quinta-feira, 14 de abril de 2011

Unidade de Saúde Mário Bento de Mesquita presta atendimento de qualidade para a população



Sala de hidratação


A reinauguração da Unidade de Saúde Dr. Mário Bento, que aconteceu no último dia 28 de fevereiro, vem trazendo bons resultados para o Cidade. Administrada pela Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Saúde (Semus), a instituição localizada na Rua Barão do Rio Branco, s/nº, no bairro Jacutinga, cumpre com qualidade a missão de atendimento de urgência e emergência de baixa complexidade em clínica médica e pediatria.

Um diferencial da Unidade de Saúde Dr. Mário Bento é a presença do laboratório que realiza exames para diagnósticos de casos de dengue. Segundo o diretor geral da Unidade, Dr. Christian Campos Ferreira, 80% dos casos atendidos são de pacientes com sintomas de febre alta, dores na cabeça e no corpo e enjoo. Até o dia 31 de março, foram contabilizados 3.886 atendimentos, sendo 2.571 em clínica médica e 1.315 em pediatria. Desses pacientes, 987 foram submetidos a exames laboratoriais para averiguação de dengue, anemia ou infecção sanguínea. Nesse total, 442 casos de dengue foram detectados. Outros nove exames para comprovação de infarto, o chamado troponina e 92 radiografias também foram realizadas.

A unidade é equipada com 20 leitos que hospedam pacientes por até 48 horas. As salas são equipadas com respiradores, monitores cardíacos e desfibriladores, utilizados naqueles que chegam em estado considerado crítico. Após as 48 horas de permanência na Unidade de Saúde Dr. Mário Bento, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) da instituição, entra em contato com a Central de Regulação Estadual, que agiliza a transferência dos pacientes que necessitam de acompanhamento que não possui na complexidade da unidade. O NIR é um grande avanço na gestão, já que a ferramenta permite que o serviço de transferência seja feito com democracia e agilidade. “Até hoje, tivemos somente dez transferências, o que afirma que conseguimos resolver aqui a grande maioria dos casos que atendemos”, afirma Christian Campos Ferreira. Quatro óbitos foram registrados no primeiro mês de atendimento, sendo que dois já chegaram falecidos na unidade e os outros dois morreram nas primeiras 24 horas que permaneceram no local.

A Unidade de Saúde Dr. Mário Bento possui uma Farmácia Municipal, onde os pacientes recebem gratuitamente a medicação prescrita pelo médico, permitindo que o tratamento tenha continuidade em casa. A unidade também possui núcleo de fisioterapia, que funciona de segunda a sábado. Os pacientes encaminhados recebem avaliação e o tratamento é oferecido através de uma equipe formada por uma ortopedista e dois fisioterapeutas. Para o paciente Ribamar da Silva, de 48 anos, que se recupera de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido há dois meses, o tratamento na sala de fisioterapia é exemplar. “Quando cheguei aqui eu não andava. Estou a cada dia melhor por causa das sessões de fisioterapia. Fico muito feliz em ver a minha evolução graças ao atendimento maravilhoso que recebo aqui”, comenta com alegria.

Outro diferencial da Unidade de Saúde Dr. Mário Bento é uma equipe que presta atendimento para mulheres e crianças vítimas de violência. Duas psicólogas e duas assistentes sociais realizam as consultas de segunda a sexta. De acordo com os casos, os pacientes são encaminhados para o Conselho Tutelar ou para a Casa da Mulher de Mesquita. A unidade foi fechada em 2007 para reforma, através de um convênio ente o Ministério da Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf). Hoje, funciona com capacidade para atender até 600 pacientes por dia, com plantão de 24 horas.



Atendimento na farmácia



Fotos: Luiz Alan

0 comentários:

Postar um comentário