terça-feira, 31 de maio de 2011

MESQUITA SEM HOMOFOBIA


Homossexuais e simpatizantes lotaram o lenário da câmara municipal



Neno Ferreira disse que se orgulha em trabalhar em Mesquita:"Um município sem preconceitos"



A Cidade de Mesquita aderiu na manhã de ontem a campanha Rio Sem Homofobia, que tem como objetivo combater a discriminação e a violência contra a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O programa que é promovido através da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, teve no município, o apoio da prefeitura, câmara e da Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (Aganim). Mesquita, é o primeiro município da Baixada Fluminense a sancionar, através do prefeito Artur Messias, a Lei 538/2009, que institui o dia 17 de maio, com o Dia de Luta Contra a Homofobia.

O evento, prestigiado por representantes de vários movimentos de militância pelas causas dos homossexuais, contou com a presença do Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento; os secretários municipais, Cultura, Márcia Braga e Mobilização Governamental, Jessé Dutra; presidente da Câmara, vereador, André Taffarel e vereador, Marcelo Biriba; presidente da Aganim, Neno Ferreira; entre outras autoridades. Em um discurso que durou cerca de 50 minutos, Nascimento fez questão de pontuar várias ações de políticas públicas voltadas em benefícios ao público de LGBT, desenvolvidas no Estado. “Nosso próximo passo é combater a homofobia nas escolas, que acontece em forma de bullying. No mês de julho, estaremos capacitando, inicialmente, cerca de 12 mil professores da rede estadual. Será mais uma forma de avançarmos contra o preconceito”, disse.

Neno Ferreira, presidente da Aganim, arrancou aplausos do público presente ao afirmar que “gay não é sinômino de HIV”. Integrante da equipe da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Mesquita, onde atua na promoção de eventos humanitários e culturais. “A luta da Aganim contra a homofobia já tem 22 anos. Uma luta difícil, mas que está valendo à pena. Por outro lado, me sinto muito à vontade em trabalhar na Prefeitura de Mesquita, onde participo de todos eventos sem qualquer preconceito”, garante.

Além da exibição de anúncios publicitários que integram a campanha, o evento contou com a participação e shows de artistas como: Macedo Griot de Moraes que declamou o texto “Triângulo Rosa”, de sua autoria; a cantora, Leila Maria, que interpretou a música, Somewhere Over The Rainbow), do filme O Mágico de Oz e a transformista, Jôse de Castro que emocionou com o canto do Hino Nacional.



Cantora Leila Maria emocionou...


(Fotos: J.C Marinho)

0 comentários:

Postar um comentário