terça-feira, 3 de maio de 2011

Mesquita inicia Semana de Alimentação Escolar 2011

A Semana de Alimentação Escolar 2011 de Mesquita terá início no dia 10 de maio (terça-feira). As secretarias de Educação e Saúde organizaram em conjunto um seminário de abertura no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, que fica na Rua Paraná, nº 443, Centro, das 8h às 12h. Esse ano o evento aborda o tema “Agroecologia e Agricultura Familiar: A Cidadania Cultivada em Família”, que será discutido até o dia 20 de maio nas 32 unidades escolares municipais de Mesquita.


O tema foi escolhido devido ao grande peso que a agricultura familiar possui no Brasil. De acordo com reportagem da revista Com Ciência, publicada em outubro de 2002, cerca de 85% das propriedades rurais do país são mantidas por grupos familiares. E só em Mesquita existem mais de 130 famílias de produtores rurais. Devido ao expressivo número de pessoas que vivem da agricultura, o governo passou a pensar em políticas públicas para fortalecer a vida no campo, já que com a criação de oportunidades de trabalho local, é possível reduzir o êxodo rural, além de promover o desenvolvimento de pequenos e médios municípios.


A Semana de Alimentação Escolar (SAE) foi criada em 1959 como uma estratégia para a promoção da alimentação saudável na escola, já que a instituição também é responsável pela formação dos hábitos alimentares dos alunos. Para a secretária de Educação de Mesquita, Maria Fatima de Souza, as questões sobre alimentação e o meio ambiente englobam todas as áreas do conhecimento e precisam ser discutidas de forma integral. “Através da articulação entre as diversas disciplinas curriculares, visamos obter um ensino completo, além da interdisciplinaridade e a promoção da educação para a saúde”, afirma ela.

0 comentários:

Postar um comentário