quarta-feira, 7 de março de 2012

Escolas municipais de Mesquita participam da Semana da Saúde

                                                                Foto: J.C.Marinho

Alunos da rede municipal de Mesquita estarão participando durante toda essa semana das avaliações nutricionais desenvolvidas por técnicos do Ministério da Saúde. O projeto faz parte da “1º Semana de Mobilização Saúde na Escola”, do Governo Federal, e vêm acontecendo em todo Brasil desde o último dia 5. O objetivo é avaliar e orientar estudantes de 5 a 19 anos em 22 mil escolas públicas do país.


Em Mesquita estão participando da mobilização, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e agentes do Programa Saúde da Família, alunos do programa Mais Educação das escolas Ely Baiense Vailante, no Centro e Dr. Deoclécio Dias, no bairro do Cosmorama.

Neste ano, o tema de trabalho será “Prevenção da obesidade na infância e na adolescência”. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, 1 em cada 5 apresentam excesso de peso.

Hoje, segundo dia de mobilização, os estudantes da Ely Baiense Vailante, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com idade entre 6 a 13 anos passaram por pesagem e medição de altura. Nos dias 7 e 8 os alunos do 5º ano participaram de palestras sobre obesidade infantil, gravidez na adolescência e DST. Já na Escola Municipal Dr. Deoclécio Dias o segundo dia de mobilização foi marcado por palestras e debates sobre sexualidade e gravidez na adolescência para alunos do 8º e 9º anos.

De acordo com o Ministério da Saúde após o levantamento, todos os dados serão publicados no portal do MS (www.saude.gov.br) e monitorados pelos municípios através das secretarias de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário