sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prefeito participa de seminário sobre reciclagem



O prefeito de Mesquita, Artur Messias (PT), participou na última quinta-feira do seminário “A Importância da Reciclagem”, realizado em comemoração ao Dia da Indústria, festejado em 19 de maio. O evento aconteceu na sede da Representação Regional da Firjan na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, onde foram abordados os processos de reciclagem e as formas de aplicação dos materiais na produção.

Participaram do evento lojistas e comerciantes da Baixada Fluminense. O prefeito Artur Messias foi convidado para relatar a experiência do projeto Coleta Seletiva Solidária em Mesquita, que foi implantado em 2006 e que desde então se tornou referência em todo o Estado.

Artur Messias falou sobre a importância de ações que contribuem para o meio ambiente. “É fundamental que a sociedade tenha consciência ecológica. A responsabilidade é de todos. A Coleta Seletiva Solidária em Mesquita dá certo porque as famílias participam, recolhem os matérias e contribuem com a reciclagem”, comenta o prefeito sobre o projeto que é desenvolvido na cidade desde 2006.

A Secretária de Meio Ambiente de Mesquita, Kátia Perobelli também esteve presente e falou sobre a experiência do programa de Coleta Seletiva Solidária de Mesquita e a participação das empresas do comércio local. “Mesquita é uma referência. Fomos o primeiro município da Baixada a implantar o programa. No mês de junho serão inaugurados mais três galpões de reciclagem. Nossa meta é aumentar o atendimento nas residências. Hoje sete mil famílias participam do programa, mas queremos chegar a 20 mil até o fim de 2012”, afirma a secretária.

O superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria do Estado do Ambiente, Victor Zveibil, abordou sobre a lei federal nº12305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos. “Esse assunto deixou de ser tratado de forma idealista. Hoje temos diretrizes a serem cumpridas. Temos que acabar com os lixões e aumentar o tratamento dos esgotos sanitários. A coleta seletiva de resíduos é um futuro”, disse ele.




(Fotos: Luiz Alan)

0 comentários:

Postar um comentário