sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mesquita reinaugura escola de Educação Especial




Ator Fábio Bianchini



"Panicat" Christina Dela Fuente
Fotos: Luiz Alan



A Prefeitura de Mesquita reinaugurou hoje, dia 26, a Escola Municipal Professor Marcos Gil. A unidade é um Núcleo de Educação Especial na cidade voltada para alfabetização de pessoas com deficiência. A escola também ganhou uma biblioteca, que conta com um Clube de Leitura, espaço esse que estimula a leitura entre os alunos.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Artur Messias; a secretária de Educação, Maria Fatima de Souza; a Coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mesquita, Neide Aparecida; a diretora da escola, Dora Maria e o presidente da Câmara de Vereadores, André Taffarel. Mais de 100 pessoas entre diretores de escolas, pais e alunos acompanharam a reinauguração da unidade.

A Educação Especial em Mesquita é motivo de orgulho para o governo. Em 2005, 45 alunos estavam matriculados. Em 2006, o número dobrou. A qualidade do ensino e a grande procura pelo serviço obrigou a prefeitura a criar uma unidade voltada para os estudantes deficientes. Por isso, em 26 de abril de 2007 foi inaugurada a Escola Municipal Professor Marcos Gil, com 12 turmas. Em 2009, as turmas cresceram, totalizando 18 grupos. Hoje, a unidade é composta por 23 turmas, com 269 alunos matriculados e distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite.

A unidade garante aos alunos transporte escolar feito com ônibus adaptado, além de aulas de informática e de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os alunos com deficiência auditiva e seus responsáveis. “Oferecemos também aos pais o curso de Libras para que a linguagem seja praticada em casa. Dessa forma, a comunicação entre os membros da família pode ser feita de forma correta e compreensível”, afirma Dora Maria.

Os alunos da Escola Municipal Professor Marcos Gil estudam em uma unidade com equipe multidisciplinar de profissionais das áreas de pedagogia, fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia e atendimento educacional especializado. Com a reinauguração a escola passa a ter um pátio coberto, sala de recurso multifuncional, salas ampliadas, cozinha industrial e refeitório.

E para alegria dos presentes, o ator Fábio Bianchini e a “Panicat” Christina Dela Fuente, também prestigiaram a reinauguração da Escola Municipal Professor Marcos Gil. Eles que participaram hoje do “Programa Hiperdia”, que realizou exames médicos para diagnosticar a pressão alta na Praça Elizabeth Paixão, no Centro, fizeram questão de ver de perto a reforma da escola. “Estamos impressionados com o entrosamento entre a sociedade escolar e os alunos. Dá para ver no rostinho dos estudantes que eles adoram a escola. E agora com a reforma ela está linda. Certamente vão ter mais vontade de frequentar o espaço”, disseram os artistas.

1 comentários:

Anônimo disse...

senhor prefeito gostaria muito que tivesse a quinta convocação para agente pedagogico.Desde já agradeço e que Deus continui abencoando a sua vida e o municipio de mesquita

Postar um comentário