quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mesquita terá campus do IFRJ


A cidade de Mesquita ganhará um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ). A prefeitura cedeu o terreno para construção do espaço no ano passado, e a primeira etapa das obras estão previstas para serem concluídas em outubro deste ano.

O IFRJ Mesquita está sendo construído no antigo espaço do Salão de Leitura Poeta João Prado, na Praça João Luiz do Nascimento, no Centro. O local está sofrendo reformas e ampliações para abrigar um Espaço Ciência InterAtiva, que é uma exposição com experimentos lúdicos destinados à popularização e divulgação científica, além do Parque da Ciência, que contará com experimentos ao ar livre e o Jardim Sensorial, composto por piso tátil, placas em braile e ervas, que visam estimular os sentidos dos seres humanos, além de ser uma boa oportunidade para que pessoas com deficiência utilizem as experiências.


Já a segunda etapa da obra, prevista para ser concluída em 2012, conta com a construção de um prédio, que funcionará uma biblioteca e o Centro de Ciência, com cursos de extensão e pós graduação. De acordo com a coordenadora Geral do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ, Gabriela Ventura, o local terá cursos para toda a comunidade, professores e alunos. “Nossos cursos não serão fixos. A proposta é oferecer atividades científicas para pessoas de todos os níveis de escolaridade”, afirma ela. Somente nos cursos de pós graduação será necessário que os candidatos possuam nível superior, onde o IFRJ de Mesquita abrirá 15 vagas por ano, através de processo seletivo.

Após a inauguração o IFRJ Mesquita será aberto para a comunidade de terça a sábado, das 9h às 17h. O objetivo é que também aconteçam atividades noturnas de observação do céu com uso de telescópio e palestras de astronomia. O campus Mesquita tem a direção de Grazielle Rodrigues.

(Fotos: Zaqueu Batista)

As imagens são dos experimentos do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ Nilópolis, onde Mesquita receberá um similar.

0 comentários:

Postar um comentário