sexta-feira, 22 de julho de 2011

Mesquita realiza 2º Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Cerca de 200 pessoas participaram hoje (21) da 2º Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Mesquita, realizada no auditório municipal Apolônio de Carvalho – Dinâmica -, na Avenida Coelho da Rocha, em Coelho da Rocha, Mesquita.


O evento, promovido pela prefeitura de Mesquita, através das secretarias de Assistência Social e Trabalho (Semas), Educação (Semed) e de Saúde (Semus) reuniu representantes de diversas entidades governamentais e da sociedade civil com objetivo de discutirem medidas para avaliarem os avanços já conquistados na primeira conferência municipal, em 2004, e construir novas propostas para efetivação dos direitos humanos na política de segurança alimentar em Mesquita.


De acordo com a secretária da Semas, Márcia Brandão, entre as ações propostas na 2º edição do evento estão a criação de um Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Mesquita e de uma Câmara Técnica para integrar diferentes setores do governo nas ações voltadas para o tema de Segurança Alimentar. “Desde a realização da primeira edição em 2004 e da conferência regional, em 2007, Mesquita vêm aplicando ações importantes na conscientização alimentar, não só nas escolas da rede com a merenda que passou a ser produzida dentro das escolas e não mais comprada pronta, como também em ações sociais e geração de renda familiar para os produtores agrícolas. Avançamos muito e queremos agora aperfeiçoar o que já está sendo aplicado no município”, afirma Márcia Brandão. Ainda segundo a secretária, mais de 10 mil famílias de Mesquita já foram beneficiadas através das ações implementadas na Segurança Alimentar e Nutricional desde 2004.


Durante todo dia aconteceram palestras sobre os temas envolvidos em três os grupos temáticos: Eixo I– Avanços, ameaças e perspectiva para efetivação do direto humano à alimentação adequada e saudável da soberania alimentar, Eixo II – Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Eixo III – Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.


Uma exposição de artesanato montada no pátio da Dinâmica apresentou produtos confeccionados por alunos dos Centros de Referência e Assistência Social de Mesquita (CRAS Chatuba e CRAS Juscelino) e produtos produzidos no projeto Padaria Escola de Mesquita.


Para Samuel Pereira, de 35 anos, o morador da Chatuba, conferência é um multiplicador de informações para qualidade de vida da população. “É muito importante levar para a comunidade a importância de cuidar da alimentação. Essa conferência possibilita que todos tenham esse entendimento e espalhem aos familiares, amigos e no trabalho”, disse o morador.
                          Secretária de Assistência Social e Trabalho (Semas), Márcia Brandão

(Fotos: Luiz Alan)

0 comentários:

Postar um comentário