sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Alunos de Mesquita estudam música como matéria obrigatória



 
As matérias como português, matemática, história e geografia ganharam mais uma aliada. Agora, os alunos da rede municipal de Mesquita já possuem o ensino de música entre as disciplinas obrigatórias. O desafio que foi lançado através da lei 11.769/2008, determinando o ensino de música na educação básica, vem sido cumprido de forma pioneira na cidade.

FOTOS SEMED

Em 2010 a prefeitura realizou um concurso público específico para professores com formação em Educação Musical, fazendo de Mesquita a primeira cidade da Baixada Fluminense a cumprir a lei do Ministério da Educação (MEC). Já foram convocados 11 profissionais, que estão ministrando suas aulas em nove escolas municipais. De acordo com a secretaria de Educação (Semed), de forma gradativa, todas as 32 escolas da prefeitura receberão a disciplina nos próximos anos.

O que inicialmente parecia um “bicho de sete cabeças”, se tornou motivo de orgulho para a Escola Estadual Municipalizada Santos Dumont, no bairro Banco de Areia. As aulas na unidade tiveram início de forma experimental em novembro de 2010, e hoje, todos os 306 alunos matriculados na escola recebem aulas de música, uma vez por semana. Eles estão aprendendo a tocar flauta doce e percussão, através do desenvolvimento da musicalidade durante as aulas. A escola possui 200 flautas e uma banda rítmica, contendo instrumentos como triângulo, chocalho, pratos e tambores. “As aulas foram muito bem recebidas. Tínhamos receio dos alunos não terem interesse na disciplina, mas foi o contrário. Todos adoram”, afirma a professora de música, Alice Bellizzi.

E o interesse dos alunos foi tão grande que foi preciso estender as aulas. Duas novas turmas foram criadas na escola para atender a demanda dos mais empolgados. Nas aulas de extensão, os alunos participam de um coral, onde realizam exercícios vocais de afinação e aprendem canto em conjunto e técnicas vocais. “O coral ensaia sempre após o término das aulas. É impressionante a dedicação desses alunos”, diz Camila Mariane, diretora da escola, que também enfatiza a participação dos pais. “Muitos compraram instrumentos para seus filhos continuarem praticando em casa. O incentivo e aprovação dos responsáveis soma muito ao nosso trabalho”, conclui ela.

De acordo com Diana Ítala, mãe de uma aluna do 4º ano, o ensino de música deixou sua filha mais comunicativa. “A Mariana é tímida, mas sei que isso é uma barreira para ela. Quando ela está tocando, vejo que se sente bem. Ela está usando a música para romper a barreira da timidez. Por isso, a matriculei em aulas de violão e teclado para que ela possa se desenvolver ainda mais”, comenta.

Agora a Escola E.M. Santos Dumont espera anciosa pela aquisição dos equipamentos que conquistou através do projeto social “Doe um Instrumento”, promovido pelo Rock in Rio. “Eu inscrevi a escola e foi uma grande alegria saber que fomos contemplados. Não sei o que vamos receber nem a quantidade exata, mas certamente, será muito bem utilizado”, destaca Camila Mariane.

A secretária da Semed, Maria Fatima de Souza, disse que oferecer o ensino de Música aos alunos do 6º ao 9º ano e expandir este conhecimento aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos credencia a uma perspectiva de educação geral.“Sempre foi a minha intenção realizar um concurso público para o ensino de Artes com habilitação diferenciada. E o prefeito Artur Messias incentivou esta realização e nos deu todo o apoio para que a iniciativa se concretizasse”, finalizou a secretária.



0 comentários:

Postar um comentário