terça-feira, 6 de março de 2012

Cosmorama Cobra Água à Cedae

 
(Foto: J.C. Marinho)

Inconformados com a irregularidade de quase 30 anos no fornecimento de água, cerca de 200 moradores dos Bairros Cosmorama, Vila Norma e do Conjunto Residencial Tetracampeão de Mesquita participaram de uma reunião, na última segunda-feira (27), na sede da Associação de Moradores, com o gerente da Cedae na Baixada Fluminense, Marcelo Motta. Acompanhado dos técnicos: João Américo do Departamento de Águas e Romulo da Costa, Coordenador de Operações, Motta ouviu muitas reclamações e sugestões de pessoas que chegam a passar muitas madrugadas sem dormir a espera de água nas torneiras. A reunião que começou às 19h, só terminou por volta da meia noite, sem soluções e com muitas promessas.

“Temos uma dívida muito grande com os moradores do Cosmorama, Vila Norma e Tetracampeão” (A região tem cerca de 35 mil moradores) , admitiu Motta. “Mas nossa previsão para normalizar o fornecimento de água é janeiro de 2013”, afirmou o gerente da Cedae, provocando irritação nos moradores. Segundo ele, só com a com a inauguração do reservatório JK 2, no Bairro Juscelino, o problema do Bairro Cosmorama e bairros adjacentes será solucionado. “Nosso problema é de manobra”, gritava um morador, que rapidamente, recebeu apoio da maioria.
Motta anotou centenas de reclamações, denúncias e sugestões. Ele garantiu que a comunidade pode acompanhar as manobras e qualquer outro procedimento. Disse ainda que as sugestões serão avaliadas. A falta de água no Cosmorama, Vila Norma e Tetracampeão é comum a todos: desde as casas populares aos condomínios particulares. Algumas pessoas que estiveram na reunião contaram que enquanto um vizinho está com as caixas cheias o da casa da frente não tem uma gota sequer nas torneiras. Outras insinuaram a prática de “manobras clandestinas”: desvio do abastecimento, inclusive para bairros de outros municípios. Relataram ainda que mesmo sem o serviço, as contas chegam mensalmente e que o uso de bombas de água, as despesas com as contas de luz chegam a triplicar no orçamento.

O encontro entre moradores e Cedae foi intermediado através do prefeito, Artur Messias (PT),
junto ao governador, Sérgio Cabral, durante a solenidade de inauguração do Viaduto Marcel Luís Sette Fortes de Almeida, que liga Mesquita a Nilópolis, no dia 15 de fevereiro. Messias foi o porta voz daquela comunidade, que havia se organizado para se manifestar no evento, em favor do abastecimento de água.
 

0 comentários:

Postar um comentário