sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mesquita promove atividade no dia Nacional contra a Hipertensão


A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza no próximo dia 26/04, às 10h, um evento na Praça Elisabeth Paixão, para promover o Dia Nacional Contra Hipertensão. O “Programa Hiperdia” visa informar e cadastrar munícipes que sofrem com a hipertensão, fazendo seu encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

O “Programa Hiperdia” é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão e ao Diabetes Mellitus, em unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS), gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais para o Ministério da Saúde.

Além do cadastro, o sistema permite o acompanhamento e a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos para o tratamento da doença. Através do cadastro é possível verificar o perfil epidemiológico da população e buscar mecanismos para resultar na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Durante o evento será montado um stand na praça, onde as pessoas poderão verificar a pressão arterial, receber panfletos informativos sobre a doença e uma a equipe da Secretaria de Saúde (Semus) estará no local para fazer o cadastro e esclarecer as possíveis dúvidas.

A atividade contará com a participação da Coordenação e representantes do “Hiperdia”; representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do presidente da Sociedade de Cardiologia (SBC/RJ) do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Sant’Ana e de representantes da Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (Aganin).
Em Mesquita, o evento terá como padrinho o ator Fábio Bianchini, o Ramiro da novela TiTiTi e a futura Panicat, Christiana Dela Fuente, também, estará presente.

0 comentários:

Postar um comentário