhido devido ao crescimento da agricultura familiar no Brasil. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Kátia Perobelli, 60% do território mesquitense é de área verde. “Temos que preservar esta maravilha de terra que é Mesquita. Nossa meta é investir no incentivo aos agricultores locais. Para melhorar as oportunidades de trabalho local”, afirma a ela.



Segundo a secretária de Educação, Maria Fátima de Souza, questões de meio ambiente e educação se integram. “Através da organização dos agricultores, podemos utilizar os alimentos produzidos no município na alimentação escolar sem precisar comprar os produtos em outras localidades”, já que em Mesquita existem mais de 130 famílias de agricultores.


Para a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, Ana Lúcia Somma, os educadores têm papel fundamental na inserção de novos hábitos alimentares. “As crianças precisam reconhecer um alimento saudável. Nossos professores de educação infantil devem incentivar essa forma de alimentação, seja na pratica de atividades em sala de aula ou na hora da merenda escolar”, explica a diretora.

Mesquita promove batalha de Hip Hop

Imagem: Divulgação





Mesquita vai dançar. A prefeitura da cidade vai realizar no próximo fim de semana a “Batalha de Freestyle", que irá escolher os melhores grupos de dança de rua da cidade. Promovido por integrantes do Projeto Artístico Força In Dança., o evento acontece nos dias 14 e 15 de maio na Lona Cultural Romildo Souza Bastos, localizada na Avenida das Oliveiras, nº 537, no bairro BNH. A abertura será no sábado às 8h30 e no domingo as competições acontecem a partir das 14h30.


O objetivo do evento é integrar jovens que praticam modalidades de dança diferentes, proporcionando o desenvolvimento cultural do Hip Hop em Mesquita. Para participar da batalha é necessário inscrever o grupo até amanhã, dia 13, e levar um documento de identidade. A entrada e as inscrições não serão cobradas.

Os quatro primeiros colocados serão premiados. Haverá um júri composto por representantes de diferentes categorias do Hip Hop que irão avaliar a melhor forma de execução dos movimentos da dança.

Prefeitura de Mesquita oferece cursos de capacitação para mulheres

A Prefeitura de Mesquita, através da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) disponibiliza cursos gratuitos de capacitação em confecção de acessórios e ornamentação e produção de eventos para mulheres da cidade. O objetivo é oferecer qualificação para o mercado de trabalho.


De acordo com a coordenadora da Comdim, Judite Mendonça, todas que concluírem a atividade terão sua mão de obra aproveitada durante as olimpíadas 2016. Os cursos tem duração de dois meses e estão sendo destinados para mulheres atendidas na Casa da Mulher, instituição da Comdim que atente mulheres em situação de risco e violência, e para as cadastradas pelo Bolsa Família em Mesquita.


Um diferencial desse curso é que, todos as peças que forem produzidas durante as aulas serão colocadas em uma loja virtual da Zona Portuária, podendo ser vendidas até para o exterior. Para Judite Mendonça “essas atividades trazem autonomia para as mulheres, além de ser um meio delas se ocuparem e sobreviverem”, afirma.


O curso de confecção de acessórios ensina a montagem e aplicação de bijuterias em materiais recicláveis. As aulas acontecem as terças e quintas, na Sala Verde, localizada na Rua Mister Watkins, n° 142, no Centro de Mesquita, das 8h30 às 12h30. Já as aulas de ornamentação e produção de eventos prepara as mulheres para atuar na execução de festas como casamentos, aniversários, formaturas e eventos empresariais. As atividades também acontecem às terças e quintas, no auditório da prefeitura, que fica na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, Centro.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Mesquita tem agentes de trânsito trabalhando 24 horas

A Secretaria de Transporte de Mesquita (Setrans) contará com uma equipe noturna de agente de trânsito a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de maio. Dois agentes e um veículo passam a circular por todas as ruas do município das 18h às 6h.


Com a implantação, o trânsito da cidade passa a ter cobertura 24 horas. Os cidadãos que necessitarem de apoio, podem acioná-los através do telefone 3763-8349. De acordo com o subsecretário da Setrans, Amiltom Cordeiro, tal medida visa atender a crescente circulação do trânsito neste horário, que tem muitas vezes causado engarrafamentos em vias de grande fluxo, provocados por veículos enguiçados ou mesmo por acidentes com vítimas. “Muitas vezes a Setrans foi acionada para ocorrências e até então não podia contar com os agentes de trânsito, já que o horário de trabalho era encerrado às 19h. Com a implantação da equipe noturna, estaremos atendendo mais a demanda e ampliando a prestação do serviço à população de nossa cidade”, acredita Amiltom.

Alunos de Mesquita fazem a Provinha Brasil



A Secretaria de Educação de Mesquita (Semed) irá aplicar a primeira etapa da Provinha Brasil nesta quinta-feira, dia 12 de maio, para todos os alunos que cursam o 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Ao todo, 47 turmas, totalizando 1183 alunos participam da avaliação, nos turnos da manhã e da tarde.




A Provinha Brasil é uma avaliação sobre o nível de alfabetização de todas as crianças matriculadas no segundo ano das escolas públicas brasileiras. Na quinta-feira, os alunos mesquitenses farão a prova de leitura e letramento inicial. No segundo semestre, os alunos farão a Provinha Brasil de matemática. A aplicação em períodos distintos possibilita os professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico preciso, que permite identificar o que foi agregado na aprendizagem das crianças dentro do período avaliado.



Foto: Arquivo / Semed

terça-feira, 3 de maio de 2011

Mesquita inicia Semana de Alimentação Escolar 2011

A Semana de Alimentação Escolar 2011 de Mesquita terá início no dia 10 de maio (terça-feira). As secretarias de Educação e Saúde organizaram em conjunto um seminário de abertura no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, que fica na Rua Paraná, nº 443, Centro, das 8h às 12h. Esse ano o evento aborda o tema “Agroecologia e Agricultura Familiar: A Cidadania Cultivada em Família”, que será discutido até o dia 20 de maio nas 32 unidades escolares municipais de Mesquita.


O tema foi escolhido devido ao grande peso que a agricultura familiar possui no Brasil. De acordo com reportagem da revista Com Ciência, publicada em outubro de 2002, cerca de 85% das propriedades rurais do país são mantidas por grupos familiares. E só em Mesquita existem mais de 130 famílias de produtores rurais. Devido ao expressivo número de pessoas que vivem da agricultura, o governo passou a pensar em políticas públicas para fortalecer a vida no campo, já que com a criação de oportunidades de trabalho local, é possível reduzir o êxodo rural, além de promover o desenvolvimento de pequenos e médios municípios.


A Semana de Alimentação Escolar (SAE) foi criada em 1959 como uma estratégia para a promoção da alimentação saudável na escola, já que a instituição também é responsável pela formação dos hábitos alimentares dos alunos. Para a secretária de Educação de Mesquita, Maria Fatima de Souza, as questões sobre alimentação e o meio ambiente englobam todas as áreas do conhecimento e precisam ser discutidas de forma integral. “Através da articulação entre as diversas disciplinas curriculares, visamos obter um ensino completo, além da interdisciplinaridade e a promoção da educação para a saúde”, afirma ela.

Prefeitura lança livro sobre vida de moradores de abrigo



A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas) lança no dia 10 de maio (terça-feira), às 18h, o livro “Estação Abrigo - Histórias de gente como a gente”. A obra retrata histórias reais vividas por moradores da Casa Abrigo Andréa Guimarães, instituição mantida pela prefeitura que acolhe moradores de rua adultos. O evento será no espaço Sonho de Festa, que fica na Rua Rio Grande do Sul, nº108, em Juscelino.


O livro é de autoria do coordenador da Instituição, Fábio Fernando Pereira. Através das experiências que vivenciou no local, o autor narra o cotidiano do abrigo com o objetivo de divulgar o trabalho da Semas, através do departamento de Proteção Social Especial. O livro será vendido por R$ 10 reais e toda arrecadação irá para o Fundo Municipal de Assistência Social.



O lançamento contará com a presença do prefeito Artur Messias e de autoridades ligadas à assistência social. O público terá um espaço para perguntas ao autor. Durante o evento o poeta Macedo de Moraes irá declamar um texto de sua autoria, além de apresentação musical de Ivan Machado. A entrada é gratuita e aberta para a população.

Mesquita comemora Dia Nacional da Mulher com peça teatral


A Coodenadoria Municipal dos Direitos da Mulher de Mesquita (Comdim), apresentou na última sexta-feira, dia 29, a peça teatral "Corina, um sonho de liberdade", que conta a história de uma mulher que ao longo da vida sofre violência familiar. O espetáculo aconteceu no auditório da prefeitura, através da Companhia Teatral Nossa Senhora do Teatro.


A peça teve duração de 50 minutos e foi apresentado para alunos da Escola Estadual Vila Bela, funcionários da prefeitura e da Casa da Mulher de Mesquita e para a sociedade civil. Segundo a diretora de produção da peça, Adriana Felício, "a dramatização incentiva as mulheres a lutarem por seus direitos. A personagem Corina é pobre mas trabalha para conquistar uma vida melhor", diz ela.


De acordo com a Coordenadora do Comdim, Judite Mendonça, a peça aborda muitas questões sobre a lei Maria da Penha, que visa criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. “Esse espetáculo é uma forma de comemorar o Dia Nacional de Mulher. É uma homenagem a todas as lutadoras do sexo feminino”, afirma a ela.