sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mesquita paga Pasep em agosto

A prefeitura de Mesquita começará a pagar no próximo mês o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). O benefício será depositado em conta corrente na folha de pagamento junto com o salário referente ao mês de julho aos 404 servidores municipais. No total o valor pago pela prefeitura através do Pasep será de R$ 158,540 mil.



No mês de julho os servidores da Prefeitura de Mesquita receberam o pagamento da metade do 13º salário.

Mesquita realiza chá em comemoração ao Dia dos Avós

A secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel) realizou na tarde desta terça-feira, dia 26, a primeira edição do “Chá das Cinco” em comemoração ao Dia dos Avós.

O evento reuniu avós do município participantes dos projetos da terceira idade realizados pela Semctel para uma tarde muito animada com música, poemas, exposição de arte, sorteios de brindes, brincadeiras, além de um gostoso lanche. Para a secretária da Semctel, Márcia Braga, “é muito importante valorizarmos essas datas. Os idosos ficam orgulhosos, com a alta estima elevada e se sentem como um membro importante da família”, afirma.

Para a avó, Ivonete da Silva, de 58 anos, “me sinto muito importante, temos nosso espaço. Vejo que em Mesquita os idosos possuem espaço. Interagimos, brincamos e nos divertimos muito. Faço questão de participar,” comenta a moradora.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mesquita apresenta Cinearte Sarau



                                                          IMAGEM: DIVULGAÇÃO

Mesquita vai receber o projeto Cinearte Sarau, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Petrobras. A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel), recebe a atividade no dia 13 de agosto, sábado, no espaço do Paço Municipal, localizado na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº120, no Centro, a partir das 17h. O Cinearte Sarau visa levar atividades culturais e lazer gratuito a população.

Em Mesquita o projeto terá apresentação cultural da Folia de Reis Sete Estrelas do Rosário de Maria, que foi indicado ao prêmio Cultura em 2011 da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e que entrou na categoria patrimônio imaterial. Acontece também apresentação do Grupo Tambolelê, que realiza trabalhos de percussão em Belo Horizonte. E para encerrar a programação, haverá a exibição do filme Lixo Extraordinário, em um telão Inflável de 14m x 9m. O evento é gratuito e a classificação etária é livre.

O Projeto de Cinearte Sarau foi criado em 2006 e desde então vem sendo apresentado a brasileiros de diferentes estados. Ao todo o projeto já atingiu um público de 110.000 de pessoas em 150 municípios. O resultado dos três anos de projeto é muito positivo. O intercâmbio cultural entre as diversas regiões do estado e o incentivo às manifestações artísticas é o seu principal objetivo.



terça-feira, 26 de julho de 2011

Mesquita descentraliza cadastramento do Vale Social visando maior comodidade aos beneficiários

A partir dessa semana a Prefeitura de Mesquita passa a realizar o cadastramento do Vale Social em todos os cinco Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade, localizados nos bairros de Rocha Sobrinho, Juscelino, Chatuba, Jacutinga e Banco de Areia.

O benefício que é oferecido pelo Governo do Estado e garante gratuidade em ônibus intermunicipais, trem, metrô e barca para pessoas com deficiência e doenças crônicas, é repassado em Mesquita pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas), através da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cordef). O motivo da descentralização ocorreu devido a grande procura pelo benefício.
Os interessados em se cadastrar devem se dirigir a um dos Cras de Mesquita de segunda a sexta, das 9h ás 17h, e retirar o formulário do Vale Social. Em seguida, o beneficiário deverá retornar ao Cras com o formulário preenchido por um médico. A entrega dos cartões é feita através da Cordef, assim como o envio dos formulários e documentações dos usuários de Mesquita. Os Cras de Mesquita ficam localizados na Avenida Coelho da Rocha. Nº 1426, em Rocha Sobrinho; na Avenida São Paulo, nº 465, em Juscelino; na Rua Adolfo de Albuquerque, n º320, na Chatuba; Rua Delfina Borges, nº 552, em Jacutinga e Rua Bicuíba, nº 48, em Banco de Areia.



Mesquita faz mobilização de servidores para Inventário de bens móveis

A Secretaria Municipal de Administração de Mesquita (Semad), estará realizando durante todo o mês de agosto, o Inventário Físico dos Bens Patrimoniais Móveis de todas as unidades da prefeitura. O inventário acontece anualmente com o objetivo de mostrar transparência e legitimidade na regularização de bens do governo.

Durante o período do inventário ficará proibida a movimentação de qualquer bem móvel do seu local de uso e guarda, para que a contagem dos mesmos possa ser realizada corretamente. O Departamento de Materiais e Patrimônio de Mesquita (Demap) está preparando a mobilização geral de materiais, métodos, listagens e a capacitação dos agentes de patrimônio da prefeitura.

A capacitação dos agentes de patrimônio e servidores da prefeitura aconteceu em julho, onde receberam orientação e treinamento oferecidos pelo diretor do Demap, Odair Ribeiro. No final do inventário serão confeccionados pelos agentes de patrimônio relatórios que deverão ser entregues nos dias 1º e 2 de setembro para a Semad e para o Setor de Patrimônio da prefeitura.

De acordo com o secretário da Semad, Altamir Gomes, a mobilização de todos os servidores é muito importante. “Todos os agentes patrimoniais de das secretarias e órgãos estão sendo mobilizados e treinados para esse emprendimento. Isso vai possibilitar a regularização dos bens que foram transferidos no passado sem o devido registro documental. Essas ações vão requerer dedicação, preparo e interação entre todos”, afirma o secretário.

Colônia de Férias agita garotada em Mesquita


FOTOS: ZAQUEU BATISTA

A garotada de Mesquita tem agora mais uma opção de lazer para curtir as férias no mês de julho. Foi aberta hoje, dia 25, a 2º edição da Colônia de Férias, promovida pela Prefeitura de Mesquita através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel). O evento acontece até a próxima sexta-feira, dia 29.
 
Ao todo foram abertas 180 vagas para alunos que participam do projeto “Dança Para Todos”, da prefeitura que oferece aulas de balé gratuitas. Durante toda semana a criançada poderá participar de diversas atividades culturais, de recreação e exibição de filmes com títulos infantis. De acordo com o diretor do Departamento de Cultura da Semctel, Jean Evelyn, o objetivo é criar um ambiente descontraído e atrativo para as crianças durante o período de férias. “O mais importante desse projeto é que oferecemos atividades e passeios culturais que ampliam o conhecimento. Muitas das crianças nunca saíram da Baixada Fluminense e quando visitam lugares como o Teatro Municipal, ficam encantadas e enriquecidas culturalmente”, garante Jean, que coordena o projeto com Tania Maria de Souza, gerente da Divisão de Artes Cênicas da Semctel. A jovem Rayane Matias da Silva, de 11 anos, era uma das mais animadas. “Estou adorando passar minhas férias aqui. Vou me divertir muito com as atividades", disse.

No primeiro dia do evento foi exibido um filme infantil na sala de balé, na sede da Semctel, no Centro. Amanhã, dia 26, acontecem as atividades de recreação, também na Semctel. No terceiro e quarto dia da Colônia de Férias, as crianças participam de visitas ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, e no dia 28, o passeio será na Fundação Casa Rui Barbosa, no bairro de Botafogo, também no Rio. Um ônibus da prefeitura de Mesquita levará as crianças gratuitamente com saídas às 9h no passeio ao Teatro Municipal e às 14h, a Casa Rui Barbosa.

No último dia da Colônia de Férias, que acontece na sexta-feira (29), durante a festa de encerramento acontecerá, a partir das 14h, um arraiá com a participação de todas as crianças do balé da Semctel e do grupo teatral da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que encenará uma peça sobre como combater a dengue. A festa será realizada na quadra do Tênis Clube de Mesquita, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 260, no Centro de Mesquita. Neste dia também acontece o encerramento do projeto Cinemateca, que exibiu durante três semanas longas voltado para o público infantil.



segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mesquita faz chá para comemorar o Dia da Avó


A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel), promove na próxima terça, dia 26 de julho, um “Chá das Cinco”, em comemoração ao Dia da Avó. O chá vai acontecer às 16h, na Sala de Leitura Poeta João Prado, localizada na Rua Maria Mendes Vechi, nº149, no Centro.


O evento vai reunir avós que fazem parte dos projetos da terceira idade desenvolvidos pela Semctel e também será aberto ao público. No Chá das Cinco as vovós irão participar de brincadeiras, sorteios de brindes e ouvir muita poesia. Em sua primeira edição, o Chá das Cinco visa à valorização das avós, contribuindo para a elevação da sua auto-estima e reconhecimento pessoal.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Mesquita realiza 2º Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Cerca de 200 pessoas participaram hoje (21) da 2º Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Mesquita, realizada no auditório municipal Apolônio de Carvalho – Dinâmica -, na Avenida Coelho da Rocha, em Coelho da Rocha, Mesquita.


O evento, promovido pela prefeitura de Mesquita, através das secretarias de Assistência Social e Trabalho (Semas), Educação (Semed) e de Saúde (Semus) reuniu representantes de diversas entidades governamentais e da sociedade civil com objetivo de discutirem medidas para avaliarem os avanços já conquistados na primeira conferência municipal, em 2004, e construir novas propostas para efetivação dos direitos humanos na política de segurança alimentar em Mesquita.


De acordo com a secretária da Semas, Márcia Brandão, entre as ações propostas na 2º edição do evento estão a criação de um Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Mesquita e de uma Câmara Técnica para integrar diferentes setores do governo nas ações voltadas para o tema de Segurança Alimentar. “Desde a realização da primeira edição em 2004 e da conferência regional, em 2007, Mesquita vêm aplicando ações importantes na conscientização alimentar, não só nas escolas da rede com a merenda que passou a ser produzida dentro das escolas e não mais comprada pronta, como também em ações sociais e geração de renda familiar para os produtores agrícolas. Avançamos muito e queremos agora aperfeiçoar o que já está sendo aplicado no município”, afirma Márcia Brandão. Ainda segundo a secretária, mais de 10 mil famílias de Mesquita já foram beneficiadas através das ações implementadas na Segurança Alimentar e Nutricional desde 2004.


Durante todo dia aconteceram palestras sobre os temas envolvidos em três os grupos temáticos: Eixo I– Avanços, ameaças e perspectiva para efetivação do direto humano à alimentação adequada e saudável da soberania alimentar, Eixo II – Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Eixo III – Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.


Uma exposição de artesanato montada no pátio da Dinâmica apresentou produtos confeccionados por alunos dos Centros de Referência e Assistência Social de Mesquita (CRAS Chatuba e CRAS Juscelino) e produtos produzidos no projeto Padaria Escola de Mesquita.


Para Samuel Pereira, de 35 anos, o morador da Chatuba, conferência é um multiplicador de informações para qualidade de vida da população. “É muito importante levar para a comunidade a importância de cuidar da alimentação. Essa conferência possibilita que todos tenham esse entendimento e espalhem aos familiares, amigos e no trabalho”, disse o morador.
                          Secretária de Assistência Social e Trabalho (Semas), Márcia Brandão

(Fotos: Luiz Alan)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Inauguração da 53º DP em Mesquita

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mesquita se mobiliza em solidariedade ao menino Tiago Prado

No dia do amigo, comemorado hoje (20), quase duas mil pessoas, entre amigos conhecidos e anônimos, participaram na cidade de Mesquita de uma grande campanha pela vida através da doação de medula óssea, promovida pela família do pequeno, Tiago Prado dos Santos, de 4 anos, que há 1 ano e dois meses luta contra a leucemia.

Em Mesquita, a campanha que já foi realizada em Brasília com recorde de doadores, - mais de três mil doações - , aconteceu na 1º Igreja Batista de Cosmorama, em Cosmorama. A ação mobilizou doadores de diversos bairros da cidade e de outros municípios da Baixada Fluminense e do Rio, e contou com o apoio do Hemorio, que levou técnicos para coleta e 1.400 Kits de doação. Cerca de cinco ônibus lotados também trouxeram doadores de igrejas e associações de moradores de vários bairros da região. “Há dois meses descobrimos que só um transplante de medula óssea pode salvar o Tiago. Desde então estamos lutando contra o tempo e contando com a ajuda e o apoio de amigos e voluntários. Todos em prol da vida do Tiago e de tantos outros que precisam desse tipo de doação. É preciso que o Brasil levante essa bandeira. Nossa campanha, além de buscar com urgência um doador compatível para o Tiago, abastece também o banco de dados do Hemorio para que outros pacientes tenham a chance de encontrar seu doador compatível o quanto antes”, afirma o pai do menino, o militar do Exército, Wanderson Barbosa Santos, de 39 anos.

A família mora em Brasília e desde que souberam da doença do menino, passaram a residir no município de Mesquita, onde o pai de Tiago foi criado na infância. O menino está internado para tratamento no Instituto Nacional do Câncer – INCA, no centro do Rio.
O pintor Andreilson dos Santos, de 34 anos, foi um dos primeiros doadores da campanha em Mesquita. Feliz em poder participar, ele torce para que seja o doador que poderá salvar o pequeno Tiago. “Tenho dois filhos e posso imaginar a ansiedade em encontrar um doador que os pais dele devem estar sentindo. Quero muito ser essa pessoa, mas se não for, peço a Deus que apareça seja logo esse anjo que salvará outro anjo”, disse Andreilson.


Quem quiser participar da campanha poderá se cadastrar como doador de medula óssea, no INCA, que fica na Praça da Cruz Vermelha, s/nº, no Centro do Rio, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 14h30 e aos sábados, das 8 às 12h. Não é preciso agendar.

Já para doações no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti ( Hemorio) é necessário ligar para o Disque- Sangue, pelo telefone 0800-2820708, das 8h às 12h, de segunda-feira a sexta-feira e agendar a data para efetuar a doação. O Hemorio fica na rua Frei Caneca, 08, no Centro do Rio de Janeiro.

Box


A doação de medula óssea acontece da seguinte maneira: será coletada uma amostra sanguínea para a tipagem do Sistema HLA (Antígenos de Histocompatibilidade). O doador ficará cadastrado em um Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o REDOME, e quando seu Sistema HLA for compatível com o sistema HLA do paciente que necessita do transplante, poderá ser chamado para efetuar a doação da medula óssea. Poderão ser doadores, homens e mulheres, que pesem mais de 50 quilos, na faixa etária entre 18 a 55 anos incompletos, com boa saúde e não tenham tido doenças hematológicas e hepatites B e C. É necessário levar um documento oficial com foto.



(Fotos: Luiz Alan)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Mesquita realiza II Encontro de Reciclagem dos Saberes para Merendeiras


FOTOS: LUIZ ALAN

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu nesta terça-feira, dia 19, a primeira reunião do II Encontro de Reciclagem dos Saberes para Merendeiras e Auxiliares de Cozinha, na Escola Municipal Rotariano Arthur da Silveira, no Centro.
O encontro que reuniu cerca de 150 funcionários de todas as unidades escolares do município, tem o objetivo de capacitar os profissionais de cozinha para preparação dos alimentos e informá-los sobre suas funções nutricionais. Durante os dois dias de evento, que termina amanhã, dia 20, os profissionais da área aprenderão sobre a melhor forma de preparar os alimentos, distribuí-los na hora certa, evitar o desperdício e zelar pelo sabor, aparência e consistência de cada ítem servido aos alunos da rede.

Além do encontro, o novo regimento escolar publicado no Diário Oficial em maio de 2011, que inclui todas as regras, direitos e deveres nas unidades escolares, permitirá que os profissionais exerçam melhor seu trabalho. “Esse encontro é muito importante para preparação e capacitação dos profissionais. Nossa meta é oferecer sempre o melhor para os alunos”, afirmou a secretária de Educação de Mesquita, Maria Fátima de Souza.

Mesquita abre vagas para professores de informática


     FOTOS: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (Semed), através do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) abre processo seletivo para técnicos de informática. As 13 vagas são destinadas para o cargo de professor orientador tecnológico para atuar nos Laboratórios de Informática Educativa (Lied), da rede municipal de ensino do município.

Para se candidatar a vaga é necessário preencher os pré-requisitos estabelecidos pela Semed, como ser professor efetivo do Ensino Fundamental ou da Educação Infantil, ter disponibilidade para realizar o Regime Suplementar de Trabalho (RST), não estar readaptado por motivos que impeçam sua atuação docente, estar capacitado para o uso das tecnologias educacionais através de certificados emitidos pelo NTM de Mesquita, estaduais ou de outros municípios, Cederj ou Proinfo com carga horária mínima de 40h, ter afinidade com o uso das tecnologias, além de saber utilizar programas e ferramentas de informática.

As inscrições devem ser realizadas de 8 a 12 de agosto através do e-mail: seletivontm@gmail.com, enviando o currículo atualizado e a disponibilidade de carga horária para realizar o Regime Suplementar de Trabalho (RST). As 13 vagas estão distribuídas nas Escolas Municipais Deoclécio Dias Machado Filho (2), no bairro Cosmorama; Presidente Castelo Branco (3), no bairro BNH; Rotariano Arthur Silva (3), no Centro; Maria Isabel e Samuel de Souza Maciel (2), ambas no bairro Cruzeiro do Sul; CIEP Padre Nino Miraldi (1), em Jacutinga; Ondina Couto, na Coréia e Márcio Caulino Soares (2), em Juscelino.




Mesquita ganha Delegacia legal

FOTOS: LUIZ ALAN

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o prefeito de Mesquita, Artur Messias e o vice-prefeito, Paulo Paixão, inauguraram na manhã de hoje (18) a nova sede da 53ª DP (Mesquita). A unidade, que já começou a atender todas as ocorrências, é a 133º instalada no Estado pelo Programa Delegacia Legal.

Durante a cerimônia de inauguração o governador destacou o apoio da prefeitura de Mesquita para a aquisição do terreno onde foi construída a unidade, na Avenida Getúlio de Moura, 1.289, no centro. O terreno, de 796,80 m², foi doado por um proprietário particular e intermediado pela prefeitura junto ao Governo do Estado. “A intervenção e o empenho do prefeito Artur Messias para conseguir o terreno foram fundamentais para que hoje Mesquita tivesse uma Delegacia Legal. Com esse programa, o Rio será o primeiro estado brasileiro a acabar de vez com as carceragens dentro de delegacias. As Delegacias Legais são um marco para dignidade do cidadão que tem nelas uma qualidade no atendimento e maior conforto”, disse Sérgio Cabral.

O custo total das obras e a compra dos equipamentos tiveram o valor de R$ 1.873.547,70. Parte dos recursos foi financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS). A Delegacia Legal de Mesquita foi a primeira unidade de polícia a receber o financiamento do BNDS.No evento Artur Messias anunciou um projeto pioneiro que pretende transformar o prédio onde funcionava a antiga a 53ª DP, na rua Paraná, na primeira sede do Risp da Baixada Fluminense (Região Integrada de Segurança Pública). “Vamos apresentar uma proposta ao Governo do Estado para criar à primeira Risp da região, integrando as policias civil e militar em um único local. Com esses novos equipamentos, Mesquita sai de uma situação arcaica de polícia e entra na modernidade, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais”, garante Artur, anunciando ainda outras ações de desenvolvimento na cidade de Mesquita. “Hoje o município já conta com equipamentos que trazem maior conforto para população. Até o final do ano vamos entregar as obras do viaduto que ligará Mesquita a Nilópolis, o Hospital da Mãe, no bairro de Maria Cristina, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), em Edson Passos, entre outras ações. Mesquita só tem a crescer com a parceira Estado e município”, ressalta o prefeito.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença de delegados de diversas delegacias da Baixada, do coordenador do Programa Delegacia Legal, Cesar Campos, autoridades da Polícia Civil e Militar, como a chefe de Polícia Civil, delegada Marta Rocha, o comandante do 20ºBPM (Mesquita), coronel Mendes e o comandante do 3ºCPA, coronel Marcus, entre outras autoridades.

Com a unidade de Mesquita ficam faltando apenas às delegacias 52ª DP de Nova Iguaçu/DEAM (em obras), 55ª DP de Queimados (fase final de implantação), 59ª DP de Duque de Caxias/DEAM (em licitação), 65ª DP de Magé (em obras) e 60ª DP de Campos Elíseos (pesquisa de terreno) para concluir o Programa Delegacia Legal na Baixada Fluminense.

Ação solidária em Mesquita


 FOTOS: J.C. MARINHO

O 20º Batalhão da Polícia Militar de Mesquita realizou, no último sábado, dia 16 de julho, a segunda edição do projeto de Ação Social voltado para a população da cidade. O evento, aconteceu sob a coordenação do Coronel Sérgio Mendes, comandante da unidade, e juntou, de 9 às 14 horas, mais de 2 mil pessoas simultâneas, contabilizando uma média de 5 mil participantes ao longo de toda a sua duração.

A Ação Social que contou com a presença do prefeito Artur Messias, foi desenvolvida em parceria com as prefeituras de Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu e algumas empresas que atuam nos municípios da área de atuação do Batalhão. O objetivo principal foi promover a integração entre a comunidade e a Polícia Militar através de serviços e atividades de entretenimento. As integrantes da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, Raissa e Selminha Sorriso também participaram da atividade.

Durante o evento, o público aproveitou serviços como avaliação nutricional, atendimento odontológico, dicas de escovação e aplicação de flúor, aferição de pressão arterial, teste de glicose, massagem terapêutica, corte de cabelo, emissão de 1ª via de carteira de identidade e carteira profissional, maquiagem, inscrição para estágios e ações preventivas contra a hanseníase, a tuberculose, o câncer do colo do útero e de mama, DSTs e o uso de álcool e drogas, entre outros serviços. “Independentemente da minha presença ou não no comando do 20º Batalhão, gostaria muito que esse evento entrasse no calendário anual. É uma ação boa para a comunidade e também para a gente, porque aproxima todo mundo”, comemorou o comandante Coronel Sérgio Mendes.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

BATALHÃO DE MESQUITA ABRE PORTÕES PARA POPULAÇÃO

Os portões do 20º Batalhão da Polícia Militar, localizada na Rua Tenente PM Aldir Soares Adriano, n° 345, Centro de Mesquita, estarão abertos, neste sábado, 16/07 das 9h às 14h, para população. O motivo é a realização da II Ação Social, promovida através do daquele quartel, com apoio das prefeituras de Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu, cidades que formam o eixo de atuação de policiamento. As cantoras Pepê e Nenem; ex-BBB, Diego Alemão; atores Mussunzinho e Nell Marcondes e a rainha da bateria da Beija Flor, Raíssa, confirmaram presença.



O evento tem como objetivo promover a integração da comunidade com a Polícia Militar, através da prestação de serviços gratuitos. Além das parcerias das três prefeituras , o evento também tem apoio da subsecretaria de Estado de Governo da Baixada Fluminense e de empresas e ONGs da região.


Quem passar por lá poderá utilizar serviços gratuitos de saúde, como vacinação de crianças e adultos, avaliação nutricional, aplicação de flúor, massagem terapêutica, além de corte de cabelo, limpeza de pele, manicure, maquiagem, emissão de carteira de trabalho e identidade, inscrição para estágios, balcão de empregos, orientação jurídica, doação de roupas e livros, feira e oficinas de artesanato, grafitagem, apresentações culturais, entre outras atividades.

Mesquita realiza mobilização para a Conferência de Assistência Social


A secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), promoveu na última segunda, dia 11 de julho, o 2º Encontro de Mobilização para a Conferencia Municipal de Assistência Social. O evento reuniu a equipe de técnicos, assistentes sociais e psicólogos da Semas. O encontro aconteceu no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Juscelino, às 15h.



De acordo com os organizadores do encontro, Selma Rocha e Anderson Carvalho, cerca de 50 trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Mesquita foram convidados para a mobilização. A atividade visa sensibilizar e preparar os profissionais para a 5º Conferência Municipal de Assistência Social de Mesquita, que será realizada no dia 13 de agosto, das 8h às 17h, no Auditório Apolônio de Carvalho, na Dinâmica, que fica no bairro de Rocha Sobrinho.


O 1º Encontro de Mobilização para a Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu no dia 6 de julho, onde reuniu profissionais da Semas, funcionários da Casa Abrigo Andréia Guimarães e o vice presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Mesquita, Wellington de Oliveira. Durante o 2º encontro, os trabalhadores foram divididos em grupos, onde discutiram propostas para melhorias na qualidade dos serviços oferecidos pela Semas.
 
(Fotos: Zaqueu Batista)


Mesquita forma 135 alunos nos Telecentros de Inclusão Digital


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), junto com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CDTI), realizou na ultima segunda, 11 de julho, a formatura de 135 alunos do curso de informática básica. Os cursos foram oferecidos nos Telecentros dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), dos bairros de Jacutinga, Rocha Sobrinho e Banco de Areia.


As oficinas profissionalizantes tiveram duração de dois meses e todos os alunos receberam certificados de conclusão. O evento contou com a participação do prefeito, Artur Messias; da secretária da Semas, Márcia Brandão, do coordenador geral dos telecentros, Pedro Lacerda; do coordenador da CDTI, Paulo Renato e do presidente da Câmara Municipal de Mesquita, André Taffarel.


Os telecentros comunitários são espaços criados pela prefeitura para oferecer a população acesso às ferramentas de informática. “Parabenizo vocês alunos, por terem acreditado no curso. Buscamos abrir novas oportunidades pensando na inclusão social. O mercado de trabalho é um grande desafio, pois exige profissionais cada vez mais qualificados”, afirma a secretaria Márcia Brandão.


O prefeito Artur Messias também parabenizou todos os formandos e a equipe da Semas. “Todos estão de parabéns pela conclusão de mais essa etapa. A democratização do acesso a informática é um direito de todos e a Prefeitura de Mesquita está trabalhando para isso”, acrescenta o prefeito.
 
Aluno Felipe da Silva, 16 anos, recebendo o certificado das mãos do prefeito.
 
(Fotos: Zaqueu Batista)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mesquita forma alunos do projeto Zoom In

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Comunicações Audiovisuais Ltda (VWS), realiza no próximo dia 13 de julho, quarta-feira, às 9h, a cerimônia de formatura dos 43 alunos do projeto Zoom In.


A atividade é direcionada para jovens que cursam os últimos anos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As oficinas de produtor audiovisual e roteirista são oferecidas na Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, localizada na Rua Voltaire, s/nº, Banco de Areia.

Para o coordenador do projeto, James Carlos “o Zoom In trata da execução de ações de capacitação de jovens e adultos sobre a produção de vídeo, focando teoria e prática, desenvolvendo habilidades na produção de roteiros, manuseio de câmera, edição de imagens, direção.”, afirma. A cerimônia de formatura acontecerá no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, localizada na Rua Paraná, n° 443, Centro.

(Fotos: Semed)

Unidades escolares de Mesquita realizam festas julina

As escolas municipais de Mesquita estão no clima das festas julina. Ao todo, 31 unidades realizam aos sábados os seus arraiás. As comemorações tiveram inicio em junho e continuará acontecendo neste mês.

A festa que é direcionada aos pais e alunos das escolas será regada de muito forró e comidas típicas. Neste sábado, 9 de julho, 18 unidades de ensino realizam simultaneamente as festas, sendo algumas no horário da manhã e outras no horário da tarde. As 12 escolas restantes encerram os festejos no dia 16 de julho.


                                                                          (Fotos: Semed)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mesquita terá campus do IFRJ


A cidade de Mesquita ganhará um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ). A prefeitura cedeu o terreno para construção do espaço no ano passado, e a primeira etapa das obras estão previstas para serem concluídas em outubro deste ano.

O IFRJ Mesquita está sendo construído no antigo espaço do Salão de Leitura Poeta João Prado, na Praça João Luiz do Nascimento, no Centro. O local está sofrendo reformas e ampliações para abrigar um Espaço Ciência InterAtiva, que é uma exposição com experimentos lúdicos destinados à popularização e divulgação científica, além do Parque da Ciência, que contará com experimentos ao ar livre e o Jardim Sensorial, composto por piso tátil, placas em braile e ervas, que visam estimular os sentidos dos seres humanos, além de ser uma boa oportunidade para que pessoas com deficiência utilizem as experiências.


Já a segunda etapa da obra, prevista para ser concluída em 2012, conta com a construção de um prédio, que funcionará uma biblioteca e o Centro de Ciência, com cursos de extensão e pós graduação. De acordo com a coordenadora Geral do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ, Gabriela Ventura, o local terá cursos para toda a comunidade, professores e alunos. “Nossos cursos não serão fixos. A proposta é oferecer atividades científicas para pessoas de todos os níveis de escolaridade”, afirma ela. Somente nos cursos de pós graduação será necessário que os candidatos possuam nível superior, onde o IFRJ de Mesquita abrirá 15 vagas por ano, através de processo seletivo.

Após a inauguração o IFRJ Mesquita será aberto para a comunidade de terça a sábado, das 9h às 17h. O objetivo é que também aconteçam atividades noturnas de observação do céu com uso de telescópio e palestras de astronomia. O campus Mesquita tem a direção de Grazielle Rodrigues.

(Fotos: Zaqueu Batista)

As imagens são dos experimentos do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ Nilópolis, onde Mesquita receberá um similar.

Mesquita forma alunos em curso de resistência às drogas


A Prefeitura de Mesquita realizou nesta terça-feira, 6 de julho, a formatura de 205 alunos do 4º ano da rede municipal de ensino que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento foi realizado no Tênis Clube de Mesquita, na Avenida União, s/nº, Centro.

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro desde 2005 na cidade, com objetivo de orientar os jovens sobre a importância da prevenção às drogas e a violência. Para o subsecretário de Educação de Mesquita, João Quintanilha, “a educação é o melhor meio de atingir a comunidade. É fundamental que multipliquemos os nossos conhecimentos pois, a cidadania só aparece através do exemplo. Os alunos que se formaram terão a responsabilidade de passar o que aprenderam para os outros”, afirma.

Também estiverem presentes na cerimônia o responsável pelo Proerd, Sargento Coutinho, o subcomandante da Guarda Municipal de Mesquita Leonício Ramos e o Tenente do 20º Batalhão de Mesquita, Renan Bittencourt, além dos professores e pais de alunos.

Participaram da atividade alunos das Escolas Municipais Genair Ramos Gabriel, na Chatuba, Professor Samuel de Souza Maciel e Maria Isabel, ambas no bairro Cruzeiro do Sul. Segundo o aluno Michael Machado, de 12 anos, “as aulas me fizeram saber o que são as drogas, e que eu não quero isso para a minha vida. Aprendi que devo estudar bastante, respeitar meus pais e nunca usar drogas”, concluiu o estudante da Escola Municipal Genair Ramos Gabriel.

Aluno da Escola Municipal Genair Ramos Gabriel , Michael Machado , 12 anos
(Fotos: Luiz Alan)

terça-feira, 5 de julho de 2011

Mesquita promove 1º Cinemateca

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel), promove no mês de julho a primeira “Cinemateca”. O evento tem como objetivo exibir sessões gratuitas de filmes para crianças e adolescentes no período das férias. A “Cinemateca” será realizada toda sexta-feira, às 15h, na Biblioteca Municipal Salão de Leitura Poeta João Prado, localizada na Rua Maria Mendes Vecchi, nº149, Centro.


No dia 15 será exibida a animação “Rio”, que foi sucesso de bilheteria nos Estados Unidos e mostra as belas paisagens da cidade do Rio de Janeiro e o jeito alegre e cativante do povo carioca. No dia 22, é a vez do longa “Meu Malvado Favorito” que conta a história de Gru, um vilão que planeja roubar a lua, mas quando está prestes a executar o seu plano, surge em seu caminho três órfãs que acabam o transformando em um pai generoso. E para fechar com chave de ouro a “Cinemateca”, no dia 29 de julho o público vai conferir “Enrolados”, que conta a história de Rapunzel, uma menina que tem um cabelo enorme que nunca é cortado. A adolescente determinada e seu amigo encontram muita aventura, emoção e humor.

Mesquita abre 150 vagas de cursos em Banco de Areia

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas) abriu 150 vagas para cursos gratuitos de corte e costura (60), confeitaria (50) e manicure (40), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), de Banco de Areia, localizado na Rua Bicuíba, nº48.


As inscrições começam a partir do dia 4 de julho (segunda-feira), das 9h às 17h. Os candidatos devem ter a partir de 16 anos e serem moradores de Mesquita. É necessário levar no ato da inscrição cópia da identidade e do comprovante de residência. As atividades terão início a partir da segunda quinzena de julho e terão duração de três meses. Todo material utilizado nos os cursos serão ofertados pela Semas.

Durante as aulas de corte e costura os alunos aprendem diversas técnicas de modelagem, cortes e confecções de vestuários masculinos e femininos. Já no curso de confeitaria as atividades são ministradas em uma cozinha industrial instalada no Cras Banco de Areia, onde são ensinadas receitas para produção de salgados, doces, bolos confeitados e decorados. E nas aulas de manicure, os cursandos aprendem além de tratar dos pés e das mão, técnicas de pintura e decoração de unhas.

Todos os alunos que concluírem as oficinas receberão certificado. A Prefeitura de Mesquita oferece cursos profissionalizantes para a comunidade visando a criação de mecanismos que possibilitem a população carente a oportunidade de gerar renda através da qualificação profissional.

Mesquita tem sessões de cinema gratuitas

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel), já preparou a programação de cinema do mês de julho. Os filmes começam a ser exibidos neste fim de semana. As sessões são gratuitas e acontecem na Sala Popular de Cinema Zelito Viana, localizada na sede da prefeitura, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, 1ºandar, Centro.


Filmes diversificados estão em cartaz para atrair toda a população mesquitense. As sessões acontecem sempre às sextas-feiras e aos sábados. Neste sábado, 2 de julho, serão apresentadas duas sessões. Às 16h, o filme A Era do gelo e às 19h, Todo Mundo em Pânico 3. Na próxima sexta, 8 de julho, às 19h será exibido o longa Par Perfeito. No sábado, 9, serão feitas duas sessões com a animação Tarzan, às 16h e às 19h será a vez da ação Matrix.

Na sexta-feira, dia 15, o público confere O Talentoso Ripley, às 19h. Dia 16, sábado, serão exibidos os filmes Cine Gibi 3, às 16h e Adrenalina em Brangkok, às 19h. No dia 22, sexta feira, acontece a exibição do longa nacional Lisbela e o Prisioneiro, às 19h. Sábado, 23, o filme a ser exibido é O Espanta Tubarões, às 16h e As Crônicas de Narnia, às 19h.
Para encerrar a programação de julho, dia 29 será apresentado o sucesso do diretor José Padilha Tropa de Elite 2, às 19h. E sábado, dia 30, acontece a exibição da animação Carros, às 16h e o Quarto do Pânico, às 19h.

Mesquita promove arraiás julinos

O mês de julho será de muita alegria em Mesquita. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas) realizará várias festas julinas para participantes dos programas sociais Criança Cidadã, Pólo de Natação e Hidroginástica, Programa Ativa Idade e na Casa Abrigo para Adultos e Idosos Andréa Guimarães.


Os arraiás da Semas começam na próxima segunda, dia 4 de julho, às 9h, na Avenida Coelho da Rocha, nº1426, em Rocha Sobrinho, na Dinâmica, para participantes do programa Criança Cidadã. No mesmo dia, às 14h, a festa acontece no Pólo de Natação Hidroginástica, localizado na Avenida Manoel Duarte, nº 1426, no bairro de Santa Terezinha.

No dia 5 de julho, às 9h, a festança será no Clube 10 de Copas, localizado na Rua Marte, nº785, Centro, para outro grupo do programa Criança Cidadã. E na sexta-feira, dia 8, será no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Juscelino, que fica na Avenida São Paulo, nº 465, às 9h.

Dia 15 de julho, a festa será promovida para moradores do Abrigo Andréa Guimarães, no Clube 10 de Copas, às 15h. Encerrando a programação, no sábado, dia 23, o arraiá será na Academia Popular, que fica na Rua José Montes Paixão, nº442, no bairro de Edson Passos, às 19h, para integrantes do Programa Ativa Idade. A entrada de todos os eventos é gratuita.

Mesquita forma mais 60 alunos em cursos profissionalizantes



 A Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas) formou hoje, dia 30 de junho, 60 mesquitenses nas oficinas gratuitas e profissionalizantes de confeitaria (20) e corte e costura (40) oferecidas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Banco de Areia.

A solenidade contou com a presença da secretária da Semas, Márcia Brandão, da coordenadora do Cras Banco de Areia, Liane Sanches, e de Neusa Ferreira e Matilde Maria, professoras dos cursos de confeitaria e corte e costura, respectivamente. Segundo Márcia Brandão, é uma grande satisfação oferecer para tantas pessoas cursos que possibilitam a geração de trabalho e renda. “Somente em julho a Semas entregou 258 certificados. Isso mostra que o projeto está dando certo. Vamos continuar trabalhando para que possamos oferecer a cada dia cursos melhores”, afirma a secretária.

As aulas foram ministradas durante quatro meses e acompanharam as tendências do mercado da moda e gastronômico. “Os alunos de corte e costura aprenderam fazer roupas atuais e os de confeitaria, além dos tradicionais salgados e doces, produziram os famosos cupcake, que são bolos assados confeitados com chocolate, glacê, geléia ou frutas”, afirmou Liane Sanches, coordenadora do Cras. A formanda Rita Cássia de Souza já se sente uma profissional pronta para enfrentar o mercado. “Aprendi muita coisa aqui. Hoje sei fazer bolos e doces que vão me possibilitar ganhar dinheiro. Agradeço ao prefeito Artur Messias pela oportunidade”, comentou a aluna de 57 anos.

Muitos bolos e doces produzidos pelos alunos da oficina de confeitaria foram expostos durante o evento e distribuídos para os presentes. Os formandos de corte e costura fizeram questão de irem vestidos com roupas confeccionadas por eles. “Estou impressionada com a qualidade dos doces e a perfeição das roupas. Todos estão de parabéns”, concluiu Márcia Brandão.



Neusa Ferreira, Matilde Maria, Márcia Brandão, Liane Sanches, e falando ao microfone Rita Cássia de Souza.



Rita Cássia de Souza posando com seu bolo de boneca.


 Formandas de confeitaria.


Formandas de corte e costura.

(Fotos: Zaqueu Batista)

Mesquita abre 60 vagas para cursos profissionalizantes

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas), abriu 60 vagas para oficinas profissionalizantes no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Juscelino, localizado na Avenida São Paulo, n°465. São 20 vagas para o curso de manicure, 20 para informática e 20 para corte e costura, que é a grande novidade do Cras Juscelino nesse semestre.


As inscrições começam a partir do dia 4 de julho (segunda-feira) e os interessados devem comparecer no Cras de Juscelino das 9h às 17h. Para se inscrever é necessário ser morador de Mesquita, ter a partir de 16 anos e levar cópia da identidade e do comprovante de residência. As oficinas terão ínicio em agosto e ao final do curso todos os alunos que concluírem as atividades recebem certificado.

Mesquita forma 44 alunos em cursos de cabelereiro e manicure


A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas) formou hoje, dia 29 de Junho, 44 alunos nas oficinas de cabelereiro e manicure no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Juscelino.


A formatura contou com a presença da secretária da Semas, Márcia Brandão, da coordenadora do Cras de Juscelino, Vanessa Constant e da coordenadora das oficinas, Rafaela Provensano. Para Márcia Brandão ”as oficinas de manicure e cabelereiro tem grande atrativo. Estarmos entregando 44 certificados, mostra que o projeto deu certo. Além de possiblitar uma renda para os alunos, ajudamos na questão da auto estima”, afirma a secretária. Para o aluno do curso de cabelereiro, Josué de Jesus, 19 anos “o curso foi muito interessante. Já consegui ganhar dinheiro atendendo clientes em casa e não quero parar mais” afirma ele. Todos receberam certificado de conclusão das atividades.


(Fotos: Zaqueu Batista)

Mesquita oferece colônia de férias gratuita‏


A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), vai oferecer colônia de férias gratuita para crianças de 6 a 14 anos moradoras do município. A colônia será desenvolvida nos espaços da Lona Cultural, localizada na Avenida das Oliveiras, nº 537, no BNH, entre os dias 18 a 22 de julho e na sede da Semctel, que fica na Avenida União, s/nº, no Centro, de 25 a 29 de julho.

Os responsáveis das crianças interessadas em participar devem comparecer na Lona Cultural, levando cópia da certidão de nascimento. Os jovens vão participar de oficinas de pintura, passeios pelo município, atividades recreativas e culturais. Ao todo, a Semctel abriu 50 vagas para a colônia na Lona Cultural. Na sede da Semctel a atividade será desenvolvida exclusivamente para os alunos do projeto “Dança para Todos”.


As turmas serão divididas em dois turnos, sendo o da manhã das 9h às 11h e o da tarde das 14h às 17h. Aqueles que participarem da colônia de férias na sede da Semctel serão levados a dois passeios culturais no Centro do Rio de Janeiro. O primeiro será no Teatro Municipal, no dia 27 de julho e depois na Casa Ruy Barbosa, dia 28.


(Fotos: J.C Marinho)

Devoção e fé em Mesquita


O Paço Municipal de Mesquita foi palco de uma grande manifestação de fé no último sábado, dia 2. Milhares de fiéis lotaram o espaço na IV Marcha para Jesus, realizada em conjunto com as Igrejas de Mesquita de todas as denominações.

O evento tem a finalidade de expressar a devoção daqueles que crêem e vivem por Jesus. Possui dentro de sua estrutura organizacional um Comitê Executivo Cristão, formado por pastores e um representante governamental, responsável pela elaboração das diretrizes, ações, divulgação e execução da Marcha.

Este ano, o público foi recebido pela Orquestra da Faetec de Nilópolis, que dividiu o palco com a Orquestra das Igrejas de Mesquita, o Grande Coral das Igrejas, Adriano Gospel Funk, Camila Lima e outras atrações musicais. O encontro aconteceu às 18 horas, mas os devotos se reuniram em cinco pontos distintos da cidade para, cada grupo, marchar rumo à concentração na frente do prédio da Prefeitura Municipal de Mesquita.

Os pontos escolhidos foram a Avenida São Paulo, a Praça do Cosmorama, o bairro da Chatuba, a Praça do Povo e a esquina das ruas Bráulio e Cesário. Participaram da celebração religiosa o vice-prefeito Paulinho Paixão, a secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Braga, a secretária de Meio Ambiente, Kátia Perobelli, entre outros representantes públicos do município. A jovem Thamyres Santos, 16, moradora da Coréia, aprovou a atividade. “Venho todos os anos, acompanhada dos meus amigos e líderes da igreja que frequento. É muito bom poder participar de uma festa religiosa tão bem organizada e pertinho da minha casa”, disse a integrante da 1ª Igreja Batista de Mesquita.


(Fotos: Zaqueu Batista)