sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mesquita lança livro com sucesso


Cerca de 400 lotaram, na última terça-feira (10/05) à noite, o salão de uma casa de festas de Mesquita, no lançamento do Livro Estação Abrigo, escrito pelo pastor evangélico, Fábio Fernando. O evento, promovido através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas), contou com a presença do prefeito, Artur Messias e de vários representantes da sociedade civil. A obra aborda a história de moradores do Abrigo Municipal Andréa Guimarães, vivenciada por Fábio, na época em que coordenou a entidade.

O prefeito Artur Messias disse que o momento era de satisfação: “Sinto-me orgulhoso em ver a Casa Abrigo sendo eternizada, já que o espaço se tornou uma das marcas positivas da administração pública em Mesquita”. Para a Secretária de Assistência Social e Trabalho, Márcia Brandão, a Casa Abrigo é um trabalho desafiador e emocionante. "Através do livro fica o registro do momento de construção, das pessoas que se dedicaram e acreditaram na instituição”, destacou.

Durante o evento, foi exibido um vídeo em homenagem a memória da educadora, Cássia Valéria Marques Furtado, falecida em 11 de novembro do ano passado. Esposa do prefeito, Artur Messias, Cássia ocupou o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho durante seis anos e durante o período, desenvolveu, junto de sua equipe, vários trabalhos voltados à política social da Cidade, entre eles, o Abrigo Andréa Guimarães.

Emocionado, o autor Fábio Fernando não escondeu a felicidade e afirmou : “É muito prazeroso vivenciar esse momento. O livro narra histórias de gente como a gente. As histórias de vida que presenciei nos três anos que coordenei o espaço, me inspiraram para escrever essa obra", disse , enquanto autografava os exemplares. Entre as histórias que conheceu, Fábio cita a dos irmãos Clínio e Celinho, que gerou a poesia, As Flores do Amor. “A história é sobre o filho abandonado, único a levar flores ao enterro do pai”.

O poeta Macedo de Moraes e o músico, Ivan Machado se apresentaram durante o evento. Os vereadores, André Taffarel (presidente da Câmara), Eduardo Costa, Marcelo Biriba, Gelsinho Guerreiro, Hailé, Robson da Nazareno, Dida e Flávio Nakan, prestigiaram o lançamento. Também compareceram: secretária municipal de Cultura, Márcia Braga; secretário municipal de Mobilização Social e Integração Governamental, Jessé Dutra; coordenadora municipal dos Direitos da Mulher, Judith Mendonça; secretário municipal de Administração, Altamir Pinheiro, coordenadora de Gestão Participativa, Gisela de Jesus; secretária municipal de Educação, Maria Fátima Souza; secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Perobelli; comandante da Guarda Municipal, Major Sérgio Barbosa; coordenadora dos Conselhos Municipais, Denise Rosendo e a coordenadora municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Neide Aparecida.

Entre os convidados estavam: secretária de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, Silvia Regina Pereira de Andrade; secretário de Desenvolvimento Regional de São Gonçalo, Julio Mourão; representantes de universidades, parentes da assistente social Andréa Guimarães, que deu nome ao Abrigo; representantes de Igrejas Católicas e Evangélicas familiares do autor do livro e alunos da Brigada Mirim de Mesquita.

O livro já está à venda e custa apenas, R$ 10,00. O exemplar pode ser adquirido na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, na Rua Coelho da Rocha, 1.426, Bairro Rocha Sobrinho, prédio da antiga Fábrica de Bebidas Dinâmica, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 14h. Também pode ser comprado na Coordenadoria de Gestão Participativa, que funciona no saguão do prédio da prefeitura, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, centro. Todos os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo de Assistência Social do Município.




(Fotos: J.C Marinho)

0 comentários:

Postar um comentário