quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mesquita encerra curso de Pró-Equidade de Gênero

Palestrante Silvia Regina de Almeida


A Prefeitura de Mesquita, através da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), realizou hoje (08/12), às 9h, o encerramento do curso Pró-Equidade de Gênero. Durante o encontro houve a palestra ‘Desenvolvimento Local’, que levantou um debate sobre as políticas públicas que podem fortalecer o crescimento do município, através da integração entre governo e sociedade. Participaram da atividade funcionários da prefeitura e pessoas da sociedade civil.

A palestra foi ministrada por Silvia Regina de Almeida, Diretora da Eoss Consulting e Mestre em Desenvolvimento Local, formada pelo Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam). Para ela, o desenvolvimento local é de grande importância, já que melhora a qualidade de vida da população e promove uma sociedade sustentável. “Informar as pessoas é importante pois assim cada um pode trabalhar o crescimento do seu local, promovendo políticas que possam aprimorar áreas como educação e saúde”, explicou. Para a Assistente Social da Casa da Mulher de Mesquita, Iara Tavares, a união das pessoas para a elaboração de planos de melhoria na cidade é primordial. “A participação das pessoas é fundamental. Poder discutir em grupo é fabuloso, pois é importante que todos exponham sua opinião”, conta ela.

O Programa Pró-Equidade de Gênero é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres que tem como objetivo alcançar a igualdade entre homens e mulheres no trabalho, através da adoção de novos métodos na gestão das instituições. Ao aceitar as condições do Programa, a empresa traça um plano de ação que, se implementado, permite que a mesma receba o Selo Pró-Equidade de Gênero, que poderá ser utilizado em campanhas, documentos e peças institucionais, de modo a divulgar o compromisso com o tema. Em Mesquita, o curso de Pró-Equidade de Gênero teve duração de seis meses e foi composto por um encontro por mês. O empenho resultou na conquista do projeto, onde Mesquita foi o único município do Rio de Janeiro a ser contemplado com o Selo Pró-Equidade de Gênero em 2010. O secretário Especial de Mobilização Social e Integração Governamental de Mesquita, Jessé Dutra, e a Coordenadora da Comdim, Judite Mendonça, foram receber o prêmio em Brasília, nesta quarta-feira (8/12).


Dinâmica da atividade.
(Fotos:Luiz Alan)


0 comentários:

Postar um comentário