sexta-feira, 30 de setembro de 2011


FOTOS: LUIZ ALAN


A Secretaria Municipal de Meio Ambente de Mesquita (SEMUAM), realizou nesta sexta-feira, dia 30, na Sala de Cinema Zelito Viana o relatório da gestão de 2005 até 2011, contendo suas realizações, projetos, prêmios e parcerias.

Durante os seis anos de gestão, a Semuam realizou diversas ações. Investindo em capacitação, dando condições aos profissionais, para exercerem suas funções. Investiu em concursos públicos, conseguiu o licenciamento ambiental, permitindo que grandes empresas fizessem parte do município. Foram promovidas no município diversas palestras com a finalidade de conscientizar a população mesquitense sobre questões ambientais. Além disso, houve um aumento no número de plantios de árvores no município e investimentos em projetos educacionais.

Um dos programas de sucesso da Semuam é a Coleta Seletiva Solidária, que é referência em todo estado do Rio de Janeiro. Mesquita já recebeu vários prêmios através deste programa. O objetivo da Coleta Seletiva Solidária é separar o lixo reciclável e reduzir seu volume, além de oferecer aos catadores uma renda mensal fixa. A coleta conta com cinco galpões, três caminhões rodando na cidade, catadores que fazem a separação dos materiais e mais de 6.000 casas participando da coleta.

Segundo a secretária da Semuam, Kátia Perobelli, é importante que as pessoas tomem conhecimento das realizações da secretaria. “Tudo o que realizamos foi através de um trabalho de equipe, capacidade de gestão, de parcerias, é importante mostrar as nossas ações”, afirma. O evento reuniu empresários de Mesquita, representantes das empresas de transporte público coletivo e catadores de materiais recicláveis. Para o representante da empresa de ônibus Nossa Senhora da Penha, João Soares, participar da coleta seletiva é uma imensa satisfação. “Temos tentado na medida do possível ajudar, pensamos em novas parcerias, a Secretária de Meio Ambiente tem tudo para continuar crescendo”, afirma.

0 comentários:

Postar um comentário