quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Mesquita abre 200 vagas para cursos profissionalizantes

(Imagem: Divulgação)

Serão abertas, a partir do dia 3 de janeiro de 2011, 200 vagas para cursos profissionalizantes no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Rocha Sobrinho, em Mesquita. A iniciativa é da prefeitura, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas).

Estarão disponíveis vagas para os cursos de manicure (40); cozinheiro (80); depilação (20) e pintura em tela (40). As oficinas acontecerão nos turnos da manhã e tarde, e os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e ser morador de Mesquita.

As inscrições podem ser feitas no Cras de Rocha Sobrinho, localizado na Avenida Coelho da Rocha, nº 1426, Rocha Sobrinho (Dinâmica), a partir do dia 3 de janeiro, das 9h às 17h e se encerram assim que as vagas forem preenchidas. Os interessados devem ter em mãos os documentos de identidade e comprovante de residência. Ao fim do curso todos ganharão certificado.

Cantata de natal

terça-feira, 28 de dezembro de 2010



(Foto: J.C Marinho)

O Papai Noel da foto é nosso colega de trabalho, o promotor de eventos da Coordenadoria de Comunicação Social, Neno Ferreira, que também é presidente da Assossiação de gays e Amigos de Mesquita e Nova Iguaçu. Ele foi para as ruas distribuir brinquedos ás crianças, preservativos aos adultos e muita alegria. Ele é uma pessoa nobre e sua atitude merece ser compartilhada.

Mesquita abre 250 vagas para atividades esportivas

( Foto:Zaqueu Batista)

(Foto:Zaqueu Batista)

A Prefeitura de Mesquita através secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel) abrirá a partir do dia 10 de janeiro de 2011 (segunda-feira), inscrições para 250 vagas para atividades esportivas gratuitas. As atividades serão oferecidas no Parque de Eventos,
localizado na Avenida Baronesa de Mesquita, s/nº, no bairro Cosmorama. As aulas terão início de acordo com o preenchimento das vagas e acontecerão as terças e quintas-feiras ou as quartas e sextas-feiras.
Modalidades como futebol, basquete, vôlei, futsal, judô, taekwondo, karatê e hidroginástica serão oferecidas para a população mesquitense. Para participar é necessário ter mais de seis anos de idade e ser morador de Mesquita. As inscrições acontecem no Parque de Eventos a partir do dia 10 e os interessados, com idade entre 6 à 17 anos, devem ter em mãos duas fotos 3X4, atestado médico, cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência e cópia da identidade do responsável. Para maiores de 18 são necessários os mesmos documentos com exceção da identidade do responsável.



(Foto:J.C Marinho)


(Foto:J.C Marinho)


(Foto:J.C Marinho)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Cantata de Natal alegra Mesquita


Uma Cantata Natalina foi realizada ontem (22), às 16h na Prefeitura de Mesquita, contagiando funcionários e munícipes que assistiram a apresentação. O concerto foi feito pelo coral “Voz e Canto Sabiá”, do projeto Toque e Se Toque, composto por alunos da rede municipal de ensino.

A secretária e o subsecretário de Educação, Maria Fatima de Souza e João Luiz Quintanilha, respectivamente, estiveram presentes no espetáculo. O público pôde conferir o teatro musical que contou a história do nascimento do menino Jesus, através de interpretações de músicas populares brasileira. Segundo a maestrina, Alice Ramos, o coral é formado por 90 alunos. “A história do nascimento de Jesus, foi contada de uma maneira diferente, através de músicas marcantes de cantores como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Rita Lee. Usamos a boa música brasileira para reproduzir esse momento especial que é o Natal, alem de divulgarmos grandes nomes da música nacional”, explicou ela.

O projeto “Toque e Se Toque!” é desenvolvido através de uma parceria da Prefeitura de Mesquita com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O espetáculo existe desde 2006 e tem como coordenadora, Alice Ramos, e o apoio do professor de canto Rodrigo Russano. Através do projeto, os estudantes fazem aulas de técnicas de violão, cavaquinho, percussão, vocais, e flauta doce.

Para a jovem integrante do coral, Gisele Silva, de 21 anos, é com muita alegria que participa do coral. “Faço parte do projeto há seis meses. Toda vez que me apresento, sinto uma forte emoção. Nesse espetáculo toco algumas músicas no violão como o “Monte Castelo”, “Lua, Lua” e “Peixinhos do Mar”, disse ela entusiasmada e satisfeita com a aceitação do público.


(Fotos: J.C Marinho)

Mesquita forma 28 alunos em curso de padeiro

Mesquita formou mais 28 pessoas na última terça-feira (21), em curso de padeiro. Promovida pela Secretaria de Assistência Social e Trabalhando (Semas), a capacitação faz parte das atividades da instituição que oferece desde 2005 diversos cursos gratuitos para a comunidade.

Estiveram presentes no cerimônia, a secretária da Semas, Márcia Brandão; o secretário de Mobilização Social e Integração Governamental (Semosig), Jessé Dutra; o coordenador da Padaria Escola, Márcio Alexandre; o professor do curso de padeiro, Edson Barbosa; além dos formandos e seus familiares. De acordo com Márcia Brandão, a qualificação profissional é de suma importância para o desenvolvimento da cidade. “Investir em políticas de profissionalização é o grande objetivo da prefeitura, pois assim, possibilitamos que as pessoas tenham uma especialização, ingressem no mercado de trabalho e com isso, consigam uma melhor qualidade de vida”, explicou a secretária. Já para Edson Barbosa, a maior gratificação de todo esforço vem com o resultado final do trabalho. “Estou muito honrado e orgulhoso de ver a excelente conclusão dessa atividade a qual nos dedicamos tanto”, afirmou o professor.

A emoção estava visível no rosto dos alunos, que comemoraram em alto estilo, saboreando um coquetel produzido por toda turma. “Ter feito esse curso significou muito para mim, pois era um sonho que esperava realizar ha muito tempo, mas não tinha condições financeiras de pagar por uma oficina como essa. Graças a prefeitura eu consegui. Agora vou abrir meu próprio negócio e fortalecer minha renda, trabalhando com o que amo de verdade”, contou a formanda, Rosana Pereira, 50 anos.

O curso teve duração de 3 meses e todos os alunos receberam certificado de conclusão. A oficina profissionalizante de Padeiro é desenvolvida na Padaria Escola do município. Inaugurada em maio de 2010, funciona na Avenida Coelho da Rocha, nº 1426, em Rocha Sobrinho. Os alunos recebem qualificação profissional em panificação. As produções são comercializadas no local a preço de custo para a população. Cerca de 600 pães são produzidos diariamente. Segundo dados da Semas, serão abertas 200 novas vagas em janeiro de 2011. Os interessados em participar devem comparecer na Padaria Escola de Mesquita, dás 8h às 17h, e apresentar identidade, CPF e comprovante de residência.


(Foto:Luiz Alan)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mensagem de natal do Prefeito Artur Messias



Ou Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=uztVWVgpPjA

Formatura de alunos da Padaria Escola de Mesquita



Ou Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=7Qa2K7gGhdE

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mesquita realiza ceia de natal para crianças da CAC

(Fotos: Divulgação)

O Natal chegou mais cedo para as 15 crianças que moram na Casa de Acolhimento e Cidadania (CAC) da Prefeitura de Mesquita. A Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas) realizou no último sábado (18), às 12h, uma Ceia de Natal na instituição. Patrocinado pela empresa Arcellot Mittal, o almoço foi recheado de guloseimas, salgadinhos, bolos, sucos, e iogurtes, que muito agradaram.
Vários funcionários da empresa Arcellot Mittal apadrinharam as crianças da CAC, e deram um kit com roupas, calçados, material para higiene e brinquedos. Os pequenos fizeram festa em meio a saborosos aperitivos e tantos presentes. A CAC ainda ganhou da instituição uma piscina, que foi muito bem recebida, devido a chegada do verão.

A Arcellot Mittal desenvolve parceria com a prefeitura desde 2009, patrocinando o Projeto Ver e Viver, que seleciona alunos da rede municipal de ensino que possuem uma possível deficiência visual, identificada pelos professores. Três mil alunos passaram por uma triagem, e foi detectada a necessidade da utilização de óculos em 256 alunos. Esses estudantes ganharam os óculos, onde cada criança pôde escolher entre cinco modelos de armações. Após a entrega dos óculos o trabalho continua através de avaliação do rendimento escolar, desenvolvido com pesquisa com alunos e professores. A empresa também fará uma doação de R$11 mil para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que será direcionado para a CAC.

A Casa de Acolhimento e Cidadania foi implantada no município em 2007 e acolhe crianças com idade entre 0 à 12 anos, que estejam passando por algum risco social, como violência, abandono e negligência familiar. O trabalho é destinado em prol da recuperação do vínculo da criança com seus responsáveis. A CAC totaliza anualmente 40 atendimentos e fica localizada na Rua Barros Peixoto, nº180, no bairro Banco de Areia.

Mesquita encerra capacitação de agentes do Pelc - Pronasci

(Foto:Luiz Alan)


A Prefeitura de Mesquita, em parceria com o Ministério dos Esportes realizou nos dias 20 e 21 de dezembro um encontro com 35 agentes, 30 bolsistas e 5 coordenadores do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc).

A atividade que é administrada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, e Lazer (Semctel), teve como objetivo finalizar a capacitação do segundo módulo de avaliação do programa que foi implantado no município em 2009, atendendo jovens de 17 a 29 anos. O encontro foi ministrado pelos capacitadores Rodrigo Terra e Sheila Ribeiro, membros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “O processo de formação é contínuo e tem o intuito avaliar o desempenho do projeto no município. Agora, no encerramento, fazemos um resumo de tudo que aconteceu em cada núcleo, orientamos e apuramos os agentes”, explicou Sheila Ribeiro.

Mais de dois mil jovens são beneficiados pelo Pelc em Mesquita. O projeto é desenvolvido no bairro da Chatuba em cinco núcleos, sendo na Praça Walter Borges, Casa da Juventude, Campo dos Camarões, Ciep Nelson Cavaquinho e Associação ABC da Chatuba, estendendo-se também nos sub-núcleos, localizados no Colégio Estadual Pierre Placher, na Escola de Samba Chatuba de Mesquita, Escola Municipal Ernesto Che Guevara, e Campo do Brasileirinho .

A elaboração do Pelc no município é de grande importância para os jovens , como enfatiza o subsecretário da Semctel, Ulisses Sampaio: “Com a implantação do programa na cidade, conseguimos complementar o tempo ocioso dos jovens, gerando maior oportunidade de acesso ao esporte e a cultura, qualificando assim, o tempo destes, para que tenham momentos ligados à espaços culturais e até mesmo oportunidades de emprego”, afirmou ele.

As atividades culturais e esportivas são realizadas de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e englobam futsal, takewodo, vôlei, handball, basquete, artes marciais, judô, capoeira, teatro, dança, hip hop, oficina de grafite, artesanato, pintura em tecido, bijuteria, e confecção de fantasias e adereços.

Programa Escola Aberta festeja 5 anos em Mesquita

O programa Escola Aberta comemorou seu quinto aniversário em Mesquita no último sábado. A festa começou às 9 horas e se estendeu ao longo do dia e da tarde na Escola Municipal Américo dos Santos, localizada na Rua Voltaire, s/nº, em Banco de Areia.

O evento, que reuniu a equipe de coordenadores e instrutores das escolas participantes, foi embalado por inúmeras apresentações de dança de rua, de salão e do ventre, capoeira, hip hop, lambaeróbica e exposições de artesanatos, entre outras atividades. "Temos, por fim de semana, cerca de 800 pessoas participando das atividades em 11 escolas. Esse número é uma vitória para nossa cidade e merece uma comemoração à altura", valorizou Inês Oliveira, coordenadora interlocutora do programa em Mesquita.

O projeto Escola Aberta é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido pela secretaria Municipal de Educação (Semed) desde 2005. A principal função é permitir a formação integral do aluno e, assim, contribuir para uma melhoria na educação. "O Escola Aberta traz a comunidade para as instituições de ensino em áreas de vulnerabilidade social e transforma a vida dessas pessoas através de oficinas de arte, lazer, cultura, e esporte", explicou Inês. A formação complementar é desenvolvida nos finais de semana.

Em Mesquita são beneficiadas com o Programa Escola Aberta as unidades municipais Rotariano Arthur Silva (Centro), Maria Dolores de Mello Porto (Chatuba), Machado de Assis (Santa Terezinha), Genair Ramos Gabriel (Chatuba), Manoel Reis (Edson Passos), Governador Roberto Silveira (Edson Passos), Deoclécio Dias Machado Filho (Cosmorama), Expedito Miguel (Vila Emil), Padre Nino Miraldi (Jacutinga), Presidente Castelo Branco (Rocha Sobrinho) e Vereador Américo dos Santos (Banco de Areia).

sábado, 18 de dezembro de 2010

Mesquita encerra com chave de ouro o Natal das Famílias



O último Encontro de Natal das Famílias de Mesquita aconteceu nesta sexta-feira (17), no Clube Proletário, ás 15h, para as 350 famílias do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Banco de Areia.

A confraternização contou com a presença do prefeito, Artur Messias, da secretária de Assistência Social e Trabalho (Semas), Marcia Brandão, e da coordenadora do Cras, Liane Sanches. “Estou muito feliz de estar participando dessa festa com vocês. Desejo que no ano de 2011 possamos fazer muito mais pelas famílias”, afirmou Artur Messias, que ajudou a distribuir cestas básicas para os presentes. Marcia Brandão, disse estar satisfeita com a conclusão das atividades. “Agradeço a presença de todos, e da equipe que está trabalhando desde segunda-feira com as festas de Natal dos Cras. Espero que estejam satisfeitos pois preparamos tudo com um enorme carinho. Saibam que a Semas está a disposição”, explicou a secretária.

A animação ficou por conta do grupo de Dança de Rua, formado por crianças que frequentam o Cras de Banco de Areia, que levantou o público com as coreografias apresentadas. Uma homenagem póstuma foi feita para a secretária da Semas, Cassia Valéria Furtado, que faleceu no dia 11 de novembro, através do cantor Carlos Pardal, que tocou a música “Amigos pela fé”.

A hora mais marcante da festa foi a chegada do Papai Noel, que emocionou adultos e crianças, como nos demais encontros. “Eu pedi ao Papai Noel uma boneca. Eu sei que ele não vai se esquecer de mim”, disse a pequena Silvia Pereira (5), ao ver o bom velhinho entrando no clube. Ao todo, a Prefeitura de Mesquita realizou seis festas de Natal para 2.095 famílias assistidas pelos programas sociais da Semas. Durante toda semana, um Cras foi beneficiado com a confraternização de Natal.






(Fotos:Zaqueu Batista)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Natal das famílias reúne mais de mil mesquitenses no Tênis Clube


Mais uma festa de Natal animou as famílias de Mesquita nesta quinta-feira (16). O Tênis Clube recebeu 445 famílias do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Juscelino, além dos jovens do projeto Criança Cidadã dos polos da Caixa D'água, Coréia e Santa Terezinha.

O clima quente foi regado por muita água, sucos, e biscoitos, que foram distribuídos durante todo o evento para as mais de mil pessoas que participaram do quarto Natal das Famílias, da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas). A festa teve a participação especial das alunas do Balé Municipal, que apresentaram duas coreografias. A secretária da Semas, Marcia Brandão, e a coordenadora do Cras, Vanessa Constant, lideraram a atividade.

Vários utensílios e eletrodomésticos foram sorteados, além da entrega de cestas básicas e brinquedos. “Tenho quatro filhos e estou adorando a festa. A cesta básica que ganhei vai fazer o meu Natal bem melhor”, disse Indiara Xavier, de 31 anos. Os amigos Cauã da Silva e Fabiola Guedes (8), ficaram emocionados com a chegada do Papai Noel. “Sabia que ele existia. Até ganhamos presentes”, falaram.

(Fotos: Zaqueu Batista e J.C. Marinho)

REVISTA MESQUITA INFORMA ONLINE 17

Confiram a nova edição da Revista Mesquita Informa Online -17


Acesse pelo link: http://www.myebook.com/ebook_viewer.php?ebookId=54505

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mesquita comemora 5º aniversário do Programa Escola Aberta


O programa Escola Aberta, da Prefeitura de Mesquita, estará comemorando seu quinto aniversário no próximo sábado (18), das 8h30 às 15h. A festa será na Escola Municipal Américo dos Santos, localizada na Rua Voltaire, s/nº, em Banco de Areia.

O evento reunirá as 11 escolas municipais participantes do programa. Haverá apresentações de dança do ventre, hip hop, teatro, taekwondo, dança de salão, lambaeróbica, oficina de modelo e manequim, roda de capoeira, exposições de artesanatos, desenhos e jogos criativos.

O projeto Escola Aberta é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido pela secretaria Municipal de Educação (Semed) desde 2005, que permite a formação integral do aluno, e contribui para uma melhoria na educação. O principal objetivo da atividade é promover uma cultura de paz, através de oficinas de arte, lazer, cultura, e esporte. A formação complementar é desenvolvida nos finais de semana.

Em Mesquita são beneficiadas com o Programa Escola Aberta as unidades municipais Rotariano Arthur Silva (Centro), Maria Dolores de Mello Porto (Chatuba), Machado de Assis (Santa Terezinha), Genair Ramos Gabriel (Chatuba), Manoel Reis (Edson Passos), Governador Roberto Silveira (Edson Passos), Deoclécio Dias Machado Filho (Cosmorama), Expedito Miguel (Vila Emil), Padre Nino Miraldi (Jacutinga), Presidente Castelo Branco (Rocha Sobrinho) e Vereador Américo dos Santos (Banco de Areia).

Mesquita terá cantata natalina



Fotos: Arquivo Semed

O povo de Mesquita ganhará de presente de Natal uma cantata no próximo dia 22 (quarta-feira), às 16h. O teatro musical será exibido no hall da prefeitura, e contará a saga de Maria e José para fugir do rei Herodes, até o nascimento de Jesus Cristo. O público será surpreendido pois a história será contada a partir da observação de um extraterrestre.


A cantata será apresentada pelo coral Voz e Canto Sabiá, do projeto ‘ Toque e Se Toque!’, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto ‘Toque e se Toque!’, é desenvolvido pela secretaria Municipal de Educação, todos os sábados, na Escola Municipal Irena Sendler. Os estudantes tem aulas de técnicas vocais, violão, cavaquinho, percussão e flauta doce.

A entrada é gratuita e aberta ao público. A Prefeitura de Mesquita fica na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, Centro.

NATAL DAS FAMÍLIAS 2010- CRAS CHATUBA

Cras de Rocha Sobrinho faz festa de Natal para 510 famílias


( Fotos: J.C Marinho)

A Prefeitura de Mesquita realizou ontem (15) o terceiro Encontro de Natal das Famílias, promovido pela secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas). A atividade aconteceu na Avenida Coelho da Rocha, nº 1426, em Rocha Sobrinho e contou com a participação de 510 famílias cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

O prefeito Artur Messias esteve presente entregando as cestas básicas e tirando foto com os participantes da festa, como nas demais edições do projeto. Durante a abertura, a coordenadora do Cras, Alice Magnólia, deixou sua mensagem. ”Desejo a vocês muito amor e paz e um Feliz Natal a todos“. O Encontro de Natal foi animado por apresentações de dança do ventre e canto. O momento mais esperado pelas crianças foi a chegada do Papai Noel. Adultos e crianças ficaram emocionados ao verem o bom velhinho, que distribuiu presentes.

A mesquitense Márcia da Glória Ribeiro fez questão de dar um depoimento. “Esse é o terceiro ano que participo. Estou muito feliz por ter ganhado a cesta básica”, contou a moradora de 54 anos, após tirar uma foto com o prefeito. Vários sorteios foram realizados durante a tarde. Tatiane Silva da Conceição (25), era só alegria ao saber que tinha ganhado um ventilador :”Foi muita emoção. Nem acreditei quando vi que meu número foi sorteado. Tive muita sorte, pois é a primeira vez que eu participo do Natal das Famílias”, contou. Também foram distribuídos bicicletas, ferro de passar roupa, liquidificador, garrafa térmica, lençol e faqueiro.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mesquita festeja Natal das Famílias no Cras de Jacutinga






Fotos: Zaqueu Batista



As festas natalinas não param em Mesquita. A Prefeitura, através da Secretária de Assistência Social e Trabalho (Semas), promoveu ontem (14/12) às 15h, o segundo Encontro do Natal das Famílias. Dessa vez a festa aconteceu no Ciep Gelson Freitas, no bairro de Santo Elias, reunindo 440 famílias assistidas no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Jacutinga.

O encontro ofertou aos presentes cestas básicas, que foram entregues pelo prefeito Artur Messias, além de sorteio de brindes e a tradicional chegada do Papai Noel, que foi o momento mais aguardado pela criançada. O prefeito Artur Messias falou da sua alegria em participar do momento de celebração. “Mesquita tem hoje uma política de assistência social que busca estar presente na vida das pessoas, dando apoio e atuando em diversas áreas. Fico feliz em poder proporcionar isso a vocês. É um trabalho que daremos continuidade”, afirmou Artur.


A moradora de Jacutinga, Mônica Amorim, estava muito feliz por ter recebido a cesta de natal das mãos do prefeito. “Esta cesta vai me ajudar bastante, pois só eu trabalho para sustentar três crianças. Trazer meus filhos para ver a chegada do Papai Noel é sempre uma alegria”, disse ela. A primeira participante premiada no sorteio foi Márcia Rodrigues, que já é participante da festa do Natal das Famílias ha dois anos. “É a primeira vez que fui sorteada. Hoje é meu dia de sorte. Agora voltarei para casa muito mais feliz. Esse ventilador vai ser muito útil agora com a chegada do verão. Agradeço a todos que me proporcionaram esse prêmio”, comentou entusiasmada.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Apresentação de dança anima noite mesquitense

Mesquita entrou no clima das comemorações natalinas. Mais de 300 pessoas compareceram ontem (13/12) na festa de encerramento das aulas de balé, oferecidas pela secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel). A mostra de dança aconteceu na Câmara Municipal, às 18h.
Cerca de 150 bailarinos apresentaram dezenas de coreografias, desenvolvidas durante todo o ano. Antes das danças foi exibido um vídeo mostrando um resumo de todas as apresentações feitas pelo balé da prefeitura em 2010. A noite estava repleta de surpresas e um dos momentos mais esperados foi o de sorteios de sapatilhas e bolsas para as bailarinas.
A equipe da Semctel também preparou uma homenagem para secretária Marcia Braga. Em meio a muita emoção e aplausos, os funcionários agradeceram o trabalho e dedicação da líder. “ Mais um fim de ano chegou, e com ele temos a sensação de dever cumprido”, pronunciou um dos funcionários. “Quando a gente trabalha com amor e comprometimento, conseguimos vencer todas as dificuldades. Com a colaboração da comunidade e das famílias, conseguimos promover o crescimento da cultura no município. É muito gratificante poder ver o que desenvolvemos o ano todo dar certo. Esse é o resultado de um bom trabalho feito em equipe”, disse emocionada Marcia Braga.
E a festa seguiu em ritmo animado. Ao som da música “Então é Natal”, interpretada pela cantora Simone, que a equipe da Semctel fechou a comemoração com chave de ouro.


( Fotos:Semctel)


NATAL COMEÇA MAIS CEDO EM MESQUITA

(Fotos: J.C. Marinho)


O espírito do Natal chegou mais cedo em Mesquita. Cerca de 350 famílias cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Bairro Chatuba, participaram da abertura do Natal das Famílias, promovido através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, desde 2005. A abertura do evento, realizado no ginásio da Primeira Igreja Batista, na Rua Inácio Serra, nº285, em dois turnos, contou com a participação de Papai Noel e cerca de 700 pessoas. Ao contrário dos anos anteriores, o evento que acontecia num só lugar, foi descentralizado e estará acontecendo até o próximo dia 17. Cerca de dez mil crianças e seus familiares devem participar, com direito a distribuição de brinquedos, lanches, cestas de natal, e muita brincadeira.

Durante o evento, emocionado, o prefeito Artur Messias distribuiu cestas natalinas, às famílias assistidas pelos Programas Sociais desenvolvidos pela Semas, gesto que realizou desde o início de seu governo, ao lado de sua esposa, a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Cássia Valéria Furtado, falecida em 11 de novembro deste ano. Cada criança das famílias assistidas recebeu brinquedos, enquanto que os adultos participaram de sorteios de ventiladores, roupas de cama, secadores de cabelo, bicicletas. Brindes doados através de comerciantes da cidade.


“Estou muito feliz. Ganhei o dia. Prometi ao meu sobrinho que se ganhasse o presentearia com a bicicleta nova, pois era um sonho dele. É muita sorte ter o presente de natal já garantido”, contou eufórica, a dona de casa, Bárbara Marciel, que recebeu o prêmio, das mãos do vice-prefeito, Paulinho Paixão. “O Cras faz muito por minha família. O ano todo, recebi cestas básicas mensais e agora em dezembro, ganhei cesta de natal e meu filho brinquedos. Nosso natal têm tudo para ser inesquecível”, disse sorridente, Lenir da Silva, 34 anos.




Cláudia de Assis Leitão, 20 anos, também estava satisfeita: "Participo há 3 anos do encontro de Natal É a primeira vez que fui sorteada. O número é da minha tia , que vai ficar muito feliz em saber que foi sorteada e ganhou um ferro de passar roupa", disse. Um ventilador, novinho, vai fazer a diferença na casa da família de Kátia Aparecida Souza dos Santos. Ela não conseguia esconder a felicidade. “Minha casa é muito pequena e nem porta tem. Mas faz muito calor. Cuido de quatro filhos menores e um marido doente. Pedi muito a Deus e ele me atendeu”.




sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mesquita encerra formaturas de cursos profissionalizantes no Cras de Banco de Areia

Turma de Confeitaria

A Prefeitura de Mesquita encerrou hoje (10/12) as formaturas das oficinas profissionalizantes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Dessa vez, 76 alunos de corte e costura, confeitaria e pintura em tecido do Cras de Banco de Areia receberam certificado. Promovidas pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas), as aulas capacitaram 310 pessoas da comunidade, somente em dezembro.

A cerimônia contou com a presença da subsecretária da Semas, Márcia Brandão, e da coordenadora do Cras de Banco de Areia, Liane Sanchez. De acordo com a coordenadora, sua equipe preparou a formatura com muita alegria. “A sensação foi de dever cumprido. Agradeço o trabalho de todos, inclusive dos formandos, pois se não fosse pela perseverança de muitos em continuar, não poderíamos estar fazendo esta formatura linda. Espero que não parem por aqui, pois o nosso espaço oferece muitas atividades”, acrescentou ela.

Márcia Brandão também parabenizou os novos profissionais. ”Esse é um momento especial de celebração na vida de todos os presentes, após os quatro meses de curso. A missão da Semas é construir portas de saída para as pessoas, através do aprendizado de um ofício. Me orgulho em fazer parte desse projeto e de poder proporcionar o ingresso em uma profissão para a população”, afirmou a subsecretária. A aluna do curso de confeitaria, Vera Lúcia Pimentel, de 48 anos, estava orgulhosa de ter aprendido a produzir lindos bolos.” É a primeira vez que faço uma oficina oferecida pelo Cras. A experiência foi muito boa. Já estou vendendo bolos e não pretendo parar mais”, disse.

Novas turmas terão início a partir de janeiro de 2011. Os candidatos devem ser maiores de 16 anos e poderão se inscrever no Cras de Banco de Areia, que fica na Rua Bicuíba, nº 48, tendo em mãos o documento de identidade e comprovante de residência. Serão disponibilizadas 60 vagas para o curso de corte e costura; 12 para pintura em tecido, e 40 para confeitaria. As atividades são totalmente gratuitas.

Mesquita terá festa de Natal para famílias carentes

Foto:Arquivo CCS

A Prefeitura de Mesquita vai promover pelo sexto ano consecutivo, festas de Natal para as famílias assistidas por programas sociais. O "Natal das Famílias", será realizado do dia 13 ao 17 de dezembro. Cerca de dez mil crianças e seus familiares devem participar da festa, com direito a distribuição de brinquedos, lanches, cestas de natal, e muita brincadeira.

O Natal das Famílias é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas), desde 2005. A novidade é que este ano a festa será dividida por cada Centro de Referência da Assistência Social (Cras). No dia 13 (segunda), a festa será para os usuários do Cras Chatuba, às 10h e às 15h, na Primeira Igreja Batista, na Rua Inácio Serra, nº285. Dia 14 (terça), a comemoração será para o Cras de Jacutinga, no CIEP Gelson Freitas, em Santo Elias. Na quarta (15), o Natal das Famílias será no Cras Rocha Sobrinho, no prédio da Dinâmica, na Avenida Coelho da Rocha, nº 1426. Na quinta (16) a festa natalina será do Cras de Juscelino, no Tênis Clube de Mesquita, e o encerramento será dia 17 (sexta), para o Cras Banco de Areia, no Clube Proletário. As festas terão início às 15h.

Mesquita exibe filme na programação dos 16 Dias de Ativismo


Foto: J.C.Marinho


A Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Mesquita (Comdim), promoveu nesta quinta-feira (09/12), às 14h30, a exibição do filme “A Morte Inventada”, de Alan Minas, que revela o drama de pais e filhos que tiveram elos rompidos por uma separação conjugal mal conduzida, sendo vítimas de alienação parental.

Após o filme houve um debate com profissionais de psicologia, assistência social e direito. A mostra foi mais uma atividade promovida pela Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, vinculada à Secretaria de Mobilização Social e Integração Governamental (SEMOSIG).

Estiveram presentes integrantes da Casa da Mulher; a advogada Luciana Martins; a Psicóloga Rogéria Avellar; e a Assistente Social Iara Tavares. A campanha teve início no dia 25 de novembro, com uma mesa de debate. Nos dias seguintes foram desenvolvidas atividades relacionadas à discussão da violência contra a mulher, com ênfase para a aplicação efetiva da Lei Maria da Penha.

Mesquita comemora um ano do programa Mais Educação

Fotos: Luiz Alan

O Tênis Clube de Mesquita começou o dia em ritmo de festa e muita animação. Um evento da Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação, foi realizado hoje (09/12), às 8h30, em comemoração ao primeiro ano do Programa Mais Educação na cidade.

O programa que é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura de Mesquita, foi implantado no município em outubro de 2009. O projeto têm objetivo de proporcionar extensão do horário escolar do Ensino Fundamental, através de atividades complementares. Foram montados stands, onde ficaram expostos trabalhos realizados pelos alunos durante as oficinas do programa. A animação ficou por conta das apresentações artísticas dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Um dos destaques foi a Banda Fanfarra, além dos shows de percussão e hip hop.
O prefeito Artur Messias esteve na festa. “O Mais Educação objetiva nivelar a sociedade, barrar as diferenças entre pobres e ricos. É muito mais que preencher o espaço livre das crianças com aprendizado. O projeto intregra as pessoas. Com isso conseguimos tirar muitos jovens das ruas, através do oferecimento de atividades físicas, culturais e educativas. A nossa tarefa é ofertar aos alunos da rede municipal, maior eficiência no aprendizado”, enfatizou o prefeito.

Os alunos participaram de oficinas de arte, cultura, esportes e acompanhamento pedagógico. Aulas de dança, teatro, karatê, recreação e futebol fizeram parte das atividades. Para a secretária Municipal de Educação, Maria Fátima de Souza, a integração entre governo e população é de suma importância. ”Trabalhamos com diversão, educação e integração entre governo, família e comunidade. Isso faz com que os pais fiquem atentos ao que acontece no colégio, que os alunos permaneçam mais tempo na escola e tenham maior aproveitamento da aprendizagem”, diz a professora e secretária. “Eu amo o que eu faço, e é de coração. Proporcionar algo a mais para as crianças é magnifico. Elas aprendem de uma forma alegre e isso é muito gratificante”, diz emocionada Elaine Lourenço, monitora de acompanhamento pedagógico da Escola Municipal Irena Sendler.

O sucesso do programa é visivél, pois a a felicidade aparece estampada no rosto dos alunos. “Eu adoro participar do Mais Educação porque é divertido. Tudo que eu aprendo não esqueço se torna bem mais fácil. Ás vezes tenho vontade de morar no colégio”, falou o aluno Luís Felipe do Nascimento, que cursa o 5º ano da Escola Municpal Rotariano Arthur Silva. No total, 17 unidades municipais que participam do Programa Mais Educação em Mesquita, sendo elas: Maria Dolores; Irena Sendler; Hélio Mendes do Amaral; Dr. Ely Baiense Vailante; Machado de Assis; Ondina Couto; Dr. Deoclécio Dias Machado Filho; Expedito Miguel; Lourdes Ferreira de Campos; Dr. Manoel Reis; Vereador Américo dos Santos; Presidente Castelo Branco; Rotariano Arthur Silva; Maria Isabel; Governador Roberto Silveira; e CIEP municipalizado Padre Nino Miraldi.




Mesquita forma 37 alunos em cursos profissionalizantes


Turma do curso de cabeleireiro


Fotos: Zaqueu Batista

A Prefeitura de Mesquita, realizou na última quarta-feira (08/12) a formatura dos cursos de cabeleireiro e manicure do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Juscelino, promovida pela da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas). As oficinas de geração de trabalho e renda tiveram duração de quatro meses e todos os alunos receberam certificados.

A cerimônia contou com a presença da coordenadora do Cras de Juscelino, Vanessa Constant; do professor das aulas de cabeleireiro, Carlos Provensano; da professora do curso de manicure, Lidiane Corrêa; além de amigos e familiares dos formandos. De acordo com Vanessa Constant, é uma grande vitória para os alunos concluírem as atividades. “ É uma satisfação realizar estas formaturas. Sabemos das dificuldades de cada aluno, que, ainda assim, lutam pelo novo aprendizado. Espero que muitos consigam exercer a nova profissão já nesta época de fim de ano”, disse ela.

A moradora do bairro de Juscelino, Ana Cristina Sousa, de 41 anos concluiu ao mesmo tempo os dois cursos. “Já estou divulgando meu trabalho em todo o bairro, pois quero começar a trabalhar logo. É sempre bom um dinheirinho extra nesta época de final de ano. Adorei fazer os cursos de cabeleireiro e manicure. Todos os professores são atenciosos e pacientes, aprendi muito com eles, com esse aprendizado, conquistei duas novas profissões”, disse a aluna.

Segundo a coordenadora do Cras, novas turmas serão formadas a partir de janeiro de 2011. Os interessados devem ser maiores de 16 anos e poderão se inscrever na sede do Cras de Juscelino, na Av. São Paulo, nº 465, tendo em mãos o documento de identidade e comprovante de residência. Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso de manicure e 30 para cabeleireiro



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mesquita conquista 2º lugar no Prêmio Melhores Práticas

A Prefeitura de Mesquita conquistou o segundo lugar no prêmio Melhores Práticas, na categoria Gestão de Resíduos, com o projeto “Coleta Seletiva Solidária nas Repartições Públicas de Mesquita”. O projeto estava concorrendo com 11 instituições públicas, ficando atrás somente do Banco da Amazônia. O terceiro lugar ficou com a Universidade Federal de Santa Catarina.

As atividades da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) vem sendo implantadas no município a pouco mais de um ano. A A3P tem como objetivo colocar em prática uma gestão ambientalmente saudável das atividades administrativas e operacionais do município, com adoção de critérios que reduzam impactos ao meio ambiente e contribuam para mudança nos padrões atuais de produção e consumo da administração.

A entrega do prêmio aconteceu no dia 3 de dezembro na Procuradoria Geral da República, em Brasília (DF), durante o V Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública. A Prefeitura de Mesquita foi representada pela secretária de Meio Ambiente, Kátia Perobelli, e pelos membros da Comissão A3P, Marcelo Zanelato, que é coordenador geral, e Sônia Maria Passos, secretária executiva. O troféu foi entregue pela Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo. Para o coordenador da A3P, Marcelo Zanelato, o resultado deste prêmio é uma forma de representar o bom desempenho da administração pública em Mesquita.


Fotos: Arquivo da Secretaria de Meio Ambiente de Mesquita

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mesquita encerra curso de Pró-Equidade de Gênero

Palestrante Silvia Regina de Almeida


A Prefeitura de Mesquita, através da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), realizou hoje (08/12), às 9h, o encerramento do curso Pró-Equidade de Gênero. Durante o encontro houve a palestra ‘Desenvolvimento Local’, que levantou um debate sobre as políticas públicas que podem fortalecer o crescimento do município, através da integração entre governo e sociedade. Participaram da atividade funcionários da prefeitura e pessoas da sociedade civil.

A palestra foi ministrada por Silvia Regina de Almeida, Diretora da Eoss Consulting e Mestre em Desenvolvimento Local, formada pelo Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam). Para ela, o desenvolvimento local é de grande importância, já que melhora a qualidade de vida da população e promove uma sociedade sustentável. “Informar as pessoas é importante pois assim cada um pode trabalhar o crescimento do seu local, promovendo políticas que possam aprimorar áreas como educação e saúde”, explicou. Para a Assistente Social da Casa da Mulher de Mesquita, Iara Tavares, a união das pessoas para a elaboração de planos de melhoria na cidade é primordial. “A participação das pessoas é fundamental. Poder discutir em grupo é fabuloso, pois é importante que todos exponham sua opinião”, conta ela.

O Programa Pró-Equidade de Gênero é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres que tem como objetivo alcançar a igualdade entre homens e mulheres no trabalho, através da adoção de novos métodos na gestão das instituições. Ao aceitar as condições do Programa, a empresa traça um plano de ação que, se implementado, permite que a mesma receba o Selo Pró-Equidade de Gênero, que poderá ser utilizado em campanhas, documentos e peças institucionais, de modo a divulgar o compromisso com o tema. Em Mesquita, o curso de Pró-Equidade de Gênero teve duração de seis meses e foi composto por um encontro por mês. O empenho resultou na conquista do projeto, onde Mesquita foi o único município do Rio de Janeiro a ser contemplado com o Selo Pró-Equidade de Gênero em 2010. O secretário Especial de Mobilização Social e Integração Governamental de Mesquita, Jessé Dutra, e a Coordenadora da Comdim, Judite Mendonça, foram receber o prêmio em Brasília, nesta quarta-feira (8/12).


Dinâmica da atividade.
(Fotos:Luiz Alan)


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mesquita realiza seminário de encerramento do curso de Formação Continuada para Professores

(Fotos: Luiz Alan)


A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (Semed), em parceria com o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cap-UERJ) realizou hoje (8/12), o Seminário de Encerramento da 6ª edição do curso de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores. O encontro aconteceu na Escola Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado Filho, na Rua Carlos Frahia, nº 101, Cosmorama, das 7h30 às 11h30.


Participaram da atividade 28 professores das escolas municipais Irena Sendler; Vereador Américo dos Santos; Machado de Assis; Professor Marcos Gil; Dr. Manoel Reis; Governador Roberto Silveira; Ondina Couto; Rotariano Arthur Silva; Carmem Montes Paixão; Maria Isabel; Presidente Castelo Branco; Dr. Deoclécio Dias Machado Filho; Lourdes Ferreira de Campos; Expedito Miguel e Santos Dumont.



O seminário é voltado para o aperfeiçoamento de professores alfabetizadores. O projeto faz parte da grade de extensão do Cap-UERJ, destinado para professores que ensinam a ler e escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. A Formação Continuada resulta de um processo iniciado com o lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Maria Fátima de Souza.

“ O curso proporcionou uma riqueza de informação magnífica. Passar para os alunos tudo que aprendemos aqui é muito bom. Por exemplo, ao trabalharmos com textos de jornal, nós vemos que além dele ser rico em informações, também podemos utilizá-lo posteriormente como material reciclavél. È ótimo poder levar uma nova visão educativa para a sala de aula.” Enfatiza , Andréia Ferreira, professora do Programa Criança Cidadã da Secretaria Municipal da Assistência Social.

(Andréia Ferreira, professora do Programa
Criança Cidadã da Secretaria Municipal
da Assistência Social)



O curso foi iniciado em maio de 2010 e teve duração de sete meses. Todos os professores receberam certificados emitidos pela UERJ. Com esta formatura, o curso de formação continuada para professores alfabetizadores já capacitou mais de 160 profissionais da educação em Mesquita.